Representantes de entidades médicas voltaram a criticar hoje (2) o Programa Mais Médicos, durante audiência pública na Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara. Para as entidades, a proposta viola os direitos humanos dos profissionais cubanos e também da população brasileira.
“Não tenho dúvida que há, sim, uma suposta – suposta porque não sou eu que vou investigar, porque existem órgãos responsáveis-, mas posso afirmar que existem indícios fortes de violação de direitos humanos na contratação [de médicos cubanos]”, disse o presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM), Roberto Luiz D’Ávila.
Durante debate na comissão, D’Ávila disse que a CFM não vai “se curvar” ao governo. “Obedecemos ao princípio da legalidade, moralidade e tudo que a lei determina. E que fique bem claro o significado da palavra: o conselho não vai se curvar. Vamos enfrentar o programa em todas as instâncias”, disse.
O representante da Federação Nacional dos Médicos (Fenam) Jorge Darze pontuou que a medida provisória que instituiu o Programa Mais Médicos “nasceu viciada”. “A violação dos direitos humanos não está apenas no trabalho dos médicos cubanos. A media provisória, como um todo, é um flagrante atentado aos direitos humanos. Tudo que está na medida provisória fere os direitos humanos”, disse.
Segundo Darze, o fato de os médicos inscritos no programa ficarem dispensados do exame Revalida (que reconhece diploma estrangeiro) é um fato que caracteriza um atentado aos direitos humanos. “O fato de uma parcela da população ser atendida por profissionais que passaram pelo Revalida e outra não, é um atentado à dignidade do ser humano”.
Agência Brasil
Maurício, por que vc nao começa a tomar o Lexotan? A Dilma será reeleita e seu martírio continuará…..comece logo o tratamento!
Isso daí é mais um motivo para se acabar com o Exame de Ordem da OAB. Se médicos não precisam fazer exames para atestar a competência, porque bacharéis em direito devem fazer exames para comprovarem quem têm capacidade de exercer a advocacia? Está claro que o governo federal do PT, está desviando na surdina, dinheiro suado do povo brasileiro para encher os bolsos dos ditadores Fidel e Raul Castro e financiarem a sangrenta ditadura cubana que já passa dos 50 anos. Cadê a OAB para defender os direitos humanos dos escravos cubanos? É pura hipocrisia.
A OAB, jamais vai deixar essa maquina de fazer dinheiro, que é o exame da ordem, é tão rentável que tem 04 vzs por ano!
Amigo, use seu teclado para escrever coisas úteis. Só falou besteira misturando coisas que nada tem haver… Fraco.
Os médicos que pouco se importam e nada fazem para salvar a vida de crianças que morrem porque a mãe sequer recebe informação sobre uso de água potável ou um soro caseiro para conter uma desidratação no Norte e Nordeste do pais, agora estão com essa conversa furada corporativista e de preconceito ideológico. Quantas vezes esses médicos foram para os rincões do pais? Por que nunca brigaram por mais faculdades na época de Sarney, Collor e FHC? Hoje teriamos o dobro de médicos!!!!