Judiciário

Lula diz que mensalão teve linchamento, não julgamento

20130929082407159293iLula acredita que daqui a meio século, quando puder falar sobre o mensalão sem a pressão da conjuntura, a posteridade vai reescrever o noticiário. “A história não é contada no dia seguinte, a história é contada 50 anos depois”, afirmou. “E eu acho que a história vai mostrar que, mais do que um julgamento, o que nós tivemos foi um linchamento, por uma parte da imprensa brasileira, no julgamento.”

Em entrevista a uma dupla de repórteres —Tereza Cruvinel e Leonardo Cavalcanti—, Lula falou sobre o escândalo que enodoou seu primeiro mandato como se desejasse reencarnar no futuro na pele de biógrafo de si mesmo. Por ora, ele mede as palavras: “Eu tenho me recusado a falar disso porque sou ex-presidente, indiquei os ministros. Vou falar quando o julgamento terminar.”

A língua, porém, já não segue totalmente os comandos do dono: “Uma coisa eu não posso deixar de criticar. Se pegar o último julgamento agora [dos embargos infringentes], o que a imprensa fez com o Celso de Mello foi uma coisa desrespeitosa à instituição da Suprema Corte, que é o último voto. Ou seja, depois dela, ninguém mais pode falar…”

Lula não está abespinhado apenas com a imprensa. Faz reparos também à atuação de alguns ministos que ele próprio indicou para o STF. Nesse ponto, porém, sua língua é mais comedida. Indagado sobre qual teria sido seu maior equívoco como presidente, o entrevistado pôs-se a falar do Supremo.

“Há quem me pergunte se não me arrependo de ter indicado tais pessoas para a Suprema Corte. Eu não me arrependo de nada. Se eu tivesse que indicar hoje, com as informações que eu tinha na época, indicaria novamente.” E com as informações disponíveis agora? Bem, aí “eu teria mais critério”.

Entre os ministros indicados por Lula está o relator do mensalão, Joaquim Barbosa, atual presidente do Supremo. Se pudesse voltar no tempo alteraria algumas indicações? “Nem podemos pensar nisso”, Lula desconversou. “Eu não sou mais presidente, eles já estão indicados e irão se aposentar lá.”

Acha que o julgamento esticado, com a possibilidade de decretação de prisões em 2014, traz prejuízos eleitorais? “A sociedade brasileira já aprendeu a separar o joio do trigo, inclusive pelo que tentaram fazer comigo em 2006, na campanha”, disse Lula. “Ninguém poderia ter sido mais violento comigo do que foi o [Geraldo] Alckmin.”

Nesse ponto, Lula fez menção ao episódio do vazamento das fotos do dinheiro apreendido pela Polícia Federal com os “aloprados” petistas que planejavam comprar um dossiê contra tucanos –especialmente José Serra, que disputava com Aloizio Mercadante o governo de São Paulo. “Todo mundo sabe o que aconteceu na véspera da eleição, quando o delegado da Polícia Federal mentiu que tinham roubado a fita [em verdade, um CD], sendo que ele mesmo fez a entrega para quatro jornalistas.”

Retornando ao mensalão,  Lula retorna insinua que o SRF marcou o início do julgamento para agosto de 2012 com propósitos eleitorais. “Todo mundo sabe o que houve na eleição do [Fernando] Haddad. Aquele julgamento no meio da eleição [municipal], qual era o objetivo? Tudo isso o povo percebe.” Como se recorda, Lula fez lobby pelo adiamento num encontro com o ministro Gilmar Mendes, no escritório do ex-ministro Nelson Jobim.

Então, acha que o mensalão não terá efeitos sobre o pleito de 2014?, os repórteres insistiram. “O povo sabe separar as coisas”, Lula respondeu. “Agora, o que não se pode é negar o direito das pessoas de exigirem provas. Eu sinceramente tenho muita vontade de falar, mas eu preciso me calar.”

Para Lula, seja qual for o veredicto, os “companheiros” já cumprem pena. “Se amanhã a Justiça falar que absolveu, estarão condenados do mesmo jeito. Ninguém se dá conta do que aconteceu com a família das pessoas, com os filhos das pessoas. Esta substituição da informação pela versão que interessa não pode ser adequada à construção de um país democrático.”

Lula absteve-se de mencionar. Mas o escândalo traumatizou também os brasileiros que esperavam ética do PT e do governo dele. Alguns pais de família não tiveram tempo de tirar as crianças da sala quando o noticiário da tevê se dedicava à roubalheira. De resto, onde Lula vê uma versão distorcida da história não há senão informações produzidas pela investigação estatal.

Nascido da delação do aliado Roberto Jefferson, o mensalão começou a ser varejado numa CPI presidida por um senador do PT, Delcídio Amaral, e relatada por um deputado do PMDB, Osmar Serraglio. Coube à Polícia Federal de Lula recolher as provas e os depoimentos que faltavam para equipar o Ministério Público.

Servindo-se dos achados da PF, o então procurador-geral da República, Antônio Fernando de Souza, indicado e reconduzido por Lula, redigiu a denúncia. Ele esquadrinhou a quadrilha, enumerou os crimes, listou os roubos, individualizou as culpas e apontou o chefe: José Dirceu. Para completar, o caso é julgado por um STF majoritariamente composto de magistrados indicados sob Lula e Dilma.

Quando reencarnar no futuro sob a pele de biógrafo de si mesmo, Lula terá certa dificuldade para explicar por que suas impressões sobre o mensalão mudaram tanto. Em 2005, nas pegadas da explosão do escândalo, desnorteou-se. “Eu não sabia”, disse. Quando o melado escorreu além do esperado, foi à tevê.

Dizendo-se “traído”, Lula declarou em rede nacional o seguinte: “Não tenho nenhuma vergonha de dizer ao povo brasileiro que nós temos que pedir desculpas. O PT tem que pedir desculpas. O governo, onde errou, tem que pedir desculpas. Porque o povo brasileiro […] não pode, em momento algum, estar satisfeito com a situação que o nosso país está vivendo.” Como se vê, falta nexo à tentativa de reescrever a história.

Blog do Josias – UOL

Opinião dos leitores

  1. Massacrados foram a moral e o senso de justiça. Ainda existe um resíduo de democracia na imprensa civil, o que estes petralhas querem destruir, pois as demais instituições já foram desmoralizadas. Controlar a internet é o sonho dos ditadores, mas o desejo pela liberdade procura outros caminhos.

  2. Uma opinião abalizada do ilustre e douto jurisconsulto Luiz Inácio Molousco da Silva, o chefe da Gangue, .o corruPTo de 09 dedos. Imagine se tivesse os 10, hein?

  3. E era o que eles mereciam literalmente, ou se nao um fuzilamento como é feito lá em Cuba de onde eles são apadrinhados!!!!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

ART&C e Maxmeio conquistam selo GPTW pela terceira vez

Fotos: Divulgação

As agências ART&C e Maxmeio são tricampeãs do GPTW (Great Place To Work), selo que destaca as melhores empresas para se trabalhar no Brasil. Com a maior nota desde que começaram a participar do prêmio, em 2023, as duas agências irmãs seguem se destacando no mercado local e nacional, fazendo jus ao propósito de “ser o lugar onde os melhores queiram estar.” O GPTW é um reconhecimento às empresas que promovem o bem-estar dos seus colaboradores, através da inclusão, da diversidade e das melhores práticas de trabalho. Um feito para o nosso mercado publicitário.

“O GPTW é a prova que estamos no caminho certo. Crescendo com fo

 

co na satisfação dos clientes e também dos nossos colaboradores”, afirma Arturo Arruda, que juntamente com Flávio Sales e João Daniel Vale comanda as duas agências. Para João Daniel, o crescimento das empresas – hoje com sedes físicas nos estados do RN, PB, SE e MT e atendendo a grandes clientes em São Paulo e no Distrito Federal – veio naturalmente, assim como a aprovação dos colaboradores, que esse ano foi recorde. “A gente vem numa crescente. À medida em que vamos expandindo nossa atuação para novos mercados, mantemos a filosofia de oferecer um ambiente de trabalho inclusivo e motivador. Esse é o resultado.” Para Flávio Sales, o prêmio é mais uma conquista a se comemorar: “Somos a maior agência, a mais premiada e temos os colaboradores mais satisfeitos, pelo terceiro ano consecutivo. Já podemos pedir música no Fantástico.”

O GPTW premia as melhores empresas para se traba

lhar do Brasil. Os colaboradores respondem a uma pesquisa confidencial, onde opinam de maneira anônima sobre as condições de trabalho no dia a dia, além de apontarem benefícios e políticas de inclusão e diversidade. Pelo terceiro ano consecutivo, a ART&C e a Maxmeio conquistaram o reconhecimento. É mais um selo de qualidade para quem faz da nossa propaganda um sucesso nacional.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acidente

Idosa cai em fossa de 6 metros e é resgatada pelos bombeiros na Grande Natal

Foto: Divulgação

Um idosa caiu em uma fossa de 6 metros e precisou ser resgatada pelo Corpo de Bombeiros. O caso aconteceu na rua Prefeito Juvenal de Carvalho, em São José de Mipibu, na Região Metropolitana de Natal, nessa quinta-feira (06).

De acordo com o Corpo de Bombeiros, ao chegar no local, a guarnição constatou que a vítima estava com vida, com a água na altura do peito. Após uma rápida avaliação da situação, os bombeiros iniciaram os procedimentos para a retirada segura da vítima da fossa.

Após o resgate, a idosa, que apresentava pequenas escoriações e dores no ombro, foi socorrida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que a conduziu para os cuidados médicos necessários.

“O Corpo de Bombeiros reforça a importância da manutenção e segurança das fossas, bem como o rápido acionamento dos serviços de emergência em situações como essa”, orientou a corporação.

Portal da Tropical

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Quem era Márcio Carpena, advogado morto em queda de avião

Foto: Reprodução

Márcio Louzada Carpena, 49 anos, morto em 7.fev.2025 na queda de um avião em São Paulo, era sócio do escritório Carpena Advogados Associados e foi professor da Escola de Direito da PUC-RS (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul).

Professor universitário desde 2002, Carpena era mestre em direito processual civil pela PUC-RS e também lecionava na Escola da Magistratura (Ajuris). Sua atuação profissional focava em direito contencioso civil em tribunais regionais, estaduais e superiores.

O advogado deixa 3 filhos: duas meninas, de 10 e 14 anos, e um menino. Mantinha relacionamento com Francieli Pedrotti Rozales, biomédica e empresária do setor de estética.

Em dezembro de 2024, Márcio Carpena adquiriu um avião King Air F90 pela empresa Máxima Inteligência Operações Estruturadas e Empreendimentos, da qual era sócio. A empresa foi fundada em 2009 em Porto Alegre para atividades de consultoria em gestão empresarial.

A 1ª viagem com a aeronave foi realizada em 26 de dezembro, com destino ao Uruguai. O piloto era Gustavo Medeiros, o mesmo que estava no comando no acidente.

Em seu último voo, registrado momentos antes do acidente, Carpena publicou imagens do avião taxiando na pista do Aeroporto Campo de Marte, indicando que seguiria para Porto Alegre.

A OAB-RS (Ordem dos Advogados do Brasil no Rio Grande do Sul) e o escritório Carpena Advogados emitiram notas lamentando a morte do advogado. O escritório informou que está prestando apoio à família e colaborando com as investigações.

Poder 360

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acidente

Motociclista por aplicativo morre após bater em caminhão parado na BR-101; passageira fica ferida

Foto: Vinicius Marinho

Um motociclista de 43 anos que fazia transporte de passageiros por aplicativo morreu após bater em um caminhão parado no acostamento da BR-101 em Parnamirim, na Grande Natal, na manhã desta sexta-feira (7).

O acidente aconteceu por volta das 10h na altura do bairro Emaús, no sentido a Natal. O homem estava com uma passageira no momento da colisão.

Segundo a PRF, o caminhão tinha acabado de parar no acostamento por causa de um problema mecânico e a moto que vinha logo atrás não conseguiu parar, atingindo a traseira do veículo.

Após a colisão, duas ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram acionadas ao local para atender as vítimas. Os socorristas tentaram reanimar o motociclista, mas acabaram constatando a morte dele. A identidade da vítima não foi informada.

A passageira também foi atendida pelos profissionais de saúde, mas não ficou em estado grave, segundo a PRF.

G1 RN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

KDXOXÓ? 10 anos

Foto: Divulgação

O bloco mais irreverente do carnaval de Natal, faz 10 anos e promete uma festa inesquecível, próximo dia 21 no Aero. Com tradição de reunir amigos e promover encontros ao som de muito frevo e axé, o bloco KDXoxó?, inicialmente formado por um grupo de jovens foliões, que buscava resgatar os antigos blocos de rua da cidade, apostou na alegria e na irreverência, já a partir do nome, para se consolidar como uma opção de entretenimento nos dias que antecedem o carnaval oficial da cidade.

Deu certo! Ao logo dos anos o bloco foi conquistando mais foliões e ano passado reuniu mais de 2.500 pessoas no Aero. Para 2025 a expectativa é superar esse número e a diretoria, formada por Djalma Júnior, Paulo Menezes e Sidney Augusto, traz para a festa especial de uma década de prévia, o trio baiano Autorais; responsável pelos grandes hits do axé, que esse ano faz 40 anos.

Ainda como atração, o bloco traz o frevo potiguar da Banda do Negão e todo a energia contagiante do intrépido Ramon Shynaider.

A realização do bloco é possível graças ao apoio do Governo do Estado e da Prefeitura do Natal, via leis de incentivos e de patrocínio de empresas como Unimed, Unimetais, Casa Norte, Água Mineral Cristalina e Apreciatte. Apoio da Arituba Turismo e Balcone.

SERVIÇO
Bloco KDXoxó?! 10 anos
Data: 21 de fevereiro
Horário: Concentração na Casa do Goiamum a partir das 17h e no Aero, 20h
Local: Aero
Vendas: Apreciatte ( Campos Sales, 484 ) ou no outgo.

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

VÍDEO: Novas imagens mostram momento exato da queda de avião em SP

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Metrópoles (@metropoles)

Vídeo: Reprodução

Imagens feitas por uma câmera de segurança de um prédio da região mostram outro ângulo da queda de avião que deixou dois m0rtos e seis f3ridos na manhã desta sexta-feira (7/2) na Barra Funda, zona oeste de São Paulo. O vídeo mostra a trajetória da queda com precisão.

O acidente aconteceu por volta das 7h20, próximo aos centros de treinamento do Palmeiras e do São Paulo. Segundo o Corpo de Bombeiros, os dois ocupantes da aeronave m0rreram carbonizados: o piloto e o advogado gaúcho Márcio Louzada Carpena, dono do avião.

O avião, um modelo King Air F-90 com capacidade para oito passageiros, decolou do aeroporto Campo de Marte, na zona norte da capital, com o piloto e o advogado, e tinha como destino a cidade de Porto Alegre (RS).

Metrópoles

Opinião dos leitores

  1. O que está acontecendo com os pilotos de aviação? Não lembro ter acontecido tanto acidente de avião como ultimamente, muito estranho.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Aumentar juros pode ser remédio para corrigir inflação, diz Haddad

Foto: Reprodução

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse nesta 6ª feira (7.fev.2025) que o governo trabalha para trazer o dólar para “um patamar mais adequado” –algo que terá reflexo, “nas próximas semanas”, nos preços praticados. Segundo ele, o país está melhor hoje do que quando era governado por Jair Bolsonaro (PL) e é preciso “ter muita sabedoria” para “conduzir” a política monetária.

“Se você está tendo um repique inflacionário, você precisa corrigir. O remédio para corrigir a inflação é, muitas vezes, aumentar a taxa de juros para inibir a alta de preços. Agora, tudo isso tem que ser feito da maneira correta, na dose certa”, declarou em entrevista à rádio Cidade FM 99.7, de Caruaru (PE).

O BC (Banco Central) decidiu em janeiro elevar a Selic em 1 ponto percentual. A taxa básica de juros passou de 12,25% para 13,25% ao ano. A decisão se deu por unanimidade.

Segundo Haddad, às vezes, deve-se aumentar os juros “para desaquecer um pouco a economia”, porque se “estiver muito aquecida, os preços vão aumentar”.

O ministro declarou: “Ano passado, nós já corrigimos as distorções do deficit público. Você sabe que o deficit acumulado nos 2 governos anteriores foi de quase R$ 2 trilhões”.

Haddad afirmou que “havia muito benefício fiscal para empresário rico” antes de o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assumir em 2023.

“Os ricos, como você sabe, foram muito favorecidos com isenção de impostos e a gente está corrigindo isso. Quem tinha um fundo em paraíso fiscal não tolera imposto no Brasil. E o governo anterior não teve a coragem de cobrar imposto de quem tinha fundo em paraíso fiscal”, disse.

O ministro atrelou a alta do dólar à eleição de Donald Trump (Partido Republicano) como presidente dos Estados Unidos.

“Isso fez com que o dólar se valorizasse no mundo inteiro. As moedas perderam valor”, afirmou, acrescentando que a queda da moeda norte-americana frente ao real será sentida no preço de alimentos e combustíveis.

“Você sabe que a gente importa gasolina e diesel. Então, isso tem reflexo no preço”, disse. “Agora, compare com o preço de 2 anos atrás. O preço hoje, da gasolina e do diesel no posto, está mais baixo do que o de 2 anos atrás”, declarou.

“As refinarias foram privatizadas pelo Bolsonaro. Você já viu empresário não querer lucrar em cima da população? Quando você privatiza uma refinaria, ela vai gerar lucro para quem comprou”, disse.

“Ainda assim, o preço do combustível original no posto de gasolina está mais barato do que com o Bolsonaro. (…) Eu repito, tem muita coisa para fazer. Você não reconstrói um país em 2 anos. Mas, comparando com o que a vida estava 2 anos atrás, eu acho que o avanço é muito significativo”, afirmou.

Haddad falou sobre a criação de impostos, como a taxação sobre as “comprinhas” de até U$ 50.

“O Bolsonaro estimulou muito o contrabando. Muito. Então, o contrabando de mercadorias foi muito estimulado por ele, porque ele não fez nada para combater o contrabando. Os governadores, então, se uniram e passaram a cobrar ICMS [Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços] dos contrabandistas. E isso melhorou muito a situação do varejo brasileiro e da pequena indústria brasileira”, disse.

“Houve uma união dos governadores, todos os governadores, do Sudeste, do Nordeste, do Sul, todos se uniram ao governo federal para combater o contrabando. E passaram a cobrar dos contrabandistas, coisa que não era feita pelo governo anterior”, afirmou.

Poder 360

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Cantor potiguar Arleno Farias é liberado na Alemanha após dois anos de prisão

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por BZNoticias (@bznoticias)

Vídeo: Instagram

O cantor e compositor potiguar Arleno Farias, preso na Alemanha desde 2022, acusado de abusar da ex-esposa enquanto ela dormia, foi solto nessa quinta-feira (6).

Durante o período de detenção, Arleno utilizou as redes sociais para clamar por justiça, alegando inocência e afirmando que sua ex-esposa, advogada, teria manipulado documentos para incriminá-lo.

Durante sua detenção, amigos e familiares, incluindo seu pai, o cantor Arnaldo Farias, organizaram campanhas de arrecadação de fundos para custear sua defesa legal.

Na saída da prisão, segundo o blog São Rafael Notícias, Arleno recebeu apoio de brasileiros que vivem no país, como a artista plástica e escritora Lúcia Hinz, que tembém mobilizou recursos para custear assistência jurídica e alimentação, incluindo a realização de uma vaquinha online.

Na saída da prisão, Lúcia e grupo de colegas estiveram presentes para recepcioná-lo. O cantor ainda não se pronunciou publicamente sobre o caso ou seus próximos passos”.

Arleno Farias é conhecido por mesclar elementos do forró com influências modernas, sendo considerado o “Rapper do Sertão”. Natural de São Rafael, Rio Grande do Norte, ele é filho do renomado músico Arnaldo Farias.

BZ Notícias

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Área da engorda volta a ficar alagada; Semurb dá explicações

Foto: Anderson Régis

As fortes chuvas registradas entre a quarta-feira (5) e quinta-feira (6) em Natal trouxeram novamente problemas para a capital. A Praia de Ponta Negra, em Natal, registrou, nesta quinta-feira (6), um acúmulo significativo de água em sua faixa de areia, além do surgimento de uma voçoroca próxima ao Morro do Careca. Segundo o secretário de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), Thiago Mesquita, a voçoroca foi causada por uma interferência manual ilegal. A pasta já investiga o caso para penalizar os responsáveis.

De acordo com o secretário, algumas pessoas abriram uma pequena vala na região para acelerar o escoamento da água acumulada. No entanto, essa intervenção comprometeu a estrutura da areia e permitiu que um grande volume de água escoasse de forma descontrolada, provocando a erosão da área. “A intenção pode ter sido boa, mas essa abertura manual agravou a situação. A água desceu rapidamente e acabou escavando a areia, gerando esse problema”, ressaltou Mesquita.

A constatação de que houve intervenção ilegal foi feita após a Semurb encontrar pegadas humanas por volta da vala e denúncias feitas por pessoas no local. Equipes da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) estão na praia com equipamentos para corrigir a situação e recompor a área afetada. A expectativa é que o problema seja solucionado ainda hoje, com a adição de areia no local.

Mesquita orienta que as pessoas não façam nenhum tipo de intervenção na praia. “Pedimos que as pessoas não façam isso por dois motivos: porque é crime ambiental e porque vai prejudicar o aterro”, disse.

Apesar das preocupações levantadas por banhistas e moradores da região, Mesquita afirmou que o acúmulo de água não representa um problema estrutural da obra, mas sim uma consequência natural do novo sistema de drenagem implantado. Segundo ele, o sistema anterior, com mais de 20 anos, permitia que a água da chuva descesse com grande velocidade da avenida Engenheiro Roberto Freire até a praia, arrastando a areia e contribuindo para o processo erosivo.

“Agora, com a requalificação, criamos 16 dissipadores de energia para reduzir a velocidade da água. Esses dissipadores acumulam a água e, durante chuvas intensas, formam lagos temporários, que, em algumas horas, serão infiltrados naturalmente na areia”, explicou Mesquita.

Ele também reforçou que essa situação já era esperada pela secretaria, uma vez que a drenagem ainda não foi concluída totalmente. “Quando a execução estiver 100% concluída, a formação desses lagos será mitigada, facilitando o processo de infiltração da água”, afirmou. Apesar da justificativa da Semurb, a situação da engorda vem recebenbo críticas, seja nas redes sociais, ou na praia mesmo..

Turistas e trabalhadores reclamaram da situação. “Cheguei às 6h e ainda não consegui montar as mesas nem cadeiras. E agora, parece que vem mais chuva. Não sei o que fazer”, disse no meio da manhã um trabalhador que preferiu não se identificar. Os visitantes também demonstraram insatisfação. “É uma praia tão bonita, mas está desse jeito”, disse a comerciante Núncia Cândida, que chegou a Natal com o marido há dois dias. Os dois são de Goiás.

Nesta quinta, a Semurb abriu o processo administrativo para contratação de uma empresa que irá executar os serviços de limpeza mecanizada e saneamento da faixa de areia da praia de Ponta Negra. Os serviços irão remover “os rodolitos e outros materiais calcários acumulados na faixa de areia decorrentes” da engorda. As propostas serão recebidas a partir das 8h desta sexta-feira (7) até 18h da próxima terça-feira (11) pelo portal de Compras Públicas (www.portaldecompraspublicas.com.br). O valor de referência do contrato é de R$ 72 mil.

De acordo com o Termo de Referência do processo administrativo, “o serviço deverá ser realizado ao longo da faixa de praia do aterro hidráulico, que corresponde a aproximadamente

4,6 km de extensão. As operações deverão acontecer diariamente ao longo de toda a área indicada, em escala noturna, entre 18h e 5h, utilizando máquina saneadora acoplada a trator e operada por profissional devidamente habilitado e experiente”.

Opinião dos leitores

  1. Essa Engorda, feita as pressas e sem contar no máximo 06 anos, o Mar terá engolido está em jogral todinha. Sem contar que hoje, acabou com a beleza Natural da Praia, gostava de caminhar nos domingos/ficou ruim de caminhar, pois além dos cascalhos ficar furando os pés/é uma areia cinzenta, suja os pés, é pra se deitar na areia, senão colocar toalhas, a pessoa na o consegue/devido os cascalhos e ficará toda cinzenta da areia… na vdd, é um engodo, essa Engorda!!’

  2. Acho engraçado o povo que trabalha na praia. Antes da engorda só se trabalhava com a maré baixa. Agora com a engorda se trabalha o dia todo. Acontece um problema é já tem reclamação. E o pior, ia montar as barracas em um dia de chuva. Vá entender.

  3. Cá pra nós !!! a praia de Ponta Negra está horrorosa. Agora é praia e lagoa ao mesmo tempo. A prefeitura deveria ter feito a drenagem completa antes de iniciar o aterro hidráulico; e por falar em drenagem, que coisa feia esses dissipadores construidos à beira mar. Particularmente passei a descnfiar dessa gestão, tendo em vista que o Sr. prefeito se escondeu, o Mercado da Redinha recém inaugurado está fechado, várias ruas e avenidas as escuras, canteiros mal cuidados, a praia da Redinha no entorno do mercado uma verdadeira LATRINA… sei não viuuuu

    1. Seu título faz jus a sua sabida resposta. Bota com declive pra ver.

    2. Então, belo título “Mutuca”, diz a solução!!! Seria sair por aí ferroando a areia pra fazer ela escoar a água?!!! É cada “ingenheiro” que aparece nesse blog.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acidente

VÍDEO: Avião de pequeno porte cai e atinge ônibus na Barra Funda, em São Paulo

 

Voir cette publication sur Instagram

 

Une publication partagée par CNN Brasil (@cnnbrasil)

Vídeo: Reprodução

Um avião de pequeno porte caiu na manhã desta sexta-feira (7) na região da Barra Funda, imagens enviadas por ouvintes na região da Avenida Marquês de São Vicente, perto da Praça José Vieira de Carvalho Mesquita, perto da ponte do Limão.

Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
Segundo a tenente Olívia Perrone, do Corpo de Bombeiros, afirmou que pelo menos duas pessoas morreram e um motoqueiro foi atingido por estilhaços do avião, que teria saído do Campo de Marte às 7h15. O Corpo de Bombeiros confirmou que o avião tocou a traseira de um ônibus, mas não havia ninguém no coletivo ou no ponto de ônibus.

As imagens mostram um rastro de fogo na pista da Marquês de São Vicente e uma coluna de fumaça densa e não há combate ao incêndio. O Corpo de Bombeiros foi acionado e duas viaturas já estão no local, além de ambulâncias e o helicóptero Águia foi empenhado na ocorrência.

Ouvintes da Rádio Bandeirantes afirmam que há combustível espalhado pela pista. As duas pistas da Marquês de São Vicente foram paralisadas devido ao acidente aéreo.

Adriano de Azevedo, que está na avenida, conversou com a Rádio Bandeirantes e diz ter visto o acidente. “Estava parado próximo à rotatória e ia sentido CTN. O avião, aparentemente um bimotor, estava perdendo altura muito rápido e caiu de barriga no chão. Não consegui ver se o trem de pouso estava abaixado. Mas assim que ele tocou no solo, percebi a explosão. Foi instantâneo”, conta.

Um ouvinte da Rádio Bandeirantes viu o momento da queda e falou sobre o acidente. “Estava atrás das quadras e ouvi o avião passando bem baixinho e quando saí com o caminhão, só a fumaça preta. Como vamos pelo sentido Zona Sul, mas está embaçado lá, pegou até um ônibus. População correndo para tentar ajudar, mas não sei a situação”, afirmou

Band

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *