Eleições

Justiça traça primeiros limites ao uso de inteligência artificial nas eleições municipais e pune deepfakes

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A Justiça começou a punir o uso irregular de inteligência artificial (IA) na pré-campanha das eleições municipais, em decisões que servem para traçar um limite — até agora inédito — do que poderá ser feito na disputa eleitoral. Juízes de ao menos quatro tribunais regionais eleitorais já aplicaram multas ou determinaram a remoção de conteúdos, a maioria dos casos por uso de deepfakes, quando imagens ou áudios são manipulados para inventar declarações ou situações.

As decisões seguem o entendimento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que aprovou regras para o uso da IA — a resolução afirma que a utilização deve ser identificada e proíbe qualquer uso de deepfake. O tema é uma das prioridades da gestão da presidente da Corte, Cármen Lúcia. Mas ainda há divergências sobre a forma de lidar com esses conteúdos.

Em Guarulhos, o prefeito Guti (PSD) foi multado em R$ 5 mil pelo TRE-SP, por ter publicado um vídeo que contou com IA. A postagem mostrava o prefeito numa multidão gerada artificialmente, e dizia que aquele foi “o dia que tiramos o PT do poder”. O partido acionou a Justiça Eleitoral.

Ao aplicar a punição, o juiz Gilberto Costa ressaltou que é de “conhecimento público a preocupação” do TSE com o uso da IA. “A manipulação da imagem por inteligência artificial no vídeo postado é evidente ante as falhas de imagem características do uso desta ferramenta. Todavia, não existe informação explícita e destacada de que o conteúdo foi manipulado nem da tecnologia utilizada”, escreveu.

A defesa de Guti não negou o uso de IA, mas alegou que não se tratava de propaganda eleitoral, porque não houve pedido de voto. O prefeito já foi reeleito e não pode disputar a eleição deste ano.

Em Pernambuco, a Justiça Eleitoral determinou a derrubada de um perfil no Instagram que havia publicado deepfake com uma notícia falsa sobre o prefeito de Agrestina, Josué Mendes (PSB). O vídeo usava uma imagem adulterada do editor e apresentador do Jornal Nacional, da TV Globo, William Bonner.

Em Costa Rica (MS), o empresário e pré-candidato Waldeli Rosa (MDB) foi multado em R$ 10 mil por um vídeo manipulado do atual prefeito, Cleverson Alves (PP). Um áudio comparando a população a cachorros foi colocado num vídeo do prefeito divulgado num grupo de WhatsApp. A publicação foi de um funcionário da empresa de Rosa, e ele faz parte do grupo.

Para a juíza Laísa Marcolini, foi um “caso típico de malversação da tecnologia mediante deepfake, ou seja, sobreposição de voz em vídeo (…), com potencial claro de confundir e induzir em erro”.

Advogado de Rosa, Marcio Rodrigues, contesta a classificação de deepfake, argumentando que o conteúdo não foi inventado:

— Se qualquer tipo de alteração que se faça com áudio e vídeo for classificado como falsidade total, nada pode ser alterado mais.

Uma divergência de interpretação também fez o juiz Paulo Sorci rejeitar uma ação do MDB contra a deputada Tabata Amaral (PSB-SP), por um vídeo em que o rosto do prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, aparece no corpo do personagem Ken, do filme “Barbie”. Sorci considerou que não houve deepfake, nem propaganda eleitoral antecipada negativa.

Elder Maia Goltzman, da Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político, diz que a Justiça Eleitoral está preparada para lidar com a IA, mas ressalta que a tecnologia está “sempre um passo à frente”.

— Assim como no combate à desinformação, estamos tendo que trocar a roda com o carro andando. As coisas se alteraram de maneira muito abrupta. A qualquer momento pode ser que tenha uma alteração de cenário brusca.

A primeira decisão judicial de repercussão envolvendo IA na campanha ocorreu em janeiro, no Paraná. A Justiça determinou que o WhatsApp impedisse o compartilhamento de áudio falso do pré-candidato Silvio Barros (PP) em que ele aparecia elogiando o atual prefeito, seu adversário.

Após a primeira decisão, o andamento da ação foi interrompido porque outra investigação sobre o caso, de caráter criminal, está em curso. Em paralelo, o WhatsApp informou à Justiça que não encontrou o conteúdo. A empresa ressalta, no entanto, que isso diz respeito só ao conteúdo original, e eventuais compartilhamentos criariam novos códigos de identificação.

Segundo o advogado de Barros, Diego Campos, a situação mostra a dificuldade de combater a desinformação dentro de aplicativos de mensagens.

— Os maiores problemas são WhatsApp, Telegram, mensagens instantâneas, que têm talvez até maior alcance que outras redes sociais. Não temos encontrado meios, e o caso do Silvio é um exemplo, de fazer com que o WhatsApp consiga fazer esse bloqueio de compartilhamento.

Um dos primeiros casos de deepfake na política brasileira levou a uma investigação criminal. Em fevereiro, a Polícia Federal fez uma operação para identificar os envolvidos na criação e divulgação de um áudio falso do prefeito de Manaus, David Almeida (Avante). A apuração continua.

Enquanto isso, o projeto de lei que regulamenta a IA no Brasil teve a tramitação dificultada no Senado. A votação, que prevê que as plataformas remunerem os produtores de conteúdo por direitos autorais, estava prevista para a semana passada na comissão especial que trata do tema, mas foi adiada sem nova data.

Se antes a intenção era analisar a proposta antes do recesso parlamentar, o presidente do colegiado, senador Carlos Viana (Podemos-MG), agora diz que a votação pode ficar para depois das eleições.

O texto não envolve as eleições. Por isso, o relator, Eduardo Gomes (PL-TO), diz que não há prejuízo:

— O TSE tem ficado completamente ligado neste assunto. Nós estivemos com a ministra Cármen Lúcia falando sobre o assunto. Há um grupo de regulamentação, há um grupo acompanhando. O que nós não podemos é tentar acelerar uma votação que não vai ter efeito direto.

O Globo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Rafael Motta Critica Gestão de Carlos Eduardo sobre Obras Inacabadas em Natal

Na noite desta terça-feira (20), o candidato a prefeito de Natal, Rafael Motta (Avante), publicou um vídeo contundente em suas redes sociais, no qual critica duramente o ex-prefeito Carlos Eduardo Alves (PSD) pelo que classificou como “descaso” com a cidade, destacando as obras inacabadas da Avenida Jerônimo Câmara como um exemplo gritante da má gestão nas administrações anteriores.

No vídeo, Rafael Motta aparece em frente às obras paradas da avenida, que deveriam ter sido concluídas antes da Copa do Mundo de 2014, mas permanecem sem previsão de término. “Esta avenida é o retrato do abandono que Natal vem sofrendo há anos. Milhares de pessoas são prejudicadas diariamente pela ineficiência das gestões passadas”, afirmou o candidato.

Rafael Motta não poupou críticas a outros adversários na disputa eleitoral. Além de Carlos Eduardo, que já foi prefeito de Natal em quatro mandatos, o ex-deputado também responsabilizou Natália Bonavides (PT) pelo atraso nas obras e pelo sofrimento da população. “Carlos Eduardo teve quatro mandatos e não conseguiu resolver esse problema. E Natália Bonavides, que faz parte do partido que governa o Estado e o país, não priorizou essas obras que dependem de recursos federais para a nossa cidade”, destacou.

O vídeo, que vem ganhando ampla repercussão nas redes sociais, faz parte do esforço de Rafael Motta para se diferenciar dos demais candidatos, enfatizando que ele é o único entre os principais concorrentes que ainda não teve a oportunidade de exercer um cargo executivo. “Eu assumo o compromisso de que, se eleito, essa e todas as outras obras inacabadas em Natal serão finalizadas já no meu primeiro ano de gestão”, garantiu.

A publicação gerou uma onda de comentários e compartilhamentos, com alguns eleitores criticando e outros demonstrando apoio à posição do candidato. A campanha de Rafael Motta, conhecida por promessas de mudanças concretas, parece estar atraindo a atenção de um número crescente de eleitores insatisfeitos com as gestões de Natal.

Rafael Motta inicia sua campanha na disputa pela prefeitura de Natal, apostando em uma mensagem de renovação e compromisso com a conclusão das obras que, segundo ele, foram negligenciadas por ex-gestores. O vídeo marca mais um capítulo na disputa eleitoral deste ano, que promete ser a mais acirrada entre as últimas eleições.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Senado aprova urgência de texto que anula parte de decreto de armas de Lula

Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

O plenário do Senado Federal aprovou, nesta quarta-feira (20/8), a urgência para a proposta que anula trechos de um decreto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e flexibiliza as restrições ao acesso às arm4s no Brasil. O mérito será analisado na próxima terça-feira (27/8).

Entre as mudanças que o texto estabelece a retomada da autorização para a permanência de clubes de t1ros próximos a escolas. Na prática, volta a ser permitido a clubes estarem a menos de 1 km de distância de creches, escolas e universidades públicas ou privadas.

Na justificativa do relator, senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO), há a alegação de que esse trecho do decreto atinge a competência dos municípios, responsáveis pela regulamentação das localizações dos clubes de t1ros.

As armas de pressão também passam a não ter mais controle ou qualquer restrição pela Polícia Federal (PF) ou pelo Exército. O decreto de Lula previa restringir arm4s desse tipo com calibr3 superior a seis milímetros. Agora, não haverá mais nenhum tipo de restrição.

O projeto em andamento no Congresso volta a dar ao Exército o poder de avaliar e decidir se uma arm4 é histórica ou de coleção. No decreto presidencial, a atribuição passaria para o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Também fica devolvido ao Exército a competência de regulamentar o processo de validar uma pessoa jurídica como colecionadora de arm4s.

No total, a proposta derruba seis regras estabelecidas pelo decreto de Lula, em julho de 2023. As pontuações do presidente ampliam o controle sobre o armamento no país e ainda estão vigentes.

A proposta foi aprovada pela Câmara em votação simbólica, com uma vice-líder do governo como relatora e como fruto de diálogos com o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski.

Fonte: Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Número de candidaturas nas eleições municipais do RN cai 27,82% em 2024

Foto: Agência Brasil

O Rio Grande do Norte teve 7.620 candidaturas registradas para prefeito, vice-prefeito e vereador nas eleições municipais deste ano, de acordo com dados do DivulgaCandContas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O número significa uma redução de 27,82% em comparação com o número de candidaturas registradas para as eleições de 2020, quando a Justiça Eleitoral potiguar recebeu 10.557 registros.

Conforme o Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN), a queda no número de candidaturas registradas neste pleito está diretamente relacionada ao fim das coligações partidárias nas eleições para os cargos proporcionais (vereadores, deputados estaduais e distritais e deputados federais), estabelecido pela Emenda Constitucional nº 97/2017.

Das 7.620 candidaturas registradas este ano, 385 são para prefeitos, 387 para vice-prefeitos e 6.848 para vereadores nos 167 municípios potiguares. Além disso, 65% (4.953) dos candidatos em 2024 são homens, enquanto 35% (2.667) são mulheres, representando um aumento de 1% em relação às eleições de 2020.

Os pedidos de registro são processados por meio do Processo Judicial Eletrônico (PJe), e analisados por juízes eleitorais, indicado como relator do processo. O calendário eleitoral determina que todos os pedidos de registro, inclusive os impugnados, sejam julgados pelas instâncias ordinárias até o dia 16 de setembro, 20 dias antes do 1º turno.

No dia 6 de outubro, 2.649.282 eleitores potiguares deverão ir às urnas para escolher os próximos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores dos 167 municípios do Estado. Em Natal, houve redução no número de candidaturas majoritárias, de 14 para seis, e proporcionais. Nas eleições municipais anteriores, 736 candidaturas para vereador foram registradas no TSE, já este ano, o número caiu para 431 registrados, ou seja, uma redução de 41,44%.

Em Mossoró, em comparação a 2020, o número de candidaturas para prefeito e vice caiu de seis para quatro, e o de vereadores de 476 para 223, ou seja, uma redução de 53,15%. Redução também em Parnamirim, que teve uma candidatura a mais para prefeito em 2020 e saiu de 339 candidaturas proporcionais para 282 este ano, o que significa uma queda de 16,81%.

DivulgaCand. O sistema DivulgaCandContas reúne informações detalhadas sobre todas as candidaturas registradas, permitindo a consulta de dados como cargos, atas das convenções e resumos das prestações de contas dos partidos.

Os eleitores têm acesso a informações como nome dos candidatos, número na urna, bens, certidões criminais e propostas de governo para prefeito. Também sobre contribuições, ranking de doadores e fornecedores, limite de gastos, sobras e dívidas de campanha, além de financiamento coletivo.

Fonte: Agora RN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Projeto que cria Circuitos Gastronômicos Petrópolis e Tirol é aprovado na Câmara de Natal

Foto: Elpídio Júnior

A Câmara Municipal de Natal aprovou nesta terça-feira (20) o Projeto de Lei que institui os Circuitos Gastronômicos Petrópolis e Tirol. A matéria, de autoria do vereador Aldo Clemente (PSDB), segue agora para a sanção do prefeito Álvaro Dias (Republicanos).

“A criação desses circuitos tem por finalidade promover o ramo da gastronomia, atrair novos investimentos, incentivar o entretenimento e o lazer na cidade, a inovação e a economia criativa, assim como o desenvolvimento das potencialidades econômicas das localidades com a consequente geração de emprego e renda”, diz Aldo Clemente na justificativa da proposta.

Ainda de acordo com Aldo, o projeto, “além de fomentar o comércio das regiões que constituem os circuitos, contribuindo também para a promoção do turismo, busca ainda reivindicar o estímulo necessário ao pleno desenvolvimento dos restaurantes e bares, tornando-os cada vez mais economicamente fortes e gerando emprego e renda para a população”.

O objetivo da iniciativa é promover o desenvolvimento econômico da rede local e da cidade por meio da atividade da gastronomia, atrair investimentos para o desenvolvimento e manutenção das áreas que compreendem os circuitos, atrair a realização de eventos para as áreas que abrangem os circuitos com o intuito de fortalecer a gastronomia, promover o turismo gastronômico e o empreendedorismo de serviços e comércio ligados ao segmento e incentivar a visitação de moradores e turistas visando o consumo de serviços de gastronomia.

Segundo a proposta, o Circuito Petrópolis seria compreendido pelo Polo Gastronômico e Cultural Largo do Atheneu Odeman Miranda de Araújo e o Polo Gastronômico Gláucia Veras, que compreende o quadrilátero entre as ruas Potengi e Mipibu e as Avenidas Rodrigues Alves e Afonso Pena. Já o Circuito Tirol abrange o os Polos Gastronômicos Hermes da Fonseca e Ângelo Varela.

Os estabelecimentos localizados nos circuitos poderão realizar eventos nestas regiões, em parceria com o Poder Público, que deverá incluir os espaços também como atrações turísticas de Natal.

Fonte: Portal 98Fm

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Câmara de Natal aprova lei que prevê guichês exclusivos para advogados em órgãos do Município

Foto: Reprodução

A Câmara Municipal de Natal aprovou nesta terça-feira (20) um projeto de lei que prevê a instalação de guichês exclusivos nos órgãos da administração pública municipal para atendimento de advogados, bem como a disponibilização de espaços para a criação de salas da OAB.

A proposta é de autoria do vereador Felipe Alves (União Brasil) e segue agora para a sanção do prefeito Álvaro Dias (Republicanos).

Advogado, Felipe Alves destaca que o objetivo da proposição é facilitar e desburocratizar o trabalho dos profissionais da advocacia para que possam desempenhar seu trabalho de forma a agilizar os procedimentos e poder entregar o serviço de forma mais satisfatória e célere aos seus clientes.

“Existe uma demanda enorme nas secretarias envolvendo questões dos direitos dos cidadãos em geral, nas áreas de Tributação, Meio Ambiente e Urbanismo, Procon e na própria Procuradoria do Município. Como advogado, fico muito feliz de poder contribuir com uma medida que valoriza, fortalece e protege as prerrogativas dos profissionais da advocacia, que atuam e militam na esfera do direito público Municipal”, disse Felipe Alves.

Outros projetos

O parlamentar lembrou ainda que esta medida se soma a tantas outras proporcionadas pelo seu mandato em defesa da atuação dos advogados. Uma das principais conquistas foi a apresentação, no ano de 2021, de um projeto substitutivo, reduzindo a cobrança do Imposto Sobre Serviços para sociedades de advogados e profissionais autônomos de diversas áreas.

“Esse foi mais um avanço que teve uma participação fundamental do nosso mandato. Não poderia me furtar a ajudar. Enquanto estiver aqui na Câmara Municipal seguirei trabalhando para atender as demandas e empunhando as bandeiras da advocacia potiguar”, concluiu o vereador.

Fonte: Portal 98Fm

Opinião dos leitores

  1. Gostaria de saber se vão aumentar os guichês para atendimento ao contribuinte? É cada lei desnecessária aprovada nessa legislatura…..Se Deus quiser,parte desse povo,vai deixar a Câmara Municipal no próximo ano….

  2. Esse país não tem jeito todos estão sempre atrás de privilégios, deveriam está unidos para o bem de todos exigindo melhoria contínua dos serviços públicos. Lamentável! A lei de Gerson continua em vigor.

  3. Os corretores de imóveis deviam ter guichês preferências nos cartórios e órgãos públicos.
    Atenção vereadores. Fica a dica.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

AO VIVO: ASSISTA ELEIÇÕES EM DEBATE com BG E ÊNIO SINEDINO; CONVIDADOS – PREFEITO FLÁVIO DE BEROI E KELPS LIMA

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Salatiel irá realizar entrevista coletiva nesta quarta-feira, 21

Foto: PL / Reprodução

O candidato a prefeito do município de Parnamirim, SALATIEL DE SOUZA (PL), convida a imprensa para uma entrevista coletiva na próxima quarta-feira (21), às 9h, na Rua Santa Terezinha, número 59, Nova Esperança.

O candidato fará um anúncio importante para os parnamirinenses.

SERVIÇO:
ENTREVISTA COLETIVA

Data: quarta-feira (21)
Horário: 9h
Local: Rua Santa Terezinha, número 59, Nova Esperança

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Michelle Bolsonaro processa Erika Hilton e pede R$ 15 mil de indenização

Igo Estrela/Metrópoles; Vinicius Loures/Câmara dos Deputados

A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro apresentou ao STF nessa terça-feira (20/8) uma queixa-crime contra a deputada federal Erika Hilton, do PSol de São Paulo.

A mulher de Jair Bolsonaro acusa a parlamentar, líder na Câmara da federação formada por PSol e Rede, dos crimes de calúnia e difamação. Michelle pediu na ação que a deputada seja condenada pelos dois delitos e obrigada a pagar uma indenização de R$ 15 mil a ela.

As alegações de Michelle miram a publicação no X (antigo Twitter) em que Erika Hilton criticou a concessão do título de cidadã paulistana à ex-primeira-dama, em cerimônia no Theatro Municipal de São Paulo, em março de 2024. Na ocasião, Erika escreveu que “não dá nem pra homenagear Michelle Bolsonaro por nunca ter sumido com o cachorro de outra família porque literalmente até isso ela já fez”.

A deputada fez referência ao episódio em que um cão, que já tinha dono, foi encontrado no Palácio do Planalto e adotado pela primeira-dama. Ele acabou sendo devolvido ao tutor poucos dias depois.

Antes de processar a deputada, os advogados de Michelle haviam pedido a ela explicações sobre suas declarações, também por meio do STF. Erika Hilton respondeu que fez a publicação para “demonstrar a falta de razoabilidade” da concessão do título de cidadã paulistana à ex-primeira-dama.

Fonte: Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Stênio Roque inicia campanha em Jandaíra com adesivaço com centenas de carros e motos

 

O candidato a prefeito de Jandaíra, Stênio Roque (PP), iniciou sua primeira movimentação de campanha com um grande adesivaço. Centenas de carros e motos aplicaram o adesivo azul no último domingo (18), para demonstrar espontaneamente o desejo de mudança que cresce com o projeto oposicionista de Stênio Roque na disputa pela Prefeitura de Jandaíra.

O adesivaço iniciou a agenda de Stênio e Samuel (candidato a prefeito e vice-prefeito, respectivamente), que nesta semana intensificarão as visitas e agendas de caminhadas pelas ruas de Jandaíra. Lideranças políticas e comunitárias, além de candidatos a vereadores já confirmaram presença nas movimentações da semana.

Em pleno início de campanha eleitoral, o nome de Stênio já pontua nas últimas pesquisas registradas como 2º colocado nas intenções de votos.

Importa destacar que, enquanto os demais candidatos estagnaram, Stênio é o candidato que vem crescendo em todos os cenários.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Nicolás Maduro acusa líder da oposição de ter pacto com Elon Musk e o diabo

Foto: Instagram / Reprodução

O líder venezuelano, Nicolás Maduro, acusou na segunda-feira (19) a líder da oposição, María Corina Machado, de ter um pacto com o diabo e com o dono do X, o bilionário Elon Musk.

Os ataque de Maduro contra Machado ocorrem em meio à disputa sobre quem ganhou a eleição presidencial venezuelana — a autoridade eleitoral, controlada por Maduro, afirma que o político bolivariano foi reeleito; visão contestada tanto pelo candidato da oposição Edmundo González quanto por uma série de autoridades mundiais e pelo Carter Center, o principal observador eleitoral que acompanhou o pleito.

“Não deixo a política ao ego de um indivíduo que acredita ser sobrenatural e faz pactos satânicos com Elon Musk e a igreja satânica de Detroit, como faz María ‘violência’ Machado (referindo-se à líder da oposição María Corina Machado). Não depende de uma pessoa, de um ego ou de um pacto satânico”, afirmou Maduro no lançamento de uma consulta à população para o desenvolvimento de projetos regionais.

Fonte: CNN

Opinião dos leitores

  1. Pronto, toda vez que um político perde a razão, ele apela pro lado religioso. Vimos muito isso aqui tb.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *