Uma equipe da Delegacia Especializada em Falsificações e Defraudações (DEFD) da Polícia Civil cumpriu, durante a manhã desta sexta-feira (6), mandados de busca e apreensão em Natal e na região Metropolitana da capital. A informação da assessoria de comunicação da Delegacia Geral de Polícia do RN (Degepol) é de que um homem foi preso acusado de clonar cartões de créditos
E esse problema de clonagem de cartões tem sido uma constante. No último 20 de junho, um homem foi preso na Zona Norte enquanto fazia compras de eletrodomésticos em lojas de Igapó. Heilton Américo de Souza estava usando um cartão de crédito em seu nome, mas que era o clone do cartão de crédito de um militar da Força Aérea Brasileira.
Já em março, foi desbaratada pela Policia Civil uma quadrilha inteira de estelionatários que vinha atuando em Natal, usando cartões de créditos clonados ou falsificados em nome de terceiros.
Os artifícios usados para cometer este tipo de fraude são muitos, mas há como se proteger. O Blog do BG reuniu alguns cuidados podem evitar o roubo, o extravio ou a clonagem do cartão de crédito. Confira:
– Nunca forneça seus dados pessoais por telefone, mesmo se a pessoa afirmar que é da administradora do seu cartão de crédito.
– Seu cartão de crédito é de uso pessoal. Não empreste nem ceda seu cartão magnético em hipótese alguma.
– Nunca guarde o cartão e a senha no mesmo lugar.
– Não escolha as datas do nascimento, nem repita o mesmo número como senha do cartão magnético.
– Mantenha sigilo absoluto sobre sua senha.
– Troque a senha periodicamente.
– Não utilize computador de uso público para acessar sua conta corrente.
– Não aceite ajuda de pessoas desconhecidas no banco. Quando necessitar de esclarecimentos, recorra aos funcionários conhecidos ou identificados.
– Fique alerta à aproximação de estranhos.
– Desconfie de esbarrões aparentemente acidentais.
– Procure fazer saques especiais durante o dia e em caixas eletrônicas instalados em locais de grande movimento.
– Se houver necessidade de fazer saques durante a noite, não vá sozinho e dê preferência a locais fechados e de grande movimentação, como shoppings. A dica vale para fins de semana e feriados.
– Se houver problemas com o terminal, cancele a operação e entre em contato com o banco.
– Não aceite celular de terceiros para se comunicar com o banco. A senha pode ficar na memória do aparelho.
– Completada a operação, divida o valor entre os bolsos e saia do local o mais rápido possível.
– Ao efetuar o pagamento com cartão de crédito, procure acompanhar o processo de preparação do comprovante, evitando que o cartão fique longe de sua vista.
– Se o boleto de compra tiver papel carbono, inutilize-o após a assinatura.
– Preste muita atenção quando o sistema utilizador for eletromagnético; uma pessoa desonesta pode passar o seu cartão mais de uma vez, sem que você perceba.
– Solicite sempre sua via de comprovante de venda e confira o valor declarado da compra antes de assiná-lo.
– Guarde bem o cartão. Não deixe em hotel, carro ou em mala a ser despachada.
– A clonagem do cartão pode ser feita justamente quando o cartão não está à vista do cliente: o cartão é passado em um aparelho do tamanho de uma carteira de cigarros, com um trilho para leitura de tarjas magnéticas, que registra as informações do titular e permite a duplicação.
Fonte: Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços:
Comente aqui