O Ministério da Defesa repudiou hoje as declarações do presidente da CPI da Covid, senador Omar Aziz (PSD-AM), sobre as Forças Armadas. Segundo a pasta, atribuir aos militares os supostos esquemas de corrupção envolvendo a compra de vacinas pelo Ministério da Saúde é uma acusação “grave” e, acima de tudo, “irresponsável”.
“As Forças Armadas do Brasil, ciosas de se constituírem fator essencial da estabilidade do País, pautam-se pela fiel observância da Lei e, acima de tudo, pelo equilíbrio, ponderação e comprometidas, desde o início da pandemia covid-19, em preservar e salvar vidas. As Forças Armadas não aceitarão qualquer ataque leviano”, reforçou a Defesa em nota.
Mais cedo, durante a sessão da CPI, Omar Aziz havia dito que os “bons” das Forças Armadas deviam estar “muito envergonhados” com alguns dos convocados à comissão, como o ex-ministro da Saúde, general Eduardo Pazuello, e o ex-secretário-executivo da pasta, coronel Elcio Franco.
“Olha, eu vou dizer uma coisa: as Forças Armadas, os bons das Forças Armadas devem estar muito envergonhados com algumas pessoas que hoje estão na mídia, porque fazia muito tempo, fazia muitos anos que o Brasil não via membros do lado podre das Forças Armadas envolvidos com falcatrua dentro do governo. Fazia muitos anos”, disse o senador.
Leia a nota na íntegra:
O Ministro de Estado da Defesa e os Comandantes da Marinha e do Brasil, do Exército Brasileiro e da Força Aérea Brasileira repudiam veemente as declarações do Presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito, Senador Omar Aziz, no dia 07 de junho de 2021, desrespeitando as Forças Armadas e generalizando esquemas de corrupção,
Essa narrativa, afastada dos fatos, atinge as Forças Armadas de forma vil e leviana, tratando-se de uma acusação grave, infundada e, sobretudo, irresponsável.
A Marinha do Brasil, o Exército Brasileiro e a Força Aérea Brasileira são instituições pertencentes ao povo brasileiro e que gozam de elevada credibilidade junto à nossa sociedade conquistada ao longo dos séculos.
Por fim, as Forças Armadas do Brasil, ciosas de se constituírem fator essencial da estabilidade do País, pautam-se pela fiel observância da Lei e, acima de tudo, pelo equilíbrio, ponderação e comprometidas, desde o início da pandemia Covid-19, em preservar e salvar vidas.
As Forças Armadas não aceitarão qualquer ataque leviano às Instituições que defendem a democracia e a liberdade do povo brasileiro.
UOL
A população repudia os luxos e privilégios dos militares perante a crise em que estamos. O Brasileiro a cada dia vê os militares se distanciando da realidade do trabalhador ‘normal’. E aí, vão se pronunciar tbm ?
Grande bobagem essa nota dos militares. Estão sendo achocalhados todos os dias no Brasil e não faz nada para defender nem o Presidente. Bando de covardes. Votei em Bolsonaro para os militares quebrar o mecanismo de corrupção no Brasil, mas até agora, eles entraram no jogo e só faz ciscar.
Vocês querem guerra civil?
Cortem a pensão das filhas, a picanha e leite condensado.
Quando acabar essa CPI precisamos discutir essa coisa horrenda das pensões de filhas e netas de militares. Isso é um escárnio.
O que é uma nota de ameaça pra quem chama golpe de revolução e ditadura de regime?
Vamos dar a real: comando Militar não reagiu à fala de Omar Aziz contra a corrupção fardada.
Militares reagiram à prisão de Roberto Dias, que pode escancarar participação do general Pazuello e do coronel Élcio Franco em esquemas corruptos.
Seria o fim do governo militar!
Que pressa pra emitir uma nota? As FA estão se sentindo governo? Mas elas não são instituições de Estado? Achavam que iriam passar desapercebidas nesse escandalo todo que está sendo desvendado, consequência principalmente por deixar um velho político de carteirinha que como “ex-militar” que não tem nenhum de seus filhos militar como ele diz que tanto se honra de ter sido, porém empregou todos os filhos na política que tanto “critica”? Não… não passarão desapercebidas. E isso tudo lamentável.
Coisas que não existem, são mitos, mas as pessoas insistem em dizer que existem: “Militar Ladrão”, “Padre Namorador”, “Pastor Pegador de Fiel Casada.”
A melhor coisa que as FAs poderiam fazer agora, é ordenar a saída de todos os militares desse governo e punir os envolvidos em corrupção. Ao não fazer isso, estará, irremediavelmente, ligado a corrupção desse governo, pois são cerca de 4 mil militares exercendo funções. Só para lembrar, uma simples denúncia contra o pazuello, o julgamento que ocorreu no exército, está em sigilo por cem anos.
As forças armadas não são nada diferente de qualquer outra instituição no Brasil, tem gente boa e tem bandido dentro.
Ninguém está dizendo que as forças armadas são corruptas, apenas alguns militares é que são corruptos. Enquanto no meio civil a corrupção pode gerar cadeia, para os militares gera promoções, ou seja, hoje quem é presidente um dia foi capitão. A verdade nos quartéis não passa pelo portão das armas, a lei da mordaça prevalece.
Se não aceitam críticas, saiam desse governo corrupto do MINTOmaníaco das rachadinhas e voltem pros quartéis…
Com integrantes envolvidos em corrupção, Forças Armadas lançam nota. Contra a corrupção? Contra integrantes corruptos? NÃO
Passou da hora de sair o capetão e assumir o General Mourão.
Essas FA é um antro de corrupção, e é praticamente impossível investigar, pois a blindagem é forte.
De picanha a leite condensado, passando por reformas nas casas dos comandantes, tem de tudo.
A CPI do lula só tem bandido.
Ja fizeram de tudo pra avacalhar o governo do PR Bolsonaro e não consegui.
Agora esse irresponsável sai com uma pérola dessas.
Esses caras sujos igual a poleiro de galinha, estão passando dos limites.
A grande maioria do povo brasileiro, são afavor da ordem, essa curriola do g7, depois não vão gritar epa!!
Os militares deveriam ter ficado nos quartéis…
Vieram se misturar…Quem se mistura com porcos, também come farelo.🤷🤷
O Senador Omar Aziz falou a pura verdade…tem sim militares (e políticos também) envolvidos na maracutaia das vacinas…
Óbvio que não pode generalizar…
Mas que tem, tem…