Judiciário

"MÁFIA": Processo dos Gafanhotos que envolve Fernando Freire e Luiz Almir pode ser julgado até sexta

Com a proximidade do final de março, o processo originado com descoberta da “Máfia dos Gafanhotos”, supostamente liderada pelo ex-governador Fernando Freire (PMDB), caminha para o fim. O juiz da 4ª vara criminal de Natal, Raimundo Carlyle de Oliveira, informou que poderá proferir a sentença até a próxima sexta-feira. “Estou julgando o processo. Não tenho prazo estipulado. Mas, pode ser que até sexta saia a sentença”. Além de Fernando Freire, são réus no processo o ex-deputado estadual Luiz Almir (PV) e mais 13 pessoas ligadas ao pevista. Os réus são acusados por corrupção, peculato, falsidade ideológica e formação de quadrilha.

Segundo o juiz Raimundo Carlyle, caso Fernando Freire – que já foi condenado a 84 anos de prisão, mas responde em liberdade – seja considerado culpado, a prisão preventiva dele será decretada. De acordo com a denúncia do MPE, Fernando Freire comandou, de 1995 a 2002, um esquema de desvio de recursos públicos, com o repasse de gratificações a funcionários fantasmas indicados por Luiz Almir. Um dos acusados é o fiel escudeiro do pevista, Márcio Godeiro, que hoje é o secretário de Relações Institucionais da Prefeitura de Natal.

Os réus são acusados pelo desvio de dinheiro público mediante a atribuição de gratificações de representação de gabinete a funcionários fantasmas. Segundo o MP, as gratificações eram emitidas por meio de cheques-salário sacados ou depositados em favor dos próprios réus ou de outras pessoas a eles ligadas. O esquema durou cerca de dois anos e envolvia 13 “laranjas”. O MPE informou que os cheques-salário continham no verso assinaturas falsas endossando o depósito.

De acordo com a denúncia do MPE, em muitos casos, as pessoas que tinham seus nomes incluídos nos documentos sequer sabiam que eram beneficiárias das gratificações de representação de gabinete. Em outras situações, embora algumas pessoas soubessem e tenham recebido por um período curto de tempo, desconheciam que continuassem a ser pagas. O dinheiro, frisou o MP, era desviado por terceiros. Os 13 beneficiárioseram ligados a Luiz Almir.

O caso foi descoberto depois que diversos contribuintes fizeram a declaração de isentos junto à Receita Federal no ano de 2003 e foram inseridas na “malha fina” diante da informação do fisco de que tinham recebido rendimentos tributáveis acima do limite de isenção e tendo como fonte pagadora o estado do RN, em razão de gratificação de gabinete, sem que tivessem percebido tais valores.

Fonte: Diário de Natal

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esporte

Flamengo vence o Atlético-MG e conquista o título da Copa do Brasil pela 5ª vez

Foto: Rafael Arantes

Flamengo campeão da Copa do Brasil 2024! A equipe rubro-negra aproveitou a vantagem obtida no primeiro duelo, marcou um golaço neste domingo (10) e bateu o Atlético-MG por 1 a 0 dentro da Arena MRV, conquistando o título nacional.

No primeiro duelo, no último domingo (3) no Maracanã, o Flamengo havia vencido a equipe mineira por 3 a 1. Na finalíssima desta tarde, o equatoriano Gonzalo Plata foi o autor do único gol do duelo, aos 37 da segunda etapa.

Com a conquista em Minas Gerais, o Flamengo empata com o Grêmio com cinco títulos na história da Copa do Brasil. O Rubro-negro saiu vencedor em 1990, 2006, 2013, 2022 e 2024.

O título nacional também garante ao Flamengo uma vaga direta para a fase de grupos da Libertadores 2025.

CNN Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Escritor mossoroense Luckas Iohanathan é finalista do Prêmio Jabuti de Literatura 2024

É mossoroense um dos finalistas do Prêmio Jabuti de Literatura 2024. Luckas Iohanathan, autor de “Como Pedra”, também publicado na França, concorre ao prêmio literário neste ano.

Além de “Como Pedra”, Luckas já publicou “O monstro debaixo da minha cama”. Os livros são HQs e se destacam pelo traço de desenho seguro e textos modernos, enfeitiçando os fãs de histórias em quadrinhos.

O Prêmio Jabuti é o mais tradicional prêmio literário do Brasil, concedido pela Câmara Brasileira do Livro (CBL). Os vencedores do Prêmio Jabuti serão divulgados no dia 19 de novembro.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Chapa 20 colocou a política com força dentro das eleições da OAB-RN

A candidata a presidência da OAB, Rossana Fonseca mandou uma nota de esclarecimento desaforada para o jornalista Flávio Marinho, tentando se vacinar da atuação política pesada em favor da sua chapa.

A nota de esclarecimento na verdade não esclarece nada, só reforça o que os grupos de WhatsApp de advogados dizem, que a chapa tem uma influência política impressionante.

Vejamos:

Primeiro, um post do PCdoB com uma declaração de apoio à Chapa 20 acendeu a luz amarela (ou seria vermelha?).

Para além do PCdoB, os vereadores Kleber Fernandes e Robson Carvalho também estiveram em evento da Chapa 20. Inclusive chegaram ao blog informações de que as ações de Kleber foram além da presença no evento, com pedido de voto em tom de pressão.

Robson Carvalho, vereador mais votado na última eleição, não é advogado. Qual é o interesse na eleição?

O deputado Kerginaldo também foi visto em uma reunião da Chapa 20, com apoiadores.

Assessores jurídicos da prefeitura do Natal relataram pressão do Prefeito Álvaro Dias para que votem na Chapa 20. A interferência ultrapassa os limites de um pleito democrático.

As interferências políticas parecem buscar espaço na Ordem. Até os dias atuais, a OAB do RN conseguiu se manter longe de política.

A aliança política se mistura às pautas institucionais da Ordem dos Advogados?

A reflexão que fica é se isso é interessante para a OAB do Rio Grande do Norte. É esse o caminho que a classe pretende seguir?

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Netanyahu admite que deu ‘sinal verde’ para ataque de pagers explosivos de Israel contra o Hezbollah

Foto: PMO / REUTERS

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, reconheceu pela primeira vez neste domingo (10) que deu luz verde ao ataque efetuado contra o grupo extremista libanês Hezbollah por meio da explosão de pagers em setembro, declarou à France Presse o seu porta-voz, Omer Dostri.

Durante uma reunião semanal do Conselho de Ministros, Netanyahu afirmou que havia autorizado esta operação, que até então não havia sido reivindicada, indicou Dostri.

O incidente feriu quase 3 mil pessoas e, combinado com um ataque similar contra walkie-talkies no dia seguinte, deixou mais de 37 mortos.

g1

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Lula perder em 26 não é “hipótese descartada” após Trump, diz senador petista

O senador petista Humberto Costa (Pernambuco) disse, em entrevista ao Metrópoles, que a vitória de Donald Trump nos Estados Unidos é um “sinal de alerta” para a esquerda no Brasil e que a volta do republicano à Casa Branca mostra que a hipótese do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) perder em eventual tentativa de reeleição em 2026 não é impossível.

“Obviamente que o resultado lá [nos EUA] tem que deixar para todos nós um sinal de alerta […]. Não que nós estejamos preocupados que Lula vá perder a eleição, não. Eu acho que isso aí seria uma avaliação muito precipitada e fora daquilo que nós estamos assistindo. Mas, sem dúvida, nós temos que nos preocupar que não é uma hipótese inteiramente descartada”, afirmou o petista.

Segundo Costa, até pouco tempo atrás Trump era considerado “uma espécie de acidente” da história, mas que sua volta ao poder depois de quatro anos mostra que a experiência com governos de direita mais radical podem virar uma realidade.

“Até bem pouco tempo o Donald Trump poderia ser considerado uma espécie de acidente na história. Mas agora, com a vitória que ele teve, com o poder do qual ele desfruta, porque ele vai ter a maioria na Câmara, a maioria no Senado, já tem a maioria dos integrantes da Suprema Corte. Então, todas as condições para fazer o governo que ele queira, como queira, ele tem hoje. Então, realmente se vê com preocupação”, disse o político.

E completou: “O alerta surge para nós, porque passamos por um governo com características muito semelhantes e a vitória do presidente Lula foi entendida por nós e por muita gente como um ponto final na experiência da extrema-direita no Brasil. Já vimos que não é bem assim, mas podemos agora ter a convicção de que ela pode voltar, seja com o próprio Bolsonaro, se ele conseguir ter a condição de elegibilidade, seja por meio de alguém que represente esse projeto”.

Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Religião

STF vai julgar recurso que questiona uso de símbolos religiosos em órgãos públicos

Foto: Andressa Anholete/STF

O Supremo Tribunal Federal deve começar a julgar, na próxima sexta-feira (15), o recurso que questiona a presença de símbolos religiosos em órgãos públicos, visíveis aos cidadãos em geral.

O tema tem a chamada repercussão geral, ou seja, uma decisão sobre o caso será aplicada em processos semelhantes em instâncias inferiores da Justiça.

A questão envolve direitos e princípios descritos na Constituição.

Entre eles, o direito à liberdade religiosa e o princípio do Estado laico – a posição de neutralidade do poder público diante das diferentes concepções religiosas.

O caso

A disputa jurídica começou com uma ação do Ministério Público Federal contra a exposição de símbolos religiosos (crucifixos, imagens) em prédios governamentais, destinados ao atendimento do público. O caso envolvia repartições da União no estado de São Paulo.

Na primeira instância, a Justiça Federal rejeitou o pedido

Sustentou que a laicidade do Estado não impede a convivência com o símbolos religiosos, mesmo que em locais públicos, porque eles refletem a história nacional ou regional.

O Tribunal Regional Federal da 3a Região, a segunda instância, também negou o pedido – sob o argumento de que a presença dos objetos não fere a previsão de Estado Laico.

O caso, então, chegou ao Supremo

Em 2020, a Corte reconheceu a repercussão geral do tema. Relator à época, o ministro Ricardo Lewandowski (aposentado) concluiu que o tema tem relevância e vai além do caso concreto.

“Com efeito, a causa extrapola os interesses das partes envolvidas, haja vista que a questão central dos autos (permanência de símbolos religiosos em órgãos públicos federais e laicidade do Estado) alcança todos os órgãos e entidades da Administração Pública da União, Estados e Municípios”, afirmou.

“Presente, ainda, a relevância da causa do ponto de vista jurídico, uma vez que seu deslinde permitirá definir a exata extensão dos dispositivos constitucionais tidos por violados. Do mesmo modo, há evidente repercussão geral do tema sob a ótica social, considerados os aspectos religiosos e socioculturais envoltos no debate”, concluiu.

O relator atual do caso é o ministro Cristiano Zanin.

Plenário virtual

O tema será analisado no plenário virtual, formato de julgamentos em que os ministros apresentam seus votos em uma página eletrônica do tribunal.

A deliberação ocorrerá entre os dias 15 e 26 deste mês, mas pode ser interrompida se houver pedido de vista (mais tempo de análise) ou de destaque (leva o caso para plenário físico).

g1

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Artefato explosivo é encontrado na praia de Ponta Negra; é o 2º achado neste fim de semana em Natal

Bomba encontrada na praia de Ponta Negra, em Natal — Foto: PMRN/Divulgação

Um artefato explosivo foi encontrado na manhã deste domingo (10) na praia de Ponta Negra, na Zona Sul de Natal – um dos principais pontos turísticos da capital potiguar.

Segundo a Polícia Militar, a equipe do Esquadrão Antibombas do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) foi acionado por volta das 8h30 para prestar apoio a uma equipe do Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque) que estava no local.

Dois militares do batalhão, especialistas em explosivos, identificaram o objeto como um morteiro, possivelmente de origem militar.

Veículo do esquadrão antibombas do Bope na praia de Ponta Negra, em Natal — Foto: PMRN/DivulgaçãoVeículo do esquadrão antibombas do Bope na praia de Ponta Negra, em Natal — Foto: PMRN/Divulgação

Devido à antiguidade e às condições do material, que tornariam o armazenamento seguro inviável, o esquadrão realizou uma detonação controlada do explosivo.

“A operação foi concluída com sucesso, deixando o artefato completamente inutilizado e eliminando qualquer risco para a população da área. O material foi recolhido e será periciado na sede do Bope, na Zona Norte de Natal”, informou a corporação.

Este é o segundo artefato explosivo encontrado em Natal somente neste fim de semana. No sábado (9), um outro explosivo foi achado perto do Hospital dos Pescadores, no bairro das Rocas, na Zona Leste da capital.

VEJA TAMBÉM: Esquadrão Antibombas da PM detona artefato explosivo no Canto do Mangue em Natal

g1-RN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Delator do PCC executado no Aeroporto Internacional de SP trazia mala com joias que somam mais de R$ 1 milhão

Foto: Montagem/g1Reprodução/TV Globo e Rede Record

Executado no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos na sexta-feira (8), o delator do PCC Antônio Vinicius Lopes Gritzbach levava uma bagagem contendo mais de R$ 1 milhão em joias e objetos de valor no momento do crime.

Segundo o boletim de ocorrência do caso, registrado primeiramente da delegacia de Cumbica, a bagagem trazida por Gritzbach da viagem a Maceió continha ao menos 38 itens de alto valor.

Entre os itens, estão:

  • 11 anéis prateados com pedras rosadas, outras esverdeadas, em formas de coração e de pingo;
  • 6 pulseiras esverdeadas e douradas;
  • 2 colares prateados em forma de pingo e com pingentes;
  • 9 pares de brincos com pedras verdes, azuis e prateadas.

As joias, segundo a polícia, tinham certificado de joalheiras caras como Bulgari, Cristovam Joalheria, Vivara e Cartier.

Também foram apreendidos com a vítima argolas douradas, um celular e um notebook da marca Apple, além de R$ 620 em dinheiro vivo e um relógio da marca Rolex.

O material está em posse agora do Departamento Estadual de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP).

Segundo fontes da polícia, familiares teriam relatado que Antônio Gritzbach tinha ido à capital alagoana para cobrar uma dívida de um conhecido.

Os policiais querem saber quem é a pessoa que fez o repasse do material valioso ao delator e se essas joias têm alguma ligação com o crime ocorrido na tarde de sexta.

g1

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Lula é liberado por médicos para viajar após novos exames apontarem melhora em quadro

Foto: Ton Molina/Fotoarena/Estadão Conteúdo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) passou por novos exames na manhã deste domingo (10), em Brasília, para monitorar sua recuperação após sofrer um acidente doméstico em 19 de outubro.

A equipe médica informou que houve uma “melhora” no quadro, e que o presidente está liberado para viajar.

“Ele permanece sem sintomas, e o exame mostrou melhora em relação aos anteriores, devendo manter suas atividades habituais, com liberação para viagem aérea”, diz o comunicado. Dessa forma, Lula poderá comparecer à cúpula do G20, no Rio de Janeiro, nos dias 18 e 19 de novembro.

O presidente brasileiro é quem comandará a reunião deste ano do organismo internacional que reúne as 20 maiores economias do mundo.

Há três semanas, o presidente caiu no banheiro do Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência da República, e bateu a região da nuca.

Neste domingo, Lula foi avaliado por vários especialistas. Entre eles, cardiologista, neurologista e neurocirurgião.

O boletim do hospital diz ainda que o presidente continuará a ser assistido pela equipe médica.

Desde que sofreu o acidente, Lula vem sendo submetido a exames no Hospital Sírio Libanês, o mais recente deles ocorreu no domingo passado.

g1

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Cantora que fez performance queimando livro em referência à Bíblia foi recebida por Fátima Bezerra antes de show

Pouco antes de fazer show no Centro Administrativo, patrocinado pelo Governo do Estado, na II Feira Potiguar da Agricultura Familiar e Economia Solidária e Festival do MST, a cantora Letícia Letrux, que vem causando nas redes sociais em razão da performance onde queima um livro apontado por diversas pessoas que seria uma referência à Bíblia, foi recebida pela governadora Fátima Bezerra de forma efusiva.

“Aguardando o show da sensacional da Letrux aqui na 2ª Feira Potiguar da Agricultura Familiar e Economia Solidária”, escreveu a governadora em seu perfil no X, posando ao lado de Letícia Letrux.

 

Após a apresentação de Letrux, a governadora voltou a elogiar a artista: “Que noite inesquecível para a nossa 2ª Feira de Agricultura Familiar! Além de celebrarmos a força da nossa terra, tivemos a honra de receber a cantora incrível Letrux, que encerrou o evento com uma apresentação cheia de energia e talento.”

Opinião dos leitores

  1. Infelizmente a convivência com essa amiga do nine, que é amiga dessas catrevas, tipo Natália, Brisa, mineiro e essa “cantora” São muito bem quintas aqui no RN.

    1. 🚨🚨🚨Justiça de SP proíbe que Michelle Bolsonaro receba título de cidadã paulistana no Theatro Municipal
      Desembargador determinou multa de R$ 50 mil em caso de descumprimento da decisão.
      👉👉👉 ALGUÉM LEMBRA DISSO? SÓ A ESQUERDA PODE?

    2. Hedilberto, eu tenho uma dúvida. Dói ser tonto assim?

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *