Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) embarca no sábado (21) para o Japão com uma comitiva ministerial, tendo como um dos principais objetivos extrair do país asiático um gesto que avance nas negociações para um acordo comercial com o Mercosul.
Essa será uma das pautas do encontro previsto entre Lula e o premiê japonês, Shigeru Ishiba.
O bloco sul-americano e o Japão mantém há anos conversas sobre um eventual acordo, mas elas nunca avançaram.
Segundo diplomatas brasileiros, a maior dificuldade reside nas resistências do Japão à carne brasileira, em especial por questões sanitárias e fitossanitárias.
A viagem, portanto, tem o objetivo de dar, segundo uma autoridade diretamente envolvida nas negociações, um passo além rumo ao acordo.
O Brasil sugeriu ao Japão que o comunicado conjunto que os dois países emitirão sobre a visita tenha uma linguagem que demonstre claramente o interesse do país asiático em fechar o acordo.
Diplomatas brasileiros ofereceram aos japoneses um texto possível e até a noite de quinta-feira (20) ainda não havia uma resposta.
Uma das exigências do Brasil é justamente o maior acesso da carne brasileira ao país.
O governo também pretende apresentar as potencialidades do etanol brasileiro, aproveitando-se do fato de o Japão ter 90% de sua energia egressa de combustível fóssil e estar em processos de descarbonização.
Para demonstrar interesse político, Lula escalou ministros para a viagem: Carlos Fávaro (Agricultura); Camilo Santana (Educação); Juscelino Filho (Comunicações); Luciana Santos (Ciência e Tecnologia); Luiz Marinho (Trabalho); Marina Silva (Meio Ambiente); Renan Filho (Transportes) e Silvio Costa Filho (Portos e Aeroportos).
CNN
Vai viajar pra vender o país.
Os chineses já compraram muita coisa aqui a preço de bananas.
Enquanto isso, a primeira dama Janja e os seguranças…