Brasil

Militares estão “à disposição” para proteger embaixadas na Venezuela, diz Ministro da Defesa

Foto: Mateus Bonomi/Agif – Agência de Fotografia/Estadão Conteúdo

Militares brasileiros estão de prontidão para para reforçar a segurança da embaixada do Brasil na Venezuela.

A informação foi confirmada à CNN pelo ministro da Defesa, José Múcio Monteiro. “Estão à disposição do Itamaraty”, disse.

A possibilidade surge em meio a escalada da tensão dos últimos dias, após o presidente Nicolás Maduro ser declarado reeleito. A oposição questiona e alega fraude.

O embarque da tropa, no entanto, depende de avaliação de necessidade e pedido do Itamaraty. Ainda assim, caso se decida pelo envio, é preciso solicitar autorização do governo venezuelano.

Na quinta-feira (1), Múcio esteve com o chanceler Mauro Vieira para tratar do assunto.

Se enviados, os integrantes das Forças Armadas também devem atuar na proteção das embaixadas da Argentina e do Peru — que pediram o apoio brasileiro na proteção de diplomatas e das instalações depois que Maduro determinou a expulsão do corpo diplomático de 7 países da América Latina.

CNN Brasil

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Marçal é “arregão” e “traidor”, diz vídeo divulgado por Bolsonaro

Foto: Reprodução

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) compartilhou no domingo (8.set.2024), em sua linha de transmissão no WhatsApp, um vídeo em que o candidato a prefeito de São Paulo Pablo Marçal (PRTB) é classificado como “aproveitador”, “arregão” e “traidor”. As informações são do portal UOL. No vídeo, o locutor disse que Marçal “mostrou sua verdadeira face” na manifestação do 7 de Setembro na Avenida Paulista, em São Paulo. A peça diz que o influenciador tem “medo” do ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes.

Marçal não conseguiu subir no palanque de Bolsonaro no sábado (7.set) na Avenida Paulista. O ex-presidente afirmou a seguidores que o candidato tentava se aproveitar do ato. O ex-coach culpou o pastor Silas Malafaia por ter sido barrado de subir no caminhão. O vídeo divulgado por Bolsonaro traz falas de Malafaia sobre o motivo pelo qual Marçal não estava no palanque. O pastor declarou que Marçal chegou atrasado. Na sequência, a peça exibe os carimbos de “aproveitador”, “traidor” e ”arregão” em cima da imagem do ex-coach.

Em determinado momento, o vídeo exibe declarações de Marçal em entrevista. Em uma delas, o candidato disse “que não vai arrumar briga” com o STF. “Pode não ser a sua briga, Marçal, mas é a nossa briga. Brigar pela liberdade de expressão é a nossa briga”, diz o locutor. No fim da peça, ouve-se que “a direita não pode ser enganada novamente e se dividir”, algo que seria “tudo que o sistema quer”.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Justiça suspende “esquibunda” em Jacumã e condena empreendedor e Idema

Foto: Reprodução

A Justiça determinou suspensão de atividades irregulares em dunas da Lagoa de Jacumã, em Ceará-Mirim, e condenou o empreendedor responsável pelo local e o Instituto de Desenvolvimento do Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (Idema). A decisão foi divulgada nesta segunda-feira (9). De acordo com a 3ª Vara da Comarca de Ceará-Mirim, entre as determinações está a proibição da prática do “esquibunda” e a obrigatoriedade de desativar e remover estruturas como piscina, poço e construções de alvenaria, além de dar uma destinação ambientalmente adequada aos resíduos gerados.

A sentença, assinada pela juíza Niedja Fernandes, também impôs ao empreendedor a elaboração e execução de um Projeto de Recuperação de Área Degradada (PRAD) no prazo de 90 dias, em conformidade com o Termo de Referência apresentado pelo Idema. O local onde o empresário operava suas atividades havia sido explorado comercialmente, apesar de ser uma área de proteção ambiental.

Além da condenação ao empreendedor, a Justiça determinou que o Idema deve acompanhar e fiscalizar rigorosamente a execução do PRAD, apresentando relatórios trimestrais sobre o progresso do projeto. Caso haja descumprimento das medidas estabelecidas, o órgão deverá informar imediatamente ao Judiciário. A multa por atraso no cumprimento da sentença foi fixada em R$ 1.000 diários, a serem destinados ao Fundo Estadual de Direitos Coletivos.

A ação civil pública contra o empreendedor foi movida após a constatação de que ele havia suprimido vegetação nativa e modificado dunas em uma Área de Preservação Permanente (APP), sem autorização dos órgãos ambientais competentes. Mesmo após firmar um Termo de Compromisso de Conduta (TCC) com o Idema, comprometendo-se a regularizar a situação, o réu não cumpriu as obrigações acordadas, como a remoção das estruturas e o correto descarte dos resíduos.

O MPRN também apontou falhas por parte do Idema, acusando o órgão de omissão na fiscalização das atividades. Segundo o Ministério Público, o instituto não cumpriu seu papel de vigilância, agravando a situação ao firmar um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o réu, sem, contudo, fiscalizar devidamente o cumprimento das cláusulas estabelecidas. A Justiça considerou que o Idema falhou ao não tomar as medidas cabíveis, mesmo após constatar irregularidades no funcionamento do estabelecimento.

A juíza destacou que o empreendedor não possuía autorização para intervir na vegetação nativa ou nas dunas, o que só é permitido em casos de utilidade pública, o que não se aplicava ao caso. Além disso, ela ressaltou que o réu não pode tratar a recuperação ambiental com negligência, especialmente em um habitat tão sensível como a Lagoa de Jacumã.

Tribuna do Norte

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

Presa há 5 dias, Deolane Bezerra ainda aguarda julgamento de habeas corpus

Foto: Reprodução

Após cinco dias de prisão no Recife, a advogada e influenciadora Deolane Bezerra e a mãe dela, Solange Bezerra, aguardam o julgamento de habeas corpus. Na quinta-feira (5), a equipe de advogados de Deolane entrou com o recurso e espera que o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) decida sobre o documento em breve.

Deolane e a mãe são investigadas em operação da Polícia Civil de Pernambuco que visa coibir crimes de lavagem de dinheiro e a prática de jogos ilegais. Ambas estão presas na Colônia Penal Feminina do Recife, na zona oeste da capital pernambucana.

A expectativa do grupo de advogados de Deolane era que o recurso fosse julgado ainda na sexta-feira (6), mas o advogado pernambucano Carlos André Dantas, integrante da equipe jurídica de Deolane, informou que ocorreu um problema no pedido.

“O tribunal de justiça está decidindo um conflito de competência entre câmaras criminais, para se decidir qual desembargador que vai julgar [o habeas corpus]”, explicou o advogado à CNN.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Funcionários do Banco do Brasil e Caixa Econômica no RN entram em greve nesta segunda-feira (09)

Foto: Reprodução

Os funcionários das agências do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal no Rio Grande do Norte iniciam uma greve por tempo indeterminado nesta segunda-feira (9). A decisão foi tomada de forma unânime na última sexta-feira (6), após a categoria rejeitar a proposta apresentada pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban).

O Sindicato dos Bancários do Rio Grande do Norte anunciou a paralisação nas redes sociais após o impasse. A Fenaban propôs um reajuste de 4,64% para salários e demais verbas em 2024, com um aumento real de 0,7%, além de um reajuste de 15% nos pisos salariais e aumento de 0,6% acima da inflação para 2025.

No entanto, os trabalhadores consideraram os valores insuficientes, especialmente o aumento de 0,7% para 2024 e 0,6% para 2025. “É sucatear o salário do trabalhador, que já perdeu o poder de compra há muito tempo”, afirmou o sindicato, em nota.

Os bancos também incluíram a criação de 3.000 vagas de formação para mulheres na área de Tecnologia da Informação (TI) e reajuste na verba de requalificação, que passaria a ser de R$ 2.285,00.

A paralisação dos bancos, por enquanto, só foi aprovada no Rio Grande do Norte. Em outros estados, as assembleias estão marcadas para a próxima segunda-feira (09). Em outros locais, como em São Paulo, os servidores do Banco do Brasil acataram o acordo coletivo.

Já os funcionários da Caixa Econômica Federal que fazem parte da base do Sindicato dos Bancários de São Paulo rejeitaram a proposta salarial oferecida. Uma nova assembleia será marcada para definir os rumos da negociação.

Novo Notícias

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Crise e medo na Venezuela intensificam migração para o Brasil

Foto: Shanti Sai Moreno Brooks / Folhapress

O toldo que cobre a grade de ferro em zigue-zague para organizar as filas já não dá conta de abrigar os imigrantes da Venezuela que chegam à pequena cidade de Pacaraima, em Roraima, em busca de uma nova vida no Brasil.

Após a contestada reeleição de Nicolás Maduro em 28 de julho, seguida de uma forte onda de repressão, esse fluxo de venezuelanos começa a crescer. E quem chega com seus poucos pertences após horas de viagem em ônibus descreve, com cada vez mais frequência, uma relação direta entre a permanência do ditador no poder e a decisão de emigrar.

As semanas que sucederam a eleição fizeram a média de 300 imigrantes que chegavam diariamente ao Brasil dar lugar a cifras que se aproximam das 600 travessias diárias. O ápice foi registrado em 26 de agosto: mais de 740 cruzaram a fronteira naquela segunda.

Folha de S. Paulo

Opinião dos leitores

  1. O governo brasileiro deveria montar uma estrutura de vergonha e apoiar os que fogem da tirania venezuelana, assumir uma postura de líder e não de subserviência que hora adota, pobres, sofridos, excluídos, famílias e esfomeados, a estes o bêbado do brasil fecha os olhos ao tema que trama, para não melindrar o cavalo que tanto teme, falcatruas, negociatas perigosas e sujeira, fazem a festa, o medo de voltar para o local de onde não deveria ter saído é grande.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eleições

A menos de um mês da eleição, esquerda terá que superar desafios para driblar alta rejeição a candidatos nas capitais

Foto: Ricardo Stuckert

A pouco mais de um mês para o primeiro turno das eleições municipais, partidos de esquerda precisarão romper barreiras impostas pela alta rejeição se quiserem vencer as disputas.

Levantamento do GLOBO feito a partir de dados da Quaest sobre as corridas em 24 capitais aponta que dos 25 postulantes que têm mais de 40% de índice reprovação, dez são filiados ao PSOL, PT, PDT, PSTU ou PCO.

Os que se identificam como de direita são sete, e os demais, oito, estão ao centro do espectro político. A reportagem considerou os candidatos com mais de 40% de rejeição para o cálculo porque especialistas avaliam que é uma faixa percentual com maior dificuldade de reversão.

Pulso – O Globo

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

CRMV-RN celebra o Dia do Médico-Veterinário com evento e campanha nacional

Foto: Cedida

O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Rio Grande do Norte (CRMV-RN) realizará, entre os dias 09 e 11 de setembro, a 7ª Semana do Médico-Veterinário, em comemoração ao Dia do Médico-Veterinário.

O evento ocorrerá nas cidades de Natal e Mossoró, voltado para profissionais e estudantes, com participação gratuita. As inscrições estão abertas no site do CRMV-RN (www.crmvrn.gov.br).

Durante a Semana, serão abordados temas como comunicação e gestão de resíduos veterinários, com destaque para a participação de profissionais renomados. O primeiro dia (09/09), em Natal, contará com um workshop sobre “Técnicas de comunicação eficaz na prática veterinária”, ministrado por Luis Henrique, comunicador e empreendedor da escola de oratória Vox2You. No segundo dia (10/09), uma mesa redonda discutirá a “Gestão de resíduos veterinários”, com participação de Paula Vasconcelos, auditora fiscal da SUVISA, e as médicas-veterinárias Mirian Dalmagro e Priscilla Faria. Para o encerramento (11/09), em Mossoró, Nathália Rebouças, jornalista e professora de oratória, conduzirá mais uma palestra sobre comunicação na prática veterinária.

Além das atividades locais, o CRMV-RN se junta à campanha nacional lançada pelo Sistema CFMV/CRMVs, com o lema “Uma profissão, várias formas de cuidar. Médico com V de valor. Médico com V de vida”, destacando a importância da Medicina Veterinária para a sociedade.

O Brasil conta com aproximadamente 200 mil médicos-veterinários atuantes, segundo dados do Sistema CFMV/CRMVs, dos quais 58% são mulheres e 42% são homens. Esses profissionais desempenham um papel essencial, considerando a enorme população animal do país: cerca de 150 milhões de animais domésticos, 234 milhões de cabeças de gado bovino, 45 milhões de suínos, 1,5 bilhão de aves, e 29 milhões de ovinos e caprinos. Além disso, o Brasil abriga cerca de 120 mil espécies de animais selvagens, o que reforça ainda mais a importância da atuação dos médicos-veterinários em diversas áreas.

Com uma densidade aproximada de 94 médicos-veterinários por 100 mil habitantes, esses profissionais são essenciais para a saúde animal, a produção sustentável, a proteção da vida selvagem e a saúde pública.

O presidente do CRMV-RN, Nirley Formiga, e outros membros da diretoria e conselheiros do Regional estarão presentes durante todo o evento, reforçando o compromisso com a valorização da profissão. A campanha nacional será divulgada por meio de diversas plataformas e ações, destacando a importância dos médicos-veterinários para a saúde animal e pública.

Quer saber mais, acesse o Instagram: @crmvrn

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

[VÍDEO] DINHEIRO NÃO É PROBLEMA: Prefeito de cidade do RN diz ter “dinheiro guardado” para gastar com o povo e gera polêmica


A campanha eleitoral na cidade de José da Penha, localizada no Alto Oeste potiguar, ganhou destaque após um discurso polêmico do atual prefeito Raimundinho (PSD), durante uma movimentação política na comunidade de Baixa do Fogo, no dia 7 de setembro. O prefeito, que apoia o candidato a prefeito Jairo Mafaldo (PT), fez uma declaração controversa, afirmando que tem “dinheiro guardado para gastar com o povo de Zé da Penha”.

Raimundinho, sem hesitar, complementou sua fala com uma provocação: “Quem achar que dinheiro guardado é coisa feia, que se dane”. A declaração rapidamente gerou reações.

Dr. Vertinho (PL), candidato da oposição, foi um dos primeiros a criticar duramente o discurso do prefeito. Em uma publicação nas redes sociais, o candidato manifestou sua indignação com a postura do gestor municipal. “É inaceitável que, em pleno século XXI, famílias que mais necessitam de cuidados e apoio sejam negligenciadas enquanto recursos são mantidos de lado, esperando um momento de interesse político. Cada vez que uma consulta é adiada, uma oportunidade de educação não acontece, ou uma terra não é cortada, o povo sente na pele o peso da má gestão”, afirmou.

Mossoró Notícias

Opinião dos leitores

  1. Dinheiro nunca foi problema nesse país, esse país é rico. O problema é quem administra esse dinheiro ou seja o próprio brasileiro que se aproveita para o seu próprio bem deixando os mais necessitados mais necessitados ainda. Porém um dia isso vai acabar todos vão pagar no inferno.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

PASSEATA HISTÓRICA: Ceiça leva multidão às ruas de Caiçara


Neste sábado, 7 de Setembro, as ruas de Caiçara do Rio do Vento foram tomadas por um mar de entusiasmo e alegria, quando mais de 2 mil pessoas se reuniram em uma passeata histórica, confirmando a iminente vitória de Ceiça Lisboa (União Brasil), candidata a reeleição.

A passeata, a maior já registrada na história da cidade, foi um verdadeiro espetáculo de mobilização e engajamento, com uma organização impecável e uma energia contagiante, onde o evento refletiu o forte desejo da população por dar continuidade a um trabalho construído ao longo dos últimos anos.

A histórica manifestação de ontem à noite não deixa dúvidas: Caiçara está pronta para abraçar mais quatro anos sob a liderança de Ceiça Lisboa, e do seu grupo político.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Marçal diz que não é “hora de ir para cima” de Bolsonaro

Foto: Reprodução/ Instagram

O candidato a prefeito de São Paulo Pablo Marçal (PRTB) usou na noite deste domingo (8.set.2024) seu perfil reserva no Instagram para tratar de sua relação com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Em um dos stories, Marçal reproduz uma pergunta de um seguidor, que sugere que está “na hora de ir para cima” de Bolsonaro.

Para o internauta, o ex-presidente vê Marçal como “uma ameaça”. O ex-coach publicou respondeu à mensagem com 1 vídeo fazendo um sinal negativo com o dedo indicador direito.

alt

Em outro post, Pablo Marçal usou personagens bíblicos para fazer uma analogia sobre sua relação com o ex-presidente: “O Davi precisa ter paciência para o reinado de Saul chegar ao fim”.

Eis a mensagem:

alt

Poder360

Opinião dos leitores

  1. O fato é que o meu presidente Jair Bolsonaro tá enciumado com Marçal e recomendando o voto errado em São Paulo.
    Nunes é do MDB de Michel Temer.
    M. Temer é o pai, padrasto, padrinho de Xandão.
    Foi Temer que botou, nomeou Xandão no STF.
    O voto certo da direita em São Paulo é Marçal ou Marina Helena.
    Ricardo Nunes, é voto errado.
    Ponto final.
    Bolsonaro tá errado em se curvar pra Valdemar do Mensalão.
    Toma cuidado presidente pra não escurregar numa casca de banana, vc e o Tarcísio viu??
    Abre o olho, os seus eleitores não são os jumentinhos idolatrados do PT.
    Veja com quem se misturar.

  2. Essas brigas entre pessoal da direita só fortalece a maldita esquerda, a direita tem que gastar todas as energias para combater a esquerda, do contrário não chegaremos a lugar nenhum

  3. Vamos ganhar a eleição em São Paulo.
    Um Passo de cada vez.
    A proposta é São Paulo capital.
    Depois o Brasil.
    Tarcísio, Bolsonaro e Marçal juntos e misturados.
    Brasil acima de tudo, Deus acima de todos.

    1. Chegar atrasado foi uma estratégia, que não deu certo, para falar depois do Presidente ou teria sido uma mera coincidência? “Penso, logo existo!” René Descartes, ano 1637!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *