Política

“Lula é o tipo de político que precisa ser varrido para o lixo da história”, diz Rogério Marinho, que defende Moro

Rogério discursa no plenárioO ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva resolveu protocolar, nessa quinta-feira (28), uma petição no Comitê de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU) contra o juiz federal Sérgio Moro e os procuradores da Operação Lava Jato, alegando “falta de imparcialidade” e “abuso de poder”. A medida foi contestada pelo deputado federal Rogério Marinho (PSDB): “Lula acha que está acima da lei”.

Para Rogério Marinho, Lula chega ao fim de sua vida pública de forma melancólica. “Ele [Lula] que, em algum momento, representou na cabeça dos brasileiros a sensação de uma política nova, de uma política diferente, na verdade era o Cavalo de Troia, porque sempre foi, e a história demonstrou, alguém que esteve a serviço do aparelhamento do estado, da corrupção, do fisiologismo, do clientelismo, do atraso, do dogmatismo. Lula é o tipo de político que precisa ser varrido para o lixo da história, e isso vai acontecer em breve. Esse tipo de manifestação da parte dele só nos deixa mais confiantes de que essa aura, essa mitologia, está com os seus dias contados”, completou.

No documento, segundo reportagem do portal G1, os advogados de Lula, Cristiano Zanin e o australiano Geoffrey Robertson, acusam o juiz e os procuradores de violarem a Convenção Internacional de Direitos Políticos e Civis. A defesa do petista usa como justificativa quatro pontos que, na visão deles, exemplificariam os abusos cometidos: a condução coercitiva de Lula para depoimento à Polícia Federal, em 4 de março deste ano; o vazamento de dados confidenciais de Lula e das investigações para a imprensa; a divulgação das gravações telefônicas de Lula, entre elas a que conversa com a presidente afastada Dilma Rousseff; e o uso de prisões temporárias e preventivas na Lava Jato como um recurso para obter acordos de delação premiada.

A petição afirma que o juiz Moro não está apto a conduzir as investigações da Lava Jato por sua “evidente falta de imparcialidade”, e acrescenta ainda que ações contra a corrupção política “devem ser efetivas e dentro da lei para serem dignas de orgulho, e não arbitrárias e ilegais, o que acabará, em pouco tempo, causando vergonha a um país.”

Para Rogério Marinho, o que causa vergonha ao Brasil é um ex-presidente que se julga acima da lei, e que recorre a instâncias no exterior por desprezar as instituições brasileiras.

“O PT perdeu o verniz, a sutileza. Antes o que era uma ação deliberada, mas muito sutil, feita por seus militantes, de doutrinação nas escolas, na área cultural, passa a ficar explicitado pelo seu principal líder, o Lula, que de uma forma cabal diz o seguinte: ‘as instituições brasileiras não me servem porque elas estão buscando dirimir dúvidas em relação à minha atuação como presidente da República e como dirigente partidário. Eu estou acima da lei, e por estar acima da lei, não posso ser como os cidadãos comuns, investigado, processado, porque sou um ícone, sou um símbolo do Partidos dos Trabalhadores’”, avaliou.

O parlamentar destacou que a procura de uma instância como a ONU para fazer esse tipo de denúncia é quase uma confissão de culpa por parte de Lula que, sem defesa, busca a salvaguarda de uma instituição internacional.

“É um desrespeito ao nosso país, à nossa democracia, ao nosso estado de direito, mas não é de se estranhar vindo de alguém como o Lula e do seu partido. A própria Constituição de 1988 recebeu por parte deles forte oposição, de tal forma que os deputados do PT que ousaram votar pela aprovação foram expulsos. Para eles, o estado democrático de direito é um instrumento para que eles possam transgredir, roubar, se locupletar, e na hora em que eles são, de alguma forma, atingidos por essas instituições porque infligiram a lei, eles buscam outras instâncias porque não acreditam e nunca acreditaram nas instituições, e agora, mais do que nunca, se sentem desprotegidos por elas”, salientou.

O tucano disse também que o PT, ao longo de sua existência, sempre usou a democracia como um simples instrumento para alcançar seus próprios fins. “Para eles, a democracia é um mero instrumento da classe burguesa, do status quo que eles sempre detestaram. Então, na hora que a democracia se volta contra eles, com o Estado de Direito, com o funcionamento do Judiciário, do Ministério Público, da Polícia Federal, com a imprensa livre, eles imediatamente se insurgem”, apontou.

Opinião dos leitores

  1. ESQUECEU DA GALERA DO PMDB, PSDB E DEM TAMBÉM NÉ ??? CALA BOCA BATISTA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! O POVO COM TELHADO DE VIDRO……

  2. O MAIOR PICARETA DA HISTORIA DO BRASIL CHAMA – SE LUIZ INACIO DA SILVA O LULA ELE E O PARTIDO DELE O PT
    AGORA VEM COM ESSA DE PROCURAR A ( ONU) HOMEM VÁ PROCURAR O QUE FAZER COMO AQUELAS PALESTRAS DE ARAQUE QUE VOCÊ ENGANAVA COBRANDO MILHÕES DAS PROPINAS DAS EMPRESAS .

  3. Todos políticos da bancada do RN lá em Brasília também não valem grande coisa. Incluído esse, que, se não me engano, a única proposta é censurar professor em sala de aula. Não irão aparecer nem no rodapé dos livros de História. E alguns deles também estão envolvidos em escândalos recentes e sendo investigados.

    1. DANTAS, VOCÊ SABE O QUE É METRÓPOLE DIGITAL, PRÓ -SERTÃO ?
      NÃO ESTOU DEFENDENDO ELE, MAS SENDO JUSTO, POIS SER MARIONETE E QUERER DEFENDER BANDIDOS, DESMERECENDO OS OUTROS, É PURA IGNORÂNCIA……VEJA MAIS, PESQUISE E SAIBA O QUE COMENTA.

      Relatou projeto que mudou as regras do FIES, possibilitando financiamento de 100% das mensalidades, uso de FGTS para amortizar dívidas, inclusão de mestrado e doutorado nos financiamentos, e a criação do Fies solidário.
      Também foi relator da Proposta de Emenda a Constituição (PEC) da Desvinculação de Receitas da União (DRU), que determinou a revinculação de receitas da União para a Educação, o que garantiu recursos extras de R$ 23 bilhões para o ensino básico.
      Foi responsável pela criação, através de emenda parlamentar, do Metrópole Digital, projeto voltado ao desenvolvimento na área de Tecnologia da Informação em Natal.
      Como Secretário de Desenvolvimento Econômico do Rio Grande do Norte. Como secretário, implantou o programa Pró-Sertão, voltado à atração de empresas de confecções para o interior do estado, e a iniciativa de planejamento estratégico Mais RN

  4. Interessante esse politico que ta falando de lula, ele passou menos de anos num clube de futebol aqui de Natal e ate hoje o time não se recompero.

  5. So complementando, esse ilustre deputado por pouco não VARRE para o lixo da historia, nosso glorioso ABC FUTEBOL CLUBE, o maior do RN.

  6. Concordo plenamente com o Dep. Rogério Marinho. Lula é o tipo do lixo que faz mal a qualquer um que manipulá-lo. Deve ser mandado para bem longe de um solo honesto, ético, trabalhador. Lula, Dilma e o PT foram a maior farsa já produzida na política brasileira.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

VÍDEO: Protesto em evento com a governadora cobra auxílio-alimentação

Vídeo: Cedido

Na manhã desta terça-feira (25), a governadora Fátima Bezerra foi alvo de um protesto após sair de um evento no auditório da Escola de Governo, no Centro Administrativo, em Natal. Como podemos ver nas imagens, as pessoas gritam ‘queremos o vale-alimentação’.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PESQUISA CONSULT/UNIMED/96FM: Ricardo Queiroz cresce 8 pontos e vira contra Márcio Rego

A liderança conquistada pelo médico cardiologista Ricardo Queiroz na pesquisa Consult/96FM, divulgada hoje (25), pela disputa pela presidência da Unimed Natal, representa uma virada na disputa.

Isso porque na pesquisa Consult divulgada no 23 de janeiro, pela 96 FM, Ricardo Queiroz aparecia com 31,33%. De acordo com o levantamento publicado hoje, o cardiologista cresceu 8% em pouco mais de um mês, chegando a 39,33%. Já Márcio Rêgo, que estava com 35,67%, estacionou.

A PESQUISA CONSULT/UNIMED/96FM entrevistou 300 médicos cooperados, entre os dias 20 a 24 de fevereiro. A margem de erro é de 6%, com confiabilidade de 95%.

96 FM

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PESQUISA CONSULT/ 96FM/ELEIÇÃO UNIMED: 60% aprovam e 28% desaprovam gestão de Fernando Pinto

A atual gestão da Unimed Natal é aprovada por 60% dos médicos cooperados e desaprovada por 28%. Outros 12% não quiseram opinar sobre a gestão comandada pelo médico Fernando Pinto. Os números são da Pesquisa do Instituto Consult, divulgados hoje (25), no portal da 96 FM.

Na pesquisa Consult anterior, 65,7% aprovavam a atual gestão, desaprovam 26,0% e sem opinião eram 8,3%.

A pesquisa CONSULT/96FM/ELEIÇÃO UNIMED foi realizada com 300 médicos cooperados, entre os dias 20 e 24 de fevereiro, com margem de erro de 6% e confiabilidade de 95%.

96 FM

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PESQUISA CONSULT/UNIMED/96FM: Ricardo Queiroz assume a liderança na disputa pela presidência

A 96 FM divulga hoje a pesquisa exclusiva Consult sobre a eleição para a presidência da Unimed Natal. No levantamento desta terça-feira (25), o cardiologista Ricardo Queiroz, da Chapa 1, aparece na liderança das intenções de voto para a presidência, no cenário estimulado.

O cardiologista apareceu com 39,33%, contra 35% do ortopedista Márcio Rêgo, da Chapa 2. Não sabem dizer somam 23,67% e nenhum, 2%.

Veja os números:

* Ricardo Queiroz: 39,33%

* Márcio Rego: 35 %

* Nenhum: 2%

* Não sabe dizer: 23,67%

A PESQUISA CONSULT/UNIMED/96FM entrevistou 300 médicos cooperados, entre os dias 20 a 24 de fevereiro. A margem de erro é de 6%, com confiabilidade de 95%.

96 FM

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

[FOTOS] OPERAÇÃO DA PF: O luxo e cerca de R$ 151 milhões de prática de crime

Fotos: Divulgação

A Operação Pleonexia, que mira em uma organização criminosa especializada em crimes contra o sistema financeiro nacional e lavagem de dinheiro, segundo agentes da Polícia Federal e da Receita Federal, lupas de investigações identificaram que a maior parte dos valores captados era desviada para a aquisição de imóveis, veículos de alto padrão, joias e outros itens de luxo pelos investigados, com movimentação que ultrapassa R$ 151 milhões, dinheiro proveniente de aproximadamente 6,3 mil pessoas, distribuídas em 732 municípios brasileiros. 

Diante das evidências, a Justiça determinou o bloqueio e o sequestro de cerca de R$ 244 milhões em bens dos envolvidos para ressarcir potenciais vítimas e ao pagamento de multas e custas processuais.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Auditoria da CGU aponta que tempo de espera por exames na rede pública de saúde aumentou até 344% em Natal

Foto: Joana Lima

Baixa confiabilidade de dados, desrespeito à ordem da fila e aumento do tempo de espera por procedimentos de saúde foram alguns dos problemas constatados por uma auditoria realizada pela Controladoria Geral da União (CGU) na Secretaria de Saúde de Natal e na Central Metropolitana de Regulação.

O relatório da CGU, ao qual o g1 teve acesso, avaliou a regulação de serviços de saúde ambulatoriais de média e alta complexidade entre 2022 e 2023 na capital potiguar.

Aumento do tempo de espera por procedimentos
A auditoria apontou que houve aumento do tempo médio de espera entre a solicitação e a data agendada para atendimento dos 20 procedimentos considerados mais críticos. Entre 2022 e 2023 o aumento médio do tempo de espera foi de 39,26%, mas chegou a 344% em determinados procedimentos.

Foi o caso da espera pelo atendimento de fisioterapia motora, pelo qual o paciente esperava 134 dias (entre solicitação e agendamento) em 2022, e passou para 595 dias em 2023.
A análise também considerou que havia filas excessivas. Segundo o relatório, considerando-se a quantidade de solicitações e a quantidade de procedimentos realizados mensalmente, a fila de espera pelo exame doppler venoso dos membros inferiores – ultrassom que avalia a circulação sanguínea nas pernas – só deve ser zerada em 17 anos, sem considerar a inclusão de novos pacientes.

A fila de espera por atendimento psicológico, por exemplo, só deve ser zerada em 14 anos, segundo o relatório.

O g1 procurou a Secretaria Municipal de Saúde de Natal, mas não recebeu retorno até a última atualização desta matéria.

A auditoria teve como objetivo verificar se a regulação estava atendendo às necessidades da população de “forma adequada e em tempo oportuno”. Segundo a CGU, os resultados devem subsidiar a atuação do Ministério da Saúde para o aprimoramento da Política Nacional de Regulação do SUS.

Desrespeito à fila de espera
Os auditores também constaram agendamentos realizados desrespeitando a ordem da fila automática, com inclusão de informações complementares fora do sistema, o que permite que pacientes sejam agendados independentemente da posição automática na fila de espera.

A CGU ainda constatou que 69,5% dos procedimentos ambulatoriais não são direcionados para atendimento dos pacientes da fila de espera regulada e ficam sob gestão direta de unidades de saúde. A auditoria ainda constatou que havia destinação indevida de vagas de retorno para agendamento de consultas do tipo “Primeira Vez”.

Outros problemas constatados foram a ausência de dados sobre absenteísmo – quando o paciente falta ao procedimento marcado. Segundo o relatório, não se conhece o nível real, mas a estimativa dos gestores era de que 30% dos pacientes não compareçam para atendimento.

Ainda de acordo com a avaliação, o gerenciamento da regulação não estava estruturado adequadamente em metas, informações e indicadores gerenciais e havia ausência de publicidade das filas de espera. Também havia fragilidades relacionadas à administração de logins do Sisreg, com uma quantidade grande de pessoas com acesso ao sistema.

G1RN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

VÍDEO: Tentativa frustrada de assassinato termina em suicídio na Zona Sul de Natal

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por BLOG DO BG (@blogdobg_)

Vídeo: Cedido

Um homem se suicidou na manhã desta terça-feira (25) no bairro de Neópolis, na Zona Sul de Natal. De acordo com a Polícia Militar do 5º BPM, o suicídio ocorreu após o suspeito discutir e tentar matar um outro homem com cinco tiros, em uma praça na primeira etapa do Conjunto Pirangi.

Após o atentado, o homem chamou uma  motocicleta por aplicativo e deu fuga pela Av. Ayrton Senna. A guarnição da PM seguiu o suspeito e pediu parada em frente no entorno da Av. das Furnas, que dá acesso a segunda etapa do Conjunto Pirangi,

O motorista parou e o suspeito tentou pegar a arma,  a polícia deu um tiro de advertência em sua perna, mas em seguida ele cometeu o suicídio com um tiro na cabeça. Ainda não se sabe a motivação do crime.

Ponta Negra News

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

VÍDEO: Empresa alvo de operação da PF lavava dinheiro no RN e mais dois estados

Vídeo: Cedido

A Polícia Federal, em conjunto com a Receita Federal, deflagrou hoje a Operação Pleonexia, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa especializada em crimes contra o sistema financeiro nacional e lavagem de dinheiro. Ao todo, são cumpridos um mandado de prisão preventiva e 18 mandados de busca e apreensão nas cidades de Natal/RN, Barueri/SP e Goiânia/GO, expedidos pela 14ª Vara Federal da Seção Judiciária do Rio Grande do Norte.  A ação envolve 52 policiais federais e 12 servidores da Receita Federal.

A empresa investigada, Alpha Energy Capital, que possui escritórios em Natal/RN e Barueri/SP, promovia a captação de recursos de investidores sob a promessa de rendimentos muito acima dos praticados no mercado, supostamente obtidos por meio da comercialização de créditos de energia solar. O grupo atraía pessoas de diversas regiões do país, comprometendo-se a pagar um rendimento mensal entre 4% e 5% — o que se revelou insustentável e com fortes indícios de fraude.

No portfólio dirigido aos potenciais investidores, a empresa divulgava a existência de onze usinas de energia solar, com capacidade de geração de 1.266.720 kWh/mês, no entanto, a investigação revelou a existência de apenas uma usina efetivamente conectada à rede da distribuidora de energia local, tendo gerado somente 28.325 kWh.

Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL, a empresa investigada não é titular de nenhum empreendimento de geração de energia regular e não tem pedido de outorga em tramitação em seu nome. Pesquisa realizada perante a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) apontou que a empresa não figura no rol de associados da entidade, condição para negociar energia elétrica no Ambiente de Contratação Livre, conforme as normas setoriais.

As investigações demonstraram que a maior parte dos valores captados era desviada para a aquisição de imóveis, veículos de alto padrão, joias e outros itens de luxo pelos investigados. O montante ilícito movimentado ultrapassa R$ 151 milhões, com recursos provenientes de aproximadamente 6.300 pessoas, distribuídas em 732 municípios brasileiros. Diante das evidências, a Justiça determinou o bloqueio e o sequestro de cerca de R$ 244 milhões em bens dos envolvidos, visando ao ressarcimento das potenciais vítimas e ao pagamento de multas e custas processuais.

A investigação ainda constatou que o líder da organização criminosa, preso preventivamente hoje, já possui condenação por tráfico internacional de drogas e responde a processos por estelionato, crime contra a economia popular e lavagem de dinheiro, em razão de um golpe supostamente praticado em 2021, envolvendo a captação fraudulenta de recursos por meio de uma plataforma de apostas esportivas. Diante de seu passado criminoso, o investigado ocultou sua atuação na empresa, valendo-se de terceiros para divulgar nas mídias a falsa oportunidade de investimento e celebrar os contratos fraudulentos.

Diante do elevado número de pessoas que celebraram contratos de investimento com a ALPHA ENERGY CAPITAL e da abrangência territorial da ação criminosa, a Polícia Federal disponibiliza o link abaixo para o registro de comunicação online dos crimes financeiros apurados na Operação Pleonexia, com vistas a identificar todas as vítimas, quantificar os valores investidos e os prejuízos sofridos para, ao final, definir o valor do dano a ser reparado.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Mistério: Potiguar é encontrado morto em Pernambuco, após marcar encontro por aplicativo

Foto: Reprodução 

Um jovem de 30 anos identificado como Francisco Oderivan de Souza Silva, saiu de Mossoró, no dia (21), para a capital pernambucana onde participaria de um prévia carnavalesca com um grupo de amigos no domingo, no entanto, na sexta-feira ele deixou o grupo para um encontro marcado através de um aplicativo de relacionamentos, na praia de Porto de Galinhas.

Depois de avisar do encontro aos colegas que ficaram em um hotel, em Recife, Francisco não deu mais sinal. Lamentavelmente, o corpo do potiguar foi encontrado na noite do sábado (22), em uma área de mata, no município de Ipojuca com sinais de violência, como marcas de perfurações, possivelmente de faca e pauladas.

A Polícia Civil de Pernambuco deverá investigar o caso que até agora é um verdadeiro mistério.

Portal BO

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Empresa de energia solar é alvo de operação da PF

VÍDEO: Empresa de energia solar é alvo de operação da PF pic.twitter.com/s8DQyIFAwQ


Vídeo: Cedido

A Receita Federal e a Polícia Federal fizeram operação, manhã desta terça-feira (25), em Natal no condomínio Alphaville e no Manhattan Business.

O alvo seria uma empresa que atua com a venda energia solar e, segundo o BLOGDOBG apurou, funcionava captando a linha de clientes estilo pirâmide; como também o empresário Rogério Cruz Guapindaia.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *