Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil
Diante da queda nos índices de aprovação, o Palácio do Planalto colocou no ar nesta semana uma série de campanhas publicitárias com foco em recuperar a imagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A iniciativa se apoia em três frentes principais: a proposta de isenção do Imposto de Renda para salários de até R$ 5 mil, o resgate de símbolos nacionais e a promoção de programas sociais.
Durante a primeira reunião ministerial do ano, em janeiro, o então recém-nomeado ministro da Secretaria de Comunicação (Secom), Sidônio Palmeira, apresentou um plano com metas de curto prazo. Estabeleceu-se um prazo de três meses — até abril — para tentar reverter o desgaste da gestão.
Datafolha mostra pior índice de aprovação de Lula
Levantamento do instituto Datafolha divulgado em fevereiro apontou que apenas 24% dos brasileiros aprovam o governo Lula, o pior índice entre os três mandatos do petista. A rejeição chegou a 41%, também a mais alta até o momento.
Isenção do IR como eixo central da campanha
A proposta de isenção do Imposto de Renda para salários de até R$ 5 mil se tornou o principal eixo das campanhas. As primeiras peças foram veiculadas nesta quinta-feira, 20, com produção da agência Nacional, e já estão em circulação nas redes sociais, rádio e televisão.
Apesar de divergências internas, a Secom manteve o calendário original. Setores do governo sugeriram adiar a estreia para evitar confusão com o início da declaração do IR 2025, na última segunda-feira, 17.
As peças publicitárias destacam que trabalhadores de baixa renda pagarão menos imposto, enquanto os mais ricos contribuirão mais. Para os que ganham entre R$ 5 mil e R$ 7 mil, haverá isenção parcial com descontos progressivos. Exemplos citam categorias como motoristas, professores e autônomos.
Nacionalismo e programas sociais entram na pauta
A partir de domingo 23, será lançada a campanha “Brasil dos brasileiros”, com foco na valorização da identidade nacional e aproximação com o eleitorado. A Bahia, reduto eleitoral petista e Estado de origem dos ministros da Secom e da Casa Civil, será o primeiro contemplado.
Outra ação será uma campanha institucional de balanço, com produção das agências Nacional e Nova S/B. A iniciativa irá destacar programas como Farmácia Popular e Pé-de-Meia, apresentados como conquistas da população.
Novo slogan e prazo orçamentário pressionam comunicação de Lula
Também está prevista a estreia de uma campanha chamada “Prospera Mais”, voltada a empreendedores. O objetivo é reunir ações do governo na área e oferecer material de apoio para parlamentares da base aliada.
Os contratos de publicidade se encerram em maio. Se os recursos não forem utilizados até lá, o montante autorizado para 2026 — ano eleitoral — poderá ser reduzido. Isso tem acelerado a execução das campanhas.
Durante reunião na sexta-feira 14, Sidônio Palmeira apresentou um novo slogan e reforçou a necessidade de alinhar a mensagem institucional, conforme informou o jornal Folha de S.Paulo. Segundo ele, a meta não é eleitoral, mas sim reconquistar a opinião pública em 2025. Um evento foi marcado para 2 de abril, com a presença de Lula e ministros, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília. O tema será “O Brasil dando a volta por cima”, sem substituir o atual slogan “União e reconstrução”, que está sob reavaliação.
Revista Oeste
Vamos apoiar esse LULADRAO, ele é um bandido do bem. Kkkkk
Fazer mais e propaganda de menos, essa seria a solução de um país sério. Como aqui só se visa o poder é melhor investir em marketing.
Enquanto um se hospedava em quartéis e comia o que o soldado come o outro se hospeda em hotel 5 estrelas com a comitiva completa.
A preocupação desse ex-presidiário é com a popularidade, as mentiras já não funcionam para os analfabetos funcionais.
Eu queria ver ele muda a minha opinião, triplique os gastos e tente me convencer que vc não se alimenta da pobreza.
Pobreza é o prato predileto de Luladrão e sua trupe.
Só queria ver mudar a minha opinião, sobre essa coligação que governa o Brasil hoje.
PT, STF.
Aceite. Lula derrotou o Bozo e vai derrota-lo novamente
Campanha publicitária? O governo Lula está fazendo o PIB crescer acima da “previsão”, gerando emprego e renda, produzindo a MENOR taxa de desemprego da história e é campanha publicitaria? kkkkkkkkkkkkk Vcs não sentem nenhum pingo de vergonha em.mentir tanto assim?kkkkkkkkkkk Arrocha Lula que o desespero está grande.
Santos no país de Alice!
Que renda amigo, se a inflação sem controle come tudo e atinge justamente os mais pobres. Esse governo só gera miséria
Não acredite nos dados do IBGE. Como há geração de emprego se temos recordes sucessivos de falência e pedidos de recuperação judicial? Quem está empregando se as empresas estão em dificuldades?
Volta lá pra o Gustavo Mafra mesmo, jumentinho! 🫏🫏🫏🫏🫏 De onde você tirou essa maconha estragada?
Santos, eu lhe entendo. Não é fácil, defender Ladrão. Mas, você têm que ter a mortadela, para levar para casa.
Mesmo com a assessoria extra oficial da globe, poucas pessoas ainda caem na narrativa desse descondenado, enquanto isso são milhões distribuído a rodo para os jornalulistas militantes. A chibata vai mudar de mão.