Luto

Morre Hélio Pignataro Neto, o “Hélio Show”, aos 44 anos; saiba informações do velório

Foto: Reprodução

Morreu na noite dessa quinta-feira (11) Hélio Pignataro Neto, conhecido como “Hélio Show”, aos 44 anos.

Ele estava na disputa de X1 durante a vaquejada de Currais Novos quando sofreu um ataque cardíaco ainda na pista do evento. Chegou a ser socorrido, mas não resistiu.

Segundo informações do Blog do Bagada, Hélio tinha acabado de “botar o boi” quando se sentiu mal. Amigos ainda chegaram a socorrer, mas ele faleceu.

Hélio era muito conhecido e querido no mundo da vaquejada.

O velório começa a partir das 10h no Morada da Paz, em Emaús, mesmo local em que acontece o sepultamento às 18h.

Foto: Reprodução

Com informações de Blog do Gustavo Negreiros

Opinião dos leitores

  1. Tristeza grande , não faz 15 dias que o avô paterno seu homônimo faleceu já nonagenário. Nossa solidariedade pra toda família em especial Marquinhos.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Militares estão “à disposição” para proteger embaixadas na Venezuela, diz Ministro da Defesa

Foto: Mateus Bonomi/Agif – Agência de Fotografia/Estadão Conteúdo

Militares brasileiros estão de prontidão para para reforçar a segurança da embaixada do Brasil na Venezuela.

A informação foi confirmada à CNN pelo ministro da Defesa, José Múcio Monteiro. “Estão à disposição do Itamaraty”, disse.

A possibilidade surge em meio a escalada da tensão dos últimos dias, após o presidente Nicolás Maduro ser declarado reeleito. A oposição questiona e alega fraude.

O embarque da tropa, no entanto, depende de avaliação de necessidade e pedido do Itamaraty. Ainda assim, caso se decida pelo envio, é preciso solicitar autorização do governo venezuelano.

Na quinta-feira (1), Múcio esteve com o chanceler Mauro Vieira para tratar do assunto.

Se enviados, os integrantes das Forças Armadas também devem atuar na proteção das embaixadas da Argentina e do Peru — que pediram o apoio brasileiro na proteção de diplomatas e das instalações depois que Maduro determinou a expulsão do corpo diplomático de 7 países da América Latina.

CNN Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

‘A elite brasileira não está preparada para governar o país’, diz Lula

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse neste sábado (3), durante a convenção do candidato do PT à prefeitura de Fortaleza, Evandro Leitão, que a elite brasileira não está preparada para governar o país. Durante seu discurso em apoio a Leitão, Lula disse: “Ela [a elite] não enxerga a sociedade como um todo. Ela enxerga trinta por cento da sociedade, aqueles mais ricos. Os pobres da periferia são invisiveis para a elite brasileira”, afirmou o presidente.

“Eu começo a olhar da periferia para cá. Os primeiros que eu vejo são os trabalhadores, as trabalhadoras, as pessoas que moram nos bairros mais distantes […] as pessoas que não têm acesso a nada. São pessoas invisíveis. E é para esses invisíveis que nós precisamos priorizar a nossa ação e governar”, acrescentou.

R7

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RN

RN lidera taxas de obesidade em crianças e adolescentes no Nordeste

Foto: Reprodução

No Rio Grande do Norte, a taxa de obesidade entre adolescentes é a maior entre os estados do Nordeste, com 11.19%, correspondente a 11.903 pessoas desse público, enfrentando a condição. O número supera a média nacional, de 9.87%. A liderança se mantém, ainda, nos casos observados entre crianças de 5 a 10 anos, com percentual de 11.25%.

De acordo com especialistas ouvidos pela reportagem da Tribuna do Norte, o consumo excessivo de alimentos industrializados, o sedentarismo e políticas de saúde pouco efetivas estão entre os principais fatores para o cenário.

Os dados são do Sistema de Vigilância Alimentar (SISVAN), do Ministério da Saúde, e correspondem ao ano de 2023. De acordo com o levantamento, as taxas de obesidade grave no público infantojuvenil também foram lideradas pelo Rio Grande do Norte.

Tribuna do Norte

Opinião dos leitores

  1. O bom é que como o povo do sul quadrado, ou direita torta nos considera, hj não se passa fome no nordeste né??? Temos fartura e a comida baixou !!! Por favor aceitem que dói menos, seus tá.bacudos gá.lados…

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Centrão diz que nova reforma da Previdência depende do PT, que descarta

Foto: Reprodução

Líderes do centrão na Câmara dos Deputados afirmam ao Painel que uma nova reforma da Previdência só pode prosperar no Legislativo caso a iniciativa seja do governo Lula (PT) e seja abraçada por parlamentares petistas.

Eles dizem que um projeto do tipo gera muito desgaste público aos deputados, que são penalizados nas urnas, e citam como exemplo a reforma trabalhista de 2017, que, avaliam, prejudicou a votação dos parlamentares que apoiaram sua aprovação no ano seguinte.

Os deputados afirmam que uma nova reforma da Previdência beneficiaria sobretudo o Executivo, que por isso deveria encabeçar os esforços, com endosso do PT no Legislativo.

Presidente do partido, a deputada federal Gleisi Hoffmann diz que não há nenhuma chance de que isso ocorra.

“Querem o quê? Retirar mais direitos?”, pergunta. O deputado federal Jilmar Tatto, secretário nacional de Comunicação da legenda, diz que se o governo Jair Bolsonaro (PL), que reproduzia os interesses do mercado, não propôs essa reforma, não será o de Lula que o fará.

Folha de S. Paulo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

[VÍDEO] Mossoró: milhares de pessoas se unem a Allyson em convenção histórica

Foto: Cedida

O prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra, teve seu nome homologado como candidato à reeleição na maior convenção já realizada na cidade. O evento partidário aconteceu na tarde/noite deste sábado (3), no complexo esportivo do Colégio Sementes, reunindo uma multidão que referendou a escolha de Allyson como o nome do União Brasil para as eleições municipais de 2024.

Durante o evento, Allyson também anunciou seu companheiro de chapa para o pleito deste ano: o servidor público da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) e graduado em Gestão Pública pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Marcos Medeiros, que atuou ao lado do prefeito ao longo dos últimos três anos e meio na gestão municipal, contribuindo diretamente para a execução de políticas públicas que transformaram para melhor a vida do povo de Mossoró.

Allyson iniciou sua fala na convenção agradecendo a Deus pela oportunidade de servir ao povo de Mossoró. Ele também relembrou sua história de vida, os desafios enfrentados e vencidos até chegar à Prefeitura, ressaltando ainda os ensinamentos de seu pai, José, e de sua mãe, Maria.

“Muito me orgulha ter sido criado no Sítio Chafariz, ter vivido em uma casa de taipa e estudado em uma creche de taipa. Eu sei de onde vim, sei o que já passei e sei de cada sonho que Deus me deu para realizar na minha cidade. Não esqueci de nenhum sonho, de nada que Deus colocou no meu coração. Peço a Deus todos os dias que eu continue com o coração de um menino sonhador, de um menino que tem esperança, fé e coragem. Vem muito mais trabalho pela frente”, disse, emocionado, o prefeito.

A grande convenção contou com a presença de autoridades políticas estaduais, como o ex-senador e presidente do União Brasil no Rio Grande do Norte, José Agripino, e o prefeito de Natal, Álvaro Dias, do Republicanos, partido que estará na coligação do prefeito Allyson. Eles destacaram, de forma unânime, o quanto Mossoró mudou e se transformou com o trabalho liderado pelo prefeito Allyson Bezerra.

A convenção confirmou o apoio dos partidos PSD, Rede Sustentabilidade, Solidariedade e Republicanos ao projeto de reeleição do prefeito Allyson Bezerra, e os nomes dos candidatos à Câmara Municipal pelas siglas, somando mais de 100 postulantes a uma vaga no Poder Legislativo municipal.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mundo

Maduro diz ‘não aceitar’ que oposição ‘pretenda usurpar’ a Presidência da Venezuela

Foto: Pedro Rances Mattey / AFP

O presidente da Venezuela, Nicolas Maduro, disse neste sábado que “não será aceito” que a oposição “pretenda usurpar” a Presidência do país. No último domingo, o Conselho Nacional Eleitoral (CNE) anunciou que Maduro foi reeleito para um novo mandato. No entanto, os resultados têm sido amplamente questionados e motivado protestos pela Venezuela.

“Não será aceito, com as leis nacionais, que pretendam usurpar a Presidência novamente”, disse Maduro durante um comício em Caracas, no qual comparou o candidato da oposição, Edmundo González Urrutia, que reivindica a vitória na eleição do dia 28, ao líder político Juan Guaidó, reconhecido internacionalmente em 2019 como “presidente interino”.

O Globo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mundo

VENEZUELA: Contagem de atas feita pela Associated Press mostra González com 6,89 milhões de votos; número oficial mostra Maduro com 6,4 milhões

Foto: Pedro Rances Mattey/Anadolu via Getty Images

Uma contagem realizada pela Associated Press (AP) de atas eleitorais da Venezuela divulgadas na última sexta-feira (2) pela oposição do país mostra, segundo a agência, que Edmundo González recebeu significativamente mais votos nas eleições do último domingo do que o governo diz que Maduro obteve.

A AP processou quase 24 mil imagens de atas eleitorais, que representavam os resultados de 79% das urnas de votação do país. Cada folha continha contagens de votos cifrados em QR codes, que a AP decodificou através de um programa e analisou, resultando em um total de 10,26 milhões de votos.

Segundo os cálculos da agência de notícias, González recebeu quase meio milhão a mais do que o governo diz que Maduro obteve.

Contagem da AP* de atas eleitorais divulgadas pela oposição (representando de 79% das urnas de votação do país):

  • Edmundo González: 6,89 milhões de votos
  • Nicolás Maduro: 3,13 milhões de votos

*O formato dos números – com duas casas depois da vírgula – respeita o padrão divulgado pela agência.

Já com base na contagem oficial do Conselho Nacional Eleitoral (CNE), que é responsável pelas eleições no país e presidido por um aliado de Maduro, com 96,87% das atas apuradas, os números foram os seguintes:

  • Nicolás Maduro teve 6.408.844 votos
  • Edmundo González teve 5.326.104 votos

O CNE, porém, não apresentou as atas —os boletins de urna que detalham os resultados—, o que tem sido objeto de cobrança de autoridades e países, entre os quais o Brasil.

Sob pressão internacional, o conselho atualizou na sexta os resultados da eleição da Venezuela e reafirmou Maduro como vencedor com os números acima.

Elvis Amoroso, presidente do CNE, atribuiu a demora na atualização dos resultados a “ataques informáticos massivos de várias partes do mundo” que “retardaram a transmissão das atas e o processo de divulgação dos resultados”.

A AP não conseguiu verificar independentemente a autenticidade das 24.532 atas fornecidas pela oposição. A agência de notícias extraiu dados com sucesso de 96% das atas. A qualidade das imagens restantes (4%) era muito ruim para serem analisadas.

González e a líder opositora María Corina Machado disseram na segunda-feira que haviam assegurado as atas das seções eleitorais em nível nacional e que elas mostravam que Maduro perdeu de forma esmagadora sua tentativa de governar por um terceiro período de seis anos.

Inicialmente, a oposição divulgou cópias das atas digitalizadas através de um link. Mas na última sexta-feira, após vários dias de ataques de Maduro e de pessoas próximas ao seu governo contra González e Machado, deu acesso público às bases de dados diretamente.

g1

Opinião dos leitores

  1. Fraude descarada.
    Luladrão e o PT, disseram que está tudo certo.
    É imoral!
    O Brasil acabou.
    País da esculhanbacão.
    Imoral.

  2. E se não tivesse a contagem dos votos impressos… só lembrando que no Butão o voto é 100% eletrônico, coitados deles.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

Crescem as infecções sexualmente transmissíveis em idosos no RN

Foto: Sesapi

A população brasileira com mais de 60 anos está crescendo e chegou a mais de 32 milhões no Censo do IBGE de 2022. Contudo, também tem sido crescente o índice de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) nessa faixa etária. De acordo com boletins epidemiológicos divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), na última década, de 2013 a 2023, houve aumento nos casos de sífilis (1.494,44%), hepatite C (180%) e HIV (103,57%) no Rio Grande do Norte. A hepatite B foi a única das ISTs monitoradas que teve uma baixa, de 30,76%.

Nos levantamentos, a Sesap/RN, com base em notificações de sistemas federais, indicou que o total de idosos infectados com HIV era de 28, em 2013, chegando a 57, em 2023, número que ultrapassa o dobro. A incidência de sífilis aumentou quase 15 vezes nesse período, passando de 18 para 287 casos. Dados referentes à hepatite B apresentaram redução de 13 para nove. Quase dobrou o número de casos de hepatite C: de 20 para 56.

Conforme o Ministério da Saúde, as ISTs “são causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos. Elas são transmitidas, principalmente, por meio do contato sexual (oral, vaginal, anal) sem o uso de camisinha masculina ou feminina, com uma pessoa que esteja infectada”. São exemplos de ISTs: herpes genital, sífilis, gonorreia, clamídia, tricomoníase, infecção pelo HIV, infecção pelo Papilomavírus Humano (HPV), além das hepatites virais B e C.

Dados no RN

Casos de HIV em 2013: 28
Casos de HIV em 2023: 57
Aumentou em 103,57%

Casos de sífilis em 2013: 18
Casos de sífilis em 2023: 287
Aumentou em 1.494,44%

Casos de hepatite B em 2013: 13
Casos de hepatite B em 2023: 9
Diminuiu em 30,76%

Casos de hepatite C em 2013: 20
Casos de hepatite C em 2023: 56
Aumentou em 180%

Fonte: boletins da Sesap/RN

Reportagem completa na Tribuna do Norte

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polêmica

Vaticano diz estar ‘triste’ por cena polêmica na abertura das Olimpíadas e lamentar ‘ofensa causada a muitos cristãos’

Cena da abertura das Olimpíadas de Paris e reprodução da Santa Ceia, de da Vinci — Foto: Reprodução

O Vaticano disse, neste sábado, estar “triste com algumas cenas da cerimônia de abertura” dos Jogos Olímpicos de Paris e que “não pode deixar de se unir às vozes que se levantaram nos últimos dias para deplorar a ofensa causada a muitos cristãos e crentes de outras religiões”.

Em determinado momento da cerimônia, um grupo de pessoas, incluindo drag queens, apareceu em uma longa mesa que para muitos evocava representações da Santa Ceia, refeição final que, segundo os evangelhos, Jesus compartilhou com seus apóstolos antes de ser crucificado. Os organizadores do espetáculo, no entanto, negam.

O Vaticano também não citou partes específicas da cerimônia, apenas o evento como um todo. Mas, em comunicado, disse que “não deveria haver alusões que ridicularizem as convicções religiosas de muitas pessoas” e que “a liberdade de expressão, que obviamente não está em questão, encontra seu limite no respeito pelos outros”.

Os organizadores da cerimônia, porém, garantem que não pretendiam representar a Santa Ceia, mas sim uma festa pagã liderada por uma das divindades gregas do Olimpo, Dionísio (ou Baco), deus do vinho e do teatro, e não a Santa Ceia. O diretor artístico do espetáculo, Thomas Jolly, afirmou que sua intenção era “enviar uma mensagem de amor, uma mensagem de inclusão”.

As explicações, no entanto, não reduziram as críticas. O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, que pertence a um partido islâmico conservador, anunciou nesta semana sua intenção de ligar para o Papa Francisco para denunciar a “imoralidade” do evento.

A cena também foi criticada pelo líder supremo do Irã, o aiatolá Ali Khamenei, e pelo ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump, que a chamou de “vergonhosa”.

O Globo

Opinião dos leitores

  1. As pessoas não opinam, excretam pela boca !!! O que danado tem a ver isso com esquerda ou direita ! Doentes!!!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Olimpíadas

Brasil vence a França e garante classificação para semifinal do futebol feminino em Paris

Foto: Photo by Robert Cianflone/Getty Images

O Brasil está nas semifinais do futebol feminino nos Jogos Olímpicos de Paris. Em jogo difícil jogando contra as donas da casa, a Seleção Brasileira venceu por 1 a 0, com gol de Gabi Portilho, aos 36 da segunda etapa, em jogo disputado no Stade de la Beaujoire, em Nantes.

Com a classificação, o Brasil encara a Espanha na próxima fase do torneio. O duelo está marcado para a próxima terça-feira (6), às 16h (de Brasília). Do outro lado da chave, o Estados Unidos enfrenta a Alemanha.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *