Política

Ministra de Lula defende “isolar extrema direita” nas eleições de 2026

Hugo Barreto/Metrópoles

A ministra da Ciência e Tecnologia, Luciana Santos (que é filiada ao PCdoB), defende “isolar a extrema direita” para evitar o retorno de nomes desse espectro político ao poder no Brasil, em 2026, a exemplo do que ocorreu nos Estados Unidos, com a eleição de Donald Trump para a presidência.

Em entrevista ao Metrópoles, a ministra reforçou a necessidade de manter uma frente ampla, com partidos de centro, para conquistar a reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Ela também ressalta o fator de divisão da extrema direita, que se apresentou durante a disputa de 2024 e, em sua avaliação, deve se repetir daqui a dois anos.

“No campo da política, o caminho é frente ampla. Você isolar a extrema direita, denunciar o que isso significa para o povo, o que significa a ameaça à democracia, o autoritarismo. A solução não é mais liberalismo”, defendeu a titular da pasta.

A ministra avalia que o resultado das eleições municipais, que fortaleceu partidos de centro-direita e direita, não é determinante para a disputa em 2026, mas que a esquerda superar desafios, como o enfraquecimento das instituições e a democratização da comunicação.

“O nosso campo [esquerda] é o campo que defende um estado eficiente e isso não é bem compreendido porque as pessoas enxergam um estado parasitário, sem capacidade de resposta. E nós temos que ter capacidade de resposta. Para nós, do nosso campo, nós não temos outro caminho que não seja fortalecer políticas e fazer com que o estado responda ao desafio de crescimento, impulsionador de crescimento”, defende.

Ela ressalta que as políticas públicas do governo Lula, voltadas ao crescimento econômico, vão pesar na hora do voto.

“Nós diminuímos taxas recorde de desemprego no Brasil, o poder de compra da população melhorou, a economia é a sexta que mais cresce no mundo […] o impacto disso [políticas], muitas vezes, não é imediato. Ele é processual. Com governabilidade, reconduzindo o país, eu penso que a gente vai para a disputa de 2026 com muita competitividade”, observa.

Metrópoles

Opinião dos leitores

  1. 💩“Nós diminuímos taxas recorde de desemprego no Brasil, o poder de compra da população melhorou, a economia é a sexta que mais cresce no mundo […] o impacto disso [políticas], muitas vezes, não é imediato.ONDE ESSA RETARDADA VIVE? COM CERTEZA, NO BRASIL NÃO É.

  2. Vão mandar perder todo mundo de direita? Esses canalhas, será que não entenderam que o povo não aguenta mais mentira, hipocrisia, roubos, agenda woke e injustiça? Acorda, jumenta!!!

  3. Aí sim é a pura democracia relativa, quando esquerdista fala em democracia é o mesmo que colocar uma raposa num galinheiro achando que protegerá as galinhas.

  4. Isso isso isso, verdade, cei, passe o pic para uma cozinha, vamos fazer um pic nic no alvorada kkkkkkkkkk

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Papa Leão XIV entra na lista das pessoas mais bem-vestidas da revista Vogue em 2025

Foto: Dylan Martinez/Reuters

O Papa Leão XIV foi eleito pela revista Vogue americana uma das 55 pessoas mais bem-vestidas de 2025, ao lado de influenciadores, músicos e celebridades.

“Conhecido por romper com o gosto modesto de seu antecessor, o Papa Francisco, mas manter seu alfaiate e preservar o legado papal de vestes litúrgicas impecáveis. Convidar lendas do cinema como Monica Bellucci e Cate Blanchett ao Vaticano numa tentativa de modernizar a imagem da Igreja (e, sim, satisfazer suas próprias paixões cinematográficas)”, diz o texto sobre o Papa Leão XIV.

Segundo a publicação, o melhor visual do ano foi o da primeira aparição como papa, com capa de cetim musselina vermelha, estola vinho bordada a ouro e cruz em pingente com cordão de seda dourada.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

CCJ do Senado aprova PL da Dosimetria, texto vai ao plenário e deve ser votado ainda nesta quarta (17)

Foto: Saulo Cruz/Agência Senado

A CCJ do Senado aprovou nesta quarta-feira (17), por 17 votos a 7, o PL da Dosimetria, que altera regras de cálculo e progressão de penas e pode beneficiar condenados pelos atos de 8 de janeiro, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). O texto segue para o plenário, onde deve ser votado ainda hoje.

Foi aprovado o parecer do relator Esperidião Amin (PP-SC), que acolheu emenda do senador Sergio Moro (União-PR) para restringir a aplicação das mudanças aos crimes contra o Estado Democrático de Direito. A alteração foi considerada de redação, o que dispensa o retorno do projeto à Câmara.

A proposta modifica a Lei de Execução Penal, fixa novos percentuais para progressão de regime e permite remição de pena compatível com prisão domiciliar. Para quem liderar organização criminosa voltada a crime hediondo, o cumprimento mínimo passa a ser de 50% da pena.

A votação ocorreu após quase cinco horas de debate, com pedido de vista de quatro horas. Senadores da base apresentaram voto contrário ao parecer.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

[VÍDEO] DEU BRONCA: “Dá impressão que vocês não são governo”, diz Lula a ministros em reunião

Imagem: reprodução

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) cobrou, nesta quarta-feira (17), que ministros melhorem a comunicação do governo e passem a falar de forma mais integrada. A cobrança foi feita durante reunião ministerial em Brasília.

“Às vezes, eu fico pensando quando vocês falam: ”Porque no governo do presidente Lula’. Dá a impressão que vocês não são governo. Ou seja, vocês estão comigo esse tempo todo, então o governo não é do presidente Lula, o governo é nosso”, disse Lula.

Segundo Lula, é preciso adequar a linguagem para que a população compreenda as ações do governo. “Não é comunicação para a gente mesmo. É preciso saber se quem está ouvindo está entendendo”, afirmou.

O presidente também avaliou que o governo encerra o terceiro ano com cenário “amplamente favorável”, embora isso não se reflita nas pesquisas, o que atribuiu à polarização política.

A reunião tratou do balanço de entregas do governo, como a isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil, além da transição em ministérios com a saída de titulares que disputarão as eleições de 2026. Após o encontro, Lula ofereceu um almoço de confraternização.

Assista:

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

[VÍDEO] ALERTA MÁXIMO: Fortes chuvas transformam ruas de Petrópolis-RJ em rios; aulas são suspensas

 

Ver essa foto no Instagram

 

Um post compartilhado por Metrópoles (@metropoles)

Fortes chuvas acompanhadas de ventos intensos atingiram o estado do Rio de Janeiro desde a madrugada desta quarta-feira (17). Em Petrópolis, na Região Serrana, foram registrados alagamentos, e a Defesa Civil emitiu alerta máximo para risco de deslizamentos, especialmente no bairro Quitandinha. As aulas foram suspensas.

De acordo com a Defesa Civil, choveu mais de 60 mm em apenas uma hora e 150 mm nas últimas 24 horas. Ruas ficaram alagadas, e escolas municipais foram abertas como pontos de apoio à população.

O governador Cláudio Castro informou que acionou o Comitê de Chuvas e mantém contato com prefeitos de cidades afetadas, como Petrópolis, Teresópolis, Angra dos Reis, Duque de Caxias e a capital.

Com informações de Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Policiais penais evitam tentativa de fuga de três detentos na Cadeia Pública de Caraúbas

Fotos: divulgação

Policiais penais impediram uma tentativa de fuga de três internos na Cadeia Pública de Caraúbas nesta quarta-feira (17) durante o deslocamento de presos para a realização do ENEM PPL (para Pessoas Privadas de Liberdade).

Segundo a direção da unidade, a equipe já monitorava a possibilidade de uma tentativa de fuga com o uso de uma corda artesanal, confeccionada por detentos do Pavilhão B e repassada a internos que participariam da prova. A movimentação suspeita foi identificada pelo sistema de câmeras e comunicada imediatamente à equipe de plantão.

Os policiais intervieram rapidamente, contiveram os internos e frustraram a fuga. Por segurança, as provas do ENEM PPL do Pavilhão B foram canceladas.

A Secretaria da Administração Penitenciária destacou que a ação reforça a importância da vigilância constante e do trabalho integrado para garantir a segurança nas unidades prisionais.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: “Se a gente não fizer agora, o Brasil não fará mais enquanto eu for presidente”, diz Lula sobre acordo entre Mercosul e União Europeia

O presidente Lula afirmou em discurso feito nesta quarta-feira (17) que se o acordo entre Mercosul e União Europeia não sair neste mês de dezembro de 2025, o Brasil não fará mas acordo enquanto ele presidir o país.

“Eu agora estou sabendo que eles [UE] não vão conseguir aprovar. Está difícil, porque a Itália e a França não querem fazer por problemas políticos internos. E eu já avisei para eles, se a gente não fizer agora, o Brasil não fará mais acordo enquanto eu for presidente”, declarou.

“Faz 26 anos que a gente espera esse acordo, que é mais favorável para eles que para nós”, acrescentou.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PL da Dosimetria será aplicado apenas aos atos de 8 de janeiro, diz parecer do relator

Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

O senador Esperidião Amin (PP-SC) apresentou nesta quarta-feira (17) à CCJ do Senado o parecer sobre o PL 2.162/2023, conhecido como PL da Dosimetria, confirmando que o texto se aplica exclusivamente aos atos de 8 de janeiro de 2023.

O relatório é favorável à versão aprovada pela Câmara e incorpora emenda do senador Sérgio Moro (União-PR) que restringe expressamente o alcance da proposta, impedindo sua aplicação a outros crimes, como corrupção, crimes ambientais, violência grave ou exploração sexual. Segundo Amin, a alteração apenas esclarece o escopo do projeto e não exige retorno à Câmara, permitindo o envio direto para sanção presidencial.

O projeto altera regras do Código Penal e da Lei de Execução Penal, especialmente no cálculo de penas e na progressão de regime. A proposta enfrentava resistência no Senado justamente pelo risco de beneficiar condenados por crimes além dos atos golpistas.

A leitura e votação do parecer estão previstas para esta quarta-feira (17), e o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, já pautou o projeto para votação em plenário ainda hoje. Senadores da oposição apresentaram voto em separado pela rejeição do relatório.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Brisa Bracchi solta nota e diz que Eliabe mentiu sobra agressão a outra mulher

Foto: reprodução

A vereadora Brisa Bracchi afirmou em nota enviada à imprensa que o vereador Subtenente Eliabe mentiu à respeito de uma suposta agressão da parlamentar petista a uma mulher no litoral sul do RN.

Brisa alega que não esteve no local e data citados onde a agressão teria ocorrido e afirmou que estava cumprindo agenda em Natal. A vereadora também negou ter participado de qualquer conflitou ou agressão.

Segundo a denúncia contra Brisa feita por Eliabe no plenário da Câmara Municipal de Natal, há um Boletim de Ocorrência registrado no dia 5 deste mês, em que Raquel de Carvalho Silva relata ter sido vítima da agressão.

A petista finaliza a nota afirmando que “será ajuizada ação criminal por calúnia e difamação contra TODOS os responsáveis pela difusão da mentira.”

NOTA

É FALSA a informação que tenta associar a vereadora Brisa Bracchi a um suposto incidente ocorrido em Sibaúma, no litoral sul do Rio Grande do Norte.

Na data mencionada nas publicações, sexta-feira, dia 5, a vereadora estava em Natal, cumprindo agendas institucionais. Além de reunião com o secretário municipal de Turismo e de outras agendas oficiais, recebeu formalmente, na Câmara Municipal, a notificação do segundo processo de cassação em curso contra o seu mandato. Há fotos, vídeos, registros públicos e testemunhas que comprovam sua presença na capital, o que torna impossível qualquer participação em fatos ocorridos em outro município.

A vereadora não esteve no local citado, não participou de qualquer conflito ou agressão, e as informações divulgadas são inverídicas.

Diante da gravidade das acusações falsas levadas ao plenário da Câmara Municipal e da disseminação deliberada de desinformação, será ajuizada ação criminal por calúnia e difamação contra TODOS os responsáveis pela difusão da mentira, bem como contra aqueles que atentaram contra a honra, a moral e a imagem da vereadora.

Assessoria de comunicação da vereadora Brisa Bracchi

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Bolsonaro passa por perícia médica na PF para avaliar estado de saúde e necessidade de cirurgia de urgência

Foto: Pablo Porciuncula/AFP

A perícia médica determinada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes para avaliar o estado de saúde do ex-presidente Jair Bolsonaro será realizada nesta quarta-feira (17) pela Polícia Federal (PF). O objetivo é verificar a necessidade da cirurgia de urgência solicitada pela defesa.

No último domingo (14), Bolsonaro passou por um exame de ultrassom que detectou a presença de duas hérnias inguinais, localizadas entre a virilha e o abdômen.

A perícia inclui entrevista clínica para esclarecer sintomas e analisar documentos médicos já anexados ao processo, seguida de exame físico. Concluída a avaliação, o perito elabora um laudo oficial, que será encaminhado ao STF. Com base nesse documento, o ministro relator poderá acatar ou não a recomendação médica. A defesa pode indicar assistentes técnicos para acompanhar a perícia e apresentar documentos complementares.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Depois de anos de promessa, duplicação da BR-304 tem data para sair do papel

Foto: Reprodução

A ordem de serviço para a duplicação da BR-304 será assinada no início de janeiro, anunciou o ministro dos Transportes, Renan Filho, após reunião com o vice-governador Walter Alves. A obra, aguardada há décadas pelos potiguares, terá investimento de quase R$ 1 bilhão e começará ainda em 2025.

A duplicação será feita por lotes. Os dois primeiros trechos são o Lote 1, entre Mossoró e Assú, com 57,6 km, e o Lote 2, que vai do entroncamento da BR-226, na Reta Tabajara, em Macaíba, até Riachuelo, com 38,1 km. Nesta primeira fase, cerca de 100 km da rodovia serão duplicados, com prazo estimado de conclusão entre um ano e meio e dois anos.

A BR-304 é a principal rodovia federal que corta o Rio Grande do Norte e liga Natal à região Oeste, sendo essencial para o transporte de mercadorias e para o deslocamento diário da população. A duplicação promete reduzir acidentes e melhorar o fluxo de veículos, em uma estrada conhecida pelo alto número de ocorrências graves.

Hoje, a BR-304 possui apenas trechos parcialmente duplicados, como o de Parnamirim a Macaíba, ainda com obras complementares, e a Reta Tabajara. O anúncio reacende a expectativa de que, desta vez, a obra avance de forma concreta e deixe de ser apenas mais um projeto anunciado em discursos oficiais.

Opinião dos leitores

  1. Ou seja, ele vai ficar como governador e fatenha vai tentar o senado… engraçado como o dinheiro aparece rapido qnd rola esses acordos politicos…

  2. Bolsonaro já estava com o projeto pronto. A essa altura já seria uma realidade. O Luladrao está tentando reconquistar os votos que sua organização criminosa perdeu no nordeste. Medida eleitoreira e hipócrita. Vai ser igual a reta tabajara. 50 anos pra terminar e muito roubo.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *