Polícia

Mistério: Corpo em decomposição é encontrado dentro de imóvel na zona norte de Natal

O corpo de um homem de identidade a ser confirmada foi encontrado em estado de decomposição na noite dessa quinta-feira (22), por volta de 22h, dentro de uma residência no loteamento Câmara Cascudo, zona norte de Natal. De acordo com a Polícia Militar, familiares da vítima estranharam o sumiço e passaram a procurá-lo.  Na ocasião, uma prima foi até o imóvel, notou o portão aberto, entrou e acabou encontrando o parente, em uma cena assustadora.

Segundo a PM, informações de vizinhos dão conta que a casa tinha grande movimentação de “amigos” e na última quinta-feira (14), teriam ouvido disparos de arma de fogo na residência, contudo, não desconfiaram de nada. O caso cercado de mistério será investigado pela Polícia Civil.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Pesquisa Quaest: 58% dizem que Lula não deveria se candidatar à reeleição; 40% dizem que sim

Foto: Ricardo Stuckert/PR

Mais da metade dos entrevistados em uma pesquisa Genial/Quaest divulgada neste domingo (13) dizem que o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), não deveria se candidatar à reeleição em 2026.

Para 40% dos eleitores ouvidos, o petista deveria concorrer. Outros 2% não souberam ou não responderam.

O levantamento ouviu 2.000 pessoas entre os dias 25 e 29 de setembro. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.

Confira os números:

Para você, Lula deveria se candidatar à reeleição em 2026?

  • Não – 58% (53% em julho)
  • Sim – 40% (45% em julho)
  • Não souberam/Não responderam – 2% (3% em julho)

O instituto também dividiu as respostas de acordo com a renda familiar dos entrevistados. Veja os números:

Até dois salários mínimos

  • Não – 56% (40% em julho)
  • Sim – 44% (57% em julho)
  • Não souberam/Não responderam – 0% (3% em julho)

Mais de dois salários mínimos a cinco salários mínimos

  • Não – 61% (56% em julho)
  • Sim – 39% (41% em julho)
  • Não souberam/Não responderam – 0% (3% em julho)

Mais de cinco salários mínimos

  • Não – 57% (62% em julho)
  • Sim – 36% (36% em julho)
  • Não souberam/Não responderam – 6% (2% em julho)

CNN Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Quinto voo da FAB decola de Beirute com 220 pessoas rumo ao Brasil; 1.105 pessoas já foram retiradas do Líbano pelo governo brasileiro

Foto: Reprodução/TV Globo

A Força Aérea Brasileira (FAB) informou que o quinto voo destinado à operação de repatriação de brasileiros no Líbano decolou às 12h deste domingo (13) do aeroporto de Beirute com destino ao Brasil, transportando 220 pessoas e dois animais de estimação.

Desde o início da operação, 1.105 pessoas e 13 animais de estimação foram retirados do Líbano pelo governo brasileiro.

Os passageiros são brasileiros, estrangeiros parentes de primeiro grau dos cidadãos e estrangeiros que foram transportados pela FAB a pedido dos governos dos seus respectivos países.

Segundo o governo, a composição da lista de passageiros prioriza mulheres, crianças, idosos e brasileiros que não residem no Líbano.

O avião da FAB deixou o Brasil no sábado (12) com destino ao Líbano, logo depois de trazer ao país os 211 passageiros do quarto voo da operação de repatriação.

Veja abaixo quantas pessoas foram repatriadas em cada voo da FAB:

  • Primeiro voo: 229 pessoas;
  • Segundo voo: 227 pessoas.
  • Terceiro voo: 217 pessoas;
  • Quarto voo: 211 pessoas.

Assim como aconteceu nos voos anteriores, está prevista uma escala em Lisboa, em Portugal, para reabastecimento, antes da decolagem para a Base Aérea de São Paulo, em Guarulhos (SP).

g1

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Governadora manda recado e diz que já está com Lula na cabeça e no coração e mostra ansiedade

A governadora Fátima Bezerra demonstrou ansiedade pela vinda de Lula a Natal na próxima quarta-feira (16). Em vídeo compartilhado na manhã deste domingo (13) a governadora aparece com um boné com o nome do presidente e manda recado: “Já estou com Lula na cabeça e no coração”.

Opinião dos leitores

  1. SE EU FOSSE VOCÊ, TERIA VERGONHA DE SAIR PEDINDO VOTOS PRA ALGUÉM. VAI CRIAR VERGONHA! TÁ QUERENDO DAR GOLPI?

  2. Ainda bem que você sabe que Natal merece mais. Não uma esquerdista sem futuro. Sai pra lá, inútil!!!💩💩

  3. Va trabalhar e providenciar URGENTE atendinento medico hospitalar e remedios para o povo abandonado por sua seita satânica e deixe de pantim que a derrota se aproxima de sua candidata. Fora pt e seus anacefalos.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: SpaceX, de Musk, lança 5º voo da Starship e faz manobra inédita de retorno ao local de lançamento

A SpaceX, de Elon Musk, realizou, neste domingo (13/10), o quinto voo experimental da Starship, a nave mais poderosa do mundo. O lançamento ocorreu na base de lançamento em Boca Chica, no Texas e conseguiu cumprir meta inédita.

A Starship fez manobra de retorno ao local de lançamento e teve sucesso na meta de pousar propulsor Super Heavy (a parte inferior da nave) de volta à base de lançamento, em um movimento nuca feito.

Antes do lançamento, a empresa postou em suas redes sociais que a meta principal do teste era “tentar o primeiro retorno ao local de lançamento e capturar o Super Heavy Booster”.

O fato de a nave ter conseguido decolar e pousar a parte inferior novamente na base é essencial para reduzir custos e possibilitar novos testes para que, em breve, haja o transporte de cargas ou pessoas da Terra ao espaço.

Metrópoles

Opinião dos leitores

  1. O cara mexe com IA, robótica, geração de energia, carros elétricos e autônomos, exploração espacial e perde tempo com ditaduras bananeiras.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Documentos secretos mostram que Hamas tentou persuadir Irã a participar do ataque terrorista de 7 de outubro de 2023 contra Israel

Foto: FDI

Por mais de dois anos, Yahya Sinwar reuniu-se com seus principais comandantes do Hamas e planejou o que eles esperavam que fosse o ataque mais devastador e desestabilizador contra Israel nas quatro décadas de história do grupo militante.

As atas das reuniões secretas do Hamas, apreendidas pelos militares israelenses e obtidas pelo New York Times, fornecem um registro detalhado do planejamento do ataque terrorista de 7 de outubro, bem como a determinação de Sinwar em persuadir os aliados do Hamas, o Irã e o Hezbollah, a se juntarem ao ataque ou, pelo menos, a se comprometerem com uma luta mais ampla contra Israel, caso o Hamas realizasse um ataque surpresa na fronteira.

Os documentos, que representam um avanço na compreensão do Hamas, também mostram amplos esforços para enganar Israel sobre suas intenções, à medida que o grupo preparava as bases para um ataque ousado e uma conflagração regional que Sinwar esperava que causasse o “colapso” do Estado judeu.

Os documentos consistem em atas de 10 reuniões secretas de planejamento de um pequeno grupo de líderes políticos e militares do Hamas no período que antecedeu o ataque, em 7 de outubro de 2023. As atas incluem 30 páginas de detalhes não revelados anteriormente sobre a forma como a liderança do Hamas trabalha e os preparativos para o ataque.

Os documentos, que foram verificados pelo New York Times, descrevem as principais estratégias e avaliações do grupo de liderança: inicialmente, o Hamas planejou realizar o ataque, que recebeu o codinome de “o grande projeto”, no outono de 2022. Mas o grupo atrasou a execução do plano enquanto tentava persuadir o Irã e o Hezbollah a participar.

Enquanto preparavam argumentos voltados para o Hezbollah, os líderes do Hamas disseram que a “situação interna” de Israel — uma aparente referência à turbulência em relação aos planos controversos do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu de reformular o Judiciário — estava entre as razões pelas quais eles foram “compelidos a se mover em direção a uma batalha estratégica”.

Em julho de 2023, o Hamas enviou um alto funcionário ao Líbano, onde ele se reuniu com um comandante iraniano sênior e solicitou ajuda para atacar locais sensíveis no início da ofensiva. O comandante iraniano então disse ao Hamas que o Irã e o Hezbollah apoiavam o plano em princípio, mas precisavam de mais tempo para se preparar; as atas não informam o nível de detalhamento do plano apresentado pelo Hamas aos seus aliados.

Os documentos também dizem que o Hamas planejou discutir o ataque com mais detalhes em uma reunião posterior com Hassan Nasrallah, líder do Hezbollah na época, mas não esclarecem se a discussão aconteceu de fato.

Os documentos mostram que o Hamas sentiu-se seguro do apoio geral de seus aliados, mas concluiu que talvez precisasse ir em frente sem o envolvimento total deles — em parte para impedir que Israel implantasse um novo e avançado sistema de defesa aérea antes que o ataque ocorresse.

A decisão de atacar também foi influenciada pelo desejo do Hamas de interromper os esforços para normalizar as relações entre Israel e a Arábia Saudita, a consolidação da ocupação israelense na Cisjordânia e os esforços israelenses para exercer maior controle sobre o complexo da mesquita de Aqsa em Jerusalém, sagrada tanto no islamismo quanto no judaísmo e conhecida pelos judeus como o Monte do Templo.

O Hamas evitou deliberadamente grandes confrontos com Israel por dois anos a partir de 2021, a fim de maximizar a surpresa do ataque de 7 de outubro. Na visão dos líderes, eles “devem manter o inimigo convencido de que o Hamas em Gaza quer calma”.

Os líderes do Hamas em Gaza disseram que informaram Ismail Haniyeh, líder político do Hamas baseado no Catar, sobre “o grande projeto”. Não era sabido até então se Haniyeh, que foi assassinado por Israel em julho, havia sido informado sobre o ataque antes que ele acontecesse.

O Times avaliou a autenticidade dos documentos compartilhando alguns de seus conteúdos com membros e especialistas próximos ao Hamas. Salah al-Din al-Awawdeh, membro do Hamas e ex-combatente de sua ala militar, que agora é analista em Istambul, disse que estava familiarizado com alguns dos detalhes descritos nos documentos e que manter anotações organizadas era consistente com as práticas gerais do grupo.

Um analista palestino com conhecimento do funcionamento interno do Hamas, que falou sob condição de anonimato para discutir assuntos delicados, também confirmou certos detalhes, bem como operações estruturais gerais do Hamas que se alinhavam com os documentos.

O Globo

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gastronomia

PAPO DE FOGÃO: Confira as receitas de peixe grelhado com farofa de camarão; e Homus

PEIXE GRELHADO COM FAROFA DE CAMARÃO

ANCHOVA NA BRASA

Ingredientes:
1 Anchova de 750g (escalada)
500ml de vinagre de álcool
250ml de óleo
1 colher de sopa de sal
4 dentes de alho picados
2 colheres de sopa de colorau
1 sachê de 300g de extrato de tomate
Suco de 4 limões

Modo de preparo:
Adicione todos os ingredientes em uma vasilha e misture bem, mergulhe o peixe no molho, coloque na grelha e leve a brasa.
Primeiro asse o lado do couro, depois asse o outro lado.
Molhe o peixe novamente usando uma concha.
Leve ao fogo até ficar assado e seu peixe estará pronto.

Tempo de preparo: 15 min
Tempo de cozimento: 20 min

FAROFA DE CAMARÃO
Ingredientes:
500g de camarões frescos
300g de farinha seca
200g de cebola picada
200g de tomates picados
50g de alho picado
25g de pimentão picado
1 maço de cheiro-verde picado
1 pimentinha de cheiro picada
1 colher de chá de colorau
1 colher de sopa de margarina
Sal a gosto

Modo de preparo:
Refogue com margarina a cebola, o tomate, o alho, a pimentinha, o pimentão e adicione o colorau.
Acrescente os camarões, o sal a gosto e deixe cozinhar até ficar sequinho. Em seguida adicione a farinha, mexer até ficar torrada.
Adicione o cheiro-verde e sua receita estará pronta!

Tempo de preparo: 7 min
Tempo de cozimento: 20 min

DICA RÁPIDA

HOMUS

Ingredientes:
500g de grão-de-bico
2 dentes de alho cozido ou frito
4 xícaras de chá de água
6 colheres de sopa de Tahine (pasta de gergelim)
6 colheres de sopa de caldo de limão
3 colheres de chá de tempero Zaatar
Sal e pimenta do reino branca a gosto
Azeite a gosto para servir
Páprica a gosto

Modo de preparo:
Coloque o grão de bico de molho em 1L de água por 12 horas.
Passado o tempo, escorra a água e transfira os grãos para a panela de pressão.
Amasse e descasque os dentes de alho, junte ao grão-de-bico, acrescente as 4 xícaras de água, tampe e leve ao fogo médio.
Quando começar a apitar, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 15 minutos. Desligue e deixe terminar a pressão.
Escorra a água, reservando ¾ de xícara (chá) do caldo de cozimento.
Com os grãos mornos, bata no processador ou liquidificador com o caldo de limão, o tahine, a água do cozimento reservada e tempere com sal.
Bata por cerca de 3 minutos até ficar bem liso e cremoso.
Sempre que necessário, desligue o liquidificador e raspe a lateral do copo com uma espátula para bater de maneira uniforme.
Transfira o homus para uma tigela, cubra e leve à geladeira para esfriar (se preferir prepare no dia anterior, o homus pode ser mantido na geladeira por até 5 dias.
Quando for servir, regue com azeite e páprica a gosto.

Tempo de preparo: 12h10 min
Tempo de cozimento: 20 min

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Festa do Boi: Dia das Crianças é sucesso e programação infantil segue durante a semana

 

O feriado de Nossa Senhora Aparecida e comemoração do Dia das Crianças foi sucesso para a meninada na 62ª edição da Festa do Boi. A programação do sábado trouxe show com Barbie e Toy Story, da Cia Era Uma Vez, além dos tradicionais passeios de pônei, de charrete e parque de diversões.

A nutricionista Ana Kézia aproveitou o sábado com a família. “A Festa do Boi já faz parte do nosso calendário. Todos os anos, no primeiro sábado da festa é certo a gente estar aqui. Nós temos até um roteiro que seguimos com as crianças do que fazer e a diversão é garantida. Por isso virou uma tradição na família”, avaliou.

Maria Cecília é sobrinha de Ana Kézia e aprovou a programação: “A experiência de participar da Festa do Boi foi muito boa. Quase todos os anos eu venho aqui com a minha família para passear, ver os bichos e andar de pônei. Eu gosto muito!”, disse.

Quem também se divertiu foi Maria Letícia Mendes, que enumerou tudo que considerou mais interessante no evento: “O que eu mais gostei foi o espetáculo da Barbie, do Ken e da Fazendinha. Também amei ver os animais!” declarou.

Para muitos adultos, visitar a feira traz recordações. Rafael Balbino estava com filhas e sobrinhas. “Fazia muito tempo que eu não vinha e decidi aproveitar o feriado. Estamos adorando tudo e nos divertindo muito. A cada estande que visito, vem uma memória afetiva muito forte, boas lembranças da infância”, comentou.

O presidente da ANORC, Matheus França, detalha que o incremento da programação infantil reforça o conceito de que a Festa do Boi é uma celebração para toda família. “Este ano aumentamos as atrações infantis porque para além de negócios, queremos que as pessoas tenham bons momentos durante o evento”.

A Festa do Boi 2024 é uma realização da ANORC, Governo do Estado, SEBRAE e Prefeitura de Parnamirim e conta como parceiros: Banco do Nordeste, Governo Federal, Sicoob, FAERN SENAR, AGN, Assembleia Legislativa do RN, IDIARN, Brisanet, Fecomércio e Banco do Brasil.

O evento acontece com o apoio da ABCZ, ANQM e ANCOC, além dos núcleos NGG-Núcleo dos Criadores de Girolando e Gir Leiteiro, NULEITE, Núcleo de Criadores de Cavalos Manga Larga Marchador, Núcleo de Criadores de Pardo Suíço, Núcleo de Criadores de Nelore, Núcleo de Criadores de Guzerá, Núcleo Sindi RN e Núcleo dos Criadores de Cavalo Pônei do RN.

Programação Infantil da 62ª Festa do Boi

Domingo (13/10)
17h Show das LOLS

Quarta (16/10)
19h30 Show Encanto

Sábado (19/10)
17h Show Patrulha Canina

Serviço
62ª Festa do Boi
Até sábado, 19 outubro
Parque Aristófanes Fernandes – Parnamirim
Ingressos: R$ 10 inteira e R$ 5 reais
https://outgo.com.br/festadoboi

Outras informações
https://anorc.com.br/
@agronegociopotiguaranorc
@festadoboianorc

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

ELEIÇÕES 2024: Primeiro turno teve sete vítimas de violência política por dia, maior número de agressões da série histórica

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

No primeiro turno das eleições deste ano, de âmbito municipal, o clima de competitividade e inimizade observado no período pré-campanha piorou. De 16 de agosto a 6 de outubro, data em que os brasileiros foram às urnas, o Brasil registrou 373 casos de violência política contra candidatos e políticos em exercício.

Esses são dados da 3ª edição da pesquisa “Violência Política e Eleitoral no Brasil”, elaborada pelas organizações sociais Terra de Direitos e Justiça Global e lançada nesta quinta-feira (10). O que foi apurado é um complemento ao divulgado pelas entidades na semana passada, que apontava 145 ocorrências no período que antecede a campanha eleitoral, de janeiro a 15 de agosto, e uma média de 1,5 caso por dia. Com 518 ocorrências, o ano de 2024 se destaca como o mais violento da série histórica.

No primeiro turno do pleito deste ano, foram identificados 10 assassinatos, 100 atentados, 138 ameaças, 54 agressões, 51 ofensas, 13 criminalizações e sete invasões. A média foi de sete vítimas por dia. Já no primeiro turno de 2022, foram registrados aproximadamente 2 casos de violência política por dia.

Os números também mostram que o pico de casos aconteceu na véspera das eleições. De 1º a 6 de outubro, foram notificados 99 casos, o que corresponde a 16 ocorrências por dia ou uma a cada 1h30. Em relação aos locais onde os casos ocorreram, o maior número de ocorrências foi no estado de São Paulo, com 14 casos.

Em 2022, o 1º turno das eleições gerais registrou um assassinato, enquanto em 2024 foram 10 ocorrências no mesmo período. Dos 24 casos de assassinatos registrados em 2024, mais de 40% dos assassinatos aconteceram durante o período eleitoral.

Veja como fica a lista das regiões e estados com mais casos de violência política:

– Sudeste: São Paulo (50) e Rio de Janeiro (38)
– Nordeste: Paraíba (24) e Bahia (23)
– Norte: Pará (16) e Amazonas (10)
– Centro-Oeste: Mato Grosso do Sul (10) e Mato Grosso (9)
– Sul: Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná com 17 casos cada

Agência Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Fiscalização volta a encontrar esgoto na praia de Areia Preta em Natal; boletim aponta que praia está própria para banho

Fiscalização sobre lançamento de esgoto na praia de Areia Preta, em Natal — Foto: Assessoria de Imprensa/Semurb

Uma nova ocorrência de lançamento de esgoto foi registrada na praia de Areia Preta, na Zona Leste de Natal neste mês de outubro, segundo confirmou a Prefeitura de Natal. Ações de fiscalizações foram reforçadas na última sexta-feira (11). A origem da água servida ainda não foi identificada.

Segundo o boletim de balneabilidade das praias e rios da região metropolitana de Natal emitido na última sexta-feira (11), a praia está própria para o banho. O trecho passou 21 meses impróprio, com níveis de coliformes acima do aceitável, entre novembro de 2022 e agosto deste ano.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) identificou o lançamento de água servida no dia 4 de outubro.

Na última terça-feira (8), a pasta realizou uma reunião com representantes da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) e da Agência Reguladora de Saneamento Básico (Arsban) para tratar do caso e intensificar as investigações.

Uma operação conjunta com a Caern foi realizada na nesta sexta-feira (11). De acordo com a fiscalização ambiental, a suspeita é de que a origem do problema esteja relacionada ao bairro de Mãe Luiza, o que levou a uma interrupção temporária do levantamento que estava sendo realizado na Avenida Sílvio Pedroza.

“Nossa equipe esteve no local, mas ainda não foi identificada a origem dessa descarga de esgoto na praia. É necessário verificar todo o sistema de drenagem e esgotamento. Mas garantimos que a investigação seguirá até que a origem seja encontrada”, disse o supervisor geral de fiscalização ambiental, Leonardo Almeida.

Segundo o munucípio, a prática de lançar esgoto na rede de drenagem é uma infração gravíssima, sujeita a multas.

“Estamos trabalhando desde junho deste ano para garantir que todas as praias se mantenham em condições de uso pela população, e continuaremos a investigar essa nova ocorrência até que os responsáveis sejam identificados e penalizados de acordo com a lei”, concluiu o supervisor.

g1-RN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Mulheres continuarão vivendo mais que os homens, mas ‘vantagem’ diminuirá, aponta projeção do IBGE

Foto: Freepik

A diferença de expectativa de vida entre mulheres e homens no Brasil – que já foi de 7,8 anos em 2000 – deve cair para a 4,4 anos em 2070.

Os dados constam da versão mais recente do documento “Projeções de População”, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e elaborado com base no Censo de 2022.

Qual é a atual expectativa de vida? A pesquisa registrou que, em 2023, a expectativa de vida média para homens era de 73,1 anos; para as mulheres, 79,7.

E em 2070? O IBGE projeta aumento da expectativa média para ambos os sexos: 81,7 para homens e 86,1 para mulheres.

Por que as mulheres vivem mais do que os homens?

Essa diferença na expectativa de vida entre os dois sexos não é exclusividade do Brasil. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), em 2023, a média das expectativas de vida ao nascer da população mundial era de 75, 8 anos para mulheres e de 70,5 anos para homens.

Entre os fatores que explicam a discrepância, estão:

  • fatores biológicos (como a resistência ou suscetibilidade a determinadas doenças);
  • a procura por médicos para a realização de exames preventivos;
  • e até comportamento social – na Rússia, por exemplo, o alcoolismo é um dos maiores causadores de óbitos no país, sendo os homens as maiores vítimas da doença.

No Brasil, também têm impacto significativo:

  • as altas taxas de homicídios;
  • e os acidentes de trânsito.

Dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública mostram que, em 2023, 91,4% das mortes violentas vitimaram homens – as mulheres representaram 8,6% do total.

Para o demógrafo José Eustáquio Diniz Alves, que trabalhou por 20 anos como pesquisador no IBGE, a previsão de diminuição da diferença de expectativa no Brasil está relacionada à expectativa de ações para solucionar esses problemas.

Apesar disso, a assimetria na expectativa de vida entre os dois sexos ainda deve continuar. “A diferença deve, sim, diminuir, mas ela é muito alta para ser totalmente zerada”, afirma Alves.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *