Um levantamento feito pela Folha de São Paulo de todas as pontes federais administradas pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) mostra 33 equipamentos desses estão em situação crítica ou ruim no Rio Grande do Norte. A informação foi revelada após a queda da ponte Juscelino Kubitscheck de Oliveira, na divisa do Tocantins com Maranhão, no domingo (22).
De acordo com o documento, seis pontes estão em “situação crítica” e 27 em “situação ruim”. As informações estão atualizadas até maio de 2023 e totalizam 727 pontes em todo o Brasil com classificação crítica ou ruim.
Desse total, 130 estão na pior condição, e o restante na categoria ruim. O DNIT é responsável pela manutenção e fiscalização de 5.827 pontes nos 26 estados e no Distrito Federal. Segundo o levantamento, 12,5% das pontes brasileiras estão em um destes dois cenários apresentados.
Na categoria regular, 1.538 pontes estão inseridas. Em bom estado 2.220 pontes e a com nível ótimo de qualidade apenas 67 pontes federais em todo o Brasil. Além disso, 1.275 equipamentos aparecem como situação “não definida”.
Dentro da avaliação do DNIT, existem cinco categorias de classificação sobre o estado das pontes federais: 1-crítico; 2-ruim; 3-regular; 4-bom; e 5-ótimo.
O Ceará tem 77 pontes em estado crítico ou ruim, Pernambuco aparece no levantamento com 60, Minas Gerais (59) e Pará (56).
Já as de situação crítica Minas Gerais (22), seguido por Bahia (18) e Ceará (16). A classificação ruim indica que a ponte pode apresentar problemas estruturais ou funcionais que requerem atenção prioritária.
O Governo através do DNIT tem que dar mais atenção a nossas estradas e consecutivamente as pontes que fazem parte delas, pois pagamos alto o IPVA.
Quem anda frequentemente na RN-118 prirncipalmente entre Alto do Rodrigues e Macau, sabe que há pelo menos 04(quatro) Pontes antigas bem comprometida e os riscos que elas oferecem e entre elas, estão 02(duas) no setor conhecida como Várzea do Espinheiro.
Tudo na vida tem que ter manutenção. Os governos não lembram do físico, só da política que ilusão. O Brasil está cheio de obras iguais a esta. Essa é um exemplo de falta de manutenção. Deus tenga DO de Nois
De quem é a culpa? De todos os gestores. De quem é a consequência? Das vítimas, famíliares e amigos que choram uma tragédia anunciada.
Vai cair várias, DENIT não está nem aí pra ponte que caiu ou vai cair, são incompetentes, não fazem manutenção, nada, depois que há uma tragédia, aí inventa todo tipo de enrolação, é pq a licitação, a licitação, vão pro inferno da pedra irresponsáveis, tenham senso de ridículo, vcs são pagos pra fiscalizar, acompanhar de perto as estruturas, foram avisados e não fizeram nada, depois da tragédia, vem as mentiras, é pra serem responsabilizados pelas mortes, falta de aviso não foi e o pior, sabiam do estado precário da ponte no Tocantins, maldade msm, irresponsáveis e aqui no RN vai acontecer a mesma coisa, só se pronunciam depois das mortes, lamentável.
Cada comentário, minha nossa!
As pessoas deveriam ler mais, estudar mais antes de escrever coisas sem nexo!
Tudo herança do bozo
E eu achava que era da tua mâe…
Imbecil, a maioria das pontes foram construídas no período militar. Os governos que vieram depois não fizeram a manutenção adequada.
Como tb foi herança do primeiro governo desse molusco, tá tudo junto e misturado, ninguém faz nada msm, todos incompetentes e irresponsáveis, todos, sem exceção.
boina verde vc tem razao kkkkk, eu conheco ela e ele, ele viu a ditadura bem cedo e ela foi abandonada, nao sabe nem quem foi o pai dele, razão da revolta.
Tão usando você otário pra disseminar mentiras , o fumo entrando e você comendo 💩 e achando bom !