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Não passa de uma banana presa na parede, mas a obra do artista conceitual italiano Maurizio Cattelan causou outra sensação no mercado de arte nova-iorquino na noite desta quarta-feira: foi comprada por US$ 6,2 milhões por um empresário sino-americano (o equivalente, na cotação atual, a R$ 35,7 milhões).
Na casa de leilões Sotheby’s, sete compradores ou seus representantes competiram para adquirir a peça intitulada “Comediante”, uma banana pendurada na parede com a ajuda de um grande pedaço de fita prateada.
Depois de vários minutos, o preço subiu de US$ 800 mil para US$ 5,2 milhões – ou US$ 6,2 milhões com taxas adicionadas –, quando o martelo foi batido.
Pouco depois, Justin Sun, fundador da plataforma de criptomoeda Tron, afirmou ser o comprador, em comunicado da Sotheby’s.
“Isso não é apenas arte. Representa um fenômeno cultural que cria pontes entre os mundos da arte, dos memes e da comunidade das criptomoedas”, disse o empresário de Xining (China).
Ele prometeu “comer pessoalmente a banana como parte desta experiência artística única, honrando seu lugar tanto na história da arte quanto na cultura popular”.
O executivo de 34 anos já havia se destacado por adquirir uma escultura de Alberto Giacometti, “O Nariz”, em 2021 por US$ 78,4 milhões.
A famosa banana prometia ser uma das estrelas da semana de leilões de outono de Nova York.
Segundo sua descrição, a obra do iconoclasta e provocador Cattelan, da qual existem três exemplares, questiona a noção de arte e seu valor. Ela tem causado muita polêmica desde sua primeira exposição em 2019 em Miami, onde outro artista a atacou para denunciar seu preço, que era então de US$ 120 mil.
A cópia restante foi doada ao Museu Guggenheim de Nova York. A Sotheby’s havia definido na quarta-feira sua estimativa para a peça entre US$ 1 milhão e US$ 1,5 milhão. As condições de venda incluem certificado de autenticidade e instruções de substituição da fruta.
“Comediante” superou em valor outra obra notável em leilão, “Oval Office (Studio)”, do ícone da pop art norte-americana Roy Lichtenstein, que foi arrematado por US$ 4,2 milhões.
O Globo
Por isso que a arte contemporânea é tão desvalorizada! A próxima “reliquia” de valor inestimável, será o quadro “brancura no branco”, onde os experts irão explicar que existe arte em um quadro sem risco nenhum, ou seja, brancura total!
Eu, se fosse esse “artista”, me inscreveria para receber dinheiro da Lei Rouanet. Mais uma bosta.
Imagina um tolete aí…. Eles já comeriam ao vivo…..