Foto: Roberta Aline / MDS
O ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, afirmou que a primeira-dama Janja Lula da Silva continuará representando o Brasil em eventos oficiais internacionais sempre que for convidada, designada ou desejar.
“A gente ainda tem um mundo muito machista. E quem é Janja Lula da Silva? Uma pessoa formada, socióloga, já trabalhou no batente de um centro de referência em assistência social. Então, como o próprio presidente diz, ela vai ser o que quiser ser. Ela vai fazer a agenda que quiser porque todas as mulheres devem ter essa liberdade de total autonomia”, disse em entrevista ao Poder360 na 2ª feira (14.abr.2025).
Janja viajou para Roma (Itália) em fevereiro para participar da 48ª Sessão do Conselho de Governança do Fida (Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola), vinculado à ONU (Organização das Nações Unidas). Ela foi convidada pelo fundo. Wellington Dias também participou. A viagem custou ao menos R$ 260 mil aos cofres públicos.
O ministro citou como exemplo a atuação da ex-primeira-dama Ruth Cardoso (1930-2008), que foi casada com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB).
“Eu vou citar um exemplo, não gosto muito de citar, mas tive uma relação de proximidade com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e ali vi a importância da dona Ruth Cardoso. Quantas vezes ela representou o Brasil em fóruns internacionais”, afirmou.
Janja tem sido criticada pela oposição pelos gastos em viagens e os custos de sua equipe, mesmo sem a primeira-dama ter um gabinete oficial na estrutura do governo.
A ida da primeira-dama ao Japão, por exemplo, foi motivo de insatisfação dos opositores. Janja chegou ao país no dia 18 de março, uma semana antes da chegada do próprio presidente brasileiro, sem anúncio prévio.
A equipe da primeira-dama justificou a viagem antecipada, afirmando que ela acompanhou a equipe precursora “para economizar passagem aérea” e negou qualquer falta de transparência.
O presidente rebateu a oposição por questionar as viagens de Janja ao afirmar que os questionamentos são “molecagem”, “fake news” e “irresponsabilidade”. Ele disse que a companheira é independente.
“Ela vai estar onde ela quiser, vai falar o que ela quiser e vai andar para onde ela quiser”, declarou Lula em 29 de março.
Poder 360
Comparar Ruth Cardoso com Janja é uma piada. Ô baba ovo sem noção. Arrimaria!!!
Respeite a memória de Dona Ruth Cardoso. Não tem como comparar.
PELA CARA DESSE MINISTRO, DAR P/ VER QUE É UM TREMENDO BABÃO. CHEIO DE PROCESSOS NAS COSTAS NO PIAUÍ. TEM CARA DE RAPARIGA RUIM.
Pensei que esse seria um compromisso do vice
Ideia idiota…sugerida por um…
Pobre Piauí, além de sofrer com um calor insuportável, ter essa figura como representante é de um azar inimaginável, depois, comparar essa mequetrefe com dona Ruth Cardoso, uma mulher digna de louvor e admiração, é de uma infelicidade total, isto só mostra o nível dessa gente que assalta e assombra o Brasil.
Representar quem?
Ela não representa NADA, nem NINGUÉM de bem do Brasil.
É uma esbanjadora sem noção que rasga e joga pelo ralo dinheiro público.
Ela não pode representar nem galinha morta, não tem cargo público.
O PT dá exemplo de má gestão e continua sendo inútil a ordem e ao progresso.
Dupla dinâmica, não tem prova maior de puxa-saco do que desse senhor, achar que essa senhora representa “muito bem” o Brasil. brasilllllll.
Ninguém melhor do que canja, para representar nosso país. Esse “guvernu” é um verdadeiro prostibulo, logo estamos muito bem representados, e essas viagens para França, ficarão na história. LULADRAO e canja, a maior dupla dinâmica que esse país já teve.
Este país está a deriva