Geral

Lula sanciona novas regras para compra e posse de armas de fogo e clubes de tiro; entenda

Foto: Gabriela Bilo/Estadão

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva editou o decreto que estabelece regras e procedimentos relativos à compra, ao registro, à posse, ao porte, ao cadastro e à comercialização nacional de armas de fogo, munições e acessórios. Os novos regramentos foram publicados no Diário Oficial desta terça-feira, 31, com a inclusão também de mudanças nas regras de funcionamentos de clubes de tiro desportivo.

Entre as alterações feitas, o decreto determina que “para concessão de Certificado de Registro (CR) de pessoa física a atirador desportivo pelo órgão fiscalizador, o interessado deverá estar filiado a entidade de tiro desportivo e comprometer-se a comprovar, no mínimo, por arma representativa de cada um dos tipos de arma”.

O novo decreto introduziu um novo artigo que proíbe o transporte de armas e munições por colecionador, atirador desportivo ou caçador no dia das eleições, assim como na véspera e dia seguinte ao pleito. Também fica proibido o funcionamento de clubes de tiro no período das eleições.

Novas exigências para o funcionamento de entidades de tiro desportivo

Além disso, o novo decreto inclui novas exigências para o funcionamento de entidades de tiro desportivo e na fiscalização de suas atividades, assim como mantém a restrição de horário das 6h às 22h. Entre elas, estão também: exigência de isolamento acústico, quando aplicável, apresentação de plano de segurança, videomonitoramento dos locais de eventual armazenamento de armas, munições e insumos para recarga, dentre outras.

Atualizada a lista de armas de uso permitido

 

Também foi atualizada a lista de armas de usos permitidos, tais como: armas de fogo de porte, de repetição ou semiautomáticas, cuja munição comum tenha, na saída do cano de prova, energia de até trezentas libras-pé ou quatrocentos e sete joules, e suas munições; armas de fogo portáteis, longas, de alma raiada, de repetição, cuja munição comum não atinja, na saída do cano de prova, energia cinética superior a mil e duzentas libras-pé ou mil seiscentos e vinte joules; armas de fogo portáteis, longas, de alma lisa, de repetição, de calibre doze ou inferior; e armas de fogo portáteis, longas, de alma raiada, semiautomáticas, de calibre nominal igual ou inferior ao ponto vinte e dois Long Rifle.

Estadão Conteúdo

 

Opinião dos leitores

  1. A cegueira das autoridades é incrível. Não é o comércio legal e fiscalizado, assim como não é a prática esportiva legal e fiscalizada que geram violência, assaltos etc.
    o crime não se abastece no comércio legal.

  2. O governo deveria imprimir os panfletos com essas normas e distribuir nos morros cariocas e nas comunidades de Salvador,BH e Fortaleza,acho que os caras iriam considerar a ordem do Pixuleco.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Ex-vereadora de SP devolve pia e privada para a Câmara

Foto: reprodução

A ex-vereadora Janaína Lima (PP) devolveu a pia e a privada que teria comprado com o próprio dinheiro para seu gabinete na Câmara Municipal de São Paulo. Nesta quinta-feira (2), ela havia retirado os itens do local e levado embora.

Adrilles Jorge, vereador eleito pelo União Brasil que agora ocupa o gabinete que era de Janaína, brincou com a situação ao saber do fato.

“A gente vai usar um penico comunitário”, afirmou, ao falar com a imprensa após a cerimônia. “Visitei o gabinete, achei a arquitetura genial. Mas ela tirou tudo. Foi tirado inclusive o vaso e a pia. Ela não disse [que ia retirar]. E é uma coisa que nem ela ia dizer, nem eu ia perguntar”, disse.

Ao se defender de críticas por ter retirado os itens do banheiro do gabinete, a ex-vereadora afirmou que outros itens usados na reforma feita no gabinete não foram retirados.

Agora, Janaína Lima diz que vai doar os itens para a Câmara Municipal. Segundo ela, ao longo do mandato, várias reformas foram feitas no local com o próprio dinheiro.

Band Jornalismo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Turismo

Rede hoteleira de Natal alcança ocupação de até 90% no Réveillon

Foto: José Aldenir/Agora RN

O setor hoteleiro de Natal encerrou 2024 com um desempenho positivo, puxado pelas festividades de fim de ano e por eventos locais. Dados preliminares divulgados pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-RN) apontam que a taxa de ocupação dos hotéis da cidade alcançou uma média de 90% durante o Réveillon, superando os números de 2023. A expectativa é que 2025 acompanhe um crescimento médio de 5% ao ano, com taxa de até 80% de ocupação.

Segundo Edmar Gadelha, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis no RN (ABIH-RN), Natal está se fortalecendo como uma das capitais mais procuradas como destino turístico e isso pode ser percebido diretamente nas ocupações hoteleiras. “Para janeiro, a nossa expectativa é termos uma média ocupacional acima dos anos anteriores”, comenta.

Na visão mensal referente a dezembro de Abdon Gosson, empresário à frente do Grupo Arituba e diretor da ABIH-RN, os hotéis com grandes números de leitos chegaram a 77% na média geral de ocupação, um crescimento em torno de 4% em relação ao mesmo período de 2023. “De julho para cá, realmente teve uma melhora. Culminou com dezembro, que teve o Carnatal e o réveillon, além de ser um período de alta ocupação nos finais de semana. Isso é muito positivo para o destino”, afirma.

Em números divulgados pelo Governo do Rio Grande do Norte em 2023, são mais de 40 mil leitos em todo o Estado, sendo 28 mil apenas na capital. Diante desses altos quantitativos, Abdon relembra que chegar aos 100% de ocupação é um grande desafio para os empresários. Para isso, o fortalecimento do turismo regional se torna um grande aliado, diante das facilidades de deslocamento e reconhecimento do destino.

“O turismo regional tem facilidade de acesso e aquece rapidamente. Observamos um aumento significativo de visitantes de estados vizinhos e do interior do Rio Grande do Norte. Essas pessoas pegam o carro e vem. A gente vê isso principalmente quando eles fazem o check-in e dizem de onde estão vindo. Queremos ver os próximos anos também mais turistas nacionais”, avalia Gosson.

Com o veraneio em alta, a expectativa é de que a ocupação hoteleira continue em crescimento, impulsionada pelas praias e pelas celebrações da alta temporada. Para Gadelha, presidente da ABIH-RN, os feriados também terão grandes contribuições. “Essa ocupação se estende para o Carnaval, que se inicia apenas no dia 28 de fevereiro, estendendo um pouco essa autoestação, e a Semana Santa ocorrerá apenas no mês de abril, o que provavelmente gerará ainda mais turistas para o nosso destino”, explica.

Tribuna do Norte

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Número de pessoas em situação de rua no país aumenta em 25%

Foto: José Cruz/Agência Brasil

O número de pessoas vivendo em situação de rua em todo o Brasil aumentou aproximadamente 25%. Se em dezembro de 2023 havia 261.653 pessoas nesta situação, esse número chegou a 327.925 no final do ano passado. A informação é do levantamento mais recente divulgado pelo Observatório Brasileiro de Políticas Públicas com a População em Situação de Rua, da Universidade Federal de Minas Gerais (OBPopRua/POLOS-UFMG). O número apurado em dezembro de 2024 é 14 vezes superior ao registrado onze anos atrás, quando haviam 22.922 pessoas vivendo nas ruas no país.

O levantamento foi feito com base nos dados do Cadastro Único de Programas Sociais (CadÚnico), que reúne os beneficiários de políticas sociais, como o Bolsa Família e o Benefício de Prestação Continuada (BPC), e serve como indicativo das populações em vulnerabilidade para quantificar os repasses do governo federal aos municípios.

A Região Sudeste é onde estão concentradas 63% das pessoas em situação de rua do país, com 204.714 pessoas, seguida da Região Nordeste, com 47.419 pessoas (14%).

Só no estado de São Paulo, que representa 43% do total da população em situação de rua do país, esse número saltou de 106.857 em dezembro de 2023 para 139.799 pessoas em dezembro do ano passado. Essa quantidade é 12 vezes superior ao que foi observado em dezembro de 2013, quando eram 10.890. Em seguida aparecem os estados do Rio de Janeiro, com 30.801, e Minas Gerais, com 30.244.

De acordo com o coordenador do Observatório Brasileiro de Políticas Públicas com a População em Situação de Rua, André Luiz Freitas Dias, o aumento desta população pode ser explicado pelo fortalecimento do CadÚnico como principal registro desta situação e de acesso às políticas públicas sociais do país e também pela ausência ou insuficiência de políticas públicas estruturantes voltadas para essa população, tais como moradia, trabalho e educação.

O levantamento apontou ainda que sete em cada dez pessoas em situação de rua no país não terminaram o ensino fundamental e 11% encontra-se em condição de analfabetismo, dificultando o acesso das pessoas às oportunidades de trabalho geradas nas cidades.

Em entrevista à Agência Brasil, Robson César Correia de Mendonça, do Movimento Estadual da População em Situação de Rua de São Paulo, lembrou que o Censo Demográfico de 2022, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontou que a cidade de São Paulo conta com cerca de 590 mil imóveis particulares vazios, valor bem superior à quantidade de pessoas em situação de rua que vivem atualmente na capital paulista, em torno de 92.556, segundo o Observatório da UFMG.

Para Mendonça, se há crescimento na população em situação de rua e uma grande quantidade de moradias ociosas em todo o país, isso significa que “está faltando interesse político para resolver o problema”.

“Se nós temos 588 mil e poucos prédios ociosos na cidade de São Paulo e 90 mil de população em situação de rua, isso quer dizer que se fosse feita uma reforma nesses prédios, tornando-os habitacionais, nós teríamos resolvido uma boa parte dessa demanda e tirado essas pessoas da situação de rua. Isso tornaria muito mais barata a questão da moradia do que o custeio com albergue e outras questões que o governo busca fazer para tentar solucionar o problema e que nunca consegue solucionar”, defende.

Procurada pela Agência Brasil, a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social de São Paulo não forneceu dados sobre a quantidade de pessoas vivendo nas ruas do estado paulista, mas informou que, no ano passado, dos cerca de R$240 milhões do Fundo Estadual de Assistência Social destinados aos municípios, foram alocados pelas gestões municipais cerca de R$156 milhões em serviços de Proteção Social Especial de Média e Alta Complexidade.

Fonte: Agência Brasil

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Polícia descobre freezer com ossada humana e gatos congelados em cemitério no Paraná

Acionadas pela administração municipal da cidade de Matinhos, no Paraná, a Polícia Civil e Militar do estado em apoio com a prefeitura descobriu, na noite dessa quinta-feira (2/1), um freezer dentro do cemitério local recheado com ossadas humanas e 20 sacos com gatos e cachorros congelados.

“No local foram encontrados animais congelados e restos humanos armazenados”, confirmaram as autoridades em nota enviada ao portal Banda B.

Os agentes abriram inquérito para investigar possíveis crimes contra a saúde e irregularidades sanitárias, além de descobrir o motivo do armazenamento do conteúdo no cemitério.

O recém-empossado prefeito de Matinhos, Eduardo Dalmora (PL-PR), esteve no local e participou da operação. “Eu estou descrente, indignado com o que tem acontecido no nosso município”, declarou em vídeo publicado nas redes sociais.

Fonte: Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Nova lei em Natal prevê taxa de até R$ 12 mil por ano para empresas bancarem vigilância sanitária

Foto: Reprodução

Prefeitura do Natal sancionou uma lei que cria uma nova cobrança na cidade: a Taxa de Vigilância Sanitária. A cobrança está prevista na Lei Complementar nº 250, publicada no Diário Oficial do Município (DOM) no dia 24 de dezembro de 2024. A lei foi sancionada pelo agora ex-prefeito Álvaro Dias (Republicanos). Caberá ao novo prefeito Paulinho Freire (União Brasil) regulamentar a cobrança.

Segundo a lei, a Taxa de Vigilância Sanitária tem o objetivo de custear o “poder de polícia” exercido nas ações de vigilância sanitária e fiscalização do cumprimento das exigências higiênico-sanitárias, em estabelecimentos de produção e circulação de bens e da prestação de serviços de saúde e de interesse à saúde.

Deverão pagar a taxa “todas as atividades econômicas que ofereçam risco à saúde, individual e coletiva, da sociedade, tendo como referência o grau de risco”, além de s “estabelecimentos que atuem na produção e circulação de bens e na prestação de serviços de saúde e de interesse à saúde, cujas atividades estão sujeitas à fiscalização da vigilância sanitária”.

pagamento da taxa deverá ser anual. O valor a ser pago será calculado com base na área construída ou ocupada do estabelecimento sujeito às ações de vigilância sanitária, conforme o seu grupo de risco. Nos empreendimentos ou atividades de natureza temporária, o pagamento da Taxa de Vigilância Sanitária observará o número de pessoas circulantes.

taxa poderá variar entre R$ 60 e R$ 12 mil por ano, a depender do porte do estabelecimento e do risco à saúde. Para se ter uma ideia da dimensão da cobrança, um estabelecimento de 200 metros quadrados com baixo risco deverá pagar R$ 200 por ano. Já o de alto risco poderá ter de desembolar R$ 750. Os valores vão subindo de acordo com o tamanho do empreendimento e o risco.

No caso dos estabelecimentos temporários, os valores variam de R$ 500 a R$ 3 mil, independentemente do tamanho – neste caso, o critério é a circulação média de pessoas.

Fonte: Portal 98Fm

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

Jovem é baleado na cabeça após pisar no pé de traficante

Foto: Reprodução

Um jovem de 18 anos identificado como Kauan Galdino Florêncio Pereira foi baleado na cabeça durante um baile funk na madrugada de 4ª feira (1º.jan.2025) em Queimados, no Rio de Janeiro. De acordo com a polícia, o suspeito de atirar é um traficante identificado como Testa de Ferro que não gostou quando o jovem pisou no pé dele. As informações são do g1.

As testemunhas relataram que o atirador exigiu que Kauan pedisse desculpas, mas o jovem ficou nervoso com a situação e não se desculpou. Por isso, o traficante efetuou o disparo. Testa de Ferro seria o chefe do tráfico de drogas da comunidade São Simão, em Queimados.

Kauan é goleiro de futebol amador e de acordo com a família sonhava em ser jogador profissional. O jovem foi levado para a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) de Queimados, mas devido a gravidade dos ferimentos precisou ser transferido para o Hospital da Posse, em Nova Iguaçu.

A prefeitura do município informou que o estado de saúde é gravíssimo e que ele está internado no CTI (Centro de Terapia Intensivo). O jogador vai passar por novos exames nesta 6ª feira (3.jan).

O caso está sendo investigado pela 55ª Delegacia de Polícia, em Queimados.

Poder 360

Opinião dos leitores

  1. “ O caso está sendo investigado pela 55ª Delegacia de Polícia, em Queimados.”
    Kkkkkkkkkkkkk vai adiantar muita coisa…

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Confira funcionamento do comércio durante Feriado de Santos Reis em Natal

Foto: Adriano Abreu

Na próxima segunda-feira (6), feriado municipal em alusão ao Dia dos Santos Reis em Natal, o comércio da capital vai funcionar em horários diferenciados. De acordo com a Câmara de Dirigentes Lojistas de Natal (CDL), alguns estabelecimentos estarão fechados e outros abrirão em horário reduzido.

Confira detalhes:

Comércios de Rua


Alecrim – Fechado
Centro da Cidade – Fechado
Zona Norte – Aberto de 08 às 12hs

Shoppings


Natal Shopping
Alimentação – 11h às 22h
Lojas e Quiosques – 15 às 21hs
Âncoras e Megalojas – 12h às 21h
Academia Bodytech – 8h às 18h
Alpendre – 14h às 23h
Cinema – Conforme Programação

Midway Mall
Alimentação e lazer das 11h às 22h
Demais lojas das 12h às 21h
Cinemark aberto conforme programação
Supermercado Pão de Açúcar das 7h às 22h;

Praia Shopping
Praça de Alimentação, das 11h às 21hs;
Lojas e Quiosques, das 14h às 20h;
Cinema – conforme programação no moviecom.com.br;

Shopping Cidade Jardim|
Lojas e quiosques 14h às 20h;
Alimentação a partir 12h.

Shopping Via Direta
Lojas, Box´s e Quiosques: 14h às 20h.
Praça de Alimentação: 12h às 21h

Shopping Cidade Verde
09h às 20h

Partage Norte Shopping
Praça de Alimentação/Lazer: 11h às 22h;
Lojas/Quiosques: 15h às 21h,
Âncoras e Megalojas: 13h às 21h;

Shopping 10
Fechado

Supermercados
Aberto das 07 às 21hs.

Tribuna do Norte

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Unimed Natal leva Arena Uniclube para o Verão Open em Tibau

Fotos: Divulgação

A Unimed Natal estreia na temporada de verão 2025 com a Arena Uniclube, uma iniciativa inédita no Verão Open em Tibau. Entre os dias 1º e 15 de janeiro, a arena estará montada no Hotel Dunas, em Tibau, oferecendo uma programação gratuita e aberta ao público.

A estrutura contará com quatro quadras de beach tennis, disponíveis para quem quiser praticar o esporte que tem ganhado adeptos em todo o país. Além disso, o espaço inclui um bar, um redário e lounges exclusivos para relaxamento e convivência, proporcionando um ambiente diversificado para todas as idades.

A Arena Uniclube é parte da parceria da Unimed Natal com o marketplace Uniclube, lançado neste ano. A proposta é integrar a marca ao cotidiano das pessoas, associando bem-estar e lazer durante o período mais movimentado do verão no litoral potiguar.

De 16 a 19 de janeiro, em parceria com a Federação Potiguar de Tenis e Beach Tennis, a programação do Verão Open segue com competições em diferentes categorias e faixas etárias, consolidando a agenda esportiva e de entretenimento da temporada.

Para mais informações sobre a programação e as atividades, acompanhe os canais oficiais da Unimed Natal.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Celebridades

Deolane Bezerra declara vontade de ser vice de Gusttavo Lima na eleição presidencial

Foto: Reprodução

O cantor sertanejo Gusttavo Lima surpreendeu ao anunciar sua vontade de se candidatar à Presidência nas eleições de 2026. Como resposta, a influenciadora Deolane Bezerra fez uma brincadeira nas redes sociais, sugerindo ser a vice do artista.

“E eu vou ser a VICE!!! É tô beba também”, escreveu Deolane, gerando muitos comentários divertidos entre os internautas.

Em entrevista ao portal Metrópoles, na última quinta-feira (2), Gusttavo Lima detalhou sua visão para o futuro político. “Conheço muita gente e, embora eu nunca tenha ocupado nenhum posto político, eu sou um empreendedor. Montei muitas empresas e sei como fazer para a roda girar. […] Eu acho que posso ajudar, talvez mude de ideia até 2026, mas hoje a minha disposição está muito inclinada para me tornar um candidato à Presidência da República em 2026”,  afirmou o cantor.

R7

Opinião dos leitores

  1. O PF que era segurança dele foi preso em São Paulo por estar envolvido com o PCC. Agora esses dois estão fugindo do tigrinho, da Receita Federal e da Polícia Federal. Na hora H vão retirar a candidatura para a presidência e se lançarão ao senado para fugir das grades. Mesma estratégia usada por Sérgio Moro. Estão certíssimos. Excelente saída pela direita. Na direita só tem gente direita. Os errados estão na esquerda.

  2. Raaaapaaaaazzzzzzz!
    Só falta agora Bilica se candidatar ao governo do estado , pense numa putaria

  3. Como o país é governado só por criminosos, não seria problema oficializar esse cabaré. Só fdp

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

VÍDEO: Celular pega fogo dentro de bolso e causa queimadura em mulher no RN

Vídeo: Reprodução

Uma mulher de 22 anos sofreu queimaduras na perna após o celular pegar fogo em Mossoró, no Oeste potiguar. O caso aconteceu na tarde da quinta-feira (2), por volta das 14h, dentro do supermercado, onde a jovem trabalha.

Segundo colegas, a mulher estava trabalhando em um dos caixas do estabelecimento, quando sentiu algo esquentando a coxa da perna direita.

Ela tirou o celular do bolso e percebeu que ele estava queimando. Outro funcionário do supermercado agiu rápido e usou um extintor de incêndio para controlar o fogo e a fumaça.

A jovem foi socorrida pelos colegas de trabalho e levada à Unidade de Pronto Atendimento (UPA), onde recebeu atendimento médico. Ela foi liberada e se recupera em casa.

G1 RN

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *