Foto: Reprodução
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), votou nesta sexta-feira (2) para condenar Maria de Fátima Mendonça Jacinto, conhecida como “Fátima de Tubarão”, a 17 anos de prisão em regime inicial fechado.
A mulher, de 69 anos, integrou o grupo que invadiu a sede da Corte nos atos de 8 de janeiro. Ela aparece em um vídeo dizendo que defecou num banheiro do Supremo “sujando tudo”.
Moradora de Tubarão (SC), a ré está presa preventivamente desde o final de janeiro de 2023.
Relator das ações contra os acusados de invadir e depredar as sedes dos Três Poderes, Moraes votou para condenar Fátima pelos crimes de abolição violenta do Estado democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, deterioração do patrimônio tombado e associação criminosa armada.
O ministro também propôs que a ré seja condenada a pagar multa e indenização por danos morais coletivos no valor de R$ 30 milhões (a ser quitado em conjunto com os demais condenados pelo caso).
Julgamento virtual
Fátima de Tubarão está sendo julgada em sessão virtual do STF que começou nesta sexta-feira (2) e vai até 9 de agosto.
No formato, não há debate entre os ministros, que apresentam seus votos em plenário virtual.
Conforme denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR), a ré “participou ativamente e concorreu com os demais agentes para a destruição dos móveis” no STF.
Em vídeos publicados nas redes sociais, Fátima afirmou que teria defecado no banheiro da Suprema Corte, “sujando tudo” e disse que iria “pegar o Xandão”, em referência a Alexandre de Moraes.
Nas imagens, ela também grita e comemora, dizendo: “é guerra”.
Interrogada no curso do processo, Fátima disse que viajou a Brasília com objetivo de “conversar com o Ministro Alexandre de Moraes, a fim de que ele apresentasse o código-fonte para o grupo”. Afirmou que, em 8 de janeiro, um carro de som passou no acampamento em frente ao Quartel-General do Exército, em Brasília, dizendo que havia “chegado a hora”.
Ela então disse que acompanhou a multidão até a Praça dos Três Poderes e que os prédios já haviam sido invadidos.
A ré confirmou ter defecado em um dos banheiros do STF.
CNN
O verdadeiro atentado contra nossa democracia é Lula e catervas que bajulam ditadores da estirpe de Maduro. Vergonha dessa justiça.
Invadir e defecar Fernando mineiro entende
Era pra está preso??
Rsrs!
Este CP nasceu imberbe pra não se arrepiar dos absurdo de umas ações !
O Brasil deveria ser extinto da face da terra.
Eu sinto vergonha de ser brasileiro!
Vai pra Argentina! Lá está excelente!
Faz assim netinho. Quando vândalos entrarem em sua casa ou comércio (caso você tenha) e quebrarem, defecar e deixarem um prejuízo grande você não reclame nem faça um BO pois são pessoas do bem que estão apenas protestando por alguma coisa. Reconstrua tudo sem reclamar ok.
Essa senhora errou, sim, errou. Mas 17 anos? Em um país que não pune assassinos e libera traficantes pelas portas da frente do presídios em habeas corpus baseados em teses de arrepiar? Essa senhora é réu-primária e o que estão fazendo é justiçamento para assustar os patriotas. Típico de gente pequena que usa o poder de forma casuística, e quem apóia é de uma qualidade de gente que não merece nem o esforço da argumentação.
Deixe essa coisa aonde está e jogue a chave da cela no fundo do mar.
Cuidado tem uma lagartixa andando no seu lombo.
Sò 17 ? Era pra pega 22 anos, pra aprender a respeita a democracia
Maduro tá matriculado na escola do Xandão. Em que justiça do mundo a vítima julga o agressor?
Francisco vc acertou, vote no 22, com isso vc ganha um balaio de revirada dos olhos, uma democracia robusta, um professor de português, uma penca de gemidos e alegria eterna, o homi é excepcional.
Se fosse pega com armas e drogas, será que tinha pego essa pena toda?