Fernando Azevedo: “Qualquer agressão a profissionais de imprensa é inaceitável”. Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil – 01.04.2020
O Ministério da Defesa divulgou uma nota oficial, nesta segunda-feira (4), em que reforça que “independência e a harmonia entre os Poderes” são “imprescindíveis para a governabilidade do País”. O texto é assinado pelo ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva.
O comunicado é uma tentativa de conciliação entre o Executivo, Legislativo e o Judiciário brasileiros. Na semana passada, o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Alexandre de Moraes, barrou a nomeação de Alexandre Ramagem para assumir a direção-geral da PF. A medida desagradou ao presidente Jair Bolsonaro.
Ao mesmo tempo, os presidentes da Câmara e do Senado e alguns membros do governo federal, como o ministro Paulo Guedes, tiveram longas discussões a respeito do volume de recursos destinado aos Estados e municípios em decorrência da pandemia do coronavírus. O valor final ficou em R$ 120 bilhões para o Executivo.
O comunicado enfatizou ainda que a liberdade de expressão é “fundamental” numa país democrático. Em seguida, emendou que “qualquer agressão a profissionais de imprensa é inaceitável”.
Esse trecho do comunicado tem como endereço os manifestantes que, ontem, agrediram um fotógrafo do jornal O Estado de S.Paulo e o motorista da empresa durante um ato em frente ao Palácio do Planalto. O protesto tinha como alvos o STF e o presidente da Câmara principalmente. Também pediam intervenção militar.
A nota oficial do Ministério da Defesa ainda destacou que o Brasil enfrenta uma pandemia “de consequências sanitárias e sociais ainda imprevisíveis”. Por isso, segundo o ministro, é necessário “esforço e entendimento” de todos os governantes para encará-la e vencê-la.
Segundo Azevedo, as “Forças Armadas estarão sempre ao lado da lei, da ordem, da democracia e da liberdade”.
Leia a nota na íntegra:
“NOTA OFICIAL
As Forças Armadas cumprem a sua missão Constitucional.
Marinha, Exército e Força Aérea são organismos de Estado, que consideram a independência e a harmonia entre os Poderes imprescindíveis para a governabilidade do País.
A liberdade de expressão é requisito fundamental de um País democrático. No entanto, qualquer agressão a profissionais de imprensa é inaceitável.
O Brasil precisa avançar. Enfrentamos uma Pandemia de consequências sanitárias e sociais ainda imprevisíveis, que requer esforço e entendimento de todos.
As Forças Armadas estarão sempre ao lado da lei, da ordem, da democracia e da liberdade. Este é o nosso compromisso.
Fernando Azevedo e Silva
Ministro de Estado da Defesa”
R7
O engraçado é que irão identificar e prender rapido os agressores, mas no caso da facada em Bolsonaro foi lobo solitário, não tinha mais ninguém com ele.
Vimos em vários vídeos pessoas agindo com ele, mas civil e PF não viram nada.
BG , meus comentários estão cada dia sendo mais filtrados . Estarei eu sendo muito ácido nas minhas palavras ou a peneira está mais fina ? . Posso mandar receita de bolo ou horóscopos do dia , não por isso deixarei de ser fã e leitor do blog . Do jeito que a coisa está caminhando esse pode ser o nosso caminho ., que teremos que nos acostumar .
Que foi mesmo Comunista de presépio? …….vc não disse nada ….kkkkk
Democracia exige aceitar limitação de poder!
Sem isso, temos uma Ditadura, que tanto se critica ao mesmo tempo que se pede.
O executivo tem a obrigação de identificar e punir quem efetuou agressoes contra qualquer pessoa, de um jornalista, profissional saúde a qualquer outra pessoa. Nao podem os viver sob o medo da esquerda ou da direita. Isto é inconcebível, ficar só no plano das conjecturas é um risco desnecessário.
Demite esse comunista !