Foto: Reprodução/UOL
De quarentena há 21 dias em São Bernardo do Campo, desde que voltou da Alemanha, “sem por os pés para fora de casa”, o ex-presidente Lula não reclama da vida.
No final da tarde de segunda-feira, ele falou com o UOL por telefone sobre como está passando estes dias, outra vez confinado, agora por conta da pandemia.
A localização da casa alugada é mantida em sigilo, “para evitar aglomerações”, e respeitar o isolamento social imposto pelo Ministério da Saúde.
“Quando eu cheguei, consultei três médicos. Como eu não tinha nenhum sintoma, eles me falaram que não precisava fazer exames, só ficar em casa. Agora estou aqui, na bela companhia da Janjinha (apelido da namorada Rosângela da Silva, que acompanhou a entrevista por telefone). Não posso reclamar de nada. Aqui tem quintal, tem espaço para andar, bem melhor do que a cela em Curitiba, de 15 metros quadrados, onde passei 580 dias”.
Esta semana ele conversou bastante com Fernando Haddad, candidato do PT que o substituiu na última eleição presidencial, um dos articuladores do manifesto dos partidos de oposição que pede a renúncia do presidente Jair Bolsonaro, divulgado na véspera.
“Eu gostei da iniciativa do manifesto, acho que ficou muito bom. Na ideia inicial, era para ser assinado só pelos candidatos à Presidência da República em 2018 (além de Haddad, Ciro Gomes e Guilherme Boulos) e os governadores. Mas alguém vazou o documento enquanto esperavam as assinaturas dos governadores e só acabou entrando o Flávio Dino, do Maranhão, representando o PCdoB. Foi dado um passo importante pelos partidos de oposição porque, além da pandemia, temos um problema grave no Brasil hoje, que é o comportamento do Bolsonaro. Ele é o epicentro da crise que vivemos”.
Nesse ponto da conversa, Lula vira novamente líder da oposição e parte para o ataque como nos velhos tempos.
“Esse homem não respeita a ciência, os pesquisadores, não respeita nada. Para ele, a orientação científica para combater a epidemia vale muito pouco. O maior problema da crise é a falta de gerenciamento, tem que ter um comando centralizado. Ele tinha que conversar com os governadores e prefeitos, os partidos no Congresso, o movimento social, mas Bolsonaro não ouve ninguém, só os filhos e aquele guru dele lá da Virgínia. A oposição vai ter que encontrar um caminho para ver o que fazer com o Bolsonaro porque ele hoje é um perigo, não só para o Brasil, mas para o mundo”.
Aos que estranharam a ausência do nome dele no manifesto, Lula explica que não foi candidato em 2018, e a decisão coube aos partidos.
“O importante foi o Ciro Gomes ter entrado, não era correto eu assinar. PT, PDT, PSOL, PCdoB e o PSB têm-se reunido toda semana. Quando os partidos entenderem que eu devo participar dessas conversas, não terei problema nenhum, estarei pronto para falar com o Ciro. O importante agora é afastar o Bolsonaro”.
UOL, com informações da Coluna Balaio do Kotscho
Esse é o cara, o cara de pau.
Vocês ainda dão voz a criminoso desde? Me poupe.
O corona é fichinha na frente desse ladrão! Oportunista, corrupto e criminoso.
Falou um criminoso
Bg, em respeito ao povo brasileiro de bem, por favor não dê voz a bandido condenado, o Brasil não merece esse tipo de matéria, por favor !!!
Perigo maior é esseFDP desse presidiário solto pelas ruas do Brasil juntamente com sua quadrilha que juntos quase quebram o País. Tá na hora do STF colocar esse bandido novamente atrás das grades.
Vira e mexe vcs publicam uma baboseira q esse senhor fala.
Votei nele por 3x, mas ele deve ir ao ostracismo.
Não merece atenção.
Presidiário com muitos anos de cadeia a tirar.
Gelo nele.
Esse fdp até no exterior fica dando palpite. Vai tomar corona molusco barbudo ladrão
Esse aí só entende de teste de bafômetro ,e roubo
Esse ladrãozinho não é pra ter espaço na midia!! Porém querem derrubar o presidente ai ficam dando moral p ele, ele não tem moral nenhuma pra falar nada.
Que moral um condenado tem para falar de um presidente com uma equipe técnica no governo e sem corrupção. Os hospitais que ele dizia que não era necessário está fazendo falta faz tempo.
Esse cidadão deveria se recolher. Já teve sua vez, doutorou-se em corrupção, é um condenado de justiça e ainda não ver mancou. Vade retro, bandidão.
Cala tua boca 51.
O perigo é esse molusco ladrão está solto, canalha cachaceiro!!!
Um ladrão desses tem lá de quem falar! Deixou o Brasil um lixo e quebrado! Roubou e ainda tirou mais e deu a outros países!
Estamos no início de 2020, e Lula hoje tem mais moral que o Bozo. Nada como um dia após o outro…
Deve ter mais moral no submundo do crime, onde todos que o admiram também são ladrões, desonestos e vagabundos em potencial.
O lugar desse canalha é na cadeia.
Esse país tem mesmo que ser desmoralizado no mundo inteiro, porque dar voz a um crápula, Canalha, Ladrão, cachaceiro, genocida, formador de quadrilha, não pode ser um país sério.
Esse verme vagabundo tem que voltar pra cadeia.
Mais respeito com aquele que deixou a Presidência com mais de 80% de aprovação. E que deu mais de 47 milhões de voto ao um POSTE mesmo preso .
Perigoso é você deveria está cadeia, Cuba ou Venezuela.
Lula nesse momento o Brasil estar precisando muito de você! Devolva o dinheiro que você e sua corja roubaram da nação, seu imundo, corrupto nojento.
não li e nem vou ler , sinceramente BG , não sei pq vc ainda posta coisas desse safado , página virada BG , esse ladrão não volta mais , com Bolsonaro, com ciro ou com Álvaro dias , com qualquer outro mas PT nunca mais e muito pior esse ladrão safado.
Esse é o nosso Brasil, um condenado em duas instancias jurídicas, delatado até por seus confidentes e amigos, pilhado em tramoias inimagináveis, ladrão contumaz, pilantra de primeira ordem, pinguço, fedorento, traidor da própria esposa, déspota, mentiroso, fica tramando na surdina, ações contra um presidente, que bom ou ruim, foi eleito por 57 milhões de brasileiros e até este momento não pode ser imputado nenhum erro grave. Devíamos ter vergonha de nós mesmos, esse safado, que deixou o país e suas empresas em ruínas, tendo ainda colocado uma analfabeta no poder, devia estar calado como um preso comum.
ESSE LULADRÃO DEVIA DEVOLVER O DINHEIRO QUE ESSE FDP ROUBO DA NAÇÃO. IRIA SER DE GRANDE UTILIDADE, JÁ QUE A QUANTIA RESOLVERIA GRANDE PARA DA NOSSA NECESSIDADE. LULADRÃO SEU LUGAR É NA PRISÃO
SAFADO!!
LADRÃO!!
PERIGO PRO MUNDO E VC LADRÃO.
Perigo para todos é esse bandido condenado em várias instâncias e ainda solto. Esse verme não pode ver dinheiro público que quer desviar. Se estivesse na Presidência fico imaginando quanto seria desviado par aa sua quadrilha.
Ajude-nos, Lula! Ajude-nos a combater o corona vírus, Lulinha. DEVOLVA OS MILHÕES QUE FORAM SURRUPIADOS DA NAÇÃO.
-De um lado:
Véio da Havan; Família Bolsonaro; Justus; Tiozinho do Madero; Playboy do Giraffas, Malacraia e Olavo de Carvalho…
-Do outro lado:
157 países; Organização Mundial da Saúde (OMS); Médicos; Biólogos; Cientistas, Lula e outros grandes Líderes Mundiais
Escolha difícil, né?
O chá de bosta de jumento faz tão mal assim ? Esse sujeito está mais louco do que um drogado da cracolandia !
Só no Brasil mesmo um condenado um dos culpados da criação da maior gangue de roubalheira do país emitindo opinião na mídia
PERIGO É UM LADRÃO, CONDENADO E SOLTOOOOOOOOOOOOOOO
Será que esse Elemento acha mesmo que o povo esqueceu, acho que aposta na burrice do povo, 16 anos de Robalheira generalizada nos governos petistas ninguém esquece ., vá trabalhar vagabundo.
É muita Cara de Pau de ver Esse Vagabundo quadrilheiro que Roubou os cofres públicos por longos 16 anos de rapinagem, hoje vir dizer o que fazer pra combater essa pandemia mundial, devolva ladrão os bilhões desviados por você e seus amigos dos cofres públicos, quantos hospitais de referência vocês deixaram de fazer para roubar o dinheiro, facista, vá procurar o que fazer , o povo brasileiro não suporta mais petistas bandidos……
Lave essa boca quando for falar de Bolsonaro seu Carniça Vagabundo. Vc tem que voltar pra cadeia seu pilantra!
Esse Cachaceiro Ladrão tá é com os "Xifi" cheios de 51 ….kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Quem é esse tal de Lula?
Até hoje a gente não sabe o que fazer com vc Lulaladrao! Vc representou tudo de pior na política nesses 16 anos em que seu partido / coligação ficaram no poder! Uma coisa eh certa: estamos precisando muito dos bilhões que vc roubou ou ajudou a roubar da gente! Ajude o Brasil e só me apareça novamente quando trouxer esse dinheiro tá!
Já fizeram o teste nesse cachorro de nove dedos?
Esse é um tremendo cara de pau, vai ti lascar
Um cara de pau desse, ladrão de pior qualidade, que roubou o dinheiro público junto com a quadrilha dele, se acha na moral de emitir opiniões.
Deveria ainda continuar na prisão.
É um ser nocivo a nossa Sociedade.
Fazia tempo que eu não dava uma risada gostosa com essa reportagem, há ladrão kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Em boa hora, deveria esse malandro e seus comparsas, devolverem tudo que roubaram dos cofres públicos e hj faltando para se combater essa pandemia.