Educação

MPF cobra informações sobre nomeação de reitor do IFRN

Foto: Reprodução

O Ministério Púbico Federal (MPF) instaurou um inquérito civil com o objetivo de apurar a legalidade, ou não, da indicação do novo reitor temporário (pro tempore) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RN (IFRN), Josué de Oliveira Moreira. Mesmo sem ter participado da consulta à comunidade acadêmica – espécie de eleição interna -, ele foi nomeado para o cargo no último dia 20 de abril, pelo ministro da Educação, Abraham Weintraub.

A nomeação teve como base uma Medida Provisória (nº 914) que foi editada em 24 de dezembro de 2019, 13 dias após a eleição interna no IFRN. A portaria que indica o nome de Josué de Oliveira, porém, não especifica sequer o inciso do artigo (7º) em que se sustenta. “Tal fato, por si só, pode vir a se enquadrar como improbidade administrativa, face a recusa à publicidade devida do aludido ato administrativo”, observa o MPF.

Uma das previsões da portaria, a designação de um reitor pro tempore caso os cargos de reitor e vice-reitor fiquem vagos, não se adapta ao caso do instituto potiguar, tendo em vista que o mandato do reitor anterior se encerrava neste mês de abril, “mesmo período em que se iniciaria o mandato da gestão eleita pela comunidade acadêmica, não havendo que se falar, portanto, em vacância”.

Leia matéria completa aqui no Justiça Potiguar.

 

Opinião dos leitores

  1. Se o MPF aproximar sua lupa do IFRN, vai descobrir que o sindicato dos servidores funciona em suas dependências, usando água, luz, internet, auditórios, segurança – e até a gráfica – às custas do babaca do contribuinte.

  2. Fui aluno ainda no tempo de ETFRN. Era um local sério. Com professores e funcionários comprometidos com o aluno e com o estudo. Quer deixar registrado meu protesto por todo o mal que os atuais colaboradores fazem ao Instituto, fazendo a cabeça politica-partidária de crianças para a esquerda. Vcs deveriam se envergonhar. Esse interventor é um fruto do deserviço público que prestam a maioria. Aos que não concordarem comigo, vão ao pátio do Instituto e gravem um vídeo dizendo que é eleitor de Bolsonaro e Lula é ladrão. Gostaria de ver.

  3. Colocar esse interventor é nada mais que um ataque a democracia, numa instituição secular ver tal feito é sem dúvidas REVOLTANTE! O consolo para a lutar incessante é que a história marca e jamais esquece. Queremos nosso reitor eleito democraticamente empossado! #OIFRNJáEscolheu #PosseDoReitorEleito

  4. O Reitor eleito não tem nada que impeça sua nomeação, isso não passa de manobra política e de uma forma de tentar calar e difamar quem está na instituição a mais de e cinco anos trabalhando em prol de jovens que na grande maioria os tem como exemplo de liderança.

  5. Esclarecendo algumas coisas que vi, em um dos comentários anteriores. O então Reitor Eleito e não empossado José Arnobio, não está sofrendo um processo administrativo, e sim uma sindicância investigativa, onde nada foi apurado, pessoal alguma foi ouvida. Diante disso servidor algum, não pode ser impedido de assumir tal cargo no período que está sofrendo uma sindicância, no sistema jurídico brasileiro o princípio da presunção de inocência está expressamente afirmado na Constituição, em seu artigo 5º, inciso LVII, onde claramente está proclamado que “ninguém será considerado culpado até o trânsito em julgado de sentença penal condenatória” ou seja todos serão presumidos inocentes até que se prove o contrário! Vejam que não há nada que impeça a posse do Reitor Eleito de acordo com a consulta a comunidade acadêmica!

  6. Primeiro que não há PAD, mas sim uma sindicância. Segundo a promotora do evento que foi organizado pela arquidiocese de Natal já até emitiu nota ressaltando a inocência do Reitor Eleito. Passar por cima da presunção de inocência pode? Para colocar alguém do PSL logicamente.

  7. Querem denegrir a instituição desqualificado em um contexto geral . Pior de tudo é colocarem um interventor no IFRN. vejam o que o presidente fez com PF ..imaginem vocês com uma instituição de ensino . Se com a PF ele fez e vai fazer manobras imagina em uma instituição de ensino como é o IFRN . #Forainterventordoifrn
    #PossedoreirtordoIFRN
    #ForaBozo

  8. Não se trata de debate político entre direita e esquerda. O que estamos vivendo é um atentado contra o processo democrático que tivemos. Independentemente de qualquer coisa, escolhemos um reitor e outro foi empossado sem nem sequer ter participado da eleição. É um golpe e não ficaremos calados.

  9. Os comentários da publicação só demonstram o quanto devemos continuar nessa luta pelas redes sociais! O professor José Arnóbio foi eleito democraticamente pela comunidade acadêmica e ele está passando por uma sindicância e não por um processo administrativo disciplinar como o MEC afirma. E até mesmo a sindicância não foi julgada nos parâmetros legais, isto é, o reitor eleito não foi julgado como culpado e mesmo que estivesse enfrentando um PAD , ele poderia assumir a Reitoria, pois não há impedimento legal para tal no edital institucional.

  10. Infelizmente, a cegueira político-partidária impulsiona algumas pessoas a defender a quebra de um processo eleitoral normal e uma atitude equivocada do Ministro da Educação. Gostaria de saber se essa intervenção fosse no governo que defendem, e que foi eleito democraticamente, apesar de eu não ter votado nesse presidente? E aí? Manteriam esse discurso de normalidade?

  11. O reitor eleito por toda comunidade acadêmica do IFRN (alunos, docentes e técnicos administrativos) não responde a PAD (Processo Administrativo Disciplinar), mas a uma sindicância da qual não foi condenado, portanto não está impedido de assumir seu cargo legítima e democraticamente conquistado. Não podemos aceitar a presença de um interventor. #possedoreitoreleitodoifrnjá

  12. Caros, não há PAD algum. Há somente uma sindicância aberta em 02/2020. Esta por sua vez, apoiada numa denúncia da presença de uma barraca com produtos do movimento Lula Livre, dentre outras inúmeras barracas, em um evento da igreja católica ocorrida dentro do Campus. O espaço foi cedido, somente, não havendo relação com nenhum servidor.
    Está claro que há uma perseguição política no caso. A candidatura para Reitor é livre, não faz restrições de vinculação partidária alguma. No pleito haviam candidatos filiados ao PT, ao PSL e sem vinculação partidária. Venceu quem a maioria aprova. A escolha deve ser respeitada, a nomeação desse pro-tempere é ilegal.

    1. Oi, boa tarde. Então, é que a situação com Josué não está envolvendo posicionamento político (não nesse sentido que você se referiu). O fato é que Josué não foi eleito pela comunidade, e pior, ele nem participou das eleições. E quando o MEC (Ministério da Educação) tentou se justificar por isso falou sobre a MP 914, que não cabe ao IFRN pois foi decretada após o período eleitoral da instituição, entende? o fato é que não há qualquer cabimento moral ou jurídico que garanta legalidade na nomeação de Josué ao cargo de reitor. O que a comunidade do IFRN deseja é que sua decisão seja respeitada. Imagina que em uma eleição você vota em determinada pessoa, essa pessoa vence o processo eleitoral, mas quando é o dia da posse dela alguém intervém e a substitui por outra pessoa que nem participou do pleito. Não é legal não é? por isso há tanta indignação com a decisão. Uma boa tarde, amigo.

  13. todo mundo sabe como as coisas funcionam dentro do IFRN, se vocÊ é de esqueda se dá bem, senão nunca consegue nada lá dentro; E a professora que passou um filme de Che Guevara, foi apenas empurrada por um aluno e conseguiu transferencia permanente para o campus Natal Central? (ela era de um campus do interior). Já outro servidor de direita foi transferido pra um campus mais distante da capital, é justo?

    1. Eduardo, seu comentário mostra total desconhecimento da realidade do IFRN. As transferência ocorrem SOMENTE por edital amplamente divulgado. Todos podem concorrer e os critérios são SOMENTE, a aderência da disciplina, evidentemente, e o TEMPO DE SERVIÇO, com os mais antigos tendo a preferência.
      Não existe, como vc sugeriu transferências de servidores fora desses critérios.
      Desculpe-me se o decepcionei com os esclarecimentos.

    2. Caríssimo, procure conhecer os fatos antes de comentar. O IFRN não é uma lugar onde a "esquerda se dá bem". Trata-se de uma instituição centenária, que ao longo de sua existência construiu uma história de respeito, formando profissionais de qualidade em nosso estado. Trata-se, meu caro, de uma instituição de referência para o nosso país, que permitiu – e permite – que alunos de todo o estado tenham acesso a uma educação de qualidade. Tudo isso foi construindo com muita dedicação. A nomeação desse cidadão para a reitoria fere a o processo democrático realizado em 2019, além de ser um desrespeito com a comunidade acadêmica da instituição – Professores, estudantes e técnicos administrativos. Essa nomeação coloca em xeque uma história de qualidade. Ora, qual a garantia de que a indicação desse homem ao cargo atende a critérios técnicos?

    1. Oi. Você acompanha aqui faz tempo? Aqui no mínimo é centro-direita, leia mais e tire essa viseira extremista.

  14. Pressuponho que quem sustenta a nomeação desse cidadão, também apoia a indicação do diretor da Polícia Federal pelo presidente e não pelo Ministro da Justiça. Brasil cada vez mais com cara de Venezuela.

    1. Greg, acho que você está um pouco desinformado… o reitor eleito permitiu que fossem vendidas canecas com a escrita "LULA LIVRE" no pátio do campus central ano passado, quando ele era diretor geral do campus; Isso pode então né? Ele está respondendo por esse ato absurdo , por isso não pode assumir como reitor;

    2. O absurdo é simplesmente o camarada ser colocado no cargo de reitor, sem ao menos ter concorrido ao pleito. Será que se o reitor eleito está respondendo a um processo administrativo (que não cassou seus direitos eleitorais internos), pelo menos não deveria ter sido colocado no posto o 2º colocado. Ou para o senhor é normal colocar uma pessoa apenas porque é filiado ao PSL e indicado pelo tal de General Girão??? Na verdade, a ética e moralidade do gado só convém quando é de interesse deles. Ainda acusar no blog de ser militante do PT, é uma palhaçada enorme! Pior de tudo é ver que existe legislação que diz sobre votação e independência das instituições, mas o camarada quer defender uma intervenção. O Brasil de tanto hipócrita!!!

    3. Concordo com o que foi feito, como ele ainda está respondendo a um processo administrativo, pode dá em nada, então ele seria empossado, já que o que ocupa o cargo é apenas um provisório. Já se colocássemos o segundo mais votado, como faríamos para desempossar, difícil né. Agora de outra vez, pede a ele pra não liberar a venda de panfletos e canequinhas pedindo a soltura de LULADRAO.

    4. É fácil criticar falando por senso comum. Agora, não podemos falar o que achamos, temos que dizer pelo o que esta escrito em Lei. Nesse ponto, não há nada que impeça a posse do reitor até que seja comprovada a se o mesmo teve culpa ou não dos fatos. Se há algum problema nessa regra, se muitos querem que nenhum reitor assuma se estiver respondendo a PAD, temos que nos unir e mudar isso nas Lei, MP ou algo que tenha validade para esse caso. O que não da é falarmos o que é certo ou errado sem ter algo devidamente regulamentado por regra.

    5. Oi, Jorge, boa tarde. O evento a qual você se refere é um que ocorre há décadas que envolve uma ação de fé e política, e reitero, ocorre há tanto tempo que Arnóbio sequer era Diretor Geral quando o evento começou a acontecer. Sobre a alegação, o fato ocorreu em uma barraca específica dentre diversas outras, e não há qualquer restrição jurídica a esse tipo de atividade. Sendo uma instituição pública, o IF sempre esteve aberto a todos os posicionamentos. Não houve qualquer envolvimento direto com Arnóbio, ele simplesmente cedeu um espaço do campus para o evento, e o faro que você cota ocorreu em uma barraca dentre muitas outras. Além disso, alguns falam que por conta disso Arnóbio sofre um PAD (processo administrativo disciplinar), quando na verdade o que há é uma sindicância que foi analisada e vista que não havia qualquer ilegalidade no que ocorreu, não podendo assim o reitor eleito sofrer algum tipo de punição. Essa questão sequer chegou a ter primeira instância, não foi oficialmente julgado. E mesmo que fosse que e constasse uma ilegalidade nisso (que reitero, não é o caso), não há qualquer lei, decreto ou coisa assim que impedisse a posse de Arnóbio mesmo ele sofrendo um PAD (que, novamente, ele não sofre). Com isso só quero dizer que não há qualquer razão para Arnóbio não ser empossado. Uma boa tarde para você, amigo.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

CAICÓ PEGA FOGO: 38,8 °C e vira a segunda cidade mais quente do Brasil

Foto: Reprodução

O termômetro não perdoou: Caicó, no Seridó potiguar, marcou 38,8 °C no domingo (28) e entrou no ranking das cidades mais quentes do país. O Inmet mantém alerta de “grande perigo” até terça-feira (30), com temperaturas até 5 °C acima da média em várias regiões.

A onda de calor, que começou em 22 de dezembro, é persistente e cruel: o calor não dá trégua nem à noite, dificultando a recuperação do corpo e aumentando o desconforto térmico. Sudeste e Nordeste estão no mapa do calor extremo, com Três Rios (RJ) a 39,1 °C e Pão de Açúcar (AL) chegando a 39,2 °C.

O responsável pelo forno nacional é uma massa de ar quente e seco, reforçada pela Alta Subtropical do Atlântico Sul, que bloqueia frentes frias e chuvas. Resultado: tardes escaldantes e madrugadas abafadas, sem chance de refresco.

O Inmet alerta: hidrate-se, evite sol forte e fique atento a sintomas graves. O calor extremo não é brincadeira e mantém o Brasil em alerta máximo até o fim do mês.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Dívida de Lula dispara para R$ 8,48 trilhões e deixa Brasil à beira do caos fiscal

Foto: Pedro França/Agência Senado

O governo federal anunciou que a dívida pública federal chegou a R$ 8,48 trilhões em novembro, um aumento de R$ 226,82 bilhões (2,75%) sobre outubro, segundo relatório da Secretaria do Tesouro Nacional (STN). Em 2025, até novembro, a dívida cresceu R$ 1,16 trilhão (15,91%), mostrando que as contas do país seguem fora de controle.

A Dívida Pública Mobiliária Federal Interna (DPMFi), principal parcela da dívida, atingiu R$ 8,16 trilhões, com instituições financeiras (33,2%), Previdência (22,7%) e fundos de investimento (20,9%) como os maiores credores. O percentual de vencimentos da dívida para os próximos 12 meses caiu apenas de 17,75% para 17,54%, indicando que o problema continua.

No Tesouro Direto, as vendas em novembro somaram R$ 6,19 bilhões e os resgates R$ 3,37 bilhões. O Tesouro Selic foi o título mais buscado (57,43%), e pequenas operações de até R$ 5 mil representaram 81,6% das compras. O número de investidores ativos chegou a 3,31 milhões, com 51.511 novos cadastrados no mês.

O governo ainda registrou déficit primário de R$ 20,2 bilhões em novembro, mais de quatro vezes o valor de novembro de 2024 (R$ 4,5 bilhões negativos). O resultado superou a expectativa do mercado (R$ 12,7 bilhões). Déficit primário significa que as receitas não cobrem as despesas, sem contar juros e amortização da dívida, reforçando a pressão sobre as contas públicas.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

TST reconhece greve dos Correios, mas manda voltar ao trabalho e concede aumento de 5,1%

Foto: Reprodução

O Tribunal Superior do Trabalho (TST) decidiu, nesta terça-feira (30), que a greve dos funcionários dos Correios, que começou em 16 de dezembro, é legal, mas ordenou que os trabalhadores voltem imediatamente ao serviço. A corte também garantiu um reajuste de 5,10% aos funcionários da estatal.

A decisão veio após duas tentativas de conciliação fracassadas — na sexta (26) e na segunda (29) — em que as federações sindicais não chegaram a acordo com a empresa. O movimento paralisou entregas em 17 estados, incluindo Rio Grande do Sul, Paraná, Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro, causando atrasos no varejo e nas compras de Natal e fim de ano.

Enquanto isso, os Correios acumularam prejuízo de R$ 6,1 bilhões entre janeiro e setembro de 2025, quase três vezes mais que no mesmo período do ano passado. Para tentar reverter o quadro, a diretoria apresentou um plano de reestruturação baseado em um empréstimo de R$ 12 bilhões.

O pacote inclui medidas duras: o fechamento de 1.000 agências deficitárias, cerca de 20% da rede atual, e a abertura de um PDV (Programa de Demissão Voluntária) com potencial para desligar até 15 mil funcionários. O cenário reforça os desafios da estatal em meio a políticas trabalhistas que continuam a pressionar suas contas.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mundo

Ladrões “fazem a limpa” e levam 30 milhões de euros de banco na Alemanha

Foto: Reprodução/Polizei NRW Gelsenkirchen

Um grupo de criminosos roubou cerca de 30 milhões de euros (R$ 196,7 milhões) de uma agência do banco Sparkasse, em Gelsenkirchen, no oeste da Alemanha. O crime só foi descoberto quando um alarme de incêndio acionou bombeiros e policiais. A polícia comparou o assalto ao filme “Onze Homens e um Segredo”.

Os ladrões abriram um buraco circular na parede da sala de cofres usando uma furadeira de grande porte. Foram violados 3,2 mil compartimentos, atingindo mais de 2,5 mil clientes que guardavam dinheiro, ouro e joias. O método lembra um crime semelhante ocorrido há um ano em Lübeck, quando 300