Nessa quarta-feira(01) a estação de Riachuelo (RCBR) registrou três eventos (microtremores) em Bento Fernandes, distante 88 km de Natal. Os eventos ocorreram às 02:56, 06:11 e 22:05 UTC.
O mapa de localização epicentral está mostrado na Figura 1.
Figura 1. Mapa de localização epicentral. O epicentro está simbolizado pela estrela vermelha. O triângulo vermelho indica a localização da estação RCBR. A linha vermelha indica a Falha de Samambaia. Em destaque os municípios cruzados por essa falha.
O registro do evento das 06:11 UTC em RCBR está mostrado na Figura 2.
Figura 2. Registro do evento às 06:11 em RCBR
Embora se trate de três microtremores é importante continuar o monitoramento dessa atividade sísmica que pode, de alguma forma, estar relacionada com a Falha de Samambaia, a maior falha sismogênica conhecida no Brasil e que, várias vezes, tem causado problemas para a população da região.
Fonte: LabSis/UFRN
Joaquim Ferreira, Marconi Oliveira
Comente aqui