RN

Moradores de 11 municípios do RN estão sem acesso ao Café Cidadão

Foto: Magnus Nascimento

Os moradores de 11 municípios do Rio Grande do Norte estão sem acesso ao programa Café Cidadão, do Governo do Estado, desde 1º de julho deste ano. De acordo com a Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas/RN), que coordena o programa, “o problema foi gerado porque a empresa contratada por meio de licitação para a prestação do serviço a partir deste mês, não cumpriu o prazo previsto contratualmente de instalação e abertura dessas unidades”. A pasta informou que a empresa foi notificada a atender as exigências contratuais até o próximo dia 20.

A empresa venceu a mais recente licitação para a operação de 15 unidades programa Café Cidadão. Em apenas quatro delas (Lajes, Tangará, Nísia Floresta e Patu), segundo a Sethas, as exigências contratuais foram atendidas. As outras 11, nos municípios de Passa e Fica, Angicos, Lagoa de Pedras, João Câmara, Macau, Assú (unidade de Frutilândia), Pedro Avelino, Mossoró (unidade do Abolição I), Tenente Ananias, Alto do Rodrigues e Areia Branca, foram “identificadas inadequações estruturais”, conforme a pasta.

“A Secretaria já iniciou a vistoria das 11 unidades que por ora ainda não estão em funcionamento. A Sethas está empenhada em garantir na maior brevidade, o atendimento do Café Cidadão, que nos demais municípios, continua a funcionar normalmente”, explicou a pasta em nota.

Tribuna do Norte

Opinião dos leitores

  1. JÁ DISSE E VOU REPETIR,TODO CASTIGO PRA CORNO É POUCO FAZ O L JUMENTADA.KKKKKKK EU QUERO É QUE SE LASQUEM !!!

  2. Fico pensando, qual seria o motivo do miolo mole Gustavo Mafra e seus codinomes, não defenderem Fatao do GD, estranho, será ciúme?

  3. É inadmissível que uma empresa descumpra contratos, prejudicando milhares de pessoas, enquanto a SETHAS parece compactuar com essa situação. O Ministério Público deve intervir.

  4. Isso já se sabe que os governos petistas só faz promessas e nada mais, nas grande cidades se vem grande número de moradores de rua totalmente abandonados, sem roupas, sem cobertores, sem um lugar para ficar ou comer. Lembro-me quando era aluno do curso superior em 1986, assisti uma palestra na Reitoria do UFRN. proferida pelo Sr. Aluizio Alves, ex governador e ministros por 2 vezes, disse esse senhor que trabalhou para um governo do RN, no início dos anos de 1940. Esse governo da época encarregou-o para fica r encarregado de controlar um local onde era colocado dos os moradores e rua e também pedintes , localizado na vizinha cidade de São José do Mipibu , e lá essas pessoas comiam, bebiam e trabalhavam, um trabalho louvável , lamento que os outros governos não adotaram essa medida em seus governos. O grande mal disso são as drogas, e depois de toda essa derrota o Presidente do PT, liberou a maconha, coisa que já era liberada há muito tempo, porque os ricos e famosos que fazem uso da maconha, já tinham todos os caminhos aberto, nessa temática fica difícil fazer um flagrante , porque se um pobre for encontrado com um kilo de maconha, é para o seu consumo?.

  5. Enquanto Fátima desfruta de refeições fartas, a SETHAS deixa a população de vários municípios passando fome. A secretaria parece fazer acordos suspeitos com empresas, prejudicando ainda mais o povo. Isso pode ser resultado de incompetência, irresponsabilidade ou até mesmo corrupção.

    1. Uma verdadeira PILANTRA, esqueceu dos tempos que usou os funcionalismo público ESTADUAL, SINDICATOS E ASSOCIAÇÕES, para fezer linha de frente para alto prestigiar e agora deixando os PELEGAS na miséria. Falta de recursos não são; até porque as arrecadações vem aumentando consideravelmente, inclusive, as verbas FEDERAIS. Finalmente dá noge esse PETELHADA mas, está perto do que longe para a gente devolver essa PICARETA a PARAÍBA.

  6. Imagina o Filé e a cervejinha que o mentiroso falou, LULADRAO só engana aos idiotas, pois os comparsas todos sabem que ele não vale o que o gato enterra.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

São José de Mipibu: Severino Rodrigues e Zé Lúcio têm candidaturas homologadas em grande convenção

Severino Rodrigues e Zé Lúcio tiveram as candidaturas a prefeito e vice-prefeito confirmadas em grande convenção realizada na noite deste sábado (3), em São José de Mipibu. Também foram confirmados os nomes de 42 candidatos a vereador. Fazem parte da coligação MDB, federação PSDB/Cidadania, Progressistas, União Brasil e federação PT, PCdoB e PV.

A Escola Municipal Severino Bezerra de Melo ficou lotada para aclamar os nomes da oposição na disputa pela Prefeitura de São José de Mipibu, comandada há 12 anos pelo mesmo grupo político e que contabiliza deficiências na prestação de serviços nas mais diversas áreas.

“O povo quer mudança. São mandatos contínuos de pessoas que nada fizeram por essa terra. Nós vamos fazer o bom debate, perguntar o que fizeram com o dinheiro público que não investiram em educação, em saúde, em cultura. Precisamos resgatar a dignidade do povo de Mipibu, resgatar o orgulho de ser mipibuense. Queremos convidar cada mipibuense a caminhar junto conosco. Vamos entregar o nosso currículo de experiência na iniciativa privada e como gestor aprovado com mais de 94% e dizer que estou pronto para trabalhar por minha terra”, afirmou Severino Rodrigues

Severino Rodrigues conta com os apoios do atual vice-prefeito Joelmo Teles, de 7 vereadores, Kerinho, ex-prefeita Norma Ferreira, com a união da oposição de Mipibu. Presentes na convenção também os deputados estaduais Hermano Morais e Kleber Rodrigues, deputado federal João Maia, vice-governador Walter Alves, prefeitos e lideranças de São José e região.

Natural do Arenã, comunidade de São José de Mipibu, Severino conta com a experiência acumulada e bem sucedida na iniciativa privada e oito anos de experiência testada e aprovada como prefeito, com ações e obras que mudaram o município, tendo encerrado o mandato com uma avaliação popular da gestão de mais de 90%.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Em declaração conjunta, países europeus pedem que Venezuela divulgue atas de eleição presidencial

Foto: Marcos del Mazo/LightRocket via Getty Image

Um grupo de sete países europeus divulgou uma declaração conjunta neste sábado, pedindo que a Venezuela divulgue as atas da eleição presidencial de 28 de julho para “total transparência e a integridade do processo eleitoral”.

A declaração foi assinada por Alemanha, Espanha, França, Itália, Holanda, Polônia e Portugal. O grupo afirma que segue acompanhando de perto a situação e apoia o “apelo do povo venezuelano pela democracia e a paz.”

“A oposição indica que recolheu e publicou mais de 80% das atas eleitorais elaboradas por cada mesa de voto. Esta verificação é essencial para reconhecer a vontade do povo venezuelano”, diz o documento.

Antes deste grupo de países europeus, Estados Unidos, Panamá, Costa Rica, Peru, Argentina e Uruguai tinham se manifestando, declarando que a oposição venceu Maduro.

Brasil, Colômbia e México emitiram uma nota conjunta na quinta-feira (1º) pedindo a divulgação de todas as atas eleitorais na Venezuela e solução da desavença pelas “vias institucionais”.

A Organização dos Estados Americanos (OEA) disse não reconhecer o resultado das eleições no país. Em relatório feito por observadores que acompanharam o pleito, a OEA diz haver indícios de que o governo Maduro distorceu o resultado.

Uma contagem realizada pela Associated Press de atas eleitorais divulgadas na sexta-feira (2) pela oposição do país também mostrou, segundo a agência, que Edmundo González obteve significativamente mais votos nas eleições do que o governo de Maduro reconheceu.

g1

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Salatiel e Homero realizam a maior convenção de Parnamirim

Fotos: Cedida

Foi pelos braços do povo que Salatiel e Homero chegaram à convenção, realizada no Parque Aristófanes Fernandes. O local do evento estava lotado, com recorde de público. De repente, as luzes apagaram e com celulares nas mãos as pessoas acenderam as lanternas dos aparelhos. No exato momento, a música aumentou de volume e um canhão de luz revelou que os candidatos estavam no meio dos convencionais. Uma festa político-partidária jamais vista em Parnamirim.

Visivelmente emocionado, Salatiel agradeceu ao povo parnamirinense o carinho e o apoio e garantiu que vai trabalhar para Parnamirim não caia nas mãos da esquerda. Ao lado do senador Rogério Marinho, presidente do PL, aproveitou o momento histórico para reafirmar que é o candidato de Bolsonaro, que representa a Direita e os valores cristãos e reforçou que está preparado para administrar a cidade, junto com Homero, para que Parnamirim continue avançando, para garantir mais qualidade de vida para a população.

A convenção “Bora pra frente” Parnamirim, com Salatiel e Homero, além de impressionar pelo público recorde, chamou a atenção pelo aspecto da inclusão. A organização pensou em cada detalhe e colocou espaço especial, reservado, de frente ao palco para pessoas com deficiência – PCD ou necessidades especiais e também colocou intérprete de libras para que os deficientes auditivos pudessem acompanhar todos os discursos.

Também marcaram presença em total apoio a Salatiel e Homero: o prefeito Rosano Taveira com a primeira-dama Alda Lêda; o deputado federal General Girão; o deputado estadual Taveira Jr.; o Presidente da Câmara Wolney França; a vereadora de Natal e esposa do deputado Paulinho Freire, Nina Souza; o presidente do PL Natal Cel Hélio; o secretário do Podemos, Brenno Queiroga; entre outros.

A organização estima que mais de 10 mil pessoas estiveram presentes na convenção.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Turismo

Turistas norte-americanos são os que mais gastam no Brasil

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

Um levantamento da Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo) divulgado na terça-feira (30.jul.2024) revelou que os turistas norte-americanos foram os que mais gastaram no Brasil no 1º semestre deste ano. Ao todo, foram US$ 1,2 bilhão(R$ 6,87 bilhões) deixados no país por 354 mil turistas que vieram dos Estados Unidos.

O estudo, feito com base em cálculos da GlobalData, considera o ticket médio gasto por cada um dos turistas internacionais que desembarcaram no país no período de janeiro a julho de 2024.

Os turistas têm injetado mais dinheiro neste setor da economia brasileira. Ao todo, US$ 3,7 bilhões (R$ 20,9 bilhões) foram gastos no país –o resultado ultrapassa em U$ 200 milhões o maior saldo anterior, de US$ 3,5 bilhões (R$ 20,2 bilhões) registrado no 1º semestre de 2014 –ano em que o país sediou a Copa do Mundo.

Depois dos norte-americanos, os argentinos e os chilenos são os que mais gastam com turismo no Brasil.

Leia no infográfico abaixo:

Gastos de turistas estrangeiros no brasil

Poder360

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Militares estão “à disposição” para proteger embaixadas na Venezuela, diz Ministro da Defesa

Foto: Mateus Bonomi/Agif – Agência de Fotografia/Estadão Conteúdo

Militares brasileiros estão de prontidão para para reforçar a segurança da embaixada do Brasil na Venezuela.

A informação foi confirmada à CNN pelo ministro da Defesa, José Múcio Monteiro. “Estão à disposição do Itamaraty”, disse.

A possibilidade surge em meio a escalada da tensão dos últimos dias, após o presidente Nicolás Maduro ser declarado reeleito. A oposição questiona e alega fraude.

O embarque da tropa, no entanto, depende de avaliação de necessidade e pedido do Itamaraty. Ainda assim, caso se decida pelo envio, é preciso solicitar autorização do governo venezuelano.

Na quinta-feira (1), Múcio esteve com o chanceler Mauro Vieira para tratar do assunto.

Se enviados, os integrantes das Forças Armadas também devem atuar na proteção das embaixadas da Argentina e do Peru — que pediram o apoio brasileiro na proteção de diplomatas e das instalações depois que Maduro determinou a expulsão do corpo diplomático de 7 países da América Latina.

CNN Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

‘A elite brasileira não está preparada para governar o país’, diz Lula

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse neste sábado (3), durante a convenção do candidato do PT à prefeitura de Fortaleza, Evandro Leitão, que a elite brasileira não está preparada para governar o país. Durante seu discurso em apoio a Leitão, Lula disse: “Ela [a elite] não enxerga a sociedade como um todo. Ela enxerga trinta por cento da sociedade, aqueles mais ricos. Os pobres da periferia são invisiveis para a elite brasileira”, afirmou o presidente.

“Eu começo a olhar da periferia para cá. Os primeiros que eu vejo são os trabalhadores, as trabalhadoras, as pessoas que moram nos bairros mais distantes […] as pessoas que não têm acesso a nada. São pessoas invisíveis. E é para esses invisíveis que nós precisamos priorizar a nossa ação e governar”, acrescentou.

R7

Opinião dos leitores

  1. Lula nunca em toda sua trajetória política, governou para o pobre, ele tira dos pobre e dar para os ricos, mente, cria narratorias, números fantasiosos, iludiondo o povão, aliciando a companheirada, amordacando as liberdades, punindo e perseguindo quem lhe contrária. Esse é o verdadeiro Lula. Mesmo “Modos Operandi” do Venezuelano. Vivemos uma ditadura, mascarada de democracia, a Carta Magna rasgada os poderes desarmonicos, as Leis e os Tribunais a serviço do mal feitor e ao cidadão , cabe apenas o “Jus Esperniandi e aguardar a punição. Esse é o Brasil que estamos vivendo. Triste realidade.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RN

RN lidera taxas de obesidade em crianças e adolescentes no Nordeste

Foto: Reprodução

No Rio Grande do Norte, a taxa de obesidade entre adolescentes é a maior entre os estados do Nordeste, com 11.19%, correspondente a 11.903 pessoas desse público, enfrentando a condição. O número supera a média nacional, de 9.87%. A liderança se mantém, ainda, nos casos observados entre crianças de 5 a 10 anos, com percentual de 11.25%.

De acordo com especialistas ouvidos pela reportagem da Tribuna do Norte, o consumo excessivo de alimentos industrializados, o sedentarismo e políticas de saúde pouco efetivas estão entre os principais fatores para o cenário.

Os dados são do Sistema de Vigilância Alimentar (SISVAN), do Ministério da Saúde, e correspondem ao ano de 2023. De acordo com o levantamento, as taxas de obesidade grave no público infantojuvenil também foram lideradas pelo Rio Grande do Norte.

Tribuna do Norte

Opinião dos leitores

  1. O bom é que como o povo do sul quadrado, ou direita torta nos considera, hj não se passa fome no nordeste né??? Temos fartura e a comida baixou !!! Por favor aceitem que dói menos, seus tá.bacudos gá.lados…

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Centrão diz que nova reforma da Previdência depende do PT, que descarta

Foto: Reprodução

Líderes do centrão na Câmara dos Deputados afirmam ao Painel que uma nova reforma da Previdência só pode prosperar no Legislativo caso a iniciativa seja do governo Lula (PT) e seja abraçada por parlamentares petistas.

Eles dizem que um projeto do tipo gera muito desgaste público aos deputados, que são penalizados nas urnas, e citam como exemplo a reforma trabalhista de 2017, que, avaliam, prejudicou a votação dos parlamentares que apoiaram sua aprovação no ano seguinte.

Os deputados afirmam que uma nova reforma da Previdência beneficiaria sobretudo o Executivo, que por isso deveria encabeçar os esforços, com endosso do PT no Legislativo.

Presidente do partido, a deputada federal Gleisi Hoffmann diz que não há nenhuma chance de que isso ocorra.

“Querem o quê? Retirar mais direitos?”, pergunta. O deputado federal Jilmar Tatto, secretário nacional de Comunicação da legenda, diz que se o governo Jair Bolsonaro (PL), que reproduzia os interesses do mercado, não propôs essa reforma, não será o de Lula que o fará.

Folha de S. Paulo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

[VÍDEO] Mossoró: milhares de pessoas se unem a Allyson em convenção histórica

Foto: Cedida

O prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra, teve seu nome homologado como candidato à reeleição na maior convenção já realizada na cidade. O evento partidário aconteceu na tarde/noite deste sábado (3), no complexo esportivo do Colégio Sementes, reunindo uma multidão que referendou a escolha de Allyson como o nome do União Brasil para as eleições municipais de 2024.

Durante o evento, Allyson também anunciou seu companheiro de chapa para o pleito deste ano: o servidor público da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) e graduado em Gestão Pública pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Marcos Medeiros, que atuou ao lado do prefeito ao longo dos últimos três anos e meio na gestão municipal, contribuindo diretamente para a execução de políticas públicas que transformaram para melhor a vida do povo de Mossoró.

Allyson iniciou sua fala na convenção agradecendo a Deus pela oportunidade de servir ao povo de Mossoró. Ele também relembrou sua história de vida, os desafios enfrentados e vencidos até chegar à Prefeitura, ressaltando ainda os ensinamentos de seu pai, José, e de sua mãe, Maria.

“Muito me orgulha ter sido criado no Sítio Chafariz, ter vivido em uma casa de taipa e estudado em uma creche de taipa. Eu sei de onde vim, sei o que já passei e sei de cada sonho que Deus me deu para realizar na minha cidade. Não esqueci de nenhum sonho, de nada que Deus colocou no meu coração. Peço a Deus todos os dias que eu continue com o coração de um menino sonhador, de um menino que tem esperança, fé e coragem. Vem muito mais trabalho pela frente”, disse, emocionado, o prefeito.

A grande convenção contou com a presença de autoridades políticas estaduais, como o ex-senador e presidente do União Brasil no Rio Grande do Norte, José Agripino, e o prefeito de Natal, Álvaro Dias, do Republicanos, partido que estará na coligação do prefeito Allyson. Eles destacaram, de forma unânime, o quanto Mossoró mudou e se transformou com o trabalho liderado pelo prefeito Allyson Bezerra.

A convenção confirmou o apoio dos partidos PSD, Rede Sustentabilidade, Solidariedade e Republicanos ao projeto de reeleição do prefeito Allyson Bezerra, e os nomes dos candidatos à Câmara Municipal pelas siglas, somando mais de 100 postulantes a uma vaga no Poder Legislativo municipal.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mundo

Maduro diz ‘não aceitar’ que oposição ‘pretenda usurpar’ a Presidência da Venezuela

Foto: Pedro Rances Mattey / AFP

O presidente da Venezuela, Nicolas Maduro, disse neste sábado que “não será aceito” que a oposição “pretenda usurpar” a Presidência do país. No último domingo, o Conselho Nacional Eleitoral (CNE) anunciou que Maduro foi reeleito para um novo mandato. No entanto, os resultados têm sido amplamente questionados e motivado protestos pela Venezuela.

“Não será aceito, com as leis nacionais, que pretendam usurpar a Presidência novamente”, disse Maduro durante um comício em Caracas, no qual comparou o candidato da oposição, Edmundo González Urrutia, que reivindica a vitória na eleição do dia 28, ao líder político Juan Guaidó, reconhecido internacionalmente em 2019 como “presidente interino”.

O Globo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *