A avaliação feita pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, de que o julgamento do mensalão teve “80% de decisão política” é um “troço de doido”, segundo o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Marco Aurélio Mello.
“Não sei como ele tarifou, como fez essa medição. Qual aparelho permite isso? É um troço de doido”, disse.
As críticas de Lula ao julgamento do mensalão foram feitas pelo petista a uma rede de TV portuguesa. Além de dizer que somente 20% do processo foi baseado em decisões jurídicas, o ex-presidente alegou que o mensalão não existiu e disse achar que um dia “essa história vai ser recontada”.
Para Marco Aurélio, o ex-presidente está exercendo o seu “sagrado direito de espernear”. Ele espera, porém, que a tese defendida por Lula não ganhe ressonância na sociedade.
“Só espero que esse distanciamento da realidade não se torne admissível pela sociedade. Na dosimetria [tamanho das penas] pode até se discutir alguma coisa, agora a culpabilidade não. A culpa foi demonstrada pelo Estado acusador”, disse.
O ministro ainda rechaçou outro ponto criticado por Lula. Segundo o ex-presidente, o julgamento do mensalão foi “um massacre que visava destruir o PT”.”Somos apartidários, não somos a favor ou contra qualquer partido”, destacou Mello.
Além disso, o ministro ainda lembrou que, no final da primeira fase do mensalão a composição do STF era majoritariamente formada por ministros indicados por Lula. Por isso, em sua avaliação, as críticas do ex-presidente não fecham.
“Ele repete algo que não fecha. No final do julgamento eram só três ministros não indicados por ele. A nomeação [de ministros] é técnico-política e se demonstrou institucional. Como eu sempre digo, não se agradece com a toga”.
A Folha de S.Paulo também ouviu outros três ministros que, reservadamente, concordaram com Mello no que diz respeito ao “direito de espernear”. Eles lembraram que a suprema corte americana também recebe críticas de políticos e avaliaram que esta não é primeira nem deverá ser a última vez que Lula irá reclamar do julgamento do mensalão.
Além disso, há avaliações entre os ministros que o ex-presidente pode estar buscando um discurso político para defender seu partido do mensalão devido às eleições que se aproximam.
Folha
Foto: Agência Brasil
Alguém notou se ele estava sóbrio? Para falar uma bobagem com esses megatons só estando mamado.
Causa-me arrepios quando um PTista diz que vai tomar posse de um cargo público.
Afinal os numerosos casos de corrupção que a imprensa tem mostrado à população indicam que muitos deles tem tomado posse do dinheiro público
também.
Olha esse ranking dos partidos mais corruptos e deixa de falar besteira.
Com base em dados divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral, o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) divulgou balanço com os partidos com maior número de parlamentares cassados por corrupção desde 2000.
1° – DEM
2° – PMDB
3° – PSDB
…
9° PT
http://www.prpa.mpf.mp.br/institucional/prpa/campanhas/politicoscassadosdossie.pdf
Esses PTistas mentem muito, só querem ser os donos da razão e as eternas pobres vítimas.
Esse Dossiê está desatualizado, é de 2007. Vamos aguardar a edição atualizada, da Era PT. Só vai dar PT na cabeça….
TROÇO É ESSE BOCA MOLE, NOMEADO PELO PARENTE, CRITÉRIO NÃO UTILIZADO PELO PT. SE O PT TIVESSE USADO O CRITÉRIO DOS OUTROS, TIPO GILMAR, É O PRÓPIO, A COISA ERA OUTRA. EU NO PODER NOMEIO OS MEUS, E NÃO FOI ISSO QUE O PT FEZ.