Brasil

Leilão de arroz: comissão da Câmara convida ministros para explicar suspeita de fraude

Deputado Evair Vieira de Melo (PP – ES)- Foto: Renato Araujo / Câmara dos Deputados

A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural aprovou, nesta quarta-feira, 12, convites aos ministros Fernando Haddad (Fazenda), Carlos Fávaro (Agricultura) e Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário) para explicar as suspeitas de fraudes no leilão de arroz realizado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

A expectativa é que Fávaro compareça ao colegiado na quarta-feira 19. Teixeira deverá comparecer em 3 de julho. Já a ida de Haddad ainda não tem previsão.

O leilão, que arrematou 263.730 toneladas de quatro empresas por R$ 1,3 bilhão, foi anulado na terça-feira 11 pelo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em virtude da desconfiança sobre a capacidade de as empresas vencedoras entregarem o produto. Um novo leilão será realizado.

Depois do leilão do arroz, diversas denúncias apareceram. Entre elas, o possível uso de empresas de fachada. O caso que chama mais a atenção é o da principal vencedora do leilão, a empresa Wisley A. de Sousa.

O colegiado requer que Haddad explique a origem do crédito extraordinário de RS$ 7,2 bilhões em recursos para “estimular a importação de arroz”. Teixeira deve esclarecer o impacto da importação de arroz nos pequenos e médios agricultores do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina e sobre eventual existência de fraude no leilão. Já Fávaro deve explicar o “arroz estatal de Lula” e a suposta fraude.

Leilão de arroz do governo Lula

O governo Lula escolheu importar arroz dias depois do início das enchentes no Rio Grande do Sul, responsável por 70% da produção nacional do grão. O Estado, no entanto, já havia colhido 80% do cereal. Produtores rurais e especialistas disseram que a compra de arroz era desnecessária, pois não havia risco de desabastecimento.

Em 7 de maio, Fávaro disse que o governo decidiu comprar arroz para evitar a alta de preços diante da dificuldade que o Estado passava para transportar o grão para o país.

Ontem, depois de anunciar que o leilão foi anulado, o governo anunciou também que o secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Neri Geller, colocou o cargo a disposição e foi demitido. Há suspeitas da relação de um ex-assessor dele com sócios das empresas que intermediaram o certame.

Wisley e o leilão do arroz

Fachada do minimercado que foi o grande vencedor do leilão do arroz
Minimercado que foi o grande vencedor do leilão do arroz | Foto: Reprodução/Twitter/X/@RoziSNews

Conforme mostrou uma reportagem de Oestea Wisley A. de Sousa tem o nome fantasia “Queijo Minas” e atua na região central do Macapá, a capital do Estado do Amapá. No leilão da Conab, essa empresa que comercializa queijos conseguiu um contrato para importar 147,3 mil e receber em troca R$ 736,3 milhões.

Leia também: ‘Depois de polêmica, empresas vencedoras de leilão de arroz de pronunciam’

A Conab firmou contratos para aquisição de quase 264 mil toneladas de arroz no leilão. Ao todo, quatro empresas conseguiram os lotes. Além da Wisley, também estão nessa lista: Zafira Trading (73,8 mil toneladas), ASR Locação de Veículos e Máquinas (112,15 mil toneladas) e Icefruit (98,7 mil toneladas).

A companhia alega que o leilão é necessário para evitar o desabastecimento e o impacto econômico com o desastre causado com a enchentes no Rio Grande do Sul. Contudo, os números da própria Conab mostram que a maior parte da colheita ocorreu antes das inundações e que a safra gaúcha de arroz será maior que a anterior.

Fonte: Revista Oeste

Opinião dos leitores

  1. Eita gadolandia de memória curta!!!
    Onde estava essa corja quando as montadoras de automóveis saíram do país no desgoverno do canalha fascista???
    Hei, tomem fosfosol ou sopa de cabeça de peixe, imundos!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acidente

Telhado de capela desaba em São Gonçalo do Amarante

A própria comunidade ajudou a retirar os destroços de igreja em São Gonçalo do Amarante | Foto: Vinicius Marinho/Inter TV Cabugi

O telhado de uma capela em São Gonçalo do Amarante desabou na manhã deste sábado (28). Não havia ninguém na capela no momento do acidente e não houve feridos.

O caso aconteceu na comunidade Barreiros. Desde quarta-feira (25) a comunidade celebra a festa de São Miguel Arcanjo e hoje seria mais um dia de festa no local, de acordo com a programação.

“Eu estava vindo abrir a capela porque ia ter um momento de oração aqui hoje de manhã. Quando eu cheguei perto tudo desabou e as pessoas se desesperaram, quem estava perto começou a gritar”, conta Aurileide Gomes, moradora da região.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

OPERAÇÃO TERRITÓRIO LIVRE: Primeira-dama de João Pessoa, Lauremília Lucena é presa pela PF

Foto: Alexandre Frazão/TV Cabo Branco

A primeira-dama de João Pessoa, Lauremília Lucena, foi presa na manhã deste sábado (28) pela Polícia Federal. Ela é alvo de um mandado de prisão expedido pela Justiça no âmbito de uma investigação da Justiça Eleitoral na Capital.

Outros mandados de busca, em outros alvos, também estariam sendo cumpridos.

A ação foi batizada de 3ª fase da Território Livre.

O nome de Lauremília já tinha sido citado em documentos da Polícia Federal. Em transcrições da PF, atribuídas a outras pessoas investigadas, ela era apontada como alguém que decidiria sobre a indicação de cargos na prefeitura de João Pessoa.

Os cargos, conforme as investigações, eram solicitados por pessoas ligadas a grupos que mantêm o controle sobre comunidades da cidade. Em troca essas pessoas ofereceriam facilidades de acesso às comunidades.

Blog do BG PB com JornalPB

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Além de chefe do Hezbollah, Israel diz que ‘eliminou’ maioria dos comandantes do grupo

Imagem: Divulgação/IDF

O Exército de Israel afirmou, neste sábado, que “desmantelou” o grupo extremista Hezbollah, ao “eliminar” a maior parte de seus comandantes em um ataque contra Beirute, no Líbano, neste sábado (28).

Além de Sayyed Hassan Nasrallah, que comandava o Hezbollah desde 1992 e teve sua morte confirmada nesta manhã pelo grupo, Israel disse que também “eliminou”:

  • Ibrahim Muhammad Qahbisi, chefe do Comando de Mísseis e Foguetes
  • Ibrahim Aqil, chefe de Operações e comandante da Força Radwan
  • Fuad Shukr, comandante militar de mais alta patente na organização e chefe da unidade estratégica da organização
  • Ali Karki, comandante do Hezbollah da fronteira sul do Líbano, que faz divisa com Israel
  • Wissam al-Tawil, comandante da Força Radwan
  • Abu Hassan Samir, chefe da unidade de Treinamento da Foça Radwan
  • Muhammad Hussein Srour, comandante do Comando Aerial
  • Sami Taleb Abdullah, comandante da unidade Nasser
  • Mohammed Nasser, comandante da unidade Aziz

De acordo com o serviço de inteligência do Exército israelense, o Hezbollah tem ainda um outro líder do mais alto comando que está vivo, Abu Ali Rida, que é comandante da unidades Bader.

Um porta-voz das Forças de Defesa de Israel disse que o país deve promover novos ataques no Líbano para atingir estruturas do Hezbollah.
g1

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

FOTO: Carro de secretária adjunta da Seap com adesivo em apoio à candidaturas petistas desrespeita memorando da própria secretaria que proíbe qualquer tipo de campanha política

Repercutem nas redes sociais imagens do carro da secretaria adjunta da Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (SEAP) Armelli Brenand com adesivo em apoio às candidaturas petistas de Natália Bonavides e Samanda Alves, desrespeitando um memorando da própria secretaria, proibindo a prática de qualquer tipo de campanha política. O documento foi publicado no dia 25 de setembro.

De acordo com o documento é vedada a “exposição de plataformas eleitorais ou propostas por candidatos em reuniões ou eventos institucionais; A prática de qualquer atividade que possa caracterizar favorecimento ou apoio político-partidário; O pedido expresso de votos ou questionamentos sobre a intenção de voto no âmbito das Unidades Prisionais, Grupos Operacionais e Setores da Administração Penitenciária“.

Confira o teor do memorando abaixo:

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Juiz ameaçado em audiência de custódia pede segurança do TJRN

Imagem: reprodução

Ameaçado por um preso acusado de furto durante audiência de custódia, o juiz Felipe Barros pediu que a segurança do Tribunal de Justiça do RN “ficar de olho” no sujeito. O caso foi mostrado com exclusividade pelo Blog de Gustavo Negreiros e pela 96 FM no Jornal das 6 desta sexta-feira – veja a audiência completa abaixo:

A solicitação foi feita ao final da audiência de custódia que confirmou a prisão preventiva do preso, identificado como Alisson da Silva Andrade. O magistrado ainda reconheceu que a solicitação da “atenção” do TJRN é importante mesmo, aparentemente, se tratando muito mais de um “mal educado” do que alguém de fato perigoso.

Em vídeo da audiência de custódia, Alisson da Silva Andrade ameaça o juiz Felipe Barros em diversos momentos e chama a autoridade de “cachorro” ao ser informado que continuará preso por furto, ocorrido em Natal nesta semana.

O suspeito foi pego em flagrante pela população e, segundo ele, agredido. “Sou mais perigoso que Fernandinho Beira-mar. Sou de Afonso Bezerra, onde toquei fogo numa viatura sem nem tocar nela, só dando a ordem. Com um estalar de dedo eu boto fogo no fórum da sua casa se você me der uma cadeia”, diz o rapaz logo nos primeiros minutos da audiência.

96 FM Natal

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

MULTIDÃO DE VERDE: povo de Campestre vai às ruas e confirma que já escolheu Eribaldo

A Coligação Campestre no Rumo Certo realizou na noite dessa sexta-feria (27) o maior evento já visto na história de São José do Campestre.

A cidade inteira saiu às ruas para sinalizar que a vitória de Eribaldo está próxima, ele que vem liderando as pesquisas com mais de dez pontos.

Nos últimos dias Eribaldo tem recebido diversas adesões, vindas dos dois grupos políticos de oposição, com destaque para o pessoal do terceiro colocado Sânzio, de onde têm vindo diariamente muitas adesões, num movimento de voto útil para garantir uma vitória contra o grupo de Nega, a outra opositora, que perdeu força na reta final.

Eribaldo tem feito uma excelente gestão e tem mostrado o seu trabalho para o povo, que ontem foi às ruas dizer que quer continuar com Eribaldo por mais quatro anos.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acidente

Carros batem de frente na saída da ponte de Igapó e motorista fica preso às ferragens

Foto: reprodução

Um acidente envolvendo dois carros na saída da Ponte de Igapó na manhã deste sábado (28) deixou o motorista da caminhonete com ferimentos leves e o condutor do HB20 preso às ferragens, ele foi retirado pelos bombeiros e levado ao hospital consciente.

O acidente aconteceu por volta das 7h e deixou o trânsito lento na região. A Polícia Rodoviária Federal foi acionada e esteve no local para orientar os motoristas que trafegavam pelo local. Por volta das 9h os veículos já haviam sido retirados da ponte.

Com informações de g1-RN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Hezbollah confirma morte do líder do grupo Hassan Nasrallah e lança “onda de foguetes” contra Israel

Fotos: Marwan Naamani/picture alliance via Getty Images | ADMMA via Reuters

O Hezbollah do Líbano confirmou neste sábado (28) que o seu líder Sayyed Hassan Nasrallah foi morto e prometeu continuar a batalha contra Israel.

A morte ocorreu durante um ataque aéreo massivo de Israel no que disse ser a “sede central” do Hezbollah no sul de Beirute na sexta-feira (27).

O chefe do exército de Israel, Herzi Halevi, disse que o ataque foi realizado “após um longo período de preparação” e “no momento certo, de forma muito contundente”. Halevi também alertou que este não era o fim da “caixa de ferramentas” de Israel e que há “mais ferramentas no futuro”.

Nasrallah transformou o Hezbollah numa das forças paramilitares mais poderosas do Oriente Médio. Filho de um dono de mercearia e de sua esposa, nasceu em Beirute, em agosto de 1960, ele passou o início da adolescência sob a sombra da guerra civil do Líbano.

“Onda de foguetes” contra Israel

Opinião dos leitores

  1. Transforme esses terroristas em farinha Israel, estes crápulas são a praga do mundo e infelizmente usam a população como escudo humano, típico de covardes carniceiros!!!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

MPF irá investigar impacto das bets em beneficiários do Bolsa Família

Fotos: Bruno Peres/Agência Brasil e José Cruz/Agência Brasil

O Ministério Público Federal vai investigar impacto das apostas em jogos online em beneficiários do programa Bolsa Família. O Ministério da Fazenda também foi notificado para detalhar as providências que vêm sendo colocadas em prática para regulamentar as apostas digitais e para corrigir eventuais abusos e distorções.

O procurador federal dos Direitos do Cidadão, Nicolao Dino, afirma que a publicidade massiva das bets “tem despertado preocupação de especialistas” pelos riscos de estimularem a compulsão por jogos de azar. “A doença pode causar ainda mais impactos na população vulnerável.”

O procurador-geral da República, Paulo Gonet, acompanha o debate e estuda providências sobre o assunto junto ao Supremo Tribunal Federal (STF).

O ministro Luiz Fux convocou uma audiência pública para debater as apostas. Especialistas, entidades reguladoras, órgãos governamentais e representantes da sociedade civil serão ouvidos no STF. A ideia é que esses atores municiem os ministros com informações técnicas que ajudem o tribunal a tomar uma decisão sobre o tema.

Estadão Conteúdo

Opinião dos leitores

    1. Isso não vai adiantar de nada. O beneficiário, viciado em jogo, vai entregar seu cartão do benefício com a senha pela metade do valor do benefício e usar o dinheiro para jogar. Da mesma forma que ocorre com o beneficiário viciado em drogas. É a desgraça das políticas distributivas que ninguém quer expor…

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PESQUISA SETA/ BG/ SÃO JOSÉ DE MIPIBU/ REJEIÇÃO: Zé Figueiredo é o mais rejeitado pela população

No quesito rejeição, quando o eleitor aponta em quem não votaria de jeito nenhum, Zé Figueiredo é o mais rejeitado com 16,3%, Severino Rodrigues é rejeitado por apenas 6,5% dos entrevistados, 77,3% responderam ninguém/branco/nulo. 

A pesquisa Seta realizada em São José de Mipibu está registrada no TSE sob o número  RN-04373/2024, ouviu 400 pessoas, tem nível de confiança de 95% e margem de erro de 4 pontos percentuais para mais ou para menos.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *