Política

MP pede intervenção na URBANA

Vocês já ouviram falar naquele dito popular, Casa de Mãe Joana? A Urbana é pior!!!! Segue reportagem da Tribuna do Norte:

Ao avaliar o primeiro relatório da Comissão de Fiscalização da Companhia de Serviços Urbanos de Natal (Urbana), os promotores do Meio Ambiente, João Batista Machado, e do Patrimônio Público, Eudo Rodrigues Leite, entenderam que a comissão criada pela Prefeitura de Natal não cumpriu o papel para o qual foi designada pela 3ª Vara da Fazenda Pública. Por isso, os promotores pediram, ontem. a impugnação do relatório.

Pela decisão do juiz Geraldo Antônio da Mota, de 16 de junho, a Comissão deveria apresentar um relatório com detalhamento de informações gerenciais, patrimoniais e contábeis. Mas não foi o que aconteceu. “Os réus não cumpriram satisfatoriamente a determinação judicial de fiscalização e elaboração do relatório a fim de sanar a problemática instaurada na Urbana”, concluem os promotores no parecer.

No documento, encaminhado à Justiça no último dia 10 de agosto – criticam os promotores – “não há uma linha sequer apontando a situação gerencial, patrimonial, financeira e contábil da Urbana”. Um fato grave – afirmam os promotores – é que nenhum dos itens obrigatórios determinados pelo juiz estão contemplados no relatório. Os promotores elencaram, pelo menos, nove itens que não chegaram a ser alvo de fiscalização pela Comissão. Baseado nessas constatações, o MPE pediu não apenas a impugnação, mas a reanálise do pedido inicial, ou seja, a intervenção, por terceiros, em sistema de co-gestão por seis meses.


Formulado em 11 páginas, o parecer do MPE foi encaminhado na segunda-feira, 30, à 3ª Vara e foi juntado ontem aos autos. Agora, o primeiro relatório está concluso para despacho do juiz Geraldo Antônio da Mota. Entre os pontos não acolhidos nesse primeiro relatório estão: a falta de uma gestão adequada para grandes geradores; as irregularidades na coleta especial, como as pedidas por particulares para recolher entulho e podação; e a falta de ecopontos.

Outro problema que escapou aos olhos da Comissão, foi a problemática dos contratos com empresas que prestam o mesmo serviço à Urbana e a pessoas particulares. Além disso, afirmam os promotores, “esses contratos de concessão estão próximo de serem vencidos, demandando uma nova e urgente licitação”.

Segundo os promotores do Meio Ambiente e Patrimônio Público, as anotações da Comissão passam longe dos aspectos questionados na ação (0112201172011 8200001), numa clara demonstração “de grande despreparo para esse trabalho; de desconhecimento da empresa que estão fiscalizando e de falta de qualificação técnica dos membros da Comissão”.

Segundo eles, as informações encaminhadas ao juízo são “irrelevantes e muitas delas incorretas”. Não há uma linha no relatório de fiscalização que aponte a situação gerencial da Urbana, “indicando qual é o atual organograma da empresa, como os trabalhos estão sendo reorganizados para aperfeiçoar seus serviços, quais mudanças estão sendo feitas e qual é o esforço empreendido atualmente para superar essa fase difícil da companhia”. Os promotores consideram que ao decidir nomear uma “comissão de fiscalização”, o Município de Natal apenas tentou ganhar tempo e não cumpriu a determinação da Justiça. “Como os membros da Comissão acumulam suas tarefas com as funções rotineiras do órgão onde são efetivamente lotados, o resultado não poderia mesmo ser efetivo”.

Depois de duas mudanças na presidência, a Comissão de Fiscalização da Urbana, composta por três servidores públicos, começou a trabalhar no dia 09 de julho. A presidência é da especialista em gestão pública, Esparta Valetim da Costa. Ontem, a reportagem da TRIBUNA DO NORTE tentou entrevistá-la, mas  não conseguiu localizá-la, nem na Urbana, nem na Secretaria Municipal de Planejamento (Sempla), onde é lotada.

Promotores anexam novas denúncias contra a Urbana

O promotor do Meio Ambiente, João Batista Machado, aproveitou para anexar à ação novos documentos que comprovam recentes irregularidades na limpeza pública em Natal. Entre esses documentos estão novos procedimentos administrativos instaurados, no mês de agosto, para investigar a descontinuidade da coleta, em vários bairros da cidade.

O promotor recebeu denúncias de acúmulo de lixo nos bairros de Lagoa Nova, Quintas, Parque das Dunas, Planalto e Potengi. Todas foram comprovadas com vistoria aos locais e fotografias, anexadas ao processo. Situação, que segundo os promotores é decorrente do atraso de sete meses no pagamento das empresas terceirizadas, conforme planilha anexada à ação.

Em nenhum momento, diz o parecer do Ministério Público Estadual, “a comissão de Fiscalização” apontou como está sendo feito o pagamento das empresas terceirizadas que “estão operando de forma precária e prestes a suspender o serviço em razão de dívidas que se acumulam, conforme diversos expedientes encaminhados por elas ao Ministério Público”.

A irregularidade no pagamento atinge as empresas terceirizadas – Líder e Braseco. Segundo planilha atualizada pelo MPE a dívida da Urbana, junto a essas duas empresas, até junho de 2011,  chega à cifra de R$ 28.429.680,38. O parecer cita que, de forma global,  as dívidas da Urbana, incluindo débitos trabalhistas, previdenciários, já somam quase R$ 100 milhões.

O MPE também cobra no parecer solução para problemas como o excesso de peso dos caminhões de lixo que trafegam entre a Estação de Transbordo e a Aterro Sanitário (Braseco), derramando chorume pela rodovia.  Entre 1 e 16 de julho sete caminhões foram flagrados nessa situação, conforme relatório da concessionária Braseco, feito em agosto à pedido do MPE.

Os promotores criticam o fato de nos últimos 30 dias a comissão não ter feito indicação de nenhuma medida corretiva. “A comissão não demonstrou um mínimo de capacidade para resolução. É preciso que o poder Judiciário tome providências urgentes no sentido de reprimir os procedimentos ilícitos rotineiramente realizados”.

Parnamirim

Ontem, a Urbana informou que voltou a receber, na Estação de Transbordo de Cidade Nova, metade dos resíduos sólidos do município de Parnamirim. Em seguida, esse lixo é transportado para o aterro sanitário, em Massaranduba. A média diária de lixo transportado de Parnamirim para Cidade Nova é de 190 toneladas.

Parecer do MP traz medida complementar

Como medida completar, o Ministério Público Estadual requereu ao juiz da 3ª Vara da Fazenda Pública, Geraldo Antônio da Mota que suspenda os contratos de publicidade em vigor entre a Prefeitura de Natal e as agências de publicidade. Os promotores pediram que o juiz determine ao  Município de Natal o remanejamento dos valores previstos no orçamento municipal para publicidade institucional para pagamento, pelo menos, de parte  das débitos da Urbana. Isso até que seja regularizado e atualizado o pagamento às empresas e pessoas físicas prestadoras de serviço de limpeza pública, a fim de que o serviço seja integralmente restabelecido. As promotorias explicaram que essa medidas destina-se a exigir que o Poder Executivo cumpra a Constituição Federal.

Opinião dos leitores

  1. Caro Bruno, o fato se concedido,na forma requerida pelo MP não caracteriza intervenção na pmn??????? Assim,o macaco tá com a razão, digo, o Jornalista Diógenes Malvado tá certo, o macaco tá certo.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Judiciário

Justiça nega resposta a Natália Bonavides sobre propaganda eleitoral; entenda

Foto: Reprodução

A Justiça Eleitoral negou o pedido de direito de resposta da candidata Natália Bonavides (PT) em relação a propaganda eleitoral da coligação Bora Natal, do candidato Paulinho Freire (União Brasil). O conteúdo em questão, conforme esclarece a decisão, aponta que a candidata defende um projeto de lei que descriminaliza o furto quando cometido por necessidade em meio a um estado de pobreza. O documento está assinado pelo juiz Gustavo Marinho Nogueira Fernandes, da 3ª Zona Eleitoral/RN, e foi publicado nesse domingo (13).

Em sua solicitação para direito de resposta, Natália Bonavides argumenta que os candidatos adversários estão veiculando propaganda eleitoral descontextualizada e que distorce a finalidade do Projeto de Lei apoiado pela candidata, buscando apontar que a iniciativa incentiva o furto.

O conteúdo, por sua vez, traz o seguinte roteiro: “– Natália é coautora do projeto que defende a pessoa que furta você e para não ser punida alega que foi por necessidade. – Han? Deixa eu entender. Natália mulher, você caiu nessa de defender furto por necessidade? Se roubarem o meu celular e o bandido disser que foi por necessidade ele fica livre. Menina, tô passada. E ainda quer ser prefeita hein? Natália… Deixe de moído e volte lá pra Brasília volte. – Paulinho prefeito”.

Com base no texto do vídeo, o juiz Gustavo Marinho Nogueira Fernandes conclui que o conteúdo não está apontando que Natália incentiva o furto. “O que se denota do texto trazido é que a Requerente defende a alteração legislativa para incluir como excludente da ilicitude haver o agente cometido o delito por necessidade devido ao seu estado de pobreza, é o que se observa dessa passagem: “Natália mulher, você caiu nessa de defender furto por necessidade?”, observa.

O juiz Gustavo Marinho Nogueira Fernandes aponta que indeferiu o pedido de liminar de Bonavides, ainda, pelo fato da divulgação da propaganda apenas refletir a posição defendida pela candidata em relação ao projeto de lei, sem incentivar práticas ilícitas. Ele também destacou que a propaganda faz alusão ao crime de roubo, o que não é objeto do projeto de lei em questão, portanto, não haveria necessidade de direito de resposta para corrigir esse equívoco.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Meio Ambiente

Brasil tem 994 focos de incêndio, quase metade na Amazônia

Foto: Vinícius Mendonça/Ibama

O Brasil registrava 994 focos de incêndio no domingo (13.out.2024). Os dados são do sistema BDQueimadas doInpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), divulgados nesta segunda-feira (14.out). A Amazônia concentra a maior parcela das ocorrências, com 458 –ou 46,1%.

Pará é o Estado com o maior número de queimadas, com 327 focos registrados em 24h. É seguido por Tocantins (151) e Mato Grosso (132).

O Brasil encerrou o mês de agosto de 2024 com o pior número de queimadas em 14 anos. Foram 68.635 ocorrências –o 5º maior da série histórica, iniciada em 1998. Foi uma alta de 144% em relação ao mesmo período de 2023.

Poder360

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

NÃO É FAKE NEWS: Justiça Eleitoral confirma: Natália Bonavides defende projeto que descriminaliza furto por necessidade

Foto: Reprodução

A Justiça Eleitoral negou o pedido de direito de resposta da candidata Natália Bonavides, quanto à propaganda eleitoral da coligação Bora Natal! que mostra que ela defende a alteração da lei que inclui como excludente de ilicitude o furto por necessidade.

A propaganda do candidato a prefeito Paulinho Freire questiona o apoio de Natália Bonavides ao projeto de lei que descriminaliza o furto por necessidade. No primeiro turno, Natália Bonavdes teve dois direitos de resposta dentro do mesmo tema que também foram negados.

Na decisão, o juiz Gustavo Marinho Nogueira Fernandes, da 3ª Zona Eleitoral, destacou que “a requerente defende ou mesmo apoia o projeto de lei que descriminaliza o delito furto quando cometido por agente em estado de pobreza” e que “a divulgação aborda apenas uma posição abraçada pela requerente enquanto parlamentar”.

Opinião dos leitores

  1. Natal sempre teve um eleitorado mais conservador duvido que a maioria votem nesse retrocesso para a nossa capital , essa mulher representa tudo que há de atraso , é vergonhoso ver que essa criatura esteja no segundo turno, uma pessoa que defende aborto, descriminalização de pequenos furtos, sempre defendeu e até fez campanha para o MST defende invasores e outras atrocidades, duvido que o povo de Natal a coloque como prefeita dessa cidade.

    1. Eleitorado conservador? Natal teve Djalma Maranhão, eleito. O maior prefeito de Natal até hoje.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Seis mulheres já acusaram Silvio Almeida de assédio ou importunação sexual

Foto: Metrópoles/Reprodução

Em um mês, seis mulheres afirmaram publicamente ter sofrido assédio sexual do ex-ministro dos Direitos Humanos Silvio Almeida. Além da ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, uma advogada e quatro ex-alunas de Almeida deram seus relatos em entrevistas à coluna e a outros veículos desde 5 de setembro, quando a coluna revelou que o então ministro era alvo de denúncias de suposto assédio sexual, entre elas contra Anielle. A Polícia Federal (PF) e o Ministério Público do Trabalho abriram inquéritos para apurar o caso. Silvio Almeida negou acusações.

Anielle Franco — “Fui vítima de importunação sexual”

A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, confirmou em depoimento à PF no último dia 3 a reportagem da coluna publicada em 5 de setembro, sobre ter sido assediada sexualmente por Silvio Almeida. Almeida supostamente a abordava de modo inadequado desde o fim de 2022, durante o governo de transição. Depois, importunou a ministra fisicamente.

No último dia 4, disse Anielle ao repórter Matheus Leitão: “Fui vítima de importunação sexual. […] A gente está falando de um conjunto de atos inadequados e violentos, sem consentimento e reciprocidade. […] Ninguém se sente à vontade para relatar uma violência”.

Guilherme Amado – Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Secretária estadual de Saúde defende voto em Natália pela saúde de Natal; RN chega a ter mais de 50 pessoas à espera de uma UTI

Foto: Reprodução/Instagram

Nesta semana a Tribuna do Norte publicou uma matéria que evidência a tragédia que ocorre na saúde pública do Rio Grande do Norte, com o título de: “Fila da agonia: RN chega a ter mais de 50 pessoas à espera de uma UTI”. Mesmo neste cenário caótico, a secretária estadual de Saúde defende o voto em Natal para Natália Bonavides.

No perfil do Instagram, Lyane Ramalho utiliza seu cargo para pedir votos para a candidata do PT: “E em sequência ao post anterior, após 4 anos na gestão estadual do SUS do RN, o que mais gostaria de pedir a todos os Natalanses que querem uma Natal com uma Saúde Pública com equidade, justiça e avanços para toda a população, principalmente para aquelas mais vulnerabilizadas ao longo dos últimos anos é: votem nesta mulher jovem, cheia de energia e grandes ideias, comprometida com tudo isso! Natália estuda e está preparada para assumir essa Prefeitura!”.

Na publicação anterior Lyane escreveu o seguinte: “Quais os motivos que te fazem chegar com essa cara assim animada no trabalho? Sempre fui assim! Chova (torrencial às vezes) ou faça sol (brilhando com a gota Kkkkkk) minha motivação é a mesma! Lutar por uma causa que é o meu lindo SUS!! Onde estiver ele estará comigo! O #SUS é a maior política de inclusão e de justiça social e equidade do mundo!Lutar por ele sempre será um dos meus maiores motivos de viver!”.

Opinião dos leitores

  1. Os petralhas acham que o povo é besta. Além de promessas na área da saúde, Natália promete segurança pública. Kkkkk

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Chanceler aponta “tradição” de imunidade, mas não descarta ordem de prisão da Justiça brasileira contra Putin no G20

Foto: CNN Brasil/Reprodução

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, admitiu que pode haver ordem judicial de prender o presidente russo, Vladimir Putin, caso ele venha ao Brasil para a cúpula de líderes do G20, em novembro.

Embora tenha enfatizado que existe “tradição” de imunidade para chefes de Estado, o chanceler não descartou que a Justiça brasileira determine a prisão de Putin, criando um imbróglio diplomático de enorme magnitude.

“Pode haver isso. Eu não posso limitar, cercear um juiz, nem imaginar ou adivinhar o que vão fazer. Pode haver, tantas outras coisas podem acontecer”, disse Vieira, durante participação no CNN Entrevistas, que vai ao ar neste domingo (13).

Putin tem contra si um mandado de detenção do Tribunal Penal Internacional (TPI), emitido no ano passado, que obriga seus 124 países-membros a prendê-lo e transferi-lo para julgamento em Haia. O Brasil assinou e ratificou o Estatuto de Roma, que criou o TPI.

O líder russo é acusado de deportação ilegal de crianças ucranianas, durante a guerra iniciada em 2022, para a Rússia — o que teria configurado crime de guerra.

CNN Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

VÍDEO: Entenda a polêmica causada por investigação dos EUA sobre compra de caças pelo Brasil

Departamento de Justiça dos EUA intimou a SAAB, fabricante dos caças Gripen, a fornecer informações sobre o contrato com o governo brasileiro, fechado em 2014.

Presidente Lula classificou pedido como “intromissão”, enquanto advogado-geral da União afirmou que o caso “chama atenção”.

Em 2016, Lula foi denunciado pelo MPF, por supostos crimes de tráfico de influência, lavagem de dinheiro e organização criminosa na negociação dos 36 caças Gripen.

O processo foi arquivado após os promotores serem considerados suspeitos pela Justiça. O trancamento da ação foi determinado em 2023, pelo então ministro do STF, Ricardo Lewandowski, atual Ministro da Justiça.

O Departamento de Justiça dos EUA disse ao Metrópoles que não irá comentar o caso.

Metrópoles

Opinião dos leitores

  1. Sempre os mesmos salvando o sujeito de responder por suas atitudes..Alto nível de periculosidade, só não enxerga quem é cego e apaixonado!!

  2. A decadente polícia do mundo tentando defender seus interesses. Ninguém quer comprar seus caças, que peninha deles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Marçal vende curso sobre prosperidade depois de perder a eleição

Foto: Werther Santana/Estadão Conteúdo

Depois de perder a eleição pela Prefeitura de São Paulo, o empresário Pablo Marçal (PRTB) lançou um curso online sobre “prosperidade” em que ensinaria o público a não esperar “o governo fazer algo por você”. Chamado de “PFR“, sigla para “Plano Família Rica”, as aulas são apresentadas pelo ex-coach e um sócio.

As transmissões são abertas, mas ao acessar os grupos de transmissão após se inscrever, o curso foi ofertado à reportagem por R$ 69 em 10 de outubro. Segundo a organização, ele tem um valor original de R$ 429,99.

Havia 200 vagas para o evento pelo preço citado acima que promete ensinar como “viver da internet e garantir ganhos de pelo menos R$ 10.000 por mês”. A compra incluiria de “calls semanais”, “comunidade exclusiva” e “acompanhamento individual” válido por 1 mês.

Poder360

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

EUA enviarão moderno sistema de defesa antimísseis para Israel

Foto: Chang W. Lee / The New York Times

O governo americano anunciou neste domingo que enviará um sistema de defesa antimísseis além de 100 soldados para operar o sistema e atuar ao lado de Israel, em meio à escalada do conflito no Oriente Médio. O envio do Sistema de Defesa Aérea de Alta Altitude Terminal (Terminal High Altitude Area Defense – THAAD) ocorre diante da expectativa de novos ataques de retaliação por parte do governo iraniano.

A movimentação colocará os soldados americanos mais próximos da guerra que se alastra no Oriente Médio e após o Irã lançar cerca de 200 mísseis, incluindo mísseis balísticos, contra Israel no dia 1º de outubro.

Em comunicado, o secretário de imprensa do Pentágono, Major General Patrick Ryder, afirmou que o presidente americano, Joe Biden, deu a ordem ao secretário de Defesa Lloyd J. Austin III, para que fosse feito o envio.

Biden disse que havia ordenado ao Pentágono para destacar o sistema “para defender Israel”. Já o General Ryder disse em seu comunicado que a bateria “aumentaria o sistema integrado de defesa aérea de Israel.” Não ficou claro, contudo, quando o equipamento e as tropas chegarão ao país.

“Este ato sublinha o compromisso inabalável dos Estados Unidos com a defesa de Israel e de defender os americanos em Israel contra quaisquer novos ataques com mísseis balísticos por parte do Irã”, disse o comunicado. “Faz parte dos ajustes mais amplos que o exército dos EUA fez nos últimos meses para apoiar a defesa de Israel e proteger os americanos de ataques pelo Irã e milícias alinhadas ao Irã.”

O Pentágono disse no mês passado que enviaria “alguns milhares” de tropas americanas para a região enquanto Israel intensificava seus ataques ao Hezbollah no Líbano, com um oficial colocando o número entre 2.000 e 3.000. Os Estados Unidos também enviaram uma bateria THAAD juntamente com outros sistemas de defesa aérea para a região semanas após os ataques liderados pelo Hamas em 7 de outubro de 2023.

Estadão Conteúdo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Homem com armas é preso perto de comício de Donald Trump na Califórnia

Foto: Reuters

Um homem que estava portando diversas armas foi preso no sábado (12) próximo ao comício de Trump em Coachella, na Califórnia, informaram autoridades.

O departamento do xerife do condado de Riverside informou que o homem, de 49 anos, estava em um carro em um ponto de controle perto do evento de campanha.

Os investigadores pontuaram que ele estava com armas ilegais, incluindo uma pistola carregada, uma espingarda e um carregador de alta capacidade.

“[O suspeito] foi levado sob custódia sem incidentes e posteriormente autuado no Centro de Detenção John J. Benoit por posse de arma de fogo carregada e posse de um carregador de alta capacidade”, informa um comunicado.

O gabinete do xerife acrescentou que o “incidente não impactou a segurança do ex-presidente Trump ou dos participantes do evento”.

O suspeito foi detido, mas pagou fiança de US$ 5 mil e solto em seguida.

As autoridades investigam o caso e não informaram se tratam como possível tentativa de assassinato.

CNN Brasil

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *