Saúde

Lote da vacina de Oxford já chegou ao Brasil; saiba quem pode ser voluntário e como será o teste contra a Covid-19

Foto: CDC/Unsplash

O primeiro lote da vacina contra a Covid-19 desenvolvida pela Universidade de Oxford, que será testada em dois mil brasileiros já chegou ao Brasil. As doses serão aplicadas nas próximas três semanas em testes conduzidos no Rio de Janeiro e em São Paulo.

Antonio Carlos Moraes, um dos pesquisadores da equipe do Idor, responsável pelos testes no Rio, disse ao G1 que parte da imunização já chegou ao país e está armazenada em temperaturas negativas até que seja iniciado o estudo. O Brasil é o primeiro país fora do Reino Unido que vai começar a testar a eficácia da imunização contra o Sars-CoV-2.

“A vacina está congelada, ela já está chegando para a gente operacionalizar. Parte já chegou e fica em congelamento de onde a gente vai tirando, progressivamente, com a necessidade da demanda”, disse o pesquisador do grupo que testará a vacina ChAdOx1 no Rio de Janeiro.

No Rio de Janeiro, os testes em mil voluntários serão feitos pela Rede D’Or São Luiz, com custo de cerca de R$ 5 milhões bancados pela Rede e sob coordenação do Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino (Idor).

Em São Paulo, os testes em outros mil voluntários serão conduzidos pelo Centro de Referência para Imunológicos Especiais (Crie) da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), com financiamento da Fundação Lemann.

Três semanas de vacinação

Ele explicou que seu grupo se prepara para, a partir da semana que vem, em um esforço que deve ir até a última semana de junho, começar a triagem de voluntários para a pesquisa. Segundo ele, os escolhidos serão submetidos a testes para confirmar que não foram infectados pela Covid-19 para poder seguir com o experimento.

“Primeiro precisamos seguir as regras de segurança”, disse o especialista que espera receber muitos voluntários interessados em participar da pesquisa. Neste momento, são os profissionais da saúde –que estão em maior contato com pacientes infectados – que têm a prioridade para os testes.

A regra é a mesma para os dois centros de testagem, tanto no Rio como em São Paulo, poderão se inscrever como voluntários profissionais da saúde que atuam na linha de frente de combate à Covid-19, além de adultos entre 18 e 55 anos que também trabalhem em ambientes de alto risco para exposição ao vírus.

A Unifesp especificou por meio de um comunicado, que motoristas de ambulâncias, seguranças que trabalhem em hospitais e agentes de limpeza de hospitais também poderão se inscrever. Entretanto, a entidade esclareceu que ainda não foi iniciado o processo de recrutamento.

“A previsão é de que os procedimentos no Brasil comecem ainda em junho”, garantiu em nota.

Um ano de acompanhamento

O pesquisador explicou que após as primeiras três semanas, os voluntários serão acompanhados por sua equipe durante um ano. Neste período irão por cinco vezes ao centro de investigação onde passarão por consultas, terão o sangue coletado e serão examinados para possíveis efeitos colaterais.

“Depois de um ano vamos avaliar os resultados a partir de dois parâmetros: primeiro a eficácia, a partir da porcentagem de infectados e segundo a segurança, porque não se justifica usar uma vacina que apresente mais riscos do que a própria doença.” – Antonio Carlos Moraes, pesquisador do Idor

O chefe do serviço de clínica médica do Hospital Copa D’Or também explicou que o procedimento é seguro, já que a vacina usa apenas parte da proteína que reveste o material genético do vírus, e não o vírus em si, e por isso não há o risco da duplicação do Sars-Cov-2 no paciente.

Vacina e placebo

Para ser um estudo válido, Moraes explicou que há uma série de protocolos e regras que devem ser seguidos por todos os centros de investigação. Entre eles está o uso de placebo em parte dos voluntários, o que significa que nem todos receberão, num primeiro momento, essa dose da vacina contra a Covid-19.

“Dos mil participantes, 500 recebem a vacina ChAdOx1 e 500 recebem a vacina para meningite”, disse o pesquisador. “Isso porque esse é um estudo extremamente importante precisa de um alto índice ético. No final do estudo, os 500 que receberam a vacina para meningite receberão a vacina da Covid-19 caso ela tenha sido eficaz, como a gente acredita que será.”

No Rio de Janeiro, voluntários que façam parte do público-alvo da pesquisa devem procurar o Idor e perguntar sobre como participar do experimento. Em São Paulo, a seleção está a cargo do Crie, da Unifesp.

Aprovado pela Anvisa

Para ser conduzido no Brasil, o procedimento foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), com o apoio do Ministério da Saúde. Os voluntários serão pessoas na linha de frente do combate ao coronavírus, com uma chance maior de exposição ao Sars-CoV-2. Eles também não podem ter sido infectados em outra ocasião. Os resultados serão importantes para conhecer a segurança da vacina.

Testes já começaram no Reino Unido

Com a previsão otimista de ficar pronta ainda em 2020, a vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford ofereceu proteção em um estudo pequeno com seis macacos, resultado que levou ao início de testes em humanos no final de abril.

Em humanos, os testes têm apenas 50% de chance de sucesso. Adrian Hill, diretor do Jenner Institute de Oxford, que se associou à farmacêutica AstraZeneca para desenvolver a vacina, disse que os resultados da fase atual, envolvendo milhares de voluntários, podem não garantir que a imunização seja eficaz e pede cautela.

A vacina já está sendo aplicada em 10 mil voluntários no Reino Unido. A dificuldade para provar a possível eficácia está no fato de os cientistas dependerem da continuidade da circulação do vírus entre a população para que os voluntários sejam expostos ao coronavírus Sars-Cov-2.

A busca pela vacina

Para chegar a uma vacina efetiva, os pesquisadores precisam percorrer diversas etapas para testar segurança e resposta imune. Primeiro há uma fase exploratória, com pesquisa e identificação de moléculas promissoras (antígenos). O segundo momento é de fase pré-clínica, em que ocorre a validação da vacina em organismos vivos, usando animais (ratos, por exemplo). Só então é chegada à fase clínica, em humanos, em três fases de testes:

Fase 1: avaliação preliminar com poucos voluntários adultos monitorados de perto;

Fase 2: testes em centenas de participantes que indicam informações sobre doses e horários que serão usados na fase 3. Pacientes são escolhidos de forma randomizada (aleatória) e são bem controlados;

Fase 3: ensaio em larga escala (com milhares de indivíduos) que precisa fornecer uma avaliação definitiva da eficácia/segurança e prever eventos adversos; só então há um registro sanitário.

Depois disso, as agências reguladoras precisam aprovar o produto, liberar a produção e distribuição. Das dez vacinas em testes em fase clínica, algumas aparecem em estágio mais avançado, como a desenvolvida por Oxford, em fase 3.

A vacina do Reino Unido é produzida a partir de um vírus (ChAdOx1), que é uma versão enfraquecida de um adenovírus que causa resfriado em chimpanzés. A esse imunizante foi adicionado material genético usado para produzir a proteína Spike do SARS-Cov-2 (que ele usa para invadir as células), induzindo a criação de anticorpos.

A empresa AstraZeneca fechou com EUA e Reino Unido para cuidar da produção em escala mundial. O CEO da farmacêutica disse à rede britânica BBC, no domingo (31), que a população pode ter acesso a 100 milhões de doses da vacina já em setembro.

G1

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PF abre investigação contra atletas que atuaram no futebol potiguar por manipulação de resultados

Foto: PF

Quatro jogadores que atuaram no futebol potiguar neste ano estão sendo investigados pela Polícia Federal, suspeitos de envolvimento na manipulação de resultados, o que teria prejudicado sites de apostas e apostadores.

Os atletas em questão são o goleiro sérvio, Nikola, o zagueiro Fabinho, o volante Lucas Henrique, e o meia-atacante Radames. Os três primeiros defenderam o Força e Luz, enquanto o último atuou pelo Baraúnas.

