Saúde

Mais duas drogas aceleram recuperação de pacientes com Covid-19; medicamentos promoveram rápida melhora das funções respiratórias

Foto: Wikimedia Commons

Dois estudos clínicos independentes – um conduzido por pesquisadores do Centro de Terapia Celular (CTC), em Ribeirão Preto, com o anticorpo monoclonal eculizumabe e outro por cientistas da Universidade da Pensilvânia (Estados Unidos) com uma droga experimental chamada AMY-101 – observaram um efeito anti-inflamatório importante, capaz de acelerar a recuperação de pacientes com Covid-19 em estado grave. Os resultados das duas pesquisas – que tinham como objetivo comparar o potencial terapêutico dos compostos – foram divulgados em artigo publicado na revista Clinical Immunology.

Os dois medicamentos foram administrados separadamente. O anticorpo monoclonal, que já é usado no tratamento de doenças hematológicas, foi testado em pacientes do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP-USP). Já o candidato a fármaco desenvolvido pela farmacêutica norte-americana Amynda foi administrado a pacientes de um hospital em Milão, na Itália. Ambos apresentaram resultados promissores, mas como a molécula AMY-101 é mais barata e teve um desempenho ainda melhor no teste clínico, os dois grupos de pesquisa consideram testá-la em um grupo maior de pacientes no Brasil.

“Os dois compostos causaram uma resposta anti-inflamatória robusta que culminou em uma recuperação bastante rápida da função respiratória dos pacientes”, diz à Agência Fapesp Rodrigo Calado, coordenador do estudo no Hospital das Clínicas da FMRP-USP e integrante do CTC – um Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) financiado pela Fapesp.

Os pesquisadores constataram que os benefícios terapêuticos do eculizumabe e da molécula AMY-101 foram proporcionados pela inibição de uma cadeia de proteínas do sangue responsáveis pela resposta imunológica, chamada sistema complemento.

A ativação persistente e descontrolada do sistema complemento é responsável pela resposta inflamatória exacerbada à infecção pelo Sars-CoV-2, caracterizada por um aumento sistêmico de citocinas pró-inflamatórias – conhecido como “tempestade de citocinas”.

Incapaz de impedir a infecção das células pelo vírus, o sistema complemento entra em uma espiral de ativação descontrolada e contínua que leva a uma infiltração maciça de monócitos e neutrófilos nos tecidos infectados. Esse quadro leva a danos inflamatórios persistentes das paredes dos vasos que circundam múltiplos órgãos vitais, à lesão microvascular disseminada e à trombose, culminando na falência de múltiplos órgãos.

“Estudos anteriores já apontavam o uso de inibidores do complemento como uma estratégia terapêutica promissora para melhorar a tromboinflamação em pacientes com Covid-19 e existiam relatos de casos com resultados positivos. Porém, não tinha sido elucidada a ação e avaliada a eficácia de medicamentos já usados no tratamento de doenças hematológicas causadas por alterações no complemento, como o eculizumabe, e candidatos a fármacos com essa função, a exemplo da AMY-101”, afirma Calado.

A fim de avançar nesse sentido, os pesquisadores fizeram dois estudos clínicos para comparar a eficácia biológica da eculizumabe com o peptídeo sintético AMY-101 em pequenas grupos independentes de pacientes com Covid-19 em estado grave.

Um grupo de dez pacientes internados no Hospital das Clínicas da FMRP-USP, com idade entre 18 e 80 anos, recebeu uma vez por semana durante o período de internação uma dose de 900 mg de eculizumabe – que inibe a proteína C5 do sistema complemento. Outros três pacientes internados em um hospital em Milão, na Itália, receberam durante a internação uma dose por semana de 5 mg de AMY-101, desenvolvida para inibir a proteína C3 do sistema complemento. Juntas, as proteínas C3 e C5 desempenham as atividades mais importantes no sistema complemento.

Os resultados das análises das respostas clínicas indicaram que o eculizumabe e a AMY-101 provocaram uma resposta anti-inflamatória robusta, refletida em um declínio acentuado nos níveis de proteína C reativa (CRP) e interleucina 6 (IL-6), que foi associado a uma melhora acentuada da função pulmonar dos pacientes.

A inibição da proteína C3 pela molécula AMY-101 proporcionou um controle terapêutico mais amplo, caracterizado pela recuperação mais rápida de linfócitos, declínio acentuado do número de neutrófilos e maior atenuação da tromboinflamação induzida pela resposta inflamatória exacerbada à infecção pelo Sars-CoV-2.

“Os resultados dos ensaios clínicos mostram que a inibição de componentes do sistema complemento causa uma diminuição bastante intensa da inflamação”, afirma Calado.

Novo estudo clínico

Em razão dos resultados promissores dos dois ensaios clínicos, os pesquisadores do CTC e da Universidade da Pensilvânia estão planejando realizar um estudo clínico de fase 3, com a participação de mais de 100 pacientes com Covid-19 em estado grave. Os pacientes serão tratados apenas com AMY-101, a fim de avaliar a eficácia da molécula de modo mais amplo.

O estudo será conduzido no Hospital das Clínicas da FMRP-USP e envolverá, provavelmente, outras instituições de pesquisa no país.“Uma das vantagens da AMY-101 é que o custo é muito menor do que o eculizumabe, que é um medicamentos mais caros”, compara Calado.

O artigo Complement C3 vs C5 inhibition in severe COVID-19: early clinical findings reveal differential biological efficacy (DOI: 10.1016/j.clim.2020.108598), de Dimitrios C. Mastellos, Bruno G. P. Pires da Silva, Benedito A. L. Fonseca, Natasha P. Fonseca, Maria A. Martins, Sara Mastaglio, Annalisa Ruggeri, Marina Sironi, Peter Rader macher, Akrivi Chrysanthopoulou, Panagiotis Skendros, Konstantinos Ritis, Ilenia Manfra, Simona Iacobelli, Markus Huber-Lang, Bo Nilsson, Despina Yancopoulou, E. Sander Connolly, Cecilia Garlanda, Fabio Ciceri, Antonio M. Risitano, Rodrigo T. Calado e John D. Lambris, pode ser lido na revista Clinical Immunology em www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1521661620307580.

Galileu via AGÊNCIA FAPESP

Opinião dos leitores

  1. Se for um medicamento barato podem ter certeza que a oms não vai aprovar.
    Alguém tem dúvida?

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Como um dia de consumo excessivo de álcool já desencadeia rapidamente danos ao intestino e inflamação pelo corpo

Foto: Freepik

Pesquisadores do Centro Médico Beth Israel Deaconess, nos Estados Unidos, identificaram como episódios de consumo excessivo de álcool, caracterizados pela ingestão de quatro ou mais doses por mulheres e cinco ou mais por homens numa única ocasião, afetam rapidamente o intestino e provocam inflamação no corpo.

A pesquisa, publicada na revista Alcohol: Clinical and Experimental Research, explica como o álcool enfraquece a barreira intestinal, fenômeno conhecido como “intestino permeável”, permitindo que bactérias e toxinas passem para a corrente sanguínea e mantenham um processo inflamatório mesmo após o fim da ingestão.

Os cientistas observaram que o excesso de álcool causa lesões no intestino delgado e ativa células do sistema imunológico, como os neutrófilos, que liberam estruturas chamadas NETs. Essas estruturas danificam o revestimento intestinal e facilitam o vazamento de toxinas bacterianas.

Quando os pesquisadores bloquearam as NETs, houve redução da inflamação e do vazamento bacteriano, confirmando o papel dessas células no dano intestinal.

Segundo os autores, o estudo mostra que mesmo episódios curtos de bebedeira podem iniciar processos inflamatórios associados a lesões intestinais e hepáticas, reforçando os riscos do consumo excessivo de álcool.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Carros elétricos e híbridos importados terão aumento de imposto para 35% a partir de julho de 2026

Foto: BYD/divulgação

O governo federal definiu o próximo mês de julho de 2026 como o marco final para a subida gradual do imposto de importação. A partir desta data, carros elétricos, híbridos plug-in e híbridos convencionais trazidos de fora pagarão uma alíquota única de 35%.

Atualmente, os híbridos convencionais (HEV) são taxados em 30%, os híbridos plug-in (PHEV) em 28% e os elétricos a bateria (BEV) em 25%.

O aumento faz parte de um cronograma de aumento gradual aprovado em novembro de 2023 pelo Comitê Executivo de Gestão (Gecex) da Câmara de Comércio Exterior (Camex) e divulgado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Mdic).

Esta medida representa o teto do cronograma iniciado no fim de 2023, que visa estimular a produção nacional e atendeu um pedido da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). A justificativa da associação é impedir que o mercado seja invadido por modelos importados, afetando as fábricas brasileiras.

A mudança programada para o segundo semestre de 2026 elimina essas distinções por eficiência energética na importação plena, nivelando todas as categorias no topo da tabela:

Com informações de g1 e Quatro Rodas

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Moraes libera visitas permanentes de Flávio, Carlos e Renan a Bolsonaro

Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

O ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), autorizou nesta sexta-feira (2) aos filhos do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), Flávio, Carlos e Renan, a visitarem o pai sem a necessidade de nova autorização judicial.

A visita, no entanto, deve ser dentro dos horários definidos pela portaria da PF (Polícia Federal), que prevê que elas ocorram nas terças e quintas, entre 9h e 11h, sendo apenas duas pessoas por dia e com a limitação de 30 minutos cada.

Segundo a decisão, os filhos Carlos Bolsonaro, Flávio Bolsonaro, Jair Renan Bolsonaro e Laura Bolsonaro, e a enteada, Leticia da Silva, podem visitar o ex-presidente sem a necessidade de uma nova autorização judicial.

Bolsonaro voltou para a Superintendência da PF para cumprir a pena dos 27 anos de prisão após ter um novo pedido de domiciliar negado por Moraes.

Antes de voltar para o regime fechado, o ex-presidente estava internado no hospital DF Star, em Brasília, onde passou por exames e cirurgias.

CNN Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Tomógrafo quebra mais uma vez no Walfredo Gurgel; serviço não tem prazo para retomada

Foto: reprodução

O Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, em Natal, voltou a enfrentar problemas no serviço de tomografia após a quebra do único equipamento em funcionamento nesta sexta-feira (2). A informação foi confirmada pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap).

A unidade possuía dois tomógrafos antigos; um deles já foi substituído por um novo aparelho, que ainda está em fase de instalação. Com a pane no equipamento remanescente, pacientes que precisam do exame estão sendo redirecionados para outros hospitais da rede estadual.

Segundo a direção do HWG, o novo tomógrafo recebido nos últimos dias de 2025 já foi instalado fisicamente, mas aguarda a conclusão da parte elétrica, serviço executado por uma empresa especializada de Minas Gerais.

Não há prazo para a normalização total do atendimento. Enquanto isso, os exames seguem sendo realizados em outras unidades, conforme a disponibilidade, para evitar a interrupção da assistência.

Com informações de 98 FM Natal

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

TCU fará inspeção no Banco Central para apurar supostas falhas em processo de liquidação do Banco Master

Foto: Agência Brasil

O Tribunal de Contas da União (TCU) iniciou nesta sexta-feira (2) uma inspeção no Banco Central para apurar o processo de liquidação extrajudicial do Banco Master, decretado em novembro pela autoridade monetária.

A informação foi confirmada pelo presidente do TCU, Vital do Rêgo, à CNN Brasil. Ele explicou que a inspeção ocorre após o envio de uma nota técnica do Banco Central ao tribunal. A análise será conduzida pela área técnica do TCU e, ao final, encaminhada ao relator do caso, ministro Jhonatan de Jesus.

Em 19 de dezembro, o relator determinou que o Banco Central apresentasse os fundamentos técnico-jurídicos da liquidação, classificada como uma “medida extrema”, diante de indícios de uma cronologia atípica no processo decisório.

Segundo o TCU, a inspeção serve para esclarecer pontos específicos, suprir lacunas de informação e não equivale a uma auditoria, tendo escopo mais restrito e caráter acessório. O Banco Central enviou suas respostas ao tribunal na última segunda-feira (29). O BC ainda não se manifestou.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Quase mil presos deixaram as cadeias do RJ em ‘saidinhas’ e não voltaram em 2025

Foto: Manuel Carlos Montenegro/Agência CNJ de Notícias

Um levantamento mostra que 992 presos não retornaram às cadeias do Rio de Janeiro em 2025 após saídas temporárias. Entre os foragidos há chefes do Comando Vermelho do Rio e de outros estados, segundo dados obtidos pelo jornal ‘O Globo’. No Natal, 1.848 detentos receberam o benefício e deveriam se reapresentar até a noite desta terça-feira.

Em 2025, a Justiça autorizou saídas em cinco datas: Páscoa (1.456 presos), Dia das Mães (1.260), Dia dos Pais (1.672), Dia das Crianças (1.756) e Natal (1.848). No ano passado, uma lei passou a proibir o benefício a condenados por crimes hediondos ou com violência, e o governo do RJ endureceu regras ao considerar vínculos com facções.

Os evadidos em 2025 por facção*:

  • Comando Vermelho: 635
  • Terceiro Comando Puro: 163
  • Amigos dos Amigos: 63
  • Povo de Israel: 69
  • Neutros e milícia: 58

*Dados da Secretaria de Administração Penitenciária do RJ

Entre os foragidos estão Honório de Pereira de Jesus, condenado por tráfico e roubo, que não retornou após a saída do Dia das Crianças, e Roger Pereira Moizinho, o Macarrão, apontado como liderança do CV em Minas Gerais, que não voltou após a saída do Dia dos Pais. O Ministério Público foi contrário aos benefícios, mas as decisões judiciais autorizaram as saídas. As defesas não foram localizadas pela reportagem do ‘O Globo‘.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Aumento do ICMS vai elevar preços da gasolina, diesel e gás de cozinha no RN em 2026

Foto: Reprodução/TV Globo

O ano de 2026 já começa com aumento no custo de vida no Rio Grande do Norte. Desde 1º de janeiro, passaram a valer os novos valores do ICMS sobre gasolina, diesel/biodiesel e gás de cozinha (GLP), reajuste que deve ser sentido rapidamente nas bombas de combustível e no preço do botijão.

A mudança foi definida pelo Confaz (Conselho Nacional de Política Fazendária ) e adotada simultaneamente em todos os estados, com cobrança por valores fixos, por litro ou quilo, em vez de percentual sobre o preço final.

Com o reajuste:

  • Gasolina passou de R$ 1,47 para R$ 1,57 por litro (+R$ 0,10);

  • Diesel e biodiesel, de R$ 1,12 para R$ 1,17 por litro (+R$ 0,05);

  • Gás de cozinha (GLP) teve alta de cerca de R$ 0,08 por quilo, o que representa aproximadamente R$ 1,05 a mais no botijão de 13 kg.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acidente

VÍDEO: Corpo de Bombeiros localiza corpo de jovem desaparecido em barragem de São Paulo do Potengi

Vídeo: Divulgação

Na manhã desta sexta-feira (02), o Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte (CBMRN) foi acionado para realizar buscas por um jovem de 25 anos que havia se afogado no dia anterior na barragem do município de São Paulo do Potengi, na região Agreste do estado.

Ao chegar ao local, a equipe especializada de mergulhadores iniciou as operações subaquáticas e, após cerca de 40 minutos de buscas, conseguiu localizar o corpo da vítima a mais de 10 metros de profundidade.

Familiares acompanharam a ocorrência, assim como a equipe da Polícia Técnica, que realizou os procedimentos periciais e o encaminhamento do corpo para os trâmites legais.

O CBMRN reforça a importância de cuidados redobrados em ambientes aquáticos como barragens, açudes e rios, especialmente em locais sem a presença de guarda-vidas, orientando a população a evitar banhos em áreas desconhecidas ou de grande profundidade.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Feriado de Santos Reis altera funcionamento do comércio em Natal na terça-feira (6)

Foto: Reprodução

O feriado municipal de Santos Reis, celebrado nesta terça-feira, 06 de janeiro, irá modificar o funcionamento do comércio em Natal. A data, que marca o segundo feriado do ano na capital potiguar, resulta em horários diferenciados para lojas do comércio de rua, shoppings centers e supermercados.

De acordo com informações da Câmara de Dirigentes Lojistas de Natal (CDL Natal), alguns estabelecimentos não abrirão, enquanto outros funcionarão em regime especial. A orientação é que consumidores se programem com antecedência.

Comércio de Rua

  • Alecrim: abertura facultativa, das 8h às 15h
  • Centro da Cidade: fechado
  • Zona Norte: funcionamento das 8h às 12h

Shoppings Centers

  • Natal Shopping – 
Alimentação: 11h às 22h
Quiosques de alimentação: 13h às 21h
Âncoras e megalojas: 12h às 21h
Demais lojas e quiosques: 15h às 21h
Academia Bodytech: 8h às 15h
Alpendre: 14h às 23h
Cinema: conforme programação
  • Midway Mall – Alimentação e lazer: 11h às 21h
Demais lojas: 12h às 21h
Cinemark: aberto conforme programação
Supermercado Pão de Açúcar: 7h às 21h
  • Praia Shopping- 
Praça de alimentação: a partir das 11h
Lojas e quiosques: 14h às 20h
Cinema: conforme programação no site do Moviecom
  • Shopping Cidade Jardim – Lojas e quiosques: 14h às 20h
Alimentação: a partir das 12h Shopping Via Direta
Lojas, boxes e quiosques: 14h às 20h
Praça de alimentação: 12h às 20h
  • Shopping Cidade Verde -
Funcionamento das 9h às 20h
  • Partage Norte Shopping – Praça de alimentação e lazer: 11h às 22h
Lojas e quiosques: 15h às 21h
Âncoras e megalojas: 13h às 21h
  • Shopping 10 – Fechado
  • Supermercados – Funcionamento das 7h às 21h

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Réveillon em Ponta Negra reúne cerca de 600 mil pessoas em sete dias de shows gratuitos em Natal

Foto: Reprodução 

Cerca de 600 mil pessoas, entre natalenses e turistas, participaram da programação de réveillon promovida pela Prefeitura do Natal ao longo de sete dias consecutivos de shows gratuitos. O encerramento aconteceu na Orla da Nova Ponta Negra, na noite desta terça-feira, com mais de 200 mil pessoas acompanhando apresentações musicais e a queima de fogos que marcou a virada do ano.

A festa foi distribuída em dois polos — Ponta Negra e Redinha — e reuniu mais de 30 atrações locais, regionais e nacionais. Entre os nomes que passaram pelos palcos estão Léo Santana, Limão com Mel, Sorriso Maroto, Cláudia Leitte, Zé Vaqueiro, Calcinha Preta, Luan Estilizado, Zezo e Durval Lelys, além de artistas locais como Priscila Freire, Soanata e Pedro Lucas.

No último dia de programação, duas atrações locais abriram a noite. O sanfoneiro Giullian Monte, de Currais Novos, levou um repertório de forró ao palco. Em seguida, o cantor Israel Fernandes, goiano que construiu carreira em Natal, apresentou músicas do estilo conhecido como “sofrência”.

A contagem regressiva da virada ficou sob comando de Durval Lelys, responsável por conduzir o momento da queima de fogos, com duração de 12 minutos, na orla de Ponta Negra. Logo depois, Henry Freitas, artista pernambucano que consolidou a carreira em Natal, se apresentou e chegou a circular pela marquise próxima ao palco, interagindo com o público. Na Redinha, Ricardo Chaves realizou show durante a virada e, em Ponta Negra, voltou ao palco para encerrar a programação ao amanhecer.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *