Fracassou, na quarta-feira, o primeiro leilão da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) para a compra de 103 mil toneladas de milho que seriam entregues nos portos do Nordeste. A logística marítima foi uma aposta da presidente Dilma Rousseff para agilizar a entrega do grão aos criadores dos municípios atingidos pela seca e tentar estancar a mortalidade do rebanho. Para o Rio Grande do Norte estavam previstas 15 mil toneladas. O leilão inédito terminou sem negociar nenhum dos quatro lotes ofertados.
A assessoria de comunicação da Conab em Brasília, informou que os vendedores consideraram curto o tempo determinado pelo governo federal para a entrega do milho. O produto deveria começar a ser descarregado nos portos a partir do dia 2 de maio. Depois do leilão, a diretoria da Conab se reuniu para discutir uma solução. A expectativa é que um novo leilão seja realizado num prazo de oito dias, mas será necessário mudar as regras para atrair o interesse dos vendedores.
Na reunião realizada com os governadores do Nordeste, no último dia 2 em Fortaleza, a presidente Dilma explicou o gargalo logístico do milho. O frete rodoviário é caro, enfrenta a disputa com a safra de soja e realiza o transporte em pequenas quantidades. No transporte por cabotagem, o tempo de entrega seria praticamente o mesmo (6 dias) do rodoviário, mas tem a vantagem de movimentar grandes quantidades. A previsão do governo era realizar um primeiro leilão de 103 mil toneladas e outro de 70 mil entregues nos portos. No caso do Rio Grande do Norte, no Porto do Natal.
É interessante. Em tragédias como a que ocorreu na boate em Santa Maria/RS, o Governo Federal disponibilizou todo o aparato necessário, inclusive com aviões da FAB e médicos de outras regiões. Há vários meses vemos a tragédia da seca (pior dos últimos anos) e o Governo não toma uma só atitude enérgica. Por que não pega as forças armadas, com seus caminhões, aviões de carga e navios e não coloca para distribuir o milho? Por que não usa os batalhões de engenharia para cavar poços? É pedir muito isso?