Diversos

Médica picada por cobra durante banho em cachoeira tem 70% das vias aéreas comprometidas e continua na UTI em MT

Foto: Instagram/Reprodução

A médica Dieynne Saugo passou pelo procedimento de traqueostomia (pequena abertura na traqueia), na tarde dessa terça-feira (1°), para desobstruir as vias aéreas que estavam comprometidas em 70%. O comunicado foi feito pela família da paciente por meio das redes sociais.

Dieynne está internada em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) desde domingo (31) após ter sido picada por uma cobra jararaca durante um banho na Cachoeira Serra Azul, em Nobres, a 151 km de Cuiabá (MT).

Dieynne Saugo passou por traqueostomia — Foto: Arquivo Pessoal

O médico coordenador do Centro Antiveneno de Mato Grosso (Ciave), José Antônio de Figueiredo, explicou ao G1 que Dieynne teve picadas no rosto e no pescoço. Segundo ele, as vias aéreas ficaram comprometidas devido ao inchaço nessas regiões, o que acabou prejudicando a respiração da paciente.

“É como se tivesse uma reação alérgica. Não significa que o veneno cause alteração nesse sentido, mas causa o inchaço que, na região do pescoço, pode comprometer veias importantes. O caso dela é bem diferente devido ao local da picada. Na maioria das vezes, as picadas são no pé, tornozelo e perna, seguido de mão e braço”, explicou.

De acordo com a família de Dieynne, o médico deu duas opções para tentar melhorar a respiração da paciente. Uma era a traqueostomia e a outra a entubação. A traqueostomia é um procedimento cirúrgico que consiste em uma abertura feita na traqueia, com inserção de um tubo, que permite a passagem do ar. Na entubação, um tubo é colocado dentro da traqueia, que permite o uso de ventilação mecânica.

“Como a entubação teria um risco muito alto dela desenvolver pneumonia (que não é nada bom nesse momento), optamos pela traquio, por uma questão de precaução, para não ter que acabar tendo que fazer algum procedimento com urgência”, explica em comunicado.

Após a cirurgia, a médica voltou a ser internada na UTI e está em observação.

José Antônio afirmou que o caso de Dieynne é considerado grave. Ela chegou ao Hospital Municipal de Cuiabá (HMC) vomitando sangue e com edemas.

O local em que ocorreu o incidente fica a mais de 150 km do hospital. Foram cerca de 3 horas até chegar a unidade de saúde para a aplicação do soro.

“Nesse período já começam as alterações, como dor, inchaço e a diminuição na coagulação. Não tem como diminuir os edemas, mas, após a aplicação do soro, as alterações começam a ser controladas”, disse.

O incidente

Dieynne fazia um passeio em um dos pontos turísticos de Nobres quando ocorreu o incidente. A cobra despencou com a queda d’água da cachoeira e atingiu a médica que estava logo abaixo.

Um vídeo gravado no momento do acidente mostra a médica pedindo socorro (veja acima).

Conforme o comunicado da família, Dieynne foi picada duas vezes, e os locais feridos estão inchados.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi chamado e encontrou a família a caminho do hospital. Ela foi encaminhada ao Hospital Municipal de Cuiabá (HMC) para receber o soro e depois foi transferida para uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de um hospital particular da capital.

Cachoeira Serra Azul onde médica foi picada por cobra em Nobres (MT) — Foto: Sesc Pantanal/Divulgação

A pousada

Em nota, o Parque Sesc Serra Azul, responsável pela atração turística, informou que a equipe de saúde da pousada foi chamada imediatamente, deu todas as orientações e está acompanhando o caso desde então. Além disso, uma enfermeira e um médico do Sesc Pantanal acompanham o caso desde domingo.

Alguns internautas criticaram a falta do soro antiofídico na própria pousada para atender esses incidentes.

No entanto, a Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) informou, em nota, que não tem conhecimento de legislação que obriga pousadas e resort próximos à Área de Preservação Ambiental (APA) a disponibilizarem soro antiofídico em caso de incidente com picadas de animais peçonhentos.

“Os soros antivenenos são disponíveis somente em unidades hospitalares com retaguarda para possíveis complicações, pois a aplicação do composto tem que ser feita com supervisão médica”, explica.

O Parque disse que, desde o funcionamento, em dezembro de 2011, quando a unidade foi aberta ao público, esta é a primeira vez que acontece um acidente desta natureza.

O Sesc Serra Azul é um parque ambiental em fase inicial de implantação voltado para os segmentos de ecoturismo e turismo de aventura.

G1

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Comissão do Senado aprova texto que autoriza governo a retaliar ‘tarifaços’ como os de Trump

Foto: Saulo Cruz/Agência Senado

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado aprovou nesta terça-feira (1º) um projeto que cria mecanismos e autoriza o governo a retaliar países ou blocos que imponham barreiras comerciais a produtos brasileiros.

O texto prevê que o governo federal poderá agir para combater decisões unilaterais estrangeiras que:

  1. violem e prejudiquem acordos comerciais do Brasil;
  2. ameacem ou apliquem sobretaxas; ou
  3. decretem critérios ambientais para produtos brasileiros, mais rígidos do que os aplicados para os mesmos produtos nos países importadores.

A proposta, que tem apoio do governo e da bancada do agronegócio, é uma tentativa de responder a dois fenômenos externos que têm impactado a balança comercial brasileira:

  1. as medidas da União Europeia contra a agropecuária brasileira – incluindo a resistência em assinar o acordo com o Mercosul – por suposta falta de compromisso ambiental;
  2. os sucessivos anúncios do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de que vai sobretaxar produtos vindos de fora.

“Essa é uma lei que não é só para os EUA, ela contempla todos os mercados que fazem comércio exterior com o Brasil. Não é uma retaliação, é uma proteção quando os produtos brasileiros forem retaliados”, afirmou a relatora do texto, senadora Tereza Cristina (PP-MS).

Em discursos recentes, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva vem defendendo que o Brasil adote a reciprocidade nesses casos – ou seja, responda com a mesma medida em sentido oposto.

Atualmente, no entanto, o Brasil não adota tarifas específicas contra este ou aquele país. As regras da Organização Mundial do Comércio (OMC) preveem o princípio da “nação mais favorecida” entre seus membros – ou seja, a proibição de favorecer ou penalizar um colega de OMC com tarifas.

O projeto deve seguir agora para a análise da Câmara dos Deputados, desde que não haja recurso para votação no plenário principal do Senado.

“Mais uma vez, quero dizer que falaremos com o presidente da Câmara dos Deputados, deputado Hugo Motta, para que a Câmara possa apreciar essa matéria em caráter de urgência. Muito importante a senadora Tereza fazer o mesmo para que nós possamos ter, na Câmara, uma rápida apreciação”, afirmou o presidente da CAE, senador Renan Calheiros (MDB-AL), após a votação.

O que prevê o texto?

O projeto prevê que o Poder Executivo poderá adotar contramedidas a barreiras comerciais ou legais decretadas, no mercado internacional, contra produtos brasileiros.

As medidas poderão ser aplicadas de forma isolada ou de forma cumulativa.

Um dos mecanismos autorizados é a adoção de sobretaxas nas importações de bens ou de serviços contra um país ou bloco econômico que retaliar o Brasil.

Ou seja: o Brasil poderia, por exemplo, definir um imposto de importação mais alto para os produtos vindos dos Estados Unidos.

Também poderá ser decretada a suspensão das obrigações do Brasil com outros acordos comerciais estrangeiros.

Há ainda uma outra medida de retaliação a ser aplicada em “caráter excepcional”: o governo poderia suspender direitos de propriedade intelectual.

Ou seja: o Brasil poderia suspender o envio de royalties e o registro de patentes a indústrias e indivíduos do país atingido. Enquanto a retaliação vigorar, o Brasil deixaria de compensar ou remunerar o titular da patente pelo uso não autorizado.

Pelo relatório da senadora Tereza Cristina, essa medida só poderá ser decretada se as anteriores forem “consideradas inadequadas” para reverter o entrave comercial.

Essa restrição é uma novidade em relação ao texto original aprovado pela Comissão de Meio Ambiente do Senado.

Se o projeto virar lei, o governo estará autorizado a alterar ou suspender as medidas conforme o avanço de negociações.

g1

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

VÍDEO: Bandido morre após tentar assaltar secretário de Segurança de Parnamirim

Vídeo: Reprodução

O secretário de Segurança Pública da cidade de Parnamirim, região Metropolitana de Natal, sofreu uma tentativa de assalto, na manhã desta terça-feira (01), quando saía de uma residência, no conjunto Pirangi, zona Sul de Natal. Um criminoso solitário e armado, interrompeu o deslocamento do carro onde estava o secretário e dois seguranças. Diante da ameaça iminente, a equipe do dono da pastada Segurança reagiu atirando.

Givanildo conversou com a produção do PortalBO e relatou que o assaltante aparentava está muito nervoso e que certamente estava acompanhado de um comparsa e uma moto na esquina da rua. “Ele ficou na frente do carro onde estávamos, na iminência de atirar anunciando o assalto. Prontamente a equipe de apoio reagiu de forma que evitou o pior”, esclareceu.

O secretário nada sofreu, assim como os seguranças que estavam com ele. A Polícia Militar foi acionada e uma varredura na área realizada com a finalidade de localizar e prender um suposto segundo criminoso.

Portal BO

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Prefeita Jussara Sales forma comissão que vai estudar concursos públicos em Extremoz

Foto: Divulgação

A Prefeita de Extermoz Jussara Sales, instituiu a comissão para realização de estudos, visando fornecer subsídios para abertura de concurso público, conforme disciplina o art. 3º da lei Federal nº 14.965/2024. A Comissão deverá desenvolver suas atividades no prazo de 180 (cento e oitenta) dias, podendo ser prorrogado, mediante justificativa.

A comissão elaborará relatórios a serem fornecidos para o chefe do poder executivo municipal, contendo entre outros a evolução do quadro de pessoal nos últimos 5 (cinco) anos e estimativa das necessidades futuras em face das metas de desempenho institucional para os próximos 5 (cinco) anos, também a denominação e quantidade dos cargos e empregos públicos a serem providos, com descrição de suas atribuições, além do estudo do impacto orçamentário-financeiro, dentre outras.

“Este é um grande passo para nosso Município, com esta comissão vamos com responsabilidade conseguir ter um estudo para realizar os concursos públicos necessários para nossa cidade, melhorando ainda mais o trabalho da prefeitura para o nosso povo”, disse a Prefeita Jussara, avaliando a instalação da comissão.

A comissão para realização de estudos preliminares, visando fornecer subsídios para abertura de concurso público, será composta pelos seguintes servidores: Tereza Cristina Morais dos Reis (Presidente), Lizélia Maria de Souza, Edivan Souza dos Santos e José Eliê Ribeiro.

Opinião dos leitores

  1. Parabéns a Prefeita porplanejar com olhar para o futuro, o que é muito raro de se ver nos gestores públicos
    ..

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Jornalismo

VÍDEO: Local na Zona Norte causa transtorno a moradores por conta dos mosquitos

Um leitor do BLOGDOBG nos enviou uma denúncia, no fim da manhã desta terça-feira (1), mostrando como está a situação de um local, que fica na subida da Av. Senhor do Bonfim, Zona Norte da cidade.

Como podemos ver nas imagens, há um amontoado de pneus. “Muitos mosquitos ultimamente, há muitos dias eles estão aí”, disse o homem.

Veja o vídeo:

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Humor

#LulaDay: internautas associam presidente ao Dia da Mentira

Internautas compartilharam no X memes associando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao Dia da Mentira, comemorado nesta 3ª feira (1º.abr.2025). Acompanhadas da hashtag #LulaDay, as postagens trazem montagens do petista com o nariz do personagem Pinóquio, que cresce a cada mentira contada pelo boneco de madeira, e zombam de promessas de campanha.

Até as 10h30 desta 3ª feira (1º.abr), a hashtag já era o 3º assunto mais comentado na rede social e contava com 4.752 publicações relacionadas.

Eis alguns memes:

Poder 360

Opinião dos leitores

  1. Né por nada não mas essa foto de 30 ovos por 35 reais deve ser na época do governo do MINTO!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

Ciclista é atropelado na Grande Natal e motorista foge do local

Um ciclista foi atropelado por um carro, na segunda-feira (31), na Rua Antônio de Lima Paiva, no bairro Nova Esperança, em Parnamirim. O motorista fugiu do local.

O Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Norte (CBMRN) atendeu a ocorrência e o estado da vítima, um homem não identificado, apresentava quadro grave.

A equipe prestou os primeiros socorros no local e, em seguida, transportou a vítima ao Hospital Deoclécio Marques, onde recebeu atendimento médico.

A Polícia Civil está investigando o caso.

96 FM

Opinião dos leitores

  1. Bem provável que, assim como o caso ocorrido lá em Mossoró, do bêbado que atropelou e matou o motociclista por nome de Netao, vai ficar por isso! Alguém vai livrar o causador da prisão!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Neoenergia Cosern solta nota e confirma que processo de prorrogação está em andamento

A Neoenergia Cosern soltou nota, na manhã desta terça-feira (1), com um texto que não pode ser mais claro: o processo de prorrogação da concessão está em andamento em Brasília. Porém, a nota informa que não teria repasses para o Governo Estadual.

Confira a publicação na íntegra:

NOTA À IMPRENSA – NEOENERGIA COSERN

O processo de prorrogação da concessão de distribuição de energia no Brasil é conduzido pelos órgãos federais – Ministério de Minas e Energia (MME) e Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) – com base em rigorosos indicadores técnicos. A prorrogação da concessão está prevista em lei federal e nos contratos de todas as empresas de distribuição de energia no País. O processo não está vinculado à transferência de recursos aos governos estaduais.

Até 2027, a Neoenergia Cosern – que já é reconhecida entre as melhores distribuidoras de energia no país – tem um forte plano de investimentos na melhoria e expansão de sua rede no Rio Grande do Norte, com aportes previstos de R$ 1,6 bilhão na modernização e robustez da rede elétrica em todas as regiões potiguares, com objetivo de melhorar cada vez mais a qualidade dos serviços para os mais de 1,6 milhão de clientes no estado. A empresa gera hoje cerca de 4 mil empregos diretos e indiretos no RN.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Bolsonaro teria mais votos que Lula se eleição ocorresse hoje, aponta Atlas

Foto: Reprodução

Se os mesmos candidatos da eleição de 2022 se repetissem em um novo pleito, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) teria, hoje, mais votos que o presidente Lula (PT) em um primeiro turno.

Os números são de pesquisa AtlasIntel/Bloomberg divulgada nesta terça-feira (1°). O levantamento foi realizado com 4.659 brasileiros entrevistados por meios digitais entre 20 e 24 de março.

Mantido os mesmos candidatos do pleito de dois anos atrás, Bolsonaro teria 45,6% das intenções de voto e Lula, 40,6%, de acordo com a pesquisa.

O levantamento da AtlasIntel tem nível de confiança de 95% e margem de erro de um ponto percentual para mais ou menos — ou seja: a diferença de Bolsonaro para Lula supera o intervalo.

Se a eleição de 2022 ocorresse hoje:

  • Jair Bolsonaro (PL): 45,6%
  • Lula (PT): 40,6%
  • Ciro Gomes (PDT): 5,7%
  • Simone Tebet (MDB): 3,1%
  • Outro candidato de 2022: 2,1%
  • Voto branco/nulo: 2% Não sei: 1%

Eleição real

Em 2022, Lula teve 48,4% dos votos válidos e Bolsonaro, 43,2% no primeiro turno. Já no segundo turno, Lula venceu Bolsonaro por 50,9% a 49,1%.

De acordo com a pesquisa, entre quem votou em Bolsonaro no segundo turno em 2022, 92,6% manifestam intenção de votar nele novamente, se a eleição se repetisse.

Já entre quem votou no hoje presidente Lula, 80,9% seguiriam com o petista.

Entre os que votaram em branco ou nulo no segundo turno em 2022 – um universo de 5,7 milhões de brasileiros -, 18,2% votariam em Bolsonaro no primeiro turno; 14%, em Ciro Gomes (PDT); 11%, em Simone Tebet (MDB); e 4,3%, para Lula.

E entre os que não votaram – 32,2 milhões de eleitores -, 34,9% prefeririam votar em Bolsonaro; 22,7%, em Lula; e 22,2%, em Ciro Gomes.

CNN

Opinião dos leitores

  1. Não acredito nessa pesquisa, não é possível que o Lula tenha toda essa aprovação, o normal seria ele está com 25% no máximo
    Acredito que ainda tem uns 25% de gente sem noção para bota nessa coisa

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Desaprovação de Lula cresce e vai a 53,6%, diz pesquisa

Pesquisa divulgada pela AtlasIntel nesta 3ª feira (1º.abr.2025) mostrou que a desaprovação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é de 53,6%, contra 44,9% de aprovação. Outros 1,5% responderam “não sei”.

No levantamento divulgado em março, a desaprovação do presidente foi de 53%, e a aprovação, 45,7%.

A pesquisa foi realizada pela Latam Pulse, Bloomberg e AtlasIntel. Os dados foram coletados de 20 a 24 de março de 2025, em formulários on-line aleatórios. Foram entrevistadas 4.659 pessoas. A margem de erro é de 1 ponto percentual e o intervalo de confiança é de 95%. Eis a íntegra (PDF – 9MB).

Quando perguntados sobre a avaliação do governo, 49,6% dos entrevistados avaliaram a gestão como ruim/péssima, enquanto 37,4% disseram ser ótima/boa. Outros 12,5% disseram que a gestão federal é regular. 0,5% responderam “não sei”.

Em março, 50,8% avaliaram o governo como ruim/péssimo, enquanto 37,6% disseram ser ótimo/bom.

ELEIÇÕES
A pesquisa mostrou que Pablo Marçal (PRTB) e Jair Bolsonaro (PL) ganham de Lula em um eventual 2º turno nas eleições de 2026. O petista empata tecnicamente com Tarcísio de Freitas (Republicanos) e ganha em todos os outros cenários. Leia as comparações:

Pablo Marçal (PRTB) 51% X Lula 46%;
Jair Bolsonaro 48% X Lula 46%;
Tarcísio de Freitas (Republicanos) 47% X Lula 46%;
Ronaldo Caiado (União Brasil) 37% X Lula 47%;
Eduardo Leite (PSDB) 36% X Lula 46%;
Romeu Zema (Novo) 25% X Lula 44%.
As porcentagens faltantes para completar 100% são provenientes votos branco/nulo/não sei.

AGREGADOR DE PESQUISAS
O Poder360 oferece aos seus leitores o Agregador de Pesquisas mais antigo e mais completo da internet no Brasil. Reúne milhares de levantamentos de intenção de voto de todas as empresas desde o ano 2000. Em anos eleitorais, só são publicados os estudos que têm registro na Justiça Eleitoral e metodologia completa conhecida. Tem alguma pesquisa para divulgar? Mande a íntegra por e-mail para o Poder360: [email protected].

Para ter acesso ao Agregador de Pesquisas, clique aqui e busque os dados que desejar para as disputas de 2024 ou de todos os anos anteriores. Essa ferramenta oferece acesso apenas aos assinantes do Poder Monitor, a mais completa ferramenta de acompanhamento dos Três Poderes e tudo o que é relacionado ao poder. Para assinar o Poder Monitor e ter acesso por 30 dias grátis, clique aqui.

1º.abr.2025 (8h35) – diferentemente do que foi publicado neste post, 37,4% consideram o governo Lula ótimo/bom, não ruim/bom. O texto foi corrigido e atualizado.

Poder 360

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polêmica

VÍDEO: Grupo de esquerda viraliza ao ‘reiventar’ forró e vira piada na web

Um vídeo que circula nas redes sociais, e publicado pelo apresentador Paulo Mathias, mostra um grupo de esquerda fazendo uma aula de dança, em que se ‘moderniza’ o forro.

Na legenda, Mathias escreveu: “Grupo de esquerda viraliza ao “reinventar” o forró e vira piada nas redes”.

Confira o vídeo:

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Paulo Mathias (@paulomathias)

Opinião dos leitores

  1. e ai vai mais uma novidade da esquerda… alguém imaginava que seria algo muito diferente disso? já já vão inventar de dançar no modo macaquinhos kkk ou alguém já esqueceu aquela exposição de horrores em São Paulo kkk

  2. Essa esquerda é muito sem futuro, só viado e sapatao querendo mudar o que é certo vão procurar o que fazer bando de lixo.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *