Em seu primeiro pronunciamento desde o início do apagão que começou na quinta-feira (7) na Venezuela, Nicolás Maduro atribuiu a um ataque hacker o blecaute. “Foi utilizada uma tecnologia de alto nível que só os Estados Unidos possuem”, disse. Oposição e imprensa atribuem a queda de energia ao sucateamento da rede de energia elétrica do país.
Durante manifestação pró-governo em Caracas, Maduro disse que foi informado na tarde de quinta (7) sobre uma falha geral do sistema elétrico. Segundo ele, um ataque cibernético impediu a restituição da energia elétrica.
“Às 19h do mesmo dia se encaminhava o processo de recuperação quando recebemos um ataque cibernético internacional contra o cérebro de nossa empresa de eletricidade que automaticamente derrubou todo o processo de reconexão”, disse Nicolás Maduro.
No ato, Maduro disse ainda que há infiltrados na empresa elétrica e que os envolvidos serão identificados e julgados pela Justiça nacional. “A empresa de energia deve ser liberada de sabotadores, infiltrados e conspiradores para proteger seu sistema de ataques cibernéticos do exterior”, disse.
No Twitter, o presidente venezuelano já havia responsabilizado os Estados Unidos pela “guerra elétrica” que estaria por trás do blecaute. “A guerra elétrica anunciada e dirigida pelo imperialismo estadounidense contra o nosso povo será derrotada”, afirmou em post feito no primeiro dia sem luz.
G1
E ainda tem muita gente pra defender esse homem, isso é um absurdo ,eles irão acabar na miséria por própria incompetência.
Quanta idiotice desse TIRANO TIDADOR , ainda tem imbecil PTralhas que idolatra esse FDP, esse merece o mesmo destino do 9 dedos ; CADEIA
Venezuela não está assim pq o socialismo foi mal em plantado, está assim pq o socialismo em fim foi emplastado
Raimundo, estás de sacanagem ou fostes educado pelo PT??? Não seria implantado e enfim?
Depois de estatizarem/nacionalizarem o que restava do setor petrolífero e de quase toda indústria de base do país (cimento, metalurgia, siderurgia, eletricidade); de fazer o mesmo com setores de bancos e telecomunicações. De expropriarem terras, fábricas, inclusive de alimentos e até hotéis e cadeias de supermercado; depois de botar um monte de miliciano para achacar o empresariado de lá, com tabelamentos sobre câmbio, preços e contratos; depois de encher essas listadas empresas de partidários… a culpa pela desgraça é dos americanos. Não importando que, apesar do embargos, sejam os yankes os maiores compradores do petróleo venezeulano (sendo os EUA o país de quem mais compram) e de se ouvir falar em escassez de produtos há mais de dez anos por lá… PARABÉNS, SOCIALISMO IMPLEMENTADO COM SUCESSSO.