Ministério da Saúde autorizou, nesta segunda-feira (29), mais 62 leitos de UTI adulto ao estado do Rio Grande do Norte para atendimento exclusivo aos pacientes graves com covid-19, em caráter excepcional e temporário. A medida reforça a estrutura hospitalar e dá continuidade ao apoio que a pasta vem prestando aos estados, municípios e Distrito Federal desde o início da pandemia.
No total, 7 municípios do Rio Grande do Norte estão sendo beneficiados, conforme portarias publicadas no Diário Oficial da União (DOU). O valor do repasse mensal será de R$ 2.976.000 milhões, retroativo à competência de março.
O Ministério da Saúde tem apoiado irrestritamente os estados e municípios durante a pandemia da covid-19, atendendo com ações, serviços e fornecendo infraestrutura para o enfrentamento da doença. A autorização de leitos de UTI covid-19 ocorre sob demanda dos estados, que têm autonomia para disponibilizar e financiar quantos leitos forem necessários.
A medida fortalece o Sistema Único de Saúde (SUS) e leva atendimento para a população em todo o país. Apesar de estados e municípios terem autonomia para criar e habilitar os leitos necessários, o Ministério da Saúde, em decorrência do atual cenário de emergência, disponibiliza recursos financeiros e auxílio técnico para o enfrentamento da doença. O objetivo é cuidar da saúde de todos e salvar vidas.
COMO FUNCIONA A AUTORIZAÇÃO
O pedido de autorização para o custeio dos leitos covid-19 é feito pelas secretarias estaduais e municipais de saúde, que garantem a estrutura necessária para o funcionamento dessas unidades.
Para a autorização, basta que estados e municípios cadastrem a solicitação na plataforma SAIPS observando os requisitos necessários. Os critérios são objetivos, para dar celeridade e legalidade ao processo e garantir o recurso necessário o mais rápido possível.
Entre os aspectos observados nas solicitações de autorização estão a curva epidemiológica do coronavírus na região, a estrutura para manutenção e funcionamento da unidade intensiva e corpo clínico para atuação em UTI.
Veja a lista de cidades beneficiadas:
GRANDE PONTO
É preciso entender como funciona. Para a União financiar os leitos, é preciso que eles estejam abertos. Lembram daquele quiproquó em São Paulo, que o STF determinou que o governo federal voltasse a financiar os leitos para Covid?
O MS não está mandando dinheiro para abrir novos leitos, apenas enviando o dinheiro da parte que cabe a ele.
Pode autorizar abrir 1000 leitos de UTI, mas falta insumos e mão de obra qualificada, não é só abrir e pronto.
E qual sua sugestão?
Faz tempo que Bolsonaro é o governador do RN, com relação a boas ações.
Pelo o amor de Deus, onde me… Estão essas UTIs. Semana venho uns e agora mais e onde foram colocados? Cadê os deputados e órgãos fiscalizadores pra saber estão esses recursos. Governadora engana o povo mas Jesus nunca!!!!
Governo do Estado serve pra que mesmo ?? O do RN especificamente. Alguém me responda.
Ôôô governo bom!
Há quasr 15 dias foram autorizados 83 leitos e só abriram 27 de acordo com o regula RN. Agora mais 62. Onde estão o restante dos 83 leitos? Se o pedido foi de valores para abertura, então tem a equipe e falta o dinheiro. O dinheiro chegou e inde estão os leitos? E agora mais 62. Só esses dois repasses ha zera a fila de espera, e da uma sobra de 30 leitos, o que leva a ocupação ha menos de 80 por cento e reabre as coisas.
Se não fosse a ação do governo federal, como estaria o Brasil? Como estaria o RN, ainda existiria?
Melhor governador do RN disparado !!! Fatao só sabe editar decreto de lockdown e nada mais!!
Obrigado Bolsonaro, por salvar vidas aqui do RN.
Que está abandonado pelo DESGOVERNO DO PT.
Mortadelantes, o choro é livre! kkkkkkkkkkk
A nossa Desgovernadora e o Seu secretário de saúde disse que abrir UTI não resolve.
BOLSONARO TEM RAZÃO
BOLSONARO O MELHOR GOVERNADOR DO RN.
Otimo. "Em carater excepcional e temporario". Depois nao sabem pq estados fecharam UTIs no ano passado, para começo de 2021. A fonte seca.