O ferimento a faca no deputado federal e candidato à Presidência da República Jair Bolsonaro (PSL) fez com que ele perdesse 2,5 litros de sangue, o equivalente a 40% do volume sanguíneo de um ser humano médio.
Por conta disso, ele já entrou em estado de choque na Santa Casa de Juiz de Fora e só pôde ser salvo pela rapidez no atendimento.
As informações foram dadas hoje pela diretora técnica da Santa Casa, médica Eunice Dantas. “O mais grave foi o comprometimento da veia, pelo sangramento de vulto. Ele perdeu em torno de 40% do volume de sangue do corpo. Um adulto do porte dele tem em torno de 5,5 litros de sangue circulando. Ele perdeu em torno de 2,5 litros. É muito grave. Ele poderia ter morrido. Ele chegou com pressão 8 por 4, chegou chocado [em estado de choque]”, relatou a médica.
Segundo ela, por questões de centímetros a faca não feriu regiões mais sensíveis de Bolsonaro, o que poderia ter o levado a óbito.
Veias calibrosas
“Havia veias mais calibrosas, artérias próximas, órgãos mais nobres. Qualquer mudança ali podia ser fatal para ele”, explicou a médica, que acompanhou Bolsonaro desde o momento em que ele deu entrada no hospital.
Eunice explicou que Bolsonaro terá que utilizar, por até três meses, uma bolsa ligada ao intestino, com objetivo de recolher o material fecal, até que o órgão esteja completamente cicatrizado e livre de qualquer possibilidade de infecção.
“Ele fez uma cirurgia aqui. A segunda será daqui a dois ou três meses, para a reconstituição do intestino grosso. Enquanto isso, ele vai utilizar uma bolsa para fora da barriga, por dois ou três meses. A colostomia não inviabiliza ninguém de fazer nada, é só questão de se acostumar com a bolsinha”, disse.
Ela aconselhou que Bolsonaro se abstenha de ir para as ruas fazer campanha pelas próximas semanas, na reta final do primeiro turno das eleições, a fim de facilitar sua recuperação.
“Três semanas é um período muito curto para uma cirurgia deste porte. Eu acho que a estratégia de campanha vai ter que ser adaptada às condições dele agora” justificou.
A médica estimou que Bolsonaro já poderá ter alta hospitalar entre sete a dez dias: “Se tudo correr bem, caso não haja intercorrência, tudo dentro do padrão, pode [ter alta]”, finalizou.
Agência Brasil
Incolor é o cérebro dos esquerdopatas.
olha o JB não é bolsa de sangue para vazar, segundo o sangramento foi interno vamos esquecer o sangramento de novelas e vamos ser realistas essa artéria perfurada era muito interna e não tinha como sangrar muito para fora mas foi mais interno do que externo e aliás tinha um pano cobrindo então convenhamos não tem como ver sangue.
e segundo vocês acham que a mídia iria mostrar sangue na faca ??????? francamente se nem mostram o livro que as crianças iriam ver nas escolas acham que vão mostrar isso ???? PENSEM USEM A MASSA ENCEFÁLICA .
Melhor nem comentar os comentários!! Ignorantes!
É muita ignorância, ele teve hemorragia interna.
O sangue dele só aparece quando é pra combater os ladrões e mal feitores.
Tá cheio de vampiro na internet querendo sangue !!! Ô povo sem noção !!!
Esquerdopatas ignorantes, o sangramento por lesão de arma de fogo profunda é INTERNO… vão defender seu bandido de estimação que está preso e deixem o Brasil em paz
Sangue este que não apareceu nem na camisa, nem na faca, nem nas fotos… sangue de novela… de novela da Globo.
Pense num cara idiota, não sabe o que é hemorragia interna .
Bandidos.
E O SANGUE DELE É INCOLOR?
NÃO VI SANGUE NENHUM.
E O SANGUE DELE É INCOLOR?
Vai aparecer à partir de primeiro de Janeiro nos vagabundos deste país!
Idiotas o sangue flui dentro do corpo. A hemorragia é interna..