O TJD solicitou a instauração do inquérito desportivo e a suspensão preventiva dos atletas por 30 dias. A decisão foi assinada pelo presidente do tribunal, Francisco Honório de Lima Filho, em 24 de fevereiro, mas somente agora a imprensa teve o acesso ao documento. A suspensão já foi cumprida.

Na decisão, Francisco Honório informa que há “relatórios da empresa Sportradar, integrante do Sistema Universal de Fraudes (UFDS), mostrando evidências de partidas suspeitas disputadas nos clubes Força e Luz e Baraúnas”. O relatório destaca atuação dos atletas nas últimas temporadas.

Nikola, Fabinho e Lucas Henrique defenderam o Força e Luz nos anos de 2024 e 2025, enquanto Radames jogou pelo Baraúnas no campeonato de acesso de 2023, e também na primeira divisão deste ano.

“Diante dos indícios concretos de irregularidade, determina-se a instauração do inquérito desportivo, para investigação completa dos fatos e de seus eventuais responsáveis, visando posterior oferecimento de denúncia, se for o caso”, diz trecho da decisão de Francisco Honório.

Caso o processo avance e os atletas sejam julgados e condenados, as punições podem incluir multa financeira e o afastamento dos gramados.

98 FM Natal

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PL inicia ciclo de oficinas do Rota 22 de quarta a sexta no Alto Oeste do RN

Foto: reprodução

Com atividades direcionadas a lideranças locais, representantes de setores produtivos e gestores públicos, o Projeto Rota 22 inicia seu primeiro ciclo de oficinas pela região do Alto Oeste do Rio Grande do Norte a partir desta quarta-feira (02) a sexta-feira (04). As atividades servirão como espaços de debate e construção de propostas, fortalecendo o compromisso do Partido Liberal (PL) com uma atuação baseada nas demandas reais da sociedade. A iniciativa é realizada em parceria com o Instituto Álvaro Valle.

A primeira oficina ocorre nesta quarta-feira (02) em Luís Gomes, no Salão Glamour. Já na quinta-feira (03) será a vez de Encanto receber a iniciativa, que ocorrerá na Câmara Municipal. Na sexta-feira (04), o primeiro ciclo se encerra em Alexandria, também na Câmara Municipal. Sempre a partir das 8 horas. No dia 11, será realizado um seminário em Pau dos Ferros, com a presença do ex-presidente Jair Bolsonaro e do senador Rogério Marinho.

Com isto, o projeto dá mais um passo importante para aproximar o PL da população potiguar, estruturando uma agenda de eventos em todas as regiões do estado. A agenda completa das oficinas e seminários está disponível no site plrota22.com.br. Mais informações também podem ser acessadas pelas redes sociais: @pl22rn ou @plnacional22. Quem preferir, pode receber atualizações diretamente pelo canal de WhatsApp do Rota 22 no Rio Grande do Norte: https://canal.plrota22.com.br.

Durante as oficinas, serão discutidos temas como os valores partidários do PL e soluções para as necessidades específicas de cada região, garantindo uma abordagem prática e conectada à realidade dos municípios.

As oficinas serão realizadas em cidades estrategicamente escolhidas, com duração de 3h30min cada, contemplando de três a quatro encontros por região. Essas atividades serão voltadas a lideranças locais, representantes de setores produtivos e gestores públicos.

Ao fim da etapa de oficinas, cada região sediará um grande seminário aberto à população, mediante inscrição prévia, com a participação de lideranças nacionais do partido. O evento terá como objetivo consolidar as informações discutidas nas oficinas e promover debates sobre desafios e oportunidades regionais. Dessa forma, a agenda do Rota 22 se estabelece como um espaço de interação direta entre o partido e os cidadãos, permitindo um debate qualificado sobre as políticas públicas que nortearão o futuro do Rio Grande do Norte e do Brasil.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Ministério Público de Contas pede suspensão de diárias operacionais acima do limite no RN; entenda

Foto: Arquivo/Extra

O Ministério Público de Contas do Rio Grande do Norte (MPC-RN) solicitou a suspensão do pagamento de diárias operacionais acima do limite mensal de policiais penais no Estado. O pedido foi feito no final de janeiro e ocorre no âmbito de um processo em tramitação no Tribunal de Contas do Estado (TCE-RN) que investiga supostas irregularidades nos pagamentos realizados pela Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (Seap).

No parecer do MP de Contas, a Seap é instada a suspender o pagamento de diárias operacionais que ultrapassem o limite de 20 diárias mensais e de 10 diárias para policiais penais que atuam em plantões de 24 horas. Além disso, a secretaria deve comprovar a adesão voluntária dos agentes ao regime de diárias operacionais e interromper os pagamentos desse benefício para servidores lotados na área administrativa, incluindo aqueles que ocupam cargos de direção e vice-direção de presídios estaduais e funções de chefia dentro da pasta. O órgão argumenta que esses servidores devem ser remunerados por meio de vantagens específicas.

A investigação teve início após denúncia apresentada pelo Grupo Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), e foi encaminhada ao TCE-RN. A Diretoria de Despesa com Pessoal do tribunal identificou que os pagamentos das diárias operacionais estavam sendo concedidos em desacordo com a legislação vigente. Paralelamente, a 70ª Promotoria de Justiça de Natal também instaurou um procedimento para apurar o caso.

Segundo auditoria do TCE, foram constatadas pelo menos seis irregularidades, incluindo o pagamento de diárias operacionais para diretores, vice-diretores, chefes de equipe, chefes de manutenção, chefes de segurança, chefes de disciplina e chefes do setor jurídico. O relatório também aponta que servidores responsáveis por dirigir vans para o transporte de policiais penais estavam recebendo as diárias, assim como plantonistas com cargas excessivas e até funcionários em regime de teletrabalho. “Destaca-se que alguns servidores conseguem dobrar a remuneração do cargo com o valor recebido a título de diárias”, afirma o parecer do MP de Contas.

Outro diagnóstico do TCE-RN revelou que, entre janeiro e junho de 2022, a Seap gastou quase R$ 12 milhões com diárias operacionais, o que correspondeu a aproximadamente 30% da folha de pagamento da pasta. O benefício foi concedido a 75% dos servidores da secretaria.

Para a reportagem da 98 FM, o MPC explicou que a apuração realizada aguarda o julgamento de mérito, ou seja, o processo de análise da regularidade ou irregularidade da situação denunciada.

98 FM Natal

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Bolsonaro, Tarcísio e Marçal venceriam Lula em segundo turno, diz pesquisa Atlas/Intel

Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

Com a popularidade em queda, o presidente Lula (PT) seria derrotado tanto por Jair Bolsonaro (PL) quanto por Tarcísio de Freitas (Republicanos) e Pablo Marçal (PRTB) em um possível segundo turno, conforme pesquisa AtlasIntel divulgada nesta terça-feira, 1º.

Segundo o levantamento, caso estivesse elegível, o ex-presidente teria 48% das intenções de voto contra 46% do petista. Brancos e nulos são 7%.

Em cenário com Tarcísio no lugar de Bolsonaro, o governador de São Paulo teria 47% das intenções de voto e Lula, 46%. Brancos e nulos somam 6%.

Em um terceiro cenário, com o empresário Pablo Marçal como candidato da direita, Lula tem 46% das intenções de voto e o ex-coach, 51%. Brancos e nulos são 3%.

A pesquisa ouviu 4.659 pessoas, por meio de recrutamento digital aleatório, entre 20 e 24 de março.

O Antagonista

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Criminosos fizeram site falso de banco para furtar R$ 100 milhões, diz PF

Foto: Freepik

A Polícia Federal investiga uma sofisticada organização criminosa especializada em fraudes bancárias que, segundo a corporação, usou engenharia social para furtar R$ 100 milhões de correntistas de um banco público. O grupo foi alvo de operação nesta terça-feira (1º).

Segundo informações da Diretoria de Repressão a Crimes Cibernéticos, os criminosos utilizavam também técnicas de phishing para realizar as fraudes. Phishing é um ataque cibernético para roubar dados pessoais e bancários.

Por meio de acesso a dados dos clientes do banco, os criminosos criaram um site “clone” do banco e faziam, com a engenharia social, com que a vítima entrasse no site falso. Assim, pegavam os dados bancários e realizavam as transferências para contas de laranjas.

A PF calculou que esses R$ 100 milhões foram furtados das vítimas no período investigado. Em apenas um caso, uma vítima perdeu R$ 1 milhão.

Nesse caso, a transferência foi em questão de minutos e, assim, o dinheiro foi transferido de uma só conta para mais de 70 contas de “laranjas” em 12 estados e no Distrito Federal.

Os líderes desse grupo são alvos da Polícia Federal, que cumpre 12 mandados de prisão preventiva e 19 de busca e apreensão por fraude bancária e lavagem de dinheiro. Até as 11h, 10 pessoas haviam sido presas.

Na ação, um carro de luxo foi apreendido, além de joias, relógios e documentos.

CNN Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Forbes divulga lista de bilionários com Musk em 1º lugar; veja top 10

Foto: REUTERS

A Revista Forbes publicou, nesta terça-feira (1º), seu ranking anual de bilionários. No topo da lista está o fundador da Tesla, Elon Musk, com patrimônio de US$ 342 bilhões.

Na segunda posição, aparece o CEO da Meta, Mark Zuckerberg, com uma fortuna de US$ 216 bilhões. Em seguida, estão Jeff Bezos, fundador da Amazon e Larry Ellison, cofundador da gigante de software Oracle.

Confira o top 10

1 – Elon Musk
Elon Musk foi cofundador de sete empresas, incluindo a fabricante de carros elétricos Tesla, a produtora de foguetes SpaceX e a startup de inteligência artificial xAI. O bilionário também é dono da rede social X – o antigo Twitter.

O executivo, que acumula uma fortuna de US$ 342 bilhões, também faz parte atualmente do governo norte-americano, no Departamento de Eficiência Governamental (DOGE, na sigla em inglês).

2 – Mark Zuckerberg
Mark Zuckerberg foi um dos criadores do Facebook em 2004, quando tinha 19 anos. Desde 2021 o nome da empresa foi alterado para Meta, como conhecemos hoje – uma aposta de Zuckerberg para dialogar com o metaverso.

Ocupando o segundo lugar do ranking da Revista Forbes, sua fortuna é avaliada em US$ 216 bilhões.

3 – Jeff Bezos

Jeff Bezos fundou a gigante do comércio eletrônico Amazon em 1994 em sua garagem em Seattle. Após se consolidar no e-commerce, a Amazon também ingressou no mercado de streamings com o Prime Video e o Amazon Music.

Segundo a Forbes, Bezos possui uma fortuna estimada em US$ 215 bilhões.

4 – Larry Ellison

Larry Ellison é presidente, diretor de tecnologia e cofundador da gigante de software Oracle, da qual ele possui cerca de 40%. Na quarta posição, Ellison possui um patrimônio avaliado em US$ 192 bilhões.

5 – Bernard Arnault e família

Bernard Arnault supervisiona o império LVMH de 75 marcas de moda e cosméticos, incluindo Louis Vuitton e Sephora. Arnault  já chegou a ocupar o primeiro lugar da lista, mas foi ultrapassado por Ellon Musk.

Hoje, sua fortuna chega a US$ 178 bilhões.

6 – Warren Buffett

Conhecido como o “Oráculo de Omaha”, Warren Buffett é um dos investidores mais bem-sucedidos de todos os tempos. Com 94 anos, Buffett é dono da Berkshire Hathaway.

7 – Larry Page

Larry Page foi cofundador do Google e deixou o cargo de CEO da Alphabet, empresa controladora, em 2019, mas continua como membro do conselho e acionista controlador.

8 – Sergey Brin

Sergey Brin também é cofundador do Google e foi colega de Larry Page. Brin também deixou o cargo de presidente da Alphabet, empresa controladora, em dezembro de 2019, mas continua como membro do conselho e acionista controlador.

9 – Amancio Ortega

Amancio Ortega, da Espanha, é um dos varejistas de roupas mais ricos do mundo. Ele é cofundador da Inditex, que possui a rede varejista Zara em seu portfólio.

10 – Steve Ballmer

Steve Ballmer é o ex-CEO da Microsoft, que liderou a empresa de 2000 a 2014. Sua fortuna é estimada em US$ 118 bilhões, segundo a Forbes.

CNN Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Comissão do Senado aprova texto que autoriza governo a retaliar ‘tarifaços’ como os de Trump

Foto: Saulo Cruz/Agência Senado

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado aprovou nesta terça-feira (1º) um projeto que cria mecanismos e autoriza o governo a retaliar países ou blocos que imponham barreiras comerciais a produtos brasileiros.

O texto prevê que o governo federal poderá agir para combater decisões unilaterais estrangeiras que:

  1. violem e prejudiquem acordos comerciais do Brasil;
  2. ameacem ou apliquem sobretaxas; ou
  3. decretem critérios ambientais para produtos brasileiros, mais rígidos do que os aplicados para os mesmos produtos nos países importadores.

A proposta, que tem apoio do governo e da bancada do agronegócio, é uma tentativa de responder a dois fenômenos externos que têm impactado a balança comercial brasileira:

  1. as medidas da União Europeia contra a agropecuária brasileira – incluindo a resistência em assinar o acordo com o Mercosul – por suposta falta de compromisso ambiental;
  2. os sucessivos anúncios do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de que vai sobretaxar produtos vindos de fora.

“Essa é uma lei que não é só para os EUA, ela contempla todos os mercados que fazem comércio exterior com o Brasil. Não é uma retaliação, é uma proteção quando os produtos brasileiros forem retaliados”, afirmou a relatora do texto, senadora Tereza Cristina (PP-MS).

Em discursos recentes, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva vem defendendo que o Brasil adote a reciprocidade nesses casos – ou seja, responda com a mesma medida em sentido oposto.

Atualmente, no entanto, o Brasil não adota tarifas específicas contra este ou aquele país. As regras da Organização Mundial do Comércio (OMC) preveem o princípio da “nação mais favorecida” entre seus membros – ou seja, a proibição de favorecer ou penalizar um colega de OMC com tarifas.

O projeto deve seguir agora para a análise da Câmara dos Deputados, desde que não haja recurso para votação no plenário principal do Senado.

“Mais uma vez, quero dizer que falaremos com o presidente da Câmara dos Deputados, deputado Hugo Motta, para que a Câmara possa apreciar essa matéria em caráter de urgência. Muito importante a senadora Tereza fazer o mesmo para que nós possamos ter, na Câmara, uma rápida apreciação”, afirmou o presidente da CAE, senador Renan Calheiros (MDB-AL), após a votação.

O que prevê o texto?

O projeto prevê que o Poder Executivo poderá adotar contramedidas a barreiras comerciais ou legais decretadas, no mercado internacional, contra produtos brasileiros.

As medidas poderão ser aplicadas de forma isolada ou de forma cumulativa.

Um dos mecanismos autorizados é a adoção de sobretaxas nas importações de bens ou de serviços contra um país ou bloco econômico que retaliar o Brasil.

Ou seja: o Brasil poderia, por exemplo, definir um imposto de importação mais alto para os produtos vindos dos Estados Unidos.

Também poderá ser decretada a suspensão das obrigações do Brasil com outros acordos comerciais estrangeiros.

Há ainda uma outra medida de retaliação a ser aplicada em “caráter excepcional”: o governo poderia suspender direitos de propriedade intelectual.

Ou seja: o Brasil poderia suspender o envio de royalties e o registro de patentes a indústrias e indivíduos do país atingido. Enquanto a retaliação vigorar, o Brasil deixaria de compensar ou remunerar o titular da patente pelo uso não autorizado.

Pelo relatório da senadora Tereza Cristina, essa medida só poderá ser decretada se as anteriores forem “consideradas inadequadas” para reverter o entrave comercial.

Essa restrição é uma novidade em relação ao texto original aprovado pela Comissão de Meio Ambiente do Senado.

Se o projeto virar lei, o governo estará autorizado a alterar ou suspender as medidas conforme o avanço de negociações.

g1

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

VÍDEO: Bandido morre após tentar assaltar secretário de Segurança de Parnamirim

Vídeo: Reprodução

O secretário de Segurança Pública da cidade de Parnamirim, região Metropolitana de Natal, sofreu uma tentativa de assalto, na manhã desta terça-feira (01), quando saía de uma residência, no conjunto Pirangi, zona Sul de Natal. Um criminoso solitário e armado, interrompeu o deslocamento do carro onde estava o secretário e dois seguranças. Diante da ameaça iminente, a equipe do dono da pastada Segurança reagiu atirando.

Givanildo conversou com a produção do PortalBO e relatou que o assaltante aparentava está muito nervoso e que certamente estava acompanhado de um comparsa e uma moto na esquina da rua. “Ele ficou na frente do carro onde estávamos, na iminência de atirar anunciando o assalto. Prontamente a equipe de apoio reagiu de forma que evitou o pior”, esclareceu.

O secretário nada sofreu, assim como os seguranças que estavam com ele. A Polícia Militar foi acionada e uma varredura na área realizada com a finalidade de localizar e prender um suposto segundo criminoso.

Portal BO

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Prefeita Jussara Sales forma comissão que vai estudar concursos públicos em Extremoz

Foto: Divulgação

A Prefeita de Extermoz Jussara Sales, instituiu a comissão para realização de estudos, visando fornecer subsídios para abertura de concurso público, conforme disciplina o art. 3º da lei Federal nº 14.965/2024. A Comissão deverá desenvolver suas atividades no prazo de 180 (cento e oitenta) dias, podendo ser prorrogado, mediante justificativa.

A comissão elaborará relatórios a serem fornecidos para o chefe do poder executivo municipal, contendo entre outros a evolução do quadro de pessoal nos últimos 5 (cinco) anos e estimativa das necessidades futuras em face das metas de desempenho institucional para os próximos 5 (cinco) anos, também a denominação e quantidade dos cargos e empregos públicos a serem providos, com descrição de suas atribuições, além do estudo do impacto orçamentário-financeiro, dentre outras.

“Este é um grande passo para nosso Município, com esta comissão vamos com responsabilidade conseguir ter um estudo para realizar os concursos públicos necessários para nossa cidade, melhorando ainda mais o trabalho da prefeitura para o nosso povo”, disse a Prefeita Jussara, avaliando a instalação da comissão.

A comissão para realização de estudos preliminares, visando fornecer subsídios para abertura de concurso público, será composta pelos seguintes servidores: Tereza Cristina Morais dos Reis (Presidente), Lizélia Maria de Souza, Edivan Souza dos Santos e José Eliê Ribeiro.

Opinião dos leitores

  1. Parabéns a Prefeita porplanejar com olhar para o futuro, o que é muito raro de se ver nos gestores públicos
    ..

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Jornalismo

VÍDEO: Local na Zona Norte causa transtorno a moradores por conta dos mosquitos

Um leitor do BLOGDOBG nos enviou uma denúncia, no fim da manhã desta terça-feira (1), mostrando como está a situação de um local, que fica na subida da Av. Senhor do Bonfim, Zona Norte da cidade.

Como podemos ver nas imagens, há um amontoado de pneus. “Muitos mosquitos ultimamente, há muitos dias eles estão aí”, disse o homem.

Veja o vídeo:

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *