Nesta quinta-feira (11), às 8h, no Espaço Neuma Leão, na rua Brigadeiro Gomes, 1465 – Morro Branco (entra na rua Antônio Basílio, sentido morro, última rua à direita), acontece o lançamento da 23ª Feira Internacional de Artesanato. Na ocasião, serão apresentadas a estrutura, a programação cultural e a expectativa dos organizadores para a próxima edição do evento.
SOBRE A FIART
A Feira Internacional de Artesanato (Fiart) é um evento que acontece anualmente em Natal. Em 2018, no período de 19 a 28 de janeiro, no Centro de Convenções, será realizada sua 23ª edição. Com o tema “Arte Sacra: tradição de fé que esculpe oportunidades”, a Feira vai valorizar a cultura religiosa, promovendo o talento de artesãos também nesse segmento e fomentando um mercado em ascensão.
A Fiart faz parte do calendário oficial de eventos do Estado e se consolidou como uma excelente opção de negócios, lazer e entretenimento no período da alta estação natalense, reunindo variada programação cultural, gastronomia regional e o melhor do artesanato local, nacional e internacional no maior polo hoteleiro da capital potiguar: a Via Costeira. Juntamente com a feira acontecerá o 16º Festival Folclórico.
Reunindo artesãos de todas as regiões do país, em uma ação do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB) – que destaca o artesanato brasileiro e oportuniza a inserção desses artesãos nos maiores eventos do artesanato no Brasil, e de vários países, a Fiart é um dos principais eventos do país para valorização do artesão, apresentando-se como um espaço para o desenvolvimento e a promoção dos profissionais do setor. A organização estima receber um público de mais de 70 mil pessoas durante os dez dias de feira.
A Fiart se firmou como evento de abrangência social significativa, com a participação expressiva de artesãos de todas as partes do Brasil, apoiados pelos governos federal, estadual e prefeituras, que contam com espaços exclusivos para o fomento da atividade. A 23ª edição contará com aproximadamente 300 estandes e será segmentada por categorias, em salões especiais, entre eles: arte sacra, bordados, arte popular, cerâmica, cestaria e nacional.
O Executivo Estadual, por meio da Secretaria do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas), terá uma superestrutura para levar ao público o trabalho de mais de 200 artesãos potiguares inscritos no Programa Estadual de Artesanato (Proarte).
A Fiart, organizada pela Espacial Eventos, é uma realização do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, em parceria com o Governo Federal, Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do RN – Sebrae – e Prefeitura do Natal. Outras informações e fotos estão disponíveis no site: www.feirafiart.com.br
Feira de artesanato com o funcionalismo todo sem receber. Como irão visitar e comprar alguma coisa?