Foto: Arte/CNN
Dia, Lojas Marisa e Subway: o que a crise por trás dessas três empresas têm em comum? Para especialistas ouvidos pela CNN, a resposta está na dificuldade em atender a demanda do consumidor brasileiro e de criar raízes no mercado nacional.
Tudo começou na última quarta-feira (13), quando a SouthRock deu início ao processo de recuperação judicial das empresas que operam a franquia de fast food Subway no Brasil.
No dia seguinte, foi a vez da rede de supermercados Dia anunciar o fechamento de 343 lojas e 3 centros de distribuição no Brasil. A empresa decidiu concentrar suas atividades na região de São Paulo, onde continuará operando 244 lojas.
Já nesta segunda-feira (18), a Marisa reportou queda de 41% na receita líquida, a R$ 409 milhões no período, desempenho que a empresa atribuiu a uma recomposição de estoque num ritmo “mais lento que o necessário para suportar um maior volume de vendas”.
No caso do Dia, o especialista em varejo da Strong Business School, Ulysses Reis, explica que o início da operação internacional da rede de supermercados no Brasil aconteceu a partir de 1998 — ano em que uma forte desvalorização do real barateou lojas do segmento.
Segundo ele, isso permitiu a entrada de redes estrangeiras no país, como o grupo espanhol, que abriu sua primeira loja no Brasil em 2001.
“Eles estão fechando várias lojas no Brasil e em Portugal, ao mesmo tempo em que abrem mais lojas na Espanha e na Argentina. Essa é uma questão muito característica. O que aconteceu é que muitas dessas redes que chegaram por volta desse período não conseguiram entender o perfil do consumidor brasileiro. O Walmart, por exemplo, teve muitos erros. Ele chegou a vender inclusive roupa para neve, esqui e botas em São Paulo”, conta.
Nos casos de Marisa e Subway, o especialista afirma que ambas as empresas necessitavam de adequações às mudanças do mercado de consumo, especialmente em termos de inovação.
CNN Brasil
Basta olhar os bolsolóides comentando, quem entende a kbça desse povo? Sugestão aos varejistas, esperem sair os estudos psiquiátricos que estão em curso pra entender a kbca de parte do povo que será melhor. Ora, qdo a gasolina custava 10 reais estava bom, hj custa 5,70 está ruim, qdo a carne de 1a cuastava 60 reais o kg estava bom, hj custa 30 está ruim, qdo o rolo de papel higiênico deixou de ter 30mt e passou a ser 20mt custando o mesmo preço, estava bom, hj que voltou a ter 30mt e mantrve o preço está ruim, qdo o pct de cortes de frango deixou de ser de 1kg e passou a ser 700gm pelo mesmo preço estava bom, hj que passou a ser de 1kg outra vez com preco menor está ruim. Qdo o governo deu calote de precatórios e as pastas erraram suas contabilidades pra dizer que teve um superávit ficticio, era certo, hj que o governo está pagando a conta e ainda ralizando investimentos está ruim. Os estudos serão publicados em breve, sugiro aguardar. Kkkkkkkkkk
Eu pensei que essa matéria era da Miriam Leitão.
Mas a CNN, toca e dança a mesma canção da Grobo lixo.
Daqui a pouco vem a Miriam Leitão com o artigo: Entenda como o fechamento de empresas é bom para o trabalhador brasileiro.
A coisa vai piorar.
Governo sem rumo o objetivo é gastar.
Faz o “Janjo”
Brasil vai demorar muito pra conseguir se recuperar de tudo que o Bolsonaro fez. 4 anos de afundamento econômico e social.
“Para especialistas ouvidos pela CNN”. Quando a reportagem começa assim….. pode-se traduzir como: “sem fundamentação nenhuma, tiramos da nossa cabeça”.
O nome disso é quebradeira, país sem governo. Esses tais especialistas são apenas passadores de pano, iguais a Miriam Leitão. A inflação tá é 26% pra quem ganha até 2 salários. Isso eles não falam.
Disse tudo meu amigo.
O molusco é sicário , assassina tudo que é empreendimentos e crescimento econômico. Petista gosta de mamar nas tetas dos empresários e suor dos trabalhadores legítimos. O pt rouba e deixar roubar !
Quando a imprensa está de boa vontade… Kkkkkkk claro que não tem nada a ver com a incompetência do governo na área econômica, nem com inflação ou o rombo, é “falta de capacidade do varejo”. O supermercado funcionava desde de 1998. Tem que ser bem tapadinho pra comprar essa conversinha.
O sanduíche é péssimo. A carne lembra a ração molhada de cachorro.
O Starbucks vende aquele café aguado de americano e quer fazer sucesso aqui, na terra do café cuado… tem como não!!
É igual a querer vender cachorro quente americano (pão e salsicha) aqui. Não vai pra frente…
A crise tem nome e sobrenome NINE da Silva, ele saiu a crise acaba.
Faz o L.