Um grupo fortemente armado invadiu o estacionamento de um hipermercado na tarde desta quinta-feira (22) em São José do Rio Preto (a 438 km de São Paulo), para roubar um carro forte que abastecia caixas eletrônicos do local. Houve troca de tiros com a polícia, dois bandidos morreram e dois policiais foram baleados.
De acordo com as primeiras informações da Polícia Militar, o grupo com cerca de 15 homens armados com fuzis entrou no local por volta do meio dia e rendeu funcionários de uma empresa de valor que abastecia os caixas eletrônicos.
Clientes que estavam no hipermercado viram a ação e chamaram a polícia.
Com a chegada dos policiais, que cercaram a área, os suspeitos reagiram e houve intensa troca de tiros. Dois assaltantes morreram, um ficou ferido e dois se entregaram até o momento. Dois policiais também foram baleados.
Eles foram socorridos e levados para o Hospital de Base, onde passam por atendimento. Um deles foi baleado na perna e o outro no ombro e não correm risco de morte.
Durante a ação, o grupo fugiu e se escondeu em um shopping que fica a cerca de 500 metros do hipermercado.
Houve pânico, e os clientes do centro de compras tiveram que se esconder nas cozinhas dos restaurantes da praça de alimentação. Todas as lojas abaixaram as portas e o local segue fechado.
Simultaneamente as essas ações começaram a ocorrer assaltos a motoristas e lojistas na avenida Bady Bassitt, uma das principais da cidade, e também na área central. Com medo os lojistas também fecharam suas lojas. A Polícia Militar, no entanto, diz que esses assaltos não tiveram relação com o roubo do hipermercado.
Até um hospital foi vítima dos assaltantes. Eles tentaram roubar um caixa eletrônico instalado no local, mas não conseguiram. Por precaução o hospital cancelou os atendimentos desta tarde.
Polícias militar, civil, rodoviária e federal seguem fazendo buscas para tentar identificar mais integrantes da quadrilha.
Folha de São Paulo
Quando os bancos retiraram os caixas eletrônicos dos supermercados aqui em Natal, foram fixadas mensagens informado que a medida seria por determinação do Banco Central, ou algo parecido.
A retirada dos caixa prejudicou muito os usuários, que tinham a facilidade de encontrar muitos pontos para sacar dinheiro ou pagar contas, sem precisar ir a uma agência bancária.
Mas desde então eu tenho visto notícias sobre assaltos a caixas eletrônicos em supermercados, lojas e postos de combustível em muitos outros estados. Será que foi apenas aqui no Rio Grande do Norte que os caixas eletrônicos foram retirados?
Por outro lado, se o motivo da retirada foi a falta de segurança, devido ao grande número de assaltos e arrombamentos de caixas eletrônicos, existe uma alternativa. Porque não disponibilizar novamente os caixas eletrônicos em supermercados e outros estabelecimentos, sem operações de saque de dinheiro, mas apenas para CONSULTA DE SALDOS E EXTRATOS, TRANSFERÊNCIAS, APLICAÇÕES, PAGAMENTOS DE CONTAS e outras operações afins?
Essa medida seria de enorme utilidade para a população e não traria riscos de assaltos e arrombamentos para o comerciante, pois não haveria movimentação de dinheiro no local. E certamente também é interessante para os comerciantes, pela atração de potenciais clientes que utilizariam os equipamentos.
Resta saber se essa medida interessa aos bancos, que só se preocupam com seus lucros, e não com a satisfação de seus clientes.