A jornalista Thaisa Galvão publicou em seu blog que a governadora Rosalba Ciarlini determinou que uma menina chamada Ana Raquel fosse transferida com urgência do Hospital Tarcísio Maia, em Mossoró, para um leito de UTI no Hospital Infantil Varela Santiago, em Natal, na última segunda-feira. No entanto, o jornalista mossoroense Cesar Alves atesta que não há nenhum dedo da líder do executivo estadual nesta transferência.
O Jornalista esclareceu que quem conseguiu a vaga foi o médico Jeancarlo, presidente do CRM, que não tem qualquer ligação com qualquer pessoa do governo. “E fez por cidadania e respeito a vida e a um pedido desesperado meu, pois não aguentaria ver outra criança morrer sufocada (pneumonia)”, revelou.
A menina necessitava urgentemente de um leito de UTI, o que ainda não tem na capital do oeste. A prefeita Claudia Regina anunciou a contratação de 10 unidades em caráter emergencial.
Veja trechos na íntegra do que o jornalista explicou ao BLOG do BG, por email:
Não tem a menor chance da transferência de Ana Raquel da “pediátrica” do HRTM para a pediatria do Hospital Varela Santigo ter acontecido em função de determinação da governadora Rosalba. Assim como em várias outras vezes, fui eu que fiz a campanha nas redes sociais. Estava lá pessoalmente na Unidade de Gerenciamento de Vagas (UGV).
INCRIVELMENTE A ASSESSORA ROSALBA não conseguiu durante longos cinco dias a transferência para os hospitais públicos de Natal. Outros auxiliares da governadora, a pedido pessoal nosso, tentaram inclusive em hospitais privados e não conseguiram. Também ligamos para todos, assim como fez a UGV do HRTM de forma incansável pro dois dias.
EU ESTAVA dentro da UGV do HRTM quando as reguladoras encerraram os contatos com o Hospital Varela Santiago por não haver vaga, nem a pedido da governadora e nem a pedido de seus auxiliares mais próximos. NAQUELE exato MOMENTO IRIAMOS COMEÇAR OS CONTATOS COM OS HOSPITAIS DE FORTALEZA, já numa situação desespero.
Relatei o fato no Twitter.
RECEBI UMA LIGAÇÃO DO JEANCARLO, presidente do CRM, PEDINDO O TELEFONE do pai de Ana Raquel e pedindo que aguardasse um pouco mais que ele iria conversar com alguém e logo em seguida daria retorno. Até mencionou que estava em sala de aula.
Por coincidência, Jeancarlo retorna a ligação já para celular do pai de Ana Raquel (eu estava ao lado dele e fui eu que anotei o recado), pedindo que ele procurasse a médica reguladora do HRTM e a colocasse em contato com a média pediatra do Varela Santiago.
Assim foi feito imediatamente.
Foi assim que Ana Raquel foi tirada do forno da pediatria do HRTM. NÃO FOI ORDEM DE ROSALBA, apesar desta ter sido dada. Não valeu de nada.
o pior é usar a imagem de uma criança doente, precisando de cuidados para fazer politicagem.
Bruno: Exclarecimento: na verdade até hj Ana Raquel não precisou de UTI, ela simplesmente precisou de cuidados específicos e em nenhum momento utilizou leito de UTI, pois infelizmente não há disponibilidade destes leitos na insituição, a mesma encontra-se internada no hospital, na Enfermaria Esperança aguardando previsão de Alta. O contato para tranferencia da paciente foi efetuado pelos proprios médicos da HRTM, sem nenhuma influência politica nem teor de amizade, pois não é perfil desta instituição.
Agradeço a atenção.
Francisco Régis – Administrador – Hosp. Varela
Isso é, um absurdo. Não fazer e ainda querer os méritos? O ser humano realmente não tem limites.