Economia

Mourão fala em flexibilizar teto de gastos e até criar imposto para bancar Renda Cidadã

 Foto: Jorge William / Agência O Globo

O vice-presidente Hamilton Mourão sugeriu nesta quinta-feira que o governo negocie com o Congresso a flexibilização do teto de gastos para custear o Renda Cidadã. Segundo Mourão, o governo não tem de onde tirar dinheiro para financiar a iniciativa. Por isso, só teria duas opções: realocar verbas ou negociar com o Congresso uma exceção para o teto de gastos, com a criação de um novo imposto para bancar o programa.

— Vamos olhar uma coisa aqui de uma forma muito clara. Se você quer colocar em um programa social mais recursos do que o existente, você só tem duas direções: ou você vai cortar gastos de outras áreas e transferir esses recursos para esse programa ou, então, você vai sentar com o Congresso e propor algo diferente, uma outra manobra que seja, por exemplo, fora do teto de gastos, um imposto especifico para isso e que seja aceito pela sociedade como um todo. Não tem outra solução, ou então mantém o status quo — disse.

A criação de um novo imposto sugerida por Mourão resolveria apenas uma parte do problema relacionado ao custeio do novo programa.

O tributo poderia ser indicado como fonte de financiamento — uma exigência constitucional para a criação de qualquer tipo de benefício. No entanto, não resolve a limitação imposta pelo teto de gastos.

Essa regra fiscal impede que as despesas primárias cresçam mais que a inflação do ano anterior. O problema é que a previsão de gastos para o ano que vem já está nesse limite.

Portanto, mesmo com um aumento na arrecadação, seria necessário abrir uma exceção na legislação do teto para que o novo gasto financiado com essa nova receita não fique sujeito à trava fiscal.

A declaração de Mourão ocorre em um momento de impasse sobre o financiamento do Renda Cidadã. Na segunda-feira, governo e aliados anunciaram que o programa seria financiado com recursos reservados para o pagamento de precatórios, além de novas verbas do Fundeb, fundo que financia a educação básica.

A proposta, no entanto, não foi bem recebida por especialistas e pelo mercado, levando o governo a reconsiderar essas fontes de financiamento. Na quarta-feira, o ministro da Economia, Paulo Guedes, disse que o programa social não pode ser financiado com um “puxadinho” e que seriam necessárias receitas permanentes.

— Nós temos que aterrissar esse auxílio emergencial em um programa social robusto, consistente e bem financiado. Financiado, como é uma despesa permanente, financiado por uma receita permanente. Não pode ser financiado com puxadinho, por um ajuste, não é assim que se financia o Renda Brasil. É com receitas permanentes — disse Guedes, sempre chamando o programa de “Renda Brasil”, e não de “Renda Cidadã”, como outros integrantes do governo batizaram.

A declaração de Guedes foi seguida de uma reunião no Palácio do Planalto, com o presidente Bolsonaro e secretários do ministério da Economia para discutir o projeto. Os participantes evitaram falar com a imprensa após o encontro.

Programa mantido, diz líder

Um participante disse de forma reservada, no entanto, que o relator da proposta, senador Márcio Bittar (MDB-AC), estaria disposto a fazer mudanças no seu texto.

Na manhã de hoje, o líder do governo no Senado, Fernando Bezerra (MDB-PE), afirmou que o programa está mantido. A declaração foi dada em São José do Egito (PE), ao lado do presidente Bolsonaro.

— Obrigado, sobretudo, pela decisão de criar o Renda Brasil, anote aí: o maior programa de solidariedade social da história desse país será implementado pelo nosso presidente — afirmou, também trocando o nome do Renda Cidadã.

Questionado sobre o uso de verbas do Fundeb e de precatórios, Mourão afirmou que “esse assunto já virou a página”.

— Esse assunto já virou a página. Já acabou. Voltou atrás, provavelmente não vai usar, né. Acredito que não [vai usar] também [recursos do Fundeb] — disse.

O vice-presidente disse que, no entanto, que não sabia se o Renda Cidadã seria mantido.

— Isso daí tem que perguntar lá do outro lado, não é para mim porque eu não participo dessas reuniões — comentou.

Mourão também afirmou que o desentendimento entre o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e o ministro da Economia, Paulo Guedes é algo “pessoal”.

— Vocês ficam revirando esse assunto, esse é um assunto que não leva a nada, é uma questão pessoal — comentou.

Ontem, Guedes disse que há boatos de que Rodrigo Maia teria feito um acordo com a esquerda para não pautar as privatizações. Em resposta às críticas do deputado sobre o andamento da reforma tributária. Maia rebateu, e disse que Guedes está “desequilibrado”.

O Globo

 

Opinião dos leitores

  1. Agora vc acertou Entregador De Pizza, na hora de descer o malho se desce, na hora de elogiar se elogia. Só quero saber duas coisas: 1 – Suspendeu a viagem para Venezuela ou Cuba? Se suspendeu acertou, aqui está melhor. 2 – No meio dessas grandes fortunas vc gostaria de ver a de nove dedos e sua família taxadas? Se sim maravilha, vc finalmente tomou algum medicamento contra essa doença que é ser petista.

  2. Tem que diminuir esse mastodôntico e corrupto estado Brasileiro , se diminuir 50 % vai sobrar dinheiro. Nós eleitores e contribuinte estamos escravizados por este sistema parasita , um estado arrecadador e inepto !

  3. Têm despesas supérfluas a cortar que cobre esse acréscimo do Bolsa Família e ainda sobra dinheiro.
    Só não vale criar um imposto a mais pra cima do trabalhador já sacrificado!

    1. Vamos criar um emprego/ trabalho verdadeiro para esse TAL , entregador de pizza , acho que ele não sabe oque é isto ,

    2. Deixa de conversar besteira homi… Esse papinho de que taxar 2% da população vai resolver o problema de 98%… Já pagam 27,5% de IR. Tem que taxar pouco, e taxar todos de forma justa e escalonada. Sem ser pelo consumo.

    3. Seus vermes PTralhas ficaram 13 anos ROUBANDO O POVO BRASILEIRO, não deu tempo para criar esse IMPOSTO ??? Ou o rato ladrao preferiu roubar ???
      Faça melhor , se mude para o paraíso Venezuela ou Cuba, lá é maravilhoso, mas leve uma pá para revirar o lixo para ter oque comer

    4. Vergonha, Acorda Brasil e Brasil, vocês não fazem parte desses 2%, ou seja, não são ricos!
      Gostaria de saber, para que essa valentia toda, em defender as fortunas dos marajás?

    5. Não mexa com os bilionários do RN não rapaz, pois você vai arrumar confusão, kkkkkkkkkkkk. Além de te mandarem para Cuba, Venezuela ou qualquer clichê desses, vão te carimbar de comunista/petralha/lulista, kkkkkkkk.
      Tem que achar tudo bom e baixar a cabeça, aprenda !!

  4. Tem sim. Pega o dinheiro destinado a compra de satélite em duplicata(INPE já tem um) e todo tipo de equipamento militar bilionário. Tem também os penduricalhos dos funcionários públicos marajás, tem ainda a cobrança de tributos sobre dividendos, tem que acabar com todo tipo de possibilidade de receber extrateto(essa vai para a penca de militares reformados e que estão no governo).Grandes fortunas, heranças milionárias…. o problema é que só querem tomar dos pequenos, dos que não tem lobby dentro do congresso e do governo.

    1. Rapaz, dissesse tudo.
      Mas isso eles não fazem. O corporativismo fala mais alto.

    2. Vejo que vocês tem raiva e inveja dos militares. Mas você pode visitar os pelotões de fronteira do Exército na Amazônia e acompanhar o dia de um militar (se conseguir, pois é preciso preparo físico) e comprovar por si mesmo o trabalho que é feito para garantir que VOCÊ e SUA FAMÍLIA possam ser livres, vivam numa grande cidade como Natal, possam fazer suas compras, estudar, viajar nas férias ( em tempos sem pandemia), viver numa democracia, fazer um comentário no Blog do BG, entre outras "regalias". Pois os militares que, muitas vezes, estão nas fronteiras, foram transferidos para lá e levaram suas famílias para passarem de dois a quatro anos, no mínimo, em locais com pouquíssimos recursos (de escolas, de saúde, de variedade de mantimentos…). SOMENTE DEPOIS de você conhecer essa realidade, poderá falar e escrever algo contra os militares.
      Não existe perfeição em nenhum sistema, nem ninguém é perfeito, mas o desvio moral no meio militar é raro e combatido sempre que necessário.
      Com absoluta certeza, os militares não são os citados "marajás". Essa denominação se encaixa bem com Fernando Collor, Luladrão, Dilmanta, José Dirceu…e outros da laia PETRALHA e associados, que dilapidaram os cofres do nosso país. Quem defende esses larápios é farinha do mesmo saco.

    3. Procure se informar miro esses novos satélites tem uma capacidade muito maior de observação, para você saber, são capazes de filmar a 3 metros do solo . Muito necessário para descobrir até mineradoras ilegais.
      Mais uma arma para combate a incêndios e explorações irregulares.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Bolsonaro acompanha atos a favor da anistia de casa

Imagem: reprodução/redes sociais

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) acompanhou à distância a manifestação realizada neste domingo (3/8), em Brasília, em sua defesa e contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Impedido de comparecer presencialmente por conta de medidas cautelares impostas pelo próprio Moraes, Bolsonaro acompanhou por videochamada feita por Michelle Bolsonaro a manifestação que acontece em Belém-PA.

As manifestações fazem parte de uma série de atos convocados em 62 cidades do país, organizados por apoiadores do ex-presidente. Os protestos ocorrem no contexto das restrições judiciais impostas a Bolsonaro, entre elas o uso de tornozeleira eletrônica e a proibição de sair de casa aos fins de semana.

 

Com informações de Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Gabriel Bortoleto chega em 6º no GP da Hungria e alcança o melhor resultado na Fórmula 1

Foto: X/Fórmula 1 via Getty Images

O piloto brasileiro Gabriel Bortoleto terminou o GP da Hungria na sexta posição, alcançando seu melhor resultado na temporada de estreia na Fórmula 1.

Bortoleto largou em sétimo e ganhou a posição de Lance Stroll nos primeiros metros, andou entre Fernando Alonso e Max Verstappen na primeira parte da prova, cuidou muito bem dos pneus mesmo mantendo um ritmo forte, com a estratégia de uma parada nos boxes para alcançar o resultado na zona de pontuação.

O britânico Lando Norris venceu a prova e diminuiu sua desvantagem no campeonato para o companheiro de McLaren, Oscar Piastri, líder da temporada. A diferença agora é de nove pontos a favor de Piastri, que foi segundo na Hungria.

Veja a classificação final do GP da Hungria:

1. LANDO NORRIS (McLaren)
2. OSCAR PIASTRI (McLaren)
3. GEORGE RUSSELL (Mercedes)
4. CHARLES LECLERC (Ferrari)
5. FERNANDO ALONSO (Aston Martin)
6. GABRIEL BORTOLETO (Sauber)
7. LANCE STROLL (Aston Martin)
8. LIAM LAWSON (Racing Bulls)
9. MAX VERSTAPPEN (RBR)
10. KIMI ANTONELLI (Mercedes)
11. ISACK HADJAR (Racing Bulls)
12. LEWIS HAMILTON (Ferrari)
13. NICO HULKENBERG (Sauber)
14. CARLOS SAINZ (Williams)
15. ALEXANDER ALBON (Williams)
16. ESTEBAN OCON (Haas)
17. YUKI TSUNODA (RBR)
18. FRANCO COLAPINTO (Alpine)
19. PIERRE GASLY (Alpine)
20. OLIVER BEARMAN (Haas)

Com informações de UOL

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEOS: Apoiadores de Bolsonaro vão às ruas em diversas capitais do País

Em diferentes regiões do País, apoiadores de Jair Bolsonaro (PL) realizam atos a favor do ex-presidente e contra Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Alexandre de Moraes, ministro do Supremo Tribunal Federal.

Confira abaixo imagens das manifestações em diversas capitais:

Belo Horizonte (MG)

Em Belo Horizonte (MG), por exemplo, o ex-BBB Adrilles Jorge e o deputado Nikolas Ferreira (PL) subiram ao trio elétrico para discursar. “Ele não pode falar porque estamos numa democracia, mas acredito que ele possa ver”, disse o político, aparentemente mostrando a multidão de pessoas por uma videochamada. Nikolas convoca os presentes a gritar por “Fora Lula” e “Fora Moraes”.

Salvador (BA)

Na capital baiana, o ato começou por volta das 9h, no Farol da Barra. Por lá, deputados seguiram o tom combinado e fizeram coro de críticas ao atual presidente da República, Lula, e a Alexandre de Moraes. Na ocasião, também atacaram o governador Jerônimo Rodrigues, do Partido dos Trabalhadores (PT).

Brasília

Em frente ao Banco Central, em Brasília, um grupo se reuniu para se manifestar. Por ali, o coro de ‘Lula ladrão, seu lugar é na prisão’ pode ser ouvido por algumas vezes seguidas.

Rio de Janeiro (RJ)

Na capital carioca, mais especificamente na região de Copacabana, uma concentração de pessoas foi avistada. Muitos de verde e amarelo e com cartazes pedindo anistia para Bolsonaro. Em paralelo, também faziam críticas ao ministro Alexandre de Moraes, que impôs a Bolsonaro medidas cautelares consideradas, por apoiadores, como severas.

Os atos a favor de Bolsonaro ainda devem ter desdobramentos ao longo do dia em outros Estados, bem como Espírito Santo, Porto Alegre, Curitiba, Florianópolis, Goiânia, Campo Grande, Cuiabá, Fortaleza, Recife, São Luís, João Pessoa, Natal, Teresina, Aracaju e Maceió.

Com informações de Terra

Opinião dos leitores

  1. De acordo com levantamento da USP, aproximadamente 250 pessoas se reuniram nesses eventos.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Hamas divulga imagens de refém israelense forçado a cavar a própria cova

O Hamas publicou neste sábado (2) um vídeo em que um dos reféns mantidos pelo grupo terrorista aparece cavando o que ele acredita ser sua própria cova.

A família de Evyatar David, o homem que aparece nas imagens, permitiu a veículos de comunicação a divulgação do conteúdo, segundo o jornal The Times of Israel.

Afirma que se sente “cada vez mais fraco” a cada dia e caminhando em direção à morte. “Esta é a cova em que acho que serei enterrado.”

Essa é a segunda gravação com Evyatar divulgada em menos de 24 horas — uma estratégia do grupo extremista para aumentar a pressão por um cessar-fogo.

Estima-se que cerca de 50 reféns ainda estejam sob poder do Hamas desde os ataques de 7 de outubro, mas apenas cerca de 20 teriam chances de ainda estarem vivos.

Também no sábado (2), o comandante do Estado-Maior do Exército israelense afirmou que, se os reféns em poder do Hamas não forem libertados da Faixa de Gaza, o “combate continuará sem trégua”.

Com informações de Folhapress e Canal Paulo Mathias

Opinião dos leitores

  1. O Hamas tem que ser extinto e seus membros executados, mesmo que pra isso inocentes tenham que morrer.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Guerra de facções criminosas toma conta de Felipe Camarão

 Imagens: Blog Gustavo Negreiros

A guerra entre facções criminosas se instalou de vez no bairro de Felipe Camarão, na Zona Oeste de Natal. Após diversas ocorrências de tiroteios ao longo desta semana, surgem imagens de uma facção criminosa anunciando a tomada da região conhecida como ‘Morro do TGA”.

Faccionados armados com fuzis e pistolas caminham pelo bairro, pichando paredes com menções à facção que pertencem e provocando a facção rival. No percurso, eles se deparam com moradores do bairro e dizem “pode ficar tranquilo, aí morador”.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Artista de circo sofre grave queda durante apresentação em Macau

Uma artista circense sofreu uma grave queda enquanto executava sua performance durante a apresentação do Circo Los Campellos na noite deste sábado, 2 de agosto, em Macau.

Um espectador registrou o momento da queda da artista. Ela foi atendida por uma equipe de socorristas e encaminhada para uma unidade hospitalar da cidade, mas precisou ser transferida para realização de exames em Natal.

Em nota o Circo Los Campellos agradeceu o carinho e a preocupação do público e informou que após os exames realizados a artista Ayla Campello está bem.

 

Uma noite de lazer que prometia entreter famílias e crianças em Macau, no litoral do Rio Grande do Norte, terminou em apreensão e comoção. Durante a apresentação do Circo Los Campellos na noite deste sábado, 2 de agosto, uma trapezista caiu de forma brusca enquanto sua performance aérea, deixando o público em choque.

O acidente ocorreu sob os olhares atônitos da plateia, que presenciou o momento exato da queda da artista. Segundo informações colhidas no local, a vítima foi prontamente atendida por uma equipe de socorristas e encaminhada para uma unidade hospitalar do município.

Na noite deste sábado (2), o que era para ser um momento de alegria e diversão em um espetáculo circense na cidade de Macau terminou em desespero e correria.

Durante uma apresentação no trapézio, uma artista circense despencou de uma altura considerável diante dos olhares assustados do público. A cena foi chocante e deixou adultos e crianças em pânico dentro do picadeiro.

Imediatamente, equipes de socorro entraram em ação, e uma ambulância local levou a artista às pressas para atendimento.

Devido à gravidade da queda, ela foi transferida para o Hospital Walfredo Gurgel, em Natal.

Com informações do Sem Mordaça RN

Vídeo: @leandrodesouza_

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gastronomia

PAPO DE FOGÃO: Confira as receitas de Polenta com carne de sol na nata; e filhós de leite

POLENTA COM CARNE DE SOL NA NATA

Ingredientes:
Carne de Sol
1 kg de carne de sol
1 cebola grande cortada a julienne
2 dentes de alho fatiados
1 colher de sopa de azeite balsâmico
Sal e pimenta do reino
Azeite extra virgem
200g de nata
100g de muçarela fatiada

Polenta
3 colheres de sopa de fubá de milho
1/2 de tablete de caldo de carne
1 dente de alho fatiado
1 folha de louro
1 colher de azeite extra virgem
Sal e pimenta do reino
400 ml de caldo de legumes

Modo de preparo:
Carne de Sol
Em uma panela de pressão cozinhe a carne em pedaços de aproximadamente 5cm por cerca de 30 minutos em fogo médio.
Desligue o fogo, retire a pressão e com a ajuda de um fouet desfie a carne.
Em uma frigideira aqueça o azeite, frite o alho até desprender o aroma, junte a carne, o azeite balsâmico e frite até dourar.
Adicione a cebola e frite por mais 10 minutos sempre mexendo com uma espátula.
Acrescente a nata, mexa bem e deixe incorporar. Reserve.

Polenta:
Em uma panela coloque o calde de legumes, o caldo de carne e deixe esquentar um pouco.
Dissolva o fubá de milho em um copo com água e vá adicionando aos poucos na panela, mexendo bem.
Coloque a pimenta do reino a gosto, ajuste o sal e cozinhe por mais uns 10 minutos, sempre mexendo e retire do fogo sem deixar engrossar muito.

Montagem: Faça uma cama generosa de polenta, coloque duas a três fatias de muçarela sobre a polenta e coloque a carne de sol na nata sobre a tudo.
Sirva em seguida.

Tempo de preparo: 25 min
Tempo de cozimento: 60 min

DICA RÁPIDA

FILHÓS DE LEITE

Ingredientes:
Filhós de leite
1K de farinha de trigo
1L de leite
1L de óleo para fritar
1 colher de sopa de manteiga
1 colher de sopa de fermento em pó
1 colher de chá de sal

Modo de preparo:
Leve ao fogo o leite, a manteiga, o fermento e o sal.
Quando estiver quase fervendo vá colocando o farinha de trigo e mexendo até todo o leite incorporar.
Desligue o fogo e espere a massa esfriar.
Em seguida faça os bolinhos e frite no óleo quente.
Retire da panela e coloque para escorrer.

Tempo de preparo: 10 min
Tempo de cozimento: 20min

Mel para servir de acompanhamento
Ingredientes:
250g rapadura
2 copos de água

Modo de preparo:

Rale ou corte a rapadura em pedaços pequenos.
Numa panela leve a rapadura com água para o fogo e deixe ferver até o ponto desejado, uma calda grossa.

Tempo de preparo: 10 min
Tempo de cozimento: 15 min

Coloque o mel de rapadura sobre o filhós frito e sirva em seguida.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Papa Leão XIV celebra missa para mais de 1 milhão de pessoas no encerramento do Jubileu da Juventude

Imagens: Vatican News

O papa Leão 14 celebrou neste domingo (3) uma missa para um público estimado em 1 milhão de pessoas, reunidas em Roma por ocasião de uma vigília de oração pelo Jubileu da Juventude, o ano sagrado da Igreja Católica. Na noite deste sábado (2), antes de uma vigília à qual o pontífice também compareceu, os organizadores calcularam 800 mil fiéis no amplo espaço ao ar livre destinado ao evento no distrito de Tor Vergata, nos subúrbios da capital italiana. Já na manhã deste domingo, o Vaticano afirmou que o número havia subido para 1 milhão. Trata-se, assim, da maior cerimônia do pontificado de Leão 14, iniciado em maio.

Já na manhã de sábado, milhares de jovens peregrinos dispostos a passar a noite ao ar livre já tinham se instalado com cobertores e colchões em Tor Vergata.

Eles passaram a noite na esplanada de cerca de cem hectares, onde foram instaladas telas gigantes. Antes da missa, o líder de 1,4 bilhão de católicos do mundo chegou de helicóptero e saudou a multidão de dentro do papamóvel.

Em seguida, o papa Leão 14 realizou a cerimônia de um altar de madeira de 1.400 metros quadrados instalado para a ocasião, junto a milhares de sacerdotes, religiosos, além de 450 bispos e mais de 7.000 padres.

Em sua homilia, o pontífice deixou uma mensagem de esperança, humildade e fraternidade. “A plenitude da nossa existência não depende do que acumulamos, nem do que possuímos. Em vez disso, está ligada ao que podemos acolher e compartilhar uns com os outros”, disse aos jovens.

“Queridos jovens, espalhem seu entusiasmo e o testemunho de sua fé a todos que encontrarem”, disse o papa durante o evento, que também incentivou o público a não se concentrar em adquirir bens materiais, mas em ajudar os necessitados.

“Comprar, acumular e consumir não é suficiente”, disse Leão. “Precisamos perceber que tudo no mundo só tem sentido na medida em que serve para nos unir a Deus e aos nossos irmãos e irmãs”, declarou. “Aspirem às grandes coisas, à santidade, onde quer que estejam.”

No encerramento da missa, Leão anunciou a data da próxima edição da Jornada Mundial da Juventude. O encontro ocorrerá de 3 a 8 agosto de 2027, em Seul, na Coreia do Sul, com o tema “Tende coragem, Eu venci o mundo”.

A organização do Jubileu representou um desafio logístico extraordinário para as autoridades, com cerca de 10 mil pessoas mobilizadas, entre policiais e agentes de proteção civil, e medidas sanitárias — distribuição de garrafas de água e pulverizadores — para ajudar os participantes a suportar o calor do verão romano.

Folhapress

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Terremoto de magnitude 3.0 atinge região metropolitana de Nova York

Foto: Charly Triballeau/AFP

Um pequeno terremoto de magnitude 3.0 atingiu a região metropolitana de Nova York no fim da noite de sábado, 02 (horário local). O epicentro do tremor foi no subúrbio de Hasbrouck Heights, em Nova Jersey, a uma profundidade de cerca de 10 quilômetros, informou o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS). Não há informações sobre feridos ou acidentes em decorrência do abalo.

A oscilação foi rápida e leve. Apesar disso, as redes sociais rapiamente se encheram de comentários de pessoas que sentiram o abalo. A conta oficial do Empire State Building no X (antigo Twitter) brincou publicando que o prédio estava bem.

O tremor foi bem mais leve do que o terremoto de magnitude 4.8 que atingiu Tewksbury, Nova Jersey, em 2024, um pouco mais a oeste da cidade.

AFP

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Lavagem digital: fintechs movimentaram R$ 28 bilhões de facções criminosas em 6 anos, segundo investigações

Imagem: Adobe Photoshop

“O futuro é agora”, anuncia nas redes sociais uma fintech de Mogi das Cruzes (SP), em uma sequência de posts com imagens criadas por inteligência artificial (IA) que mostram jovens enriquecendo enquanto teclam no celular. Outras duas instituições de pagamento da capital paulista e de Campinas (SP) prometem “liberdade” e o “avanço para o futuro”. “Restrições bancárias e bloqueios judiciais tiram o seu sono? Conheça a conta garantida e retome o controle”, propaga a primeira. “Seja digital, seja atual”, reforça a segunda.

Essas três são parte de um grupo de fintechs que entrou na mira das autoridades nos últimos meses por suspeita de lavar dinheiro do crime e tiveram operações suspensas pela Justiça. Segundo as investigações, as empresas de “inovação tecnológica” operavam a serviço de pessoas ligadas ao Primeiro Comando da Capital (PCC) e ao Comando Vermelho (CV), as duas maiores facções criminosas do país.

Com muitas startups financeiras fora do radar dos órgãos de controle, o fenômeno da “fintechização” chegou ao submundo do crime. De acordo com as investigações, cerca de R$ 28,2 bilhões de recursos oriundos de supostos esquemas do tráfico de drogas e armas foram movimentados nos últimos seis anos por meio de oito dessas instituições de pagamento e bancos digitais, que oferecem todo o tipo de produto financeiro, de transferências de recursos a compra e venda de criptomoedas.

“Fintechs estão substituindo doleiros. São paraísos fiscais” — Fábio Bechara, promotor do Ministério Público de São Paulo

O valor foi levantado pelo GLOBO com base em mais de 3 mil páginas de relatórios e denúncias de seis operações da Polícia Federal, Polícia Civil de São Paulo e Rio e do Ministério Público. O montante corresponde a mais da metade do orçamento da Prefeitura do Rio (R$ 46 bilhões) e supera o de Belo Horizonte (R$ 22,6 bilhões) para 2025.

As mais de 1.500 fintechs em operação no Brasil ampliaram o acesso da população a serviços bancários ao proporcionar maior competição no setor financeiro com soluções tecnológicas, menos burocracia e taxas mais baixas. Essa mesma infraestrutura, no entanto, também passou a ser explorada por organizações criminosas, que se aproveitam da regulamentação limitada do segmento, de acordo com investigadores e especialistas.

— Algumas fintechs estão substituindo os doleiros. Por que o criminoso vai correr o risco de ser assaltado, de alguém não pagar o dólar-cabo (compensação ilegal da moeda), se pode usar essas ferramentas? São como paraísos fiscais — diz o promotor Fábio Bechara, do MP de São Paulo, responsável por denúncias de fintechs usadas pelo PCC.

Como funciona o esquema — Foto: Editoria de Arte

Em nota, o Banco Central (BC) informa que faz um trabalho constante de supervisão das instituições e vem aperfeiçoando a regulação para prevenir a ação de criminosos.

Fundada em 2019 com o slogan o “primeiro banco cripto” do Brasil, a 4tbank está oficialmente no nome de uma jovem de 24 anos que, segundo a Polícia Civil de São Paulo, movimentou meio bilhão de reais em quatro anos, sendo R$ 80 milhões em espécie.

Apesar de a jovem ser o rosto público da instituição, o verdadeiro “CEO” da empresa era o padrasto dela, João Gabriel de Mello Yamawaki. Conforme as investigações, ele estava em vias de ser “batizado” no PCC e indicado a uma função na operação financeira da facção.

Yamawaki está foragido. A defesa reconheceu que ele é o chefe da empresa, mas negou vinculo com o PCC. “Ele refuta que seria batizado por organização criminosa”, escreveu o advogado André Jardim de Siqueira Branco.

O Globo

Opinião dos leitores

  1. Alguém sabe me dizer se a facção do Partido dos Trabalhadores tá entre essas? Porque se incluir o PT os valores lavados será muito maior.

    1. O cara defende o PCC e o CV ao afirmar que tem quem faça pior, diga aí!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *