Judiciário

Lava Jato e Moro mudam tom e destacam chance de mensagens falsificadas

A força-tarefa da Operação Lava Jato em Curitiba mudou de tom sobre as mensagens atribuídas aos seus procuradores desde as primeiras divulgações pelo site The Intercept Brasil, no domingo (9).

Nas primeiras notas oficiais e declarações públicas, o grupo dedicou-se principalmente a negar que os diálogos revelassem algum tipo de impropriedade, embora já aventasse chance de fraude no conteúdo tornado público.

Desde quarta (12), a ênfase passou a ser a possibilidade de conversas terem sido falsificadas pelo hacker que teria invadido celulares de investigadores –segundo a Polícia Federal, ele obteve informações ao menos do aparelho do coordenador da força-tarefa, Deltan Dallagnol.

A mudança no discurso dos integrantes do MPF (Ministério Público Federal) se deu após especialistas em direito e o ministro Gilmar Mendes, do STF (Supremo Tribunal Federal), declararem que, embora as mensagens possam ter sido obtidas de forma criminosa, isso não necessariamente anula provas obtidas a partir delas.

Sendo assim, elas podem, eventualmente, servir de base para anular decisões na Lava Jato caso se entenda que, ao trocar mensagens com Deltan, o ex-juiz Sergio Moro, atual ministro da Justiça, feriu o dever de imparcialidade por, supostamente, colaborar com o MPF em processos que estavam sob seu crivo.

À Folha professores de direito destacaram, já na segunda (10), que nenhum dos dois negou a veracidade dos diálogos, o que indicava sua autenticidade. Ativeram-se apenas a atacar as interpretações dadas a eles pelo Intercept e as críticas que se seguiram.

Logo após a divulgação das primeiras mensagens, no domingo (9), a força-tarefa divulgou nota em que denunciava a “ação vil do hacker” que invadiu “telefones e aplicativos de procuradores”.

“Não se sabe exatamente ainda a extensão da invasão, mas se sabe que foram obtidas cópias de mensagens e arquivos trocados em relações privadas e de trabalho”, informou nota do grupo, destacando a lisura de suas práticas. “Há a tranquilidade de que os dados eventualmente obtidos refletem uma atividade desenvolvida com pleno respeito à legalidade e de forma técnica e imparcial”, disse.

Num vídeo divulgado na segunda, Deltan disse ter receio de que “a atividade criminosa dele [hacker] avance agora para falsear e deturpar fatos”. Mas gastou mais tempo justificando o comportamento evidenciado por mensagens a ele atribuídas, como as que indicaram que foi aconselhado por Moro.

“É normal que procuradores e advogados conversem com o juiz, mesmo sem a presença da outra parte”, afirmou.

Ele também aludiu a trecho no qual, segundo o Intercept, duvidou das provas contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva antes de denunciá-lo pelo caso do tríplex. “Antes da acusação criminal, o MP revisa, submete a intensa crítica, analisa e reanalisa fatos e provas”, justificou.

Em nova nota, publicada na terça (11), a força-tarefa reiterou a preocupação com mensagens fraudulentas ou tiradas do contexto. Mas, ao rebater as reportagens do site, defendeu as práticas dos procuradores.

Um dos trechos, por exemplo, tratou da possibilidade de condenados falarem com a imprensa. Nas mensagens publicadas, os procuradores discutem estratégias para reduzir o impacto eleitoral de uma entrevista de Lula na prisão durante a campanha de 2018.

“A força-tarefa entende que a prisão em regime fechado restringe a liberdade de comunicação dos presos, como já manifestado em autos de execução penal, o que não se trata de uma questão de liberdade de imprensa. O entendimento vale para todos os que se encontrem nessa condição, independentemente de quem sejam”, disse o comunicado.

Nesta quarta (12), o foco do grupo passou a ser a eventual falsificação de mensagens. Outra nota sustentou que “novos ataques” a celulares “confirmam a possibilidade de hacker fabricar diálogos usando perfis de autoridades”.

“A divulgação de supostos diálogos obtidos por meio absolutamente ilícito, agravada por esse contexto de sequestro de contas virtuais, torna impossível aferir se houve edições, alterações, acréscimos ou supressões no material alegadamente obtido. Além disso, diálogos inteiros podem ter sido forjados pelo hacker ao se passar por autoridades e seus interlocutores”, escreveu a força-tarefa.

Ela acrescentou que uma “informação conseguida por um hackeamento traz consigo dúvidas inafastáveis quanto à sua autenticidade, o que inevitavelmente também dará vazão à divulgação de fake news”.

No caso de Moro, as manifestações públicas lançaram dúvidas sobre a autenticidade das notas. No entanto, desde domingo, ele não nega que seja o autor das mensagens por ora divulgadas e defende as condutas por elas explicitadas.

“Quanto ao conteúdo das mensagens que me citam, não se vislumbra qualquer anormalidade ou direcionamento da atuação enquanto magistrado, apesar de terem sido retiradas de contexto e do sensacionalismo das matérias”, afirmou, em nota divulgada no domingo.

Em entrevista no dia seguinte, em Manaus, o ministro disse não ver “nada demais” nos diálogos a ele atribuídos e que não consta “nenhuma orientação ali”.

Ele não foi categórico sobre a fidedignidade do conteúdo: “Nem posso dizer que são autênticas, porque são coisas que aconteceram, se aconteceram, anos atrás. Não tenho mais essas mensagens, não guardo mais registro disso”.

Na terça (11), nova nota, divulgada após encontro de Moro com o presidente Jair Bolsonaro, destacou o caráter criminoso dos vazamentos.

“O ministro rechaçou a divulgação de possíveis conversas privadas obtidas por meio ilegal e explicou que a Polícia Federal está investigando a invasão criminosa. A conversa foi bastante tranquila. O ministro fez todas as ponderações ao presidente, que entendeu as questões que envolvem o caso.”

Folhapress

Opinião dos leitores

  1. Kkkk… não adianta mentir mais, amigos… são diálogos de anos atrás…
    Vcs foram pegos de calças na mão…
    Quase foi uma jogada perfeita, né?
    Esperem até aparecerem os áudios e vídeos… será que foram dublês?..kkkkkk

    1. Hacker, age no escuro, divulga o que quer, omitindo, criando e distorcendo tudo, no entanto, ficou claro, os componentes da lava jato fizeram tudo, inclusive arriscaram sua vidas e de família pra defender o patrimônio brasileiro dos bandidos e corruptos.

  2. Rastejando como cobras vão mudando o discurso, assim como as cobras mudam de pele, para adequar as suas ilicitudes e iludir incautos. O mundo já percebeu toda a farsa montada.

    1. Farsa montada? Pra que? Pra pegar o incorruptível Lula da Silva? Tá de brinks né? Lula é mais sujo do que pau de galinheiro! kkkkkkkkkkkkkkk

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Festa do Boi 2024 será lançada nesta segunda

Como parte do Calendário de Feiras Agropecuárias do RN, será realizado, nesta segunda-feira (23), às 9h, no Parque Aristófanes Fernandes, o lançamento da edição 2024 da Festa do Boi, que acontecerá de 11 a 19 de outubro.

O evento contará com a presença da Governadora Fátima Bezerra, do titular da Secretaria de Estado da Agricultura, da Pecuária e da Pesca (Sape/RN), Guilherme Saldanha, de autoridades da Associação Norte-riograndense de Criadores (Anorc) e lideranças municipais, estaduais e federais.

Serviço

Lançamento da 62ª Festa do Boi
Local: Parque Aristófanes Fernandes (Auditório da Anorc), Parnamirim/RN
Data: segunda-feira, 23 de setembro
Horário: 9h

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Mais da metade dos donos de moto no Brasil não têm CNH na categoria

A Secretaria Nacional de Trânsito (SENATRAN) conduziu, em agosto deste ano, uma pesquisa que mostra que​​, dos 32,5 milhões de donos de motocicletas, motonetas e ciclomotores registrados no Brasil, 17,5 milhões não possuem CNH na categoria A (habilitação para conduzir esse tipo de veículo).

Segundo a SENATRAN, esse resultado pode ser um forte indicativo de que muitos donos desse tipo de veículo pilotam sem ter habilitação. Contudo, parte desse número também pode ser consequência do crescimento de empresas e sociedades com veículos compartilhados, com o aluguel de motocicletas ou motonetas.

CNN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Passa e Fica: Josinaldo e Danielle mostram força em carreata histórica

 

Há uma tradição nas últimas campanhas em Passa e Fica, município que fica no Agreste Potiguar, onde as pesquisas não conseguem acertar o real resultado das disputas para prefeito. Em 2016, por exemplo, Léo Lisboa tinha uma expectativa de vencer com folga. Teve na urna 51,56% contra 48,44% de Everaldo Bezerra. Uma diferença de 233 votos. Em 2020, o prefeito Flaviano Lisboa contava com uma maioria acachapante. Chegou a urna com 50,68% contra 48% de Adriana Pessoa e 1,69% de Orlando. Agora em 2024, a oposição se uniu e atraiu nomes como Lula Caboclo e outros vereadores.

Ontem, Josinaldo Mandu (PSDB) e Danielle Caboclo (MDB) fizeram uma carreata histórica e mostraram força nas ruas de Passa e Fica. Presidente da Assembléia Legislativa, deputado Ezequiel Ferreira e o senador Garibaldi Filho discursaram após a carreata e ficaram impressionados com o povo acenando para a tendência de mudança. A família Lisboa tem mais de 40 anos no poder local.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Marciano Jr desmente Nilda e diz que a candidata da esquerda não está preparada para administrar Parnamirim


O candidato a prefeito de Parnamirim pelo Avante, Marciano Jr, desmentiu a candidata Nilda que acusou a imprensa de fake news por noticiar que ela prometeu acabar com as escolas cívico-militares no município. Marciano afirmou que estava no momento em que Nilda assinou e testemunhou o ato.

“É inaceitável o que a candidata da esquerda vem demonstrando em suas ações. Eu estava presente no evento do Sindicato dos Servidores quando a candidata Nilda assinou o termo de compromisso, em que constava numa das cláusulas a extinção das escolas cívico-militares”.

O candidato criticou o fato de Nilda tentar culpar a imprensa por noticiar seu ato. “Quem faz isso não tem firmeza e nem preparo para governar uma cidade como Parnamirim. Nossa cidade precisa de um gestor que tenha compromisso com a verdade!”, apontou.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Bolsonaro: “Direita voltará a comandar esse país a partir de 2027”

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) esteve no Entorno Sul do Distrito Federal neste domingo (22/9). A apoiadores, Bolsonaro disse acreditar que a Presidência da República será assumida por um candidato de direita nas próximas eleições.

“Temos certeza que uma pessoa conservadora de direita voltará a comandar esse país a partir de 2027”, declarou o ex-presidente.

Bolsonaro deu a declaração durante carreata promovida pela candidata à Prefeitura de Valparaíso de Goiás Maria Yvelônia (Solidariedade). Ele repetiu que se considera “o ex mais amado do Brasil” e insinuou que houve irregularidades nas eleições presidenciais de 2022, quando foi derrotado por Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Metrópoles

Opinião dos leitores

  1. É um fanfarrão. Um agitador, parlapatão de primeira linha. O Brasil não te aguentou e colocou uma pessoa capaz de governar e o país de forma séria e com compromisso com o povo. Retirou esse cidadão para não voltar mais.

  2. Coitado .A mesma conversa. Já tem 3 dividindo a direita dele .Tarcísio ‘,Marçal e Caiado .

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Com Marina, “boiada” dos incêndios é maior que sob Bolsonaro

Foto: Reprodução

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva(PT) chegou ao poder pela 3ª vez com a promessa de reposicionar o Brasil no tabuleiro geopolítico mundial. Um dos pilares de sua estratégia era implantar uma política ambiental que antagonizasse com a de seu antecessor, Jair Bolsonaro. O que se viu de 1º de janeiro de 2023 a 31 de agosto de 2024, entretanto, é que a ministra do Meio Ambiente,Marina Silva, não entregou o que prometeu para conter os incêndios florestais.

Dados do Monitor do Fogo mostram que 28,7 milhões de hectares foram consumidos por queimadas desde que Marina assumiu a chefia do ministério. Só em agosto de 2024, foram 5,7 milhões –alta de 150% em relação ao mesmo período de 2023.

Durante o governo de Jair Bolsonaro (PL), Marina chamou o então ministro, Ricardo Salles, de “antiambientalista”. Depois, disse que Joaquim Leite, que assumiu o ministério em junho de 2021, era um “negacionista convicto”. Os números da ministra de Lula, no entanto, são próximos aos dos seus 2 antecessores.

Poder 360

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Festa do Sabugo 2024 movimentou mais de R$ 47 milhões em negócios

A Festa do Sabugo movimentou R$ 47,1 milhões em negócios em sua edição 2024, segundo levantamento do Instituto Fecomércio RN (IFC). Esta e outras informações foram apresentadas na sexta-feira (20), pelo presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio RN), Marcelo Queiroz, acompanhado pelos diretores Laumir Barrêto e Luciano Kleiber, aos representantes da Prefeitura de Parnamirim. Duas pesquisas foram realizadas: uma sobre a percepção dos empresários locais e outra com o perfil dos participantes, mostrando o impacto do evento para a economia e a adesão popular.
De acordo com os resultados, 66,5% dos empresários consideraram o impacto da Festa do Sabugo positivo para seus negócios. A contratação de funcionários temporários também foi destacada, com 25% dos empresários relatando a necessidade de ampliar o quadro de funcionários durante o período festivo.
Os investimentos para atender à demanda da festa também cresceram em relação ao ano anterior. A ampliação de estoque foi o principal tipo de investimento, realizado por 58,3% dos entrevistados. Além disso, o faturamento médio diário variou entre R$ 1.681,19 no setor de Serviços e R$ 2.024,73 no Comércio, com um aumento significativo de 50,3% no faturamento do comércio em comparação ao ano de 2023.
 
Perfil dos participantes: turismo e lazer
A pesquisa também revelou o perfil do público presente na Festa do Sabugo 2024. Dos entrevistados, 61,5% eram residentes de Parnamirim, enquanto 38,5% eram visitantes e turistas de cidades próximas e de outros estados. A faixa etária predominante entre os participantes foi de 16 a 24 anos (43,5%), com a maioria do público (49%) tendo uma renda familiar entre dois e cinco salários mínimos.
O estudo mostrou ainda que 98,1% dos participantes avaliaram positivamente as atrações musicais, sendo essa a principal razão para a escolha do evento. Além disso, 93,5% dos entrevistados afirmaram que pretendem voltar para a Festa do Sabugo em 2025, evidenciando a adesão do público e a relevância do evento para o calendário cultural da cidade.
Para o presidente Marcelo Queiroz, os números reforçam a importância de eventos para a economia das cidades. “A pesquisa demonstra que a Festa do Sabugo, neste caso, gerou emprego, renda, fazendo circular recursos na economia de Parnamirim, impactando diversos segmentos. Além disso, a gestão municipal está levando para a população o apoio à cultura local”, afirmou Queiroz.
O prefeito Rosano Taveira agradeceu o apoio da Fecomércio RN na realização da pesquisa e também da equipe que trabalhou durante o evento, não só do município, mas de outros órgãos. “A Fecomércio também é uma grande parceira e nos credencia com os seus relatórios, dando a garantia de que o investimento trouxe retorno”, afirmou o gestor, que confirmou a inserção da festa no calendário de eventos do município.
Metodologia – A pesquisa foi realizada com uma amostra de 600 participantes e 200 empresários, com um índice de confiança de 95%. Os resultados completos estão disponíveis no site da Fecomércio RN, acessando www.fecomerciorn.com.br/pesquisas

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Em grande carreata, Paulinho Freire percorre ruas das Zonas Sul e Leste de Natal

Foto: Demis Roussos

O candidato a prefeito de Natal, o deputado federal Paulinho Freire (União Brasil), percorreu as principais ruas das Zonas Sul e Leste, na manhã deste domingo (22).

Em seu discurso, Paulinho destacou a energia e incentivo que sentiu dos moradores durante o percurso do evento. “Por onde nós passamos, as pessoas acenavam, faziam o 44 e gritavam que estão com a gente. E isso mostra que o povo está do lado do avanço e do progresso”, comentou o candidato.

Paulinho também ressaltou ainda que vai dar continuidade às obras iniciadas pelo prefeito Álvaro Dias e fazer ainda mais pelo povo natalense, que não merece voltar para o atraso.

A carreata contou ainda com a presença dos grupos 4×4, dos deputados estaduais Gustavo Carvalho e Coronel Azevedo, do federal General Girão, vereadores, do prefeito Álvaro Dias e da candidata a vice-prefeita Joanna Guerra.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PGR se mobiliza para investigar emendas parlamentares, em sintonia com governo e STF

Foto: José Cruz/Agência Brasil

O acordo firmado no último mês entre os três Poderes com o objetivo de dar transparência às emendas parlamentares ocorreu enquanto a PGR (Procuradoria-Geral da República), chefiada por Paulo Gonet, mobilizava-se para abrir apurações a respeito do tema.

A iniciativa de Gonet está alinhada à intenção do governo Lula (PT) e de ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) de aumentar a transparência e o controle sobre esses tipos de repasse. O presidente chegou a reclamar que o Congresso sequestrou parte do Orçamento.

Em julho, pouco antes da reunião em que se discutiu o acordo, foram protocoladas ao menos 13 investigações preliminares no STF que tratavam do assunto.

Em outra frente, a câmara do Ministério Público Federal responsável por uniformizar o combate à corrupção no país expediu, em agosto, um ofício recomentando que as unidades do órgão abram procedimentos para acompanhar o uso das chamadas “emendas Pix” pelo país.

A PGR ainda apresentou, no mês passado, denúncias contra três deputados federais do PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, por corrupção relacionada a emendas parlamentares.

Foram alvos Josimar Maranhãozinho (PL-MA), Bosco Costa (PL-SE) e Pastor Gil (PL-MA), em um processo sigiloso. Essas são as primeiras denúncias contra parlamentares da PGR sob o comando de Gonet. Outras seis pessoas também foram alvo, mas não são deputados.

O caso está sob a relatoria no STF do ministro Cristiano Zanin, e todos os acusados já foram notificados para apresentar resposta. Suas defesas não têm se manifestado.

Uma determinação do ministro Flávio Dino incentivou outras investigações da PGR sobre o tema. Essa decisão permite a possibilidade, embora remota, de que apuração ligada ao presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL) seja reaberta.

Isso porque Dino, que é relator de ações que tratam de transparências no repasse de emendas, enviou à PGR uma lista com 21 processos do TCU (Tribunal de Contas da União) “que versam sobre possíveis irregularidades em execução de recursos derivados de RP-9 (emenda de relator)”.

As emendas de relator, proibidas pelo Supremo em 2022, foram um instrumento usado para barganhas políticas entre o Congresso e o governo federal. Outro tipo de emenda, de comissão, passou a ser usada de forma parecida após o veto do STF. Entre os processos do TCU, está o que trata do kit de robótica, que atinge pessoas ligadas a Lira. O presidente da Câmara nega irregularidades.

Com informações de Folhapress

Opinião dos leitores

  1. Agora que eles estão vendo isso? Quando era pra prejudicar a administração anterior, o STF ficou caladinho, agora, pra passar pano no governo do meliante de nove dedos eles vão agir.
    Canalhas, mil vezes canalhas.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Senador dos EUA propõe oferecer recompensa de 100 milhões de dólares pela prisão de Maduro

Foto: reprodução/PresencialVen/Instagram

O senador republicano Rick Scott apresentou um projeto de lei, conhecida como Lei Stop Maduro, para aumentar a recompensa por informações que levem à prisão do presidente da Venezuela, Nicolás Maduro (Partido Socialista Unido da Venezuela, esquerda), de US$ 15 milhões (R$ 82,7 milhões, na cotação atual) para US$ 100 milhões (R$ 551 milhões).

A proposta de Scott é que o valor seja pago pelo governo norte-americanos a partir de bens já apreendidos de Maduro. Em setembro, os EUA apreenderam um avião utilizado pelo presidente venezuelano.

O senador Scott disse que, segundo informações de um procurador dos EUA no Sul da Flórida, as apreensões de bens de Maduro já totalizam US$ 450 milhões. A proposta tem apoio de outros congressistas norte-americanos como Mario Diaz-Balart e Debbie Wasserman Schultz.

“Em 2020, o governo Trump fez a coisa certa ao oferecer uma recompensa de até US$ 15 milhões, mas é hora de aumentar a aposta. Minha lei aumentará a recompensa máxima”, declarou Scott.

Poder 360

Opinião dos leitores

  1. Ofereça aqui no Brasil, pra devolver ao cárcere um malandro cínico e desonesto que anda solto por aí mentindo. Basta propor à população uma vaquinha pra pagar o valor estipulado que aposto que dentro de setenta e duas horas o valor é alcançado. Ainda há pessoas dispostas a se livrar de quem nos envergonha e ofende nossa dignidade.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *