A Guarda Costeira dos Estados Unidos apreendeu um petroleiro próximo à costa da Venezuela, em águas internacionais, em mais um episódio da escalada de pressão do governo Donald Trump contra o regime de Nicolás Maduro. A ação ocorreu dias após o anúncio de um bloqueio naval a embarcações que transportem petróleo venezuelano sob sanções.
Segundo autoridades americanas e fontes do setor petroleiro, o navio Centuries, de bandeira panamenha, foi interceptado na madrugada de sábado, sem resistência da tripulação. A embarcação transportava petróleo da Venezuela com destino à Ásia e não consta na lista de sanções do Departamento do Tesouro. De acordo com o New York Times, o navio pertence a uma empresa chinesa que atua com frequência no transporte de petróleo venezuelano.
A secretária de Segurança Interna dos EUA, Kristi Noem, confirmou a apreensão e afirmou que Washington seguirá combatendo o que chamou de “movimento ilícito de petróleo usado para financiar o narcoterrorismo”.
Em resposta, o chanceler venezuelano Yvan Gil classificou a ação como “pirataria” e “terrorismo internacional”. Ele afirmou ter conversado com o ministro das Relações Exteriores do Irã, Abbas Araghchi, que ofereceu cooperação para enfrentar as ações americanas.
A apreensão ocorre em meio à maior mobilização militar dos EUA na região em décadas, com cerca de 15 mil soldados, navios de guerra e aeronaves. O foco da pressão tem sido o petróleo, principal fonte de renda da Venezuela, cujas exportações seguem sob sanções americanas.
No dia 10, os EUA já haviam apreendido o petroleiro Skipper, este sim listado nas sanções por transportar petróleo iraniano. O Centuries é o primeiro navio interceptado após o decreto formal do bloqueio naval, medida classificada por Caracas como “irracional”.
Trump afirmou recentemente que os venezuelanos “tomaram todo o nosso petróleo” e que os EUA querem “tudo de volta”, em referência à nacionalização do setor energético iniciada nos anos 1970. Atualmente, apenas a Chevron mantém operações no país, sob licença especial.
Oficialmente, o Pentágono afirma que a Operação Lança do Sul visa combater o narcotráfico. Até agora, 29 embarcações foram alvo de ações militares, com ao menos 104 mortos, sem divulgação de provas públicas. Maduro é acusado pelos EUA de liderar o chamado Cartel de los Soles e tem uma recompensa de US$ 50 milhões por sua captura — acusações rejeitadas pelo governo venezuelano, que vê nelas uma tentativa de justificar uma intervenção.
É o ÚNICO sem compromissos com bandidos, corrupção , milícias e ideologias decadentes. Lula e Bolsonaro são farinha do mesmo saco e precisam um do outro ( e do centrão) pra se manterem.
Moro Em 2022!? Jamais! Votar em traíra e oportunista que blindou os corruptos do PSDB! Sou Bolsonaro e não abro nem por um trem carregado de dinamite! Vamos derrotar este Moro traíra logo no primeiro turno ! #BolsonaroTemRazão
Se os secretários de Moro passar mais tempo que os de BOZO , votarei nele .
Manoel Tacot 2022
To com moro e nao abro
Como dizia filó"há coitado"
Ema 2022!
JAIR MESSIAS BOLSONARO 2022
ALIANÇA 38
Luiz eu quero um presidente honesto, não é um pastor não, tô com meu presidente Bolsonaro,O MITO, novamente em 2022,os antis piram!
Se a esquerda é contra ele é e os fanáticos bolsominios tb, então c ctz é o melhor p o Brasil
Vai ganhar no debate,para um será o olhar e no outro vai dizer:porque não te calas.
Moro 2020
Tô c MORO e não abro nem p um trem.
O governo Bolsonaro é o paraíso dos corruptos.
Nos governos do PT podia investigar livremente. Agora nem isso mais.
Bandidagem está em êxtase.
Segio Moro se queimou, não havia necessidade de sair do governo mentindo, teria preservado a tão almejada biografia dele. Voto novamente em Bolsonaro em 2022.
Eita comentáriozinho comprado,quer emganar quem?
Se o senhor advogado Sérgio Moro conseguir se lançar candidato a presidente por um partido político,ele irá brigar no máximo pela terceira colocação com o candidato Ciro Gomes do PDT,provavelmente esses dois candidatos ficaram ou na terceira ou na quarta posição vis a vis no sufrágio númerico de votos na campanha presidencial de 2022, com absoluta certeza a campanha de 22 novamente será polarizada entre o presidente Jair Bolsonaro e o candidato do partido dos trabalhadores como na última eleição presidencial de 2018.
Mito 2022. Tô dentro
Tomei cloroquina receitada por dr. Bolsonaro e fiquei bom, mas estou com Moro em 2022, pois acho Bolsonaro meio doido e fala muito palavrão.
Moro traiu o Brasil, tentando entregar o governo nas mãos da esquerda, de Rodrigo Maia, Doria etc.
Quem está acabando com a lavajato é Rodrigo Maia e o STF.
E Moro fica caladinho…
Eu sou Bolsonaro 100%
Se vai dar Moro ou Bolsonaro eu não sei. Mas TENHO CERTEZA QUE A ESQUERDA só em 2050, e mesmo assim se a direita fizer muita besteira!
Grande parte das pessoas que eu conheço vão votar em Sérgio Moro em 2022. Probo, íntegro e diplomata.
MORO 2022 ?Ⓜ️⚖
Moro em 2022.
É Bolsonaro 2022 no 1º Turno !!!
#EuVotoBolsonaroPresidente2022
Eu tb sou Bozo 2022
#Bolsonão 2022, esquerda NUNCA MAIS!!!!
Bolsonaro na cabeça. Moro dança.