Foto: Mateus Bonomi/Agif/Estadão Conteúdo
O Ministério Público Federal (MPF) denunciou o blogueiro Allan dos Santos, “apoiador do presidente Jair Bolsonaro”, assim noticia o G1, por ameaçar o ministro do Supremo Tribunal Federal e presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luís Roberto Barroso.
Allan dos Santos é alvo de dois inquéritos em andamento no STF, um deles apura a disseminação de fake news e o outro o financiamento de atos antidemocráticos. O blogueiro também já foi alvo de operações da Polícia Federal.
Segundo a denúncia, as ameaças foram feitas durante a gravação de um vídeo intitulado “Barroso é um miliciano digital” em que Allan diz que o ministro deve “virar homem” e que “está na hora de falar grosso”. O arquivo foi publicado no dia 24 de novembro de 2020 redes sociais.
“As ameaças e a incitação ao crime foram proferidas durante a gravação do vídeo intitulado “Barroso é um miliciano digital”,[…], na qual Allan dos Santos fez as seguintes declarações: ‘Tira o digital, se você tem c…! Tira a p… do digital, e cresce! Dá nome aos bois! De uma vez por todas Barroso, vira homem! Tira a p… do digital! E bota só terrorista! Para você ver o que a gente faz com você. Tá na hora de falar grosso nessa p…!'”, diz o documento.
Após a divulgação do vídeo, Barroso representou ao MPF, na condição de vítima, e solicitou a adoção de medidas cabíveis.
O Ministério Público Federal ofereceu denúncia contra Allan dos Santos pelos crimes de ameaça (pena prevista de 1 a 6 meses de detenção) e incitação ao crime de ameaça (pena prevista de 3 a 6 meses de detenção).
O MPF sustenta no documento que a declaração de Allan extrapola o direito de liberdade de expressão, pois apresenta “designíos claros de ódio e repúdio contra instituições constitucionais e seu representante”.
“Todavia, observa-se nas presentes declarações postadas pelo denunciado que suas palavras vão além do mero exercício de crítica e opinião, com designíos claros de ódio e repúdio contra instituições constitucionais e seu representante, e com tom claramente ameaçador, a fim de prejudicar a ordem pública e com a intenção de incutir medo ou pavor na vítima diante de palavras que prometem ‘mal injusto ou grave'”, diz o documento.
A denúncia foi assinada pelos procuradores João Gabriel Morais e Melina Casto Montoya Flores. Além disso, também foi pedido que seja colhido o depoimento do ministro Luís Roberto Barroso.
G1
Só falou a verdade
Se for condenado ou preso isso será ótimo pra ele, será um Martin um heróis para os que o seguem e consequentemente lê renderá bastante dinheiro em suas redes sociais, melhor que prender seria apenas cortar a fonte de recursos aí em pouco tempo terá melhor comportamento. Hoje destilar ódio tanto de um lado quanto do outro virou profissão, e cada um tenta se o mais agressivo possível para conquistar mais seguidores.
O engraçado é que o cara ameaça ministros do STF, TSE e acusa pessoas sem provas; quando é cobrado pela justiça quer dar uma de vítima. Amigo, vc fez por onde!
Aí vem os defensores do mito dizer que não tem liberdade de expressão… Claro que tem, desde que mantenha o respeito pelo outro. Pensar diferente é válido até para ideia esdrúxulas; o que não pode é libar a honra de outrem.
Deixa de ser imbecil e analfabeto, não se trata disso que vc coloca seu prugema, ventríloquo da esquerda mentirosa. O fato é, dito inclusive pelos melhores juristas do país, o STF ou qualquer dos seus ministros NAO pode instaurar inquérito, interrogar e condenar, para isso existe o ministério público, respeitar os outros é uma obrigação, deliberadamente vcs distorcem os fatos, só entendem de lama, empreguinho comissionado e mentiras, não a toa seu líder é um analfabeto X9, que entregou os amigos na ditadura e promoveu o maior assalto do mundo,as delações e provas estão ai. Prender sem a justificativa e os trâmites legais é repressão, rogo a deus que vc nunca tenha que passar por isso, mais vc é tão vesgo, que não enxerga que essa possibilidade existe.
Perderam a oportunidade de pressionar o seu dep. Na pec do voto auditado, agora tem mais uma chance de precionar o seu Senador pra afastar os dois ministros militantes rasgadores da constituição.
Dia 07 de setembro tem manifestação, mostre pra esses caras que supremo, É O POVO.
ainda da tempo de puxar a corda.
Só depende de nós.
Assim diz a quase destruída constituição.
O PODER EMANA DO POVO.
depois não diga que não foram avisados.
O plano já está em curso, e claro.
Fui!!!!!
Será o próximo repórter preso ??? Existe ditadura do bem ???
Colocar num jornal que o presidente era para morrer; achincalhar com o presidente por meio de um boneco, com chutes na cabeça, não é incitação à violência, hein iluministas Barroso?
Peraí. Por que agora foi percorrido o rito processual correto? Notícia crime, denúncia e agora vai para o judiciário. Por quê com os outros, inclusive Roberto Jeferson se prendeu logo? Pense numa contradição. Eles mesmos esquecem do que fizeram. Piada.
Incrível como o STF já escancarou sua posição partidária, só pra mostrar como é evidente, veja o que falou José Dirceu que a facada em Bolsonaro foi um erro da esquerda. Isso o STF não se posicionou. O Brasil acabou…
É tão bizarro ver tanto rigor com um “blogueiro” que vive de falar bosta, e tanta cumplicidade com André do Rap, Renan Calheiros, Lula, Dirceu. Nossas instituições estão podres, em estado avançado de decomposição, e isso, amigos compatriotas, é muito triste. A justiça se escondeu, e o que é correto foi vilificado. Deus nos ajude.
Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa. Não justifique bosta com cocô!
Cadeia neles.