Televisão

Morre a atriz e cantora Bibi Ferreira, aos 96 anos

Bibi Ferreira morreu em sua casa no bairro do Flamengo, na Zona Sul do Rio. Foto: Márcio Alves/Márcio Alves

A atriz, cantora, compositora e diretora Bibi Ferreira morreu nesta quarta-feira, aos 96 anos, do coração. A notícia foi confirmada pela filha da cantora, Tina Ferreira.

Bibi Ferrera era filha do ator e empresário teatral Procópio Ferreira com a bailarina argentina Abgail Izquierdo.

Bibi Ferreira nasceu num tempo em que ser ator não era status social aceitável nem sequer profissão regulamentada. Mas por ser filha de quem foi — da bailarina espanhola Aída Izquierdo e do ator Procópio Ferreira, um dos responsáveis pela profissionalização do ofício no país —, Bibi viveu e contribuiu para a passagem do então sub-ofício a uma profissão capaz de transformar artistas em semideuses da cena, em divindades vivas. E Bibi se tornou uma delas; ou melhor: a maior delas. Atuou com firmeza até os seus 96 anos, como um mito vivo, em atividade, e com plena consciência do que fez e do que ainda gostaria de ter feito:

— Eu tenho consciência de tudo o que eu fiz, tudo — disse em entrevista ao GLOBO, em janeiro de 2018. — Embora tenha começado profissionalmente com meu pai, entre 18 e 19 anos, lembro de dançar no Municipal do Rio, com 6 anos, de fazer o filme “Cidade mulher” (de Humberto Mauro) quando tinha 13, de ser ensaiada pelo Noel Rosa… Então são quase 90 anos no palco. E continuo fazendo.

E quando lhe perguntavam sobre aposentadoria, Bibi respondia:

— Eu me aposentar? Olha bem! Não penso nisso por três razões: estou muito bem, ia ficar tudo muito triste, e preciso trabalhar — disse ao completar 90 anos.

Apelidada de Bibi, Abigail Izquierdo Ferreira teria nascido em 1º de junho de 1922, no Rio, porém duas datas aparecem como referência de seu nascimento: seu pai falava em 4 de junho, e na certidão de nascimento consta 10 de junho. A atriz, por também não saber a data ao certo, passou a comemorar seu aniversário a cada dia 1º.

Seus pais, tios e avós viveram profundamente ligados ao circo e ao teatro. E foi no picadeiro familiar dos Irmãos Queirolo que Bibi surgiu pela primeira vez em cena, aos 24 dias, nos braços da madrinha, a atriz Abigail Maia, substituindo uma boneca de pano que havia sido perdida e que era utilizada numa cena da peça “Manhãs de sol”, de Oduvaldo Vianna, pai do também dramaturgo Oduvaldo Vianna Filho. Depois, aos 3, Bibi passou a animar os entreatos das peças da Companhia Velasco, que sua mãe integrava depois de se separar de Procópio. Após uma infância marcada por estudos de ópera, piano e violino, tendo participado do Corpo de Baile do Municipal dos 7 aos 14 anos, Bibi faz sua estreia profissional junto ao pai, em 1941, quando, aos 18 anos, atuou em “La Locandiera”, de Carlo Goldoni.

Sempre precoce, no ano seguinte montou a sua própria companhia, que absorveu grandes nomes do teatro, como as atrizes Cacilda Becker e Maria Della Costa, além da diretora francesa Henriette Morineau, influência que levou Bibi a se tornar uma das primeiras mulheres a dirigir teatro no país — em sua estreia na função, ela guiou o próprio pai em cena, na peça “Fizemos divórcio” (1947), um sucesso estrondoso.

Extra – O Globo

 

Opinião dos leitores

  1. Orgulho de ter assistido a muitos shows dessa artista que tão bem representou o nosso país em palcos do mundo inteiro.
    Bibi veio a Natal inúmeras vezes e em muitas de suas apresentações gratuitas ao público, um presente para nossos olhos e ouvidos, sempre shows com um repertório e arranjos musicais espetaculares.
    Viveu para representar e cantar, grande mulher.
    O Brasil se orgulha dessa artista que ficará na memória de todas as gerações que apreciam a boa música.
    Que o plano espiritual a receba com muita luz e que a sua voz agora ecoe nos céus nas nuvens, no infinito…..
    Siga em paz Bibi. Aplausos.

  2. O Brasil perde uma de suas maiores artistas. Bibi era um fenômeno como cantora, atriz.. tudo que fazia era de excelente qualidade.
    Orgulho dessa brasileira que cantou e encantou até calar-se pela passagem para o plano espiritual – o céu recebe mais uma estrela.

    1. Almir Dionísio, sem mais nada a crescentar ao comentário… Show!??????

    2. Almir Dionísio, sem mais nada a crescentar ao seu comentário… Show!??????

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

VÍDEO: Professores da rede estadual realizam paralisação e protestam por reajuste salarial para a categoria

Professores da rede estadual, ligados ao Sindicato dos Profissionais da Educação do RN (Sinte/RN), realizam uma paralisação e protestam durante a manhã desta terça-feira (11) em frente à Assembleia Legislativa Estado (ALRN). As principais reivindicações da categoria são a implantação do reajuste salarial da categoria, reajustado em 6,27% para 2025, e a implementação do Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCR) dos funcionários da educação.

De acordo com o coordenador do Sinte RN, Bruno Vital, existe um consenso entre a categoria para a realização de uma paralisação por tempo indeterminado, caso o governo do estado mantenha seu posicionamento.

Vital explicou que a medida do governo contraria a tendência dos anos anteriores, quando o reajuste foi aplicado para todos os professores, sejam ativos ou aposentados. “A carreira dos professores está ameaçada pelo Governo quando ele anuncia que vai aplicar o piso para uma pequena parte, e deixar a grande maioria de fora. Cerca de 90% dos professores não vão receber o piso de 6,27%”, disse.

Vital afirmou ainda que a parcela de professores que são visados para receberem a implantação do piso corresponde a um número estimado em 5 mil profissionais. De acordo com ele, a rede de ensino conta com 30 mil professores.

O local do protesto, em frente à ALRN, foi escolhido em função da leitura anual realizada pela governadora na sede do poder legislativo do Estado. À tarde, a partir das 14 horas, no auditório do Sinte-RN, será realizada a primeira assembleia da rede estadual em 2025.

Vital explicou que a medida do governo contraria a tendência dos anos anteriores, quando o reajuste foi aplicado para todos os professores, sejam ativos ou aposentados. “A carreira dos professores está ameaçada pelo Governo quando ele anuncia que vai aplicar o piso para uma pequena parte, e deixar a grande maioria de fora. Cerca de 90% dos professores não vão receber o piso de 6,27%”, disse.

98 FM

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Eriko Jácome é eleito presidente da FECAM com apoio de mais de 100 presidentes de Câmaras Municipais

Foto: Divulgação

Eriko Jácome é o novo presidente da Federação das Câmaras Municipais do Rio Grande do Norte (FECAM). Com o apoio de mais de 100 presidentes de Câmaras Municipais do estado, Eriko foi eleito para o cargo, reforçando sua influência política no cenário legislativo potiguar.

Em discurso de agradecimento, ele destacou a importância da união entre os legislativos municipais. “Essa vitória é de todos nós. Agradeço imensamente aos mais de 100 presidentes que confiaram em meu nome. Juntos, faremos da FECAM uma instituição ainda mais forte e eficiente para apoiar os municípios do nosso estado”, disse.

Eriko, que recentemente renovou sua presidência na Câmara Municipal de Natal, foi também o segundo vereador mais votado da cidade. Agora, ele se prepara para liderar a FECAM com foco na inovação, diálogo e fortalecimento das Casas Legislativas do RN.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Educação

Parnamirim adia início do ano letivo após paralisação de terceirizados

Foto: Tiago Rebolo

A Prefeitura de Parnamirim anunciou nesta terça-feira (11) o adiamento do início do ano letivo na rede municipal de ensino. A mudança pegou pais e alunos de surpresa, pois muitos compareceram às escolas sem saber da alteração. O retorno às aulas, antes previsto para esta data, foi remarcado para o dia 24 de fevereiro.

Segundo a prefeita Nilda Cruz (Solidariedade), em vídeo publicado nas redes sociais, a decisão foi tomada após a empresa terceirizada Solares comunicar, na segunda-feira (10), que os funcionários não compareceriam às unidades escolares.

A empresa é responsável pelos serviços de refeição e vigilância. A administração municipal afirmou ter discutido a questão com o Conselho Municipal de Educação e o sindicato dos servidores antes de oficializar o adiamento.

Pendências financeiras e impasse com a terceirizada

A prefeita informou que a Solares não recebeu pagamentos referentes aos meses de outubro a dezembro de 2024, que deveriam ter sido quitados pela gestão anterior. Ela também criticou a empresa por não ter alertado sobre a paralisação com antecedência.

Novo Notícias

Opinião dos leitores

  1. Nobres ANALFABETOS FUNCIONAIS, eh aí PROJETO DE JORNALISTA CNTR C CNTR V, já sabe o Motivo DESSE ATRASO? espalhe aí pra TODOS.

    parece que tem um BURRACO GIGANTE, quem será que deixou, já que era o maior e melhor gestor da galáxia.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acidente

VÍDEO: Imagens mostram destroços do avião que caiu na Bahia e matou uma pessoa

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Metrópoles (@metropoles)

Vídeo: Reprodução

Imagens que circulam nas redes sociais exibem os destroços do avião de pequeno porte que caiu e pegou fogo na tarde dessa segunda-feira (10/2), no distrito de Cumuruxatiba, zona rural de Prado, no extremo sul da Bahia.

No acidente, o piloto, identificado como Mário Gontijo, ficou ferido e foi socorrido. Já o passageiro, o empresário Fredy Tanos, não resistiu ao impacto da queda e morreu.

Um vídeo divulgado pelo portal Diario de Pernambuco, parceiro do Metrópoles, mostra a destruição da aeronave.

Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Educação

“A greve é em último caso”, diz representante do Sinte/RN sobre reajuste do piso dos professores

Foto: Reprodução

A diretora de comunicação do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Rio Grande do Norte (Sinte/RN), Thelma Farias, afirmou na manhã desta terça-feira (11) que a realização de greve é o último recurso da entidade para conseguir a aplicação do reajuste do piso do magistério em 2025. Segundo ela, a ideia é que a reivindicação seja alcançada por meio de diálogos junto à governadora Fátima Bezerra (PT), que realiza leitura da mensagem anual na Assembleia Legislativa do RN (ALRN).

Ela esclarece que o Sinte/RN obteve informações junto à Secretaria de Educação do Estado de que há uma possibilidade do reajuste ser aplicado somente nos casos de professores que recebem abaixo do piso, o que destoa da postura que vinha sido adotada pelo Governo nos últimos anos.

O Piso Salarial Profissional Nacional do magistério público da educação básica foi reajustado em 6,27%. O valor mínimo definido pelo Ministério da Educação (MEC) para o exercício de 2025 é de R$ 4.867,77 para a rede pública de todo o país, com jornada de 40 horas semanais. A Portaria nº 77/2025, que define o novo piso salarial dos professores da educação básica, foi publicada na última sexta-feira (31). Como os salários dos professores são pagos pelas redes de ensino, cada estado e município precisa oficializar o valor por meio de norma própria.

As remunerações dos profissionais da educação básica são pagas por prefeituras e estados a partir de recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), bem como de complementações da União.

“A greve é em último caso, caso não se tenha negociação nenhuma. A gente só parte para uma greve se não tiver nenhum mecanismo de negociação”, esclarece Thelma Farias.

Tribuna do Norte

Opinião dos leitores

  1. Vivem buscando aumento de salário, funcionários públicos parasitas do Brasil,com péssima prestação de serviço, um dia isso acaba, um dia o povo de bem dessa droga de pais acorda,ai ninguém segura

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polêmica

Leitura da mensagem anual de Fátima na ALRN é marcada por protestos e vaias

Foto: Reprodução

Muído na Assembleia na manhã de hoje.

A governadora Fátima Bezerra (PT), que não fez a sua tradicional leitura na reabertura do ano legislativo, há uma semana, porque cumpria agenda em Brasília, fez na manhã desta terça-feira (11).

Enquanto lia a mensagem, os professores – que lotaram um lado da galeria, não pararam de protestar contra a governadora.

Os profissionais ficaram o tempo todo gritando e pedindo para ela cumprir o reajuste combinado. Além disso, vaiaram Fátima enquanto ela lia a mensagem.

 

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

Empresa responsável pela manutenção da penitenciária de Mossoró é alvo de operação da PF por fraudes em licitações

Foto: Reprodução

A Polícia Federal (PF), em parceria com a Controladoria-Geral da União (CGU) e a Receita Federal do Brasil, deflagrou, nesta terça-feira (11), a Operação Dissimulo, que tem como alvo principal a empresa R7 FACILITIES – MANUTENÇÃO E SERVIÇOS LTDA, contratada para prestar serviços de manutenção na Penitenciária Federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte. A operação cumpre 26 mandados de busca e apreensão no Distrito Federal e investiga um esquema de fraude em licitações e manipulação de contratos públicos.

A investigação, iniciada pela CGU em 2024, apura irregularidades envolvendo a R7, que, segundo as autoridades, teria utilizado práticas fraudulentas para garantir contratos públicos, incluindo o superfaturamento e o uso de declarações falsas para obter benefícios fiscais indevidos. A empresa, que mantém diversos contratos com o governo federal, foi identificada como uma das principais responsáveis por manipular concorrências, associando-se a outras empresas com vínculos societários, familiares e trabalhistas.

De acordo com a apuração da CNN, o grupo também recorreu a “laranjas” para ocultar os verdadeiros proprietários das empresas, dificultando a fiscalização e ampliando o alcance do esquema. A operação investiga ainda a desclassificação recente de um contrato de R$ 321 milhões com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, que teria sido fraudado para beneficiar a R7 em outros contratos de grande porte.

Os envolvidos podem ser responsabilizados por crimes como frustração do caráter competitivo de licitações, falsidade ideológica, uso de documento falso e estelionato contra a Administração Pública.

A ação destaca a importância da fiscalização rigorosa em contratos públicos e licitações, especialmente em serviços essenciais, como a manutenção de unidades prisionais, que requerem transparência e eficiência na gestão dos recursos públicos. A operação segue em andamento, com a PF intensificando as investigações para identificar todos os responsáveis e coibir práticas fraudulentas que comprometem o interesse público.

CNN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

VÍDEO: Motoqueiros praticam manobras arriscadas e tiram a paz de moradores na Via Costeira

Moradores de condomínios e restaurantes localizados no início da Via Costeira, procuraram a redação do PortalBO para fazer uma denúncia que vem acontecendo de maneira recorrente naquele setor da zona Leste de Natal.

As ações de motoqueiros, em sua maioria desabilitada e usando veículos com escapes adulterados provocando barulho extremo ao ponto de tirar o sossego de quem vive na localidade. Crianças recém nascidas e idosos são os mais afetados pelos infratores que se exibem com manobras arriscadas arriscando não só a própria vida, mas também a de pessoas inocentes que necessitam utilizar a via.

Imagens feitas por um morador de um dos condomínios mostram mais um “rolezinho”, como chamam os baderneiros mostram como foi o final da noite deste domingo (09) e o início da madrugada desta segunda (10). Os indivíduos trafegam em alta velocidade desrespeitando as leis de trânsito, alguns ainda empinam a moto desafiando as autoridades policiais que, naquele momento, não se encontraram no local.

Todo e qualquer morador dos prédios próximos ao circuito onde se pratica o rolezinho sofrem principalmente com o barulho provocado pelos escapes modificados, o que é ilegal, segundo também a lei de trânsito em vigor.

De acordo com um dos moradores, que por direito prefere o anonimato, a situação é desesperadora “eu tenho filho ainda bebê e ele mal consegue dormir assusta com tanto barulho, que mora aqui não aguenta mais esse absurdo”, desabafou. As opiniões de outros condôminos não se dividem e comungam do mesmo depoimento.

A redação do PortalBO entrou em contato com o CPRE (Comando de Policiamento Rodoviário Estadual) e foi informada que esse tipo de situação vem sendo combatida em toda a Grande Natal e que nas últimas semanas dezenas de motocicletas e motonetas foram apreendidas por apresentar irregularidades.

“O trabalho do CPRE é incansável para o combate a essas infrações e crimes. Não será permitida a presença desse tipo de veículo adulterado e essas atitudes de seus condutores”, declarou. O CPRE ainda destacou que a população pode colaborar denunciando através do número 190 ou 181.

VEJA VÍDEO

Portal BO

Opinião dos leitores

  1. NAO vemos em lugar nenhum FISCALIZAÇAO para coibir os CRIMES praticados por motoqueiros pelas rua de nossas cidades. Eles passam ao lado pela frente e com TODA barulheira e nada e FEITO. PORQUE?

  2. Arrocha ovo podre nesses vagabundos, para o maior ladrão do Brasil que está para vir ao RN, desde outubro que guardei ovos para jogar nele! Bandido bom é bandido fedido de podre e m…

  3. Se a polícia faz alguma coisa as pessoas critica, se não faz tá errada do mesmo jeito. Acostume-se, moramos no país dos criminosos.

  4. Cpre porra nenhuma Quem manda ali somo nós faccionado de Mãe Luíza. Puliça ali não tem vez, quem manda é nós

    1. Bandido arrochado, qdo tá na peia é bem pianinho. Esses alunos de LULADRAO, tem jeito não.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Avião de Vince Neil colide com outro jato em solo de aeroporto nos EUA e piloto morre

Foto: Reprodução 

Mais um assustador acidente impacta o mundo. Ocorreu nessa segunda-feira (10), no aeroporto de Scottsdale, no Arizona, envolvendo o Learjet 35A do vocalista da banda Mötley Crüe, Vince Neil, e o Gulfstream 200, que seria do ator Vince Vaughn, e deixou o piloto morto e três pessoas feridas. Os cães de estimação que estavam com as passageiras saíram ilesos.

O Learjet, que transportava a namorada de Neil, Rain Andreani, 43 anos, e sua amiga Ashley, perdeu o controle durante manobras na pista e colidiu com outro avião. Rain Andreani sofreu cinco costelas quebradas, a amiga Ashley e o copiloto também ficaram feridos, e todos foram socorridos e encaminhados a um hospital nas proximidades.

Em nota divulgada nas redes sociais, a banda Mötley Crüe confirmou que Vince Neil não estava a bordo do avião no momento do acidente e expressou sua solidariedade à família do piloto

As autoridades aeroportuárias e a aviação civil do Arizona já iniciaram as investigações para apurar as causas do acidente. Peritos estão analisando imagens de câmeras de segurança e avaliando as condições mecânicas da aeronave, além de considerar possíveis fatores humanos ou climáticos que possam ter contribuído para o incidente.

Este trágico episódio ressalta a importância de medidas rigorosas de segurança nas operações aeroportuárias, especialmente envolvendo aeronaves particulares.

Opinião dos leitores

  1. O AZARENTO DO TRUMP E IGUAL A BOLSONARO E HITLER, SO TRAZ DESGRACAS, DESDE QUE ESSE HOMEM ASSUMIU E SO QUEDA DE AVIAO , O SATANAS TEM CASA

    1. 🫏💩👺Número de acidentes aéreos em 2024 foi o maior em 10 anos
      Dados da Força Aérea Brasileira, compilados pela CNN, mostram que ocorrências mataram 153 pessoas. VAI PROCURAR UMA LAVAGEM DE ROUPA, ANIMALZINHO! QUEM ERA O PRESIDENTE, PRESIDENTE, NÃO. O JUMENTO SENTADO NA CADEIRA EM 2024?

    2. Essa ju é uma doidinha que faz ponto no beco do suvaco, a única coisa que ela lê é pensamento de homemo. Facil de identificar, cursando EAD, roupa suja, cabelo de fogo, suvaco cabeludo sandalia japonesa.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Opinião

Devemos aos militares não ter tido golpe em 8/1, diz Múcio

Foto: Reprodução

O ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, voltou a defender o papel das Forças Armadas para garantir a estabilidade das instituições democráticas no contexto da vitória do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas eleições de 2022. A avaliação de Múcio é de que foram os militares os responsáveis por evitar um golpe no dia 8 de janeiro de 2023.

“Do dia 8 (de janeiro) até abril, eu me senti órfão, porque a direita estava zangadíssima porque os militares não aderiram o golpe, e a esquerda muito zangada porque achava que os militares tinham criado aquele golpe. Na realidade, nós devemos a eles não ter tido o golpe do dia 8”, disse o ministro em entrevista ao programa “Roda Viva”, da TV Cultura.

Múcio falava sobre o início de seu período a frente da Defesa, que classificou como “péssimo”, embora acredite que a “fase mais complicada já passou”.

A avaliação levou o ministro a, inclusive, sinalizar a Lula o desejo de deixar a pasta ainda no segundo mandato da gestão do petista. Neste ano, Múcio voltou a conversar com o presidente sobre o desejo de deixar a Esplanada, mas foi convencido por um “pedido de amigo”.

“O presidente disse: Olha Múcio, nós estamos numa fase difícil, eu sei das suas pretensões — que é estar mais a disposição da família e dos amigos —, mas eu preciso que você fique (no ministério), porque nós estamos aí com alguns desafios e eu não quero abrir mais um problema.”

Segundo o ministro, o presidente também mencionou o desejo dos comandantes das Forças por sua permanência. “Mandaram pedir, falaram, não sei com quem. Parece que houve a interferência de algum ministro do STF [Supremo Tribunal Federal], foi esse boato que correu, e ele pediu que eu ficasse e pedido de amigo…”, disse.

Em outras oportunidades, o ministro da Defesa já havia destacado o papel dos militares em impedir um possível golpe naquela época.

Às vésperas do aniversário de um ano do 8 de Janeiro, em entrevista à CNN, Múcio afirmou que, embora houvesse um grupo de “indisciplinados” dentro das Forças Armadas, Exército, Marinha e Aeronáutica não queriam aderir a um movimento golpista.

Opinião dos leitores

  1. heim???
    Golpe, que golpe??
    Vão tranalhar, pea evitar a queda do Molusco ex presidiário.
    É melhor pra tú!

  2. Não houve tentativa de golpe, isso é apenas uma narrativa do “mecanismo”, tentativa de golpe houve em 1964.

  3. Tá ruim então viu! Pq a democracia tem que ser resguardada e protegida pelas instituições e pela população e não pelo braço armado do país…

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *