O jornalista Márcio Guedes, 73, esteve no centro de um debate político após comentar o jogo entre a seleção brasileira e o Peru, nesta terça-feira (13), na TV Brasil, pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2022.
Guedes é funcionário da Empresa Brasil de Comunicação, responsável pela emissora estatal. Ele foi escalado de última hora, assim como toda a equipe, para a cobertura da vitória do Brasil por 4 a 2.
A CBF comunicou a pouco mais de uma hora do início do jogo que havia adquirido os direitos de transmissão e que a partida seria exibida na TV pública e em seu site. Até então, estaria disponível apenas em serviços pagos de streaming.
Assim, a entidade atendeu a um pedido do secretário-executivo do Ministério das Comunicações, Fabio Wajngarten, para que a TV Brasil realizasse a exibição.
Durante a transmissão, o narrador André Marques fez saudações ao presidente Jair Bolsonaro em duas oportunidades.
“Um abraço especial para o presidente Jair Bolsonaro, que está assistindo ao jogo”, disse Marques no primeiro tempo. Ao que Guedes emendou um comentário sobre o fato de o presidente torcer para o Palmeiras em São Paulo e para o Botafogo no Rio de Janeiro.
Entre as críticas que Guedes recebeu, a de mais repercussão foi a do jornalista José Trajano. Os dois se conheceram no colégio São Bento, no Rio de Janeiro, e trabalharam juntos por diversas ocasiões, entre elas no jornal Correio da Manhã e na ESPN Brasil.
Nesta quarta-feira, Trajano publicou um texto no portal Diário do Centro do Mundo, no qual diz que o ex-colega jogou sua carreira no lixo.
“Sua pusilanimidade na transmissão do jogo de ontem (aliás, quanto pagaram e quem pagou pela transmissão?) ao passar pano para o Capitão Corona dizendo com satisfação e orgulho os times pelos quais o tresloucado torce me enojou”, escreveu.
Guedes rebateu em entrevista à Folha: “O que ele postou em relação a mim foi de uma indignidade total. É um patrulhamento ideológico inaceitável. Isso estimula o ódio das pessoas, estraga as relações humanas”.
“Eu disse uma coisa absolutamente neutra. E para o Trajano, quem fala isso é indigno. Isso é um patrulhamento indecoroso, estou revoltado. Se fosse outra pessoa até não daria bola, mas em relação ao Trajano é uma grande decepção, uma prova de intolerância total. Isso, para mim, é doença mental”, completou.
Outros jornalistas e ex-colegas de Guedes na ESPN, como Mauro Cezar Pereira e Flávio Gomes, também criticaram a atuação do comentarista, que nas redes sociais já fez várias publicações defendendo Bolsonaro e atacando políticos de esquerda.
O repórter Tino Marcos, da TV Globo, elogiou o ex-comentarista da emissora num primeiro momento. Ele lembrou que foi Márcio Guedes quem o recepcionou na empresa, em 1985, e classificou no Twitter como “nostalgia boa ouvir a voz mansa e inteligente do Márcio Guedes comentando um jogo”.
Mais tarde, porém, Tino disse ter ficado desapontado. “Muito além de contra ou a favor, foi feio. Inoportuno, impróprio, lamentável. Fico e sigo com a lembrança do colega que foi sempre gentil comigo e uma voz marcante pra quem consumia futebol há uns 30, 40 anos, como eu”, escreveu.
“Cada pessoa revela o seu caráter numa hora dessa. Estou pouco me lixando, sei o que o sou, tenho 51 anos de jornalismo esportivo com comportamento ético irrepreensível. Deixe os cães ladrarem, é só isso”, afirmou Márcio Guedes sobre as reações.
FOLHAPRESS
Márcio, estamos com voce.Bom trabalho.Repudiamos o comentário do Trajano. Aguardamos a próxima cobertura.Saúde.
Eu não vi problema nenhum na fala de Márcio Guedes (apesar de não concordar com o posicionamento pró-governo). Mas analisem racionalmente, ele está em uma emissora pública, controlada por uma empresa do Governo Federal, é funcionário da mesma, simplesmente saudou o "dono" da coisa toda. Se estivesse em uma emissora privada que explora uma concessão pública, aí é outra história. Se eu gostasse de mimimi, comprava um gato gago.
Quando uma jogadora de voleibol, ao final de uma partida, grita "fora Bolsonaro" a esquerda aplaude, dizendo que é liberdade de expressão, mas quando alguém da grande imprensa se coloca a favor do presidente, essa pessoa é criticada. Vai entender essa democracia da esquerda…
Qual o pior narrador:
a) Galvão Bueno?, ou
b) o da TV Brasil mandando abraço para Bolsonaro?
Mas, espere, aTV Brasil ou TV do Lula, ñ era um cabide de emprego? com audiência de “um traço”? Ñ ia ser privatizada? Eu hein!
Se fosse uma menção elogiosa a alguém de esquerda esses e outros estavam aplaudindo e dizendo que era a melhor manifestação da liberdade de imprensa. Como foi uma menção elogiosa a alguém de direita, ficaram incomodados. Quem são os radicais intolerantes?
SANTA HIPOCRISIA BATMAN
Elogiar pode e é neutro.
Criticar não pode e é inaceitável.
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Essa é a nova Política onde só pode falar quem é a favor.
Onde será que já vi esse mesmo filme?
Tudo tem limite, inclusive a subserviência, o antiprofissionalismo e a bajulação.
Os comunistas que pululam aos montes na midia mostrando a cara. O Zé Trajano é fanático. Bem manjado. Nunca falaram nada contra o filme Lula, o filho do Brasil. Eles têm lado. O povo é que repudia o lado que eles seguem.
E eles são críticos de cinema?
Capitão Corona tresloucado enoja não só a torcida do Flamengo, mas de todo a seleção brasileira, fui!
O que enoja o brasileiro é o comportamento corrupto e ideológico. Bolsonaro pode até não ter o dom da palavra, como todo charlatão tem, especialmente o Lula, mas ainda não encontraram roubo feito por ele…
Qual o poder que você tem pra falar pela torcida do Flamengo? Creio que m nenhum, portanto, fale somente a sua opinião, lulista recalcado
Vá, Ciro.
Vá várias vezes ao dia. Leva sua turma e De preferência fica por lá mesmo.
Trajano é um jornalista superado, não passa de um hipócrita frustrado defensor do ladrão dos nove dedos e bajulador da esquerda corrupta. Trajano que é esquerdista, até pouco tempo era diretor da ESPN Brasil, empresa genuinamente americana
país berço do capitalismo que ele tanto combate. Trajano junto com Juca Kifoure representam o que existe de pior no Brasil que é a esquerda caviar.
BG.
Parabéns ao jornalista com J maiusculo Marcio Guedes, esse intrajano é um safado defensor de criminoso condenado de 3° instancia. Comuna vagabundo e xalera. Qual a autoridade esse individuo tem para criticar ninguem.
Eu acho que a esquerda brasileira tem fantasias ocultas no Véio Bolsonaro. Mas o Véio Bolsonaro é Macho dos cunhão rôxo.
Pense num jumentinho pra gostar de cunhão roxo. Tanto faz se for de Bolsonaro ou Trump. O véio é duro mas ele aguenta.
Tu sabe a cor dos cunhões do presidente e são os esquerdopatas que tem fantasias ocultas? Tá cada dia mais engraçada essa briga entre o gado e os PTralhas, é bom que se acabem logo para vivermos uma paz, sem politização de tudo.