Geral

Mesotech: Centro de Operações Integradas da Segurança Pública de Macaíba tem selo de qualidade do Grupo Interjato

A prefeitura de Macaíba inaugurou nesta quinta-feira (04), o Centro de Operações Integradas da Segurança Pública (COISP). O primeiro órgão próprio de Segurança Pública do município conta com tecnologia e serviços da Mesotech, empresa do Grupo Interjato e está integrado ao sistema do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública do Estado do Rio Grande do Norte (CIOSP/RN).

As soluções implementadas na central de videomonitoramento contribuem de forma eficiente para a segurança pública. Através da otimização de processos com redução de custos e apoio às investigações, pois a qualidade superior das imagens e dados armazenados facilita a apuração e coleta de provas.

“Hoje inauguramos uma das centrais mais modernas do Estado”, disse o prefeito de Macaíba, Emídio Jr. A vigilância constante permite identificar comportamentos suspeitos, o que auxilia na prevenção de crimes e garante, em caso de incidentes, uma resposta imediata das forças de segurança.

Para o diretor-técnico da Mesotech, Leonardo Souza, “É com satisfação que a Mesotech e o Grupo Interjato entregam este projeto robusto em soluções para a prefeitura de Macaíba. O COISP reúne aquilo que sabemos fazer melhor: tecnologia de ponta de acordo com a necessidade do cliente”, explicou.

Soluções Mesotech

Entre as soluções desenvolvidas no projeto, estão:

Câmeras de videomonitoramento avançadas, com modelos que oferecem recursos aprimorados como zoom óptico de 32x, e capacidade de captura de faces. Os equipamentos também possuem rastreamento inteligente e análise de vídeo, aumentando a eficiência na identificação de atividades suspeitas.

Storages de alta capacidade que garantem armazenamento seguro e eficiente dos dados de videomonitoramento. Isso também permite gravação de um maior número de câmeras simultaneamente e que todos os dados armazenados possam ser acessados rapidamente quando necessário.

Sistemas de controle de acesso facial, com maior capacidade de armazenamento de dados biométricos, tela touch screen e precisão de reconhecimento superior que tornam o controle de acesso mais seguro e eficiente, dificultando a entrada de pessoas não autorizadas em áreas sensíveis.

Mesotech e Grupo Interjato
A Mesotech é uma empresa do Grupo Interjato que desenvolve soluções em videomonitoramento inteligente e tem como missão, oferecer soluções personalizadas que transformam a dinâmica dos negócios, otimizando e facilitando processos, independentemente do tamanho ou segmento de mercado.

Além da Mesotech, também fazem parte do Grupo Interjato a empresa Evos, com foco em conectividade; a Affare, ferramenta rápida e acessível para levantamentos de mercado e eleitorais; e Zaori, com foco na agricultura 4.0.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mundo

Médico especialista em Parkinson visitou a Casa Branca oito vezes em oito meses

Foto: Adam Schultz / TWH

Um especialista em doença de Parkinson do Centro Médico Militar Nacional Walter Reed visitou a Casa Branca oito vezes em oito meses, incluindo pelo menos uma vez para uma reunião com o médico do presidente Joe Biden, de acordo com registros oficiais de visitantes. Questões sobre a saúde do democrata, e especificamente sobre Parkinson, proliferaram desde seu desastroso desempenho no debate eleitoral contra o ex-presidente Donald Trump em 27 de junho, alimentando especulações e aumentando a pressão para que ele desista das eleições em novembro.

O médico, Kevin Cannard, é um neurologista especializado em distúrbios do movimento e publicou recentemente um artigo sobre Parkinson. Os registros, divulgados pela Casa Branca, documentam visitas de julho de 2023 a março deste ano, mas não está claro se Cannard visitava o local para consultar especificamente sobre o presidente ou para reuniões não relacionadas.

A página de LinkedIn de Cannard o descreve como “consultor da Unidade Médica da Casa Branca” por mais de 12 anos. Sua biografia no Doximity, um site para profissionais de saúde, lista-o como “consultor de neurologia para a Unidade Médica da Casa Branca e médico do presidente” de 2012 a 2022, o que incluiria as administrações dos ex-presidentes Barack Obama e Donald Trump.

Registros da administração Obama, quando Biden era vice-presidente, mostram que Cannard fez 10 visitas em 2012, além de um tour com a família; quatro visitas em 2013; e uma em 2014. Já entre 2015 em 2016, os registros não puderam ser encontrados. Trump rescindiu a política de divulgação voluntária de visitantes da Casa Branca de Obama, então os registros não estão disponíveis para seus quatro anos no cargo.

Cannard não respondeu a repetidos pedidos de comentário. A Casa Branca não comentou especificamente sobre o propósito de suas visitas recentes. “Uma ampla variedade de especialistas do sistema Walter Reed visita o complexo da Casa Branca para tratar os milhares de militares que trabalham no local”, disse Andrew Bates, um porta-voz da Casa Branca, em um comunicado.

Bates disse que o presidente “foi atendido por um neurologista uma vez por ano” como parte de seu check-up físico anual geral e “esse exame não encontrou nenhum sinal de Parkinson e ele não está sendo tratado para isso.” Ele se recusou a fornecer datas de quaisquer reuniões entre Biden e qualquer um de seus especialistas, mas disse que “não houve visitas de neurologistas além daquela para seu exame físico anual, três no total.”

Cannard se reuniu em 17 de janeiro com Kevin O’Connor, médico da Casa Branca, assim como John Atwood, cardiologista do Walter Reed, e outra pessoa no início da noite na clínica da residência da Casa Branca, mostraram os registros. Essa reunião ocorreu um mês antes de Biden passar por seu check-up físico anual mais recente no Walter Reed em 28 de fevereiro.

Em uma carta de seis páginas divulgada após esse check-up, O’Connor disse que a equipe médica do presidente havia realizado “um exame neurológico extremamente detalhado” que não encontrou “nenhum achado que fosse consistente com” Parkinson, derrame ou outros distúrbios neurológicos centrais. O’Connor não disse se o exame incluiu testes comuns para avaliar o declínio cognitivo ou detectar sinais de demência que são frequentemente recomendados para idosos.

A Casa Branca disse nos últimos dias que não houve motivo para realizar exames adicionais desde fevereiro. Em entrevistas à ABC News na sexta-feira e à MSNBC na segunda-feira, Biden disse que tinha o equivalente a um exame neurológico todos os dias devido à pressão das funções presidenciais.

Os registros de visitantes, que também foram relatados por outras organizações de notícias, incluindo The New York Post e The Guardian, indicaram que a primeira visita registrada de Cannard à Casa Branca durante a administração Biden foi em 15 de novembro de 2022. Os registros indicam que ele estava visitando Joshua Simmons, cujo título não está listado.

As oito visitas mais recentes começaram em 28 de julho de 2023, quando ele foi listado como se encontrando com Megan Nasworthy, uma ligação da Casa Branca com Walter Reed. Ela foi listada como a pessoa visitada em sete dessas reuniões, que ocorreram consistentemente cedo, entre 7 e 9 da manhã nas sextas-feiras, com exceção da última reunião, que ocorreu na quinta-feira, 28 de março. Os registros anotam uma 10ª visita que parecia ser um tour familiar pela Casa Branca.

Por volta da época das primeiras reuniões, Cannard publicou um artigo de pesquisa na revista Parkinsonism & Related Disorders sobre os estágios iniciais do Parkinson.

Uma série de neurologistas que não examinaram pessoalmente o presidente Biden disseram que observaram sintomas em suas aparições públicas que eram consistentes com Parkinson ou uma doença relacionada, como fala hipofônica, postura inclinada para a frente, marcha arrastada, rosto mascarado e padrão de fala irregular. Mas eles enfatizaram que um diagnóstico específico não poderia ser dado sem um exame em primeira mão.

Fonte: O Globo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mundo

[VÍDEO] Em reunião do Mercosul, Lula critica ‘nacionalismo arcaico’ e ‘experiências ultraliberais’ na região

Ao discursar na Cúpula do Mercosul, no Paraguai, nesta segunda-feira (8), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou o que chamou de “nacionalismo arcaico e isolacionista”. “No mundo globalizado, não faz sentido recorrer ao nacionalismo arcaico e isolacionista. Tampouco há justificativa para resgatar as experiências ultraliberais que apenas agravaram as desigualdades em nossa região”, disse.

Lula lembrou que esta é a 19ª Cúpula do Mercosul de que participa como chefe de Estado. Para ele, “nunca nos deparamos com tantos desafios, seja no âmbito regional, seja em nível global”.

“Nos últimos anos, permitimos que conflitos e disputas, muitas vezes alheios à região, se sobreponham à nossa vocação de paz e cooperação. Voltamos a ser uma região balcanizada e dividida, mais voltada para fora do que para si própria”, afirmou.

“Num contexto de acirramento da competição geoestratégica, a questão que se impõe é se nossos países querem se integrar ao mundo unidos ou separados. Não vejo contradição entre participar da economia global e cooperar entre vizinhos. Minha aposta no Mercosul como plataforma de inserção internacional e de desenvolvimento do Brasil permanece inabalável. Nosso bloco é um projeto ambicioso e que gerou muitos frutos desde seu lançamento”, disse.

O presidente Lula destacou que o comércio entre países da região multiplicou-se dez vezes ao longo dos últimos anos e, atualmente, soma US$ 49 bilhões. “É preciso pensar grande, como nossos antecessores ousaram fazer nesta capital há 33 anos. O Mercosul será o que quisermos que seja. Não nos cabe apequena-lo com propostas simplistas que o debilitam institucionalmente. Nossos esforços de atualização devem apontar para outra direção”.

Fonte: Agência Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Meio Ambiente

[VÍDEO] Em ato no Idema, Paulinho Freire cobra licença para engorda: “Estão fazendo politicagem”

O deputado federal Paulinho Freire, pré-candidato do União Brasil à Prefeitura do Natal, participou do ato realizado nesta segunda-feira (8) em frente à sede do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Estado (Idema), para cobrar a emissão da licença ambiental para a obra da engorda da Praia de Ponta Negra.

Em discurso ao lado do prefeito Álvaro Dias (Republicanos) e de apoiadores, Paulinho cobrou que o Idema libere o documento o quanto antes, para permitir que a obra seja realizada ainda em 2024.

“É uma falta de respeito enorme. Apenas estão fazendo politicagem, e não podemos permitir isso. Só com a força do povo, de vocês, nós vamos conseguir reverter isso. Essa engorda precisa sair com urgência para que a gente salve o Morro do Careca e transforme Ponta Negra num grande polo turístico. Nós vamos conseguir com que o Idema se sensibilize e gere a licença urgente. Licença já”, discursou Paulinho Freire.

Como mostrou a 98 FM, durante o ato, o grupo decidiu invadir a sede do órgão. Estavam presentes, além de Paulinho e Álvaro, secretários da gestão municipal, vereadores e outros apoiadores.

Apesar de ter feito o pedido para a Licença de Instalação e Operação (LIO) apenas em 12 de junho, a prefeitura diz que o documento precisa sair imediatamente, sob pena de a obra ser adiada para 2025. O Idema, por sua vez, diz que concluiu a análise na última sexta-feira (5) e que a prefeitura ainda precisa responder a 17 itens fundamentais para emissão do documento.

Fonte: Portal 98Fm

Opinião dos leitores

  1. O grande erro da Prefeitura foi ter contratado a FUNPEC, um órgão composto por esquerdistas.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Opinião

ATÉ POLÍCIA: A estratégia bufa do Governo do Estado para atrapalhar o desenvolvimento de Natal

É inacreditável a estratégia que o PT e o Governo do RN colocaram a cabo nesta segunda, para tentar suplantar o desgaste do IDEMA e do próprio Governo com a questão da engorda de Ponta Negra.

O sentimento na cidade e nas redes sociais é de revolta. Não existe outra explicação. Para todos, a questão virou política.

De cada 10 pessoas que se conversa, pelo menos 8 dizem que o PT e o Governo do Estado parecem trabalhar para atrapalhar o desenvolvimento da capital. E esse sentimento não é de hoje. A questão da draga e da engorda de Ponta Negra só fizeram reforçar isso.

A estratégia do Governo do RN e dos parlamentares do PT: deputados federais, estaduais e vereadores de Natal foi de aproveitar o deslize e o erro de assessores do prefeito Álvaro Dias para tentar inverter o jogo, fazendo ilações e até fake news.

E acredite, o governo vai usar o poder de polícia, vai colocar a Polícia Civil para apurar a “invasão à sede Idema”. Vai usar o poder para criar uma nuvem de fumaça.

Está claro que o movimento foi pacífico, foi tranquilo e teve representatividade.

Pegar exceção para encobrir a falta de prioridade do Governo chegar a ser brincadeira.

O aloprado auxiliar do prefeito de Natal que se excedeu, inclusive pediu desculpas pelo excesso.

Disse que perdeu a cabeça porque foi provocado e insultado. NÃO JUSTIFICA, mas pediu desculpas.

A tentativa de aproveitar o deslize de dois assessores da prefeitura que erraram, pra tentar virar o jogo, usando de narrativas baratas e o poder do estado, lembra tática de guerrilha.

Mas não para por aí. O sempre equilibrado secretário Raimundo Alves, incorporou o espírito de Fernando Mineiro para fazer uma salada, misturou negacionistas de vacinas, com o atentado do 8 de janeiro, com o movimento hoje em frente ao Idema.

MENOS RAIMUNDO. Vão cair nessa os seus e quem deseja ver Natal sem investimento para proveito político. Os cidadãos livres de Natal, não.

Essa estratégia está vencida.

Para completar, a estratégia também passa por carimbar a direita como se eles tivessem ido criar problemas no IDEMA, pura ficção .

VIROU PIADA.

E a LICENÇA…. NÃO É PRIORIDADE PARA ESSA GESTÃO.

BG

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

[VÍDEO]: “Feminismo é revolução”, diz faixa em carro de som de manifestação que deixa trânsito parado na av. Salgado Filho, no sentido zona sul de Natal

Uma manifestação feminista deixou a av. Salgado Filho parada no sentido zona sul de Natal na tarde desta segunda-feira (8).

Um dos carros de som que acompanhava os manifestantes leva uma faixa que diz: “Feminismo é revolução”.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

ALERTA AOS PAIS: Pedófilos usam códigos para marcar fotos de crianças nas redes sociais; veja quais são

Imagem: reprodução/Fantástico

“Perdoe, pequena”, “Errei, fui Raulzito”: essas são algumas das palavras-chave usadas como códigos de pedófilos. Abusadores usam essas expressões para marcar fotos de crianças que chamam a atenção deles nas redes sociais.

Algumas, à princípio, parecem comentários inofensivos… “Perdoe, pequena”, por exemplo, é uma fala de um famoso vilão em um filme de super-herói, sem nenhuma conotação sexual.

“Errei, fui Raulzito” faz referência a um influenciador digital que está preso por crimes sexuais contra menores.

Lives para pedófilos

A prática criminosa de compartilhar imagens de abuso sexual infantil ocorre desde a década de 1980, com o surgimento da internet. Para Thiago Tavares, presidente da Safernet Brasil, a novidade está na monetização desse tipo de conteúdo de forma tão aberta e disseminada.

“A internet vai evoluindo, novas tecnologias vão sendo criadas e essas tecnologias também vão sendo utilizadas para a prática desse tipo de crime”, explica.

Matéria exibida no Fantástico, na rede Globo, mostrou que uma equipe acompanhou por quatro meses salas de bate papo e grupos de trocas de mensagens para preparar uma reportagem sobre como o comércio de imagens de crianças ocorre livremente na internet.

O Fantástico recebeu denúncias de abuso sexual contra crianças na internet, onde criminosos ganham dinheiro exibindo as vítimas em lives para pedófilos e obedecendo aos pedidos do cliente.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PF diz que Bolsonaro transferiu quase a totalidade de seus recursos financeiros para conta nos EUA

Foto: REUTERS/Amanda Perobelli

De acordo com inquérito da Polícia Federal (PF) que apura o caso das joias sauditas, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) transferiu quase a totalidade de seus recursos financeiros para conta nos Estados Unidos.

A investigação apura se Bolsonaro e ex-assessores desviaram do acervo presidencial peças valiosas presenteadas a ele quando estava em exercício do cargo. O ex-presidente e mais 11 nomes foram indiciados pela Polícia Federal (PF) no inquérito das joias sauditas no último dia 4.

Se for condenado, o ex-presidente pode pegar entre 10 e 32 anos de reclusão pelos crimes de associação criminosa, lavagem de dinheiro e apropriação de bens públicos (peculato).

O caso foi enviado para o Supremo Tribunal Federal (STF), onde tem como relator o ministro Alexandre de Moraes.

“O ex-presidente JAIR BOLSONARO decidiu sair do país com destino aos Estados Unidos. Dentro de sua estratégia, o ex-presidente levou para o exterior quase a totalidade de seus recursos financeiros, que estavam disponíveis para imediata movimentação, transferindo 80% do montante depositado em contas bancárias no Brasil para sua nova conta no Banco BB Américas, sediado em Miami/FL”, diz o relatório da PF.

CNN Brasil

Opinião dos leitores

  1. Documentos atestam o extravio de bens da União na era PT
    TCU diz que 4.564 bens vinculados à Presidência desapareceram nos últimos 13 anos e que 716 presentes recebidos por Lula e Dilma não foram incorporados ao patrimônio público, como prevê a lei.
    FONTE: REVISTA ISTO É.
    💩 ALGUÉM TÁ INVESTIGANDO ISSO AQUI TAMBÉM? OU UNS PODEM TUDO, OUTROS NADA?

    1. Um país governado por um chavista? Quem puder que vaze daqui e não leve nem a poeira da sola do sapato.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Potiguar Antônia Silva é a mais nova jogadora do Real Madrid

Foto: Divulgação/Real Madrid

A defensora potiguar Antônia Silva é a mais nova jogadora do Real Madrid, da Espanha. Nesta segunda-feira (8), o clube espanhol fez o anúncio oficial da contratação da atleta, que será uma das representantes da Seleção Brasileira na disputa dos Jogos Olímpicos de Paris.

Natural de Riacho de Santana, na região Oeste Potiguar, Antônia Silva tem 30 anos e chega ao Real Madrid após duas temporadas no Levante, também da Espanha. Ela está entre as 18 atletas convocadas pelo técnico Arthur Elias para a disputa das Olimpíadas de Paris.

“Antes de chegar à liga espanhola com o Madrid CFF, sua carreira começou no Brasil. Ela jogou por vários times em seu país natal, vencendo a Copa Libertadores em 2017. No mesmo ano, ela se tornou uma atleta da seleção principal do Brasil”, diz o texto de anúncio do Real Madrid.

Tribuna do Norte

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Moraes tira sigilo de inquérito contra Bolsonaro sobre joias e manda PGR se manifestar

Foto: Sérgio Lima/Poder360

O ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), retirou nesta segunda-feira (8) o sigilo do caso das joias e enviou o processo para a PGR (Procuradoria-Geral da República).

Agora, a PGR terá o prazo de 15 dias para pedir mais provas, arquivar o caso ou apresentar denúncia.

O ministro considerou que, com o relatório final do caso apresentado pela Polícia Federal na semana passada, não persiste razão para manter o processo sob sigilo.

Na semana passada, a Polícia Federal entregou ao STF o relatório de indiciamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e auxiliares dele por vendas ilegais de joias presenteadas por autoridades internacionais.

A PF acredita ter provas robustas para incriminar Bolsonaro e ex-assessores. Os crimes atribuídos ao ex-presidente foram de peculato (desvio de dinheiro público), associação criminosa e lavagem de dinheiro.

R7

Opinião dos leitores

  1. Que feio!! Homens de bens praticando a corrupção do bem?
    E agora? qual será o discurso dos bolsonaristas? combater a corrupção não cola mais.
    Nem dizer que Lula também roubou. Um erro não conserta o outro.
    Nos próximos capítulos vamos assistir idiotas defendendo o seu bandido de estimação? vão insistir que é perseguição? mesmo com tantas provas? será ridículo.

  2. Já podemos chamar oficialmente Bolsonaro de BANDIDO ladrão de joias? Ou agora a gadaiada acredita em direitos “dos manos” e devido processo legal?

    1. Ainda ñ! Só quando e se for condenado em 1°, 2° e 3° instâncias, como foi o Lula LADRÃO!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Meio Ambiente

ENGORDA DE PONTA NEGRA: Diretor do Idema diz que encaminhou as 17 condicionantes que precisam ser respondidas pela Prefeitura do Natal

Foto: Adriano Abreu

O diretor geral do Idema, Werner Farkatt, afirmou que o órgão ambiental encaminhou no início da tarde desta segunda-feira (8), as 17 condicionantes que ainda precisam ser respondidas pela Prefeitura do Natal para que seja possível emitir a Licença de Instalação e Operação (LIO) para a obra de engorda de Ponta Negra.

De acordo com ele, entre as perguntas prioritárias estão as informações referentes a retirada de areia para os serviços e possíveis impactos para as praias adjacentes. Ele criticou, ainda, a maneira como a mobilização coordenada pela gestão municipal foi realizada nesta manhã para pressionar o órgão.

O pronunciamento foi realizado durante coletiva na sede da Governadoria, no Centro Administrativo. Uma nova reunião com o representantes da Prefeitura, UFRN e Idema está marcada para às 15h desta segunda.

“Nós não temos nenhuma informação, ou seja, essa drenagem está compatível com o aterro hidráulico? Ou seja, com a chegada das chuvas, esse produto vai interferir no aterro? Se formos levar para a questão ambiental, nos temos informações que foram pautadas lá no passado e ainda não chegaram. Qual o reflexo, por exemplo, da engorda ou da retirada de areia para as praias que serão adjacentes”, afirmou o diretor-geral do Idema.

Os questionamentos encaminhados a Prefeitura do Natal, segundo ele, ainda se referem às perguntas para emissão da Licença Prévia (LP) em 2023. De acordo com ele, embora o secretário Thiago Mesquita afirme que não há mais esclarecimentos a serem repassados, a análise do corpo técnico do Idema identificou as lacunas.

Com informações de Tribuna do Norte

Opinião dos leitores

  1. Enquanto isso projetos com “consultoria” de técnicos do Idema são aprovados vapt vupt.

  2. Este Governo PETISTA é o causador do atraso do Rio Grande do Norte. Com isto está se posicionando contra a geração de empregos e o desenvolvimento do Estado. Existe este tipo de engorda em vários Estados, porque só no RN não funciona,

  3. Eu sou extremamente a favor da engorda, mas não antes de um estudo. Com ctz terá impacto para as praias vizinhas e com ctz vai ter dano. O prefeito demorou um ano pra fazer os tramites, aí agora, preocupado com as eleições, quer que tudo ande atropelando a legislação.

  4. Culpado ??? É o povo BURRO que não sabe votar , faça um entrevista dentro dos ônibus lotados que fazem o trajeto cidade x ZN , passa 2 horas na ponte interditada, tenha certeza a maiorias votou no F A T A O … tem taxista em PIPA passando fome que não tem turismo, votaram no FATAO… são Miguel só chega de trator … pergunte aos atendentes de restaurantes… votaram no FATAO , então morram de fome …. O turismo está indo para JOÃO PESSOA …. POVO BURRO MERECE CHIBATA NO LOMBO … PARABÉNS IDEMA , faça a vontade do FATAO

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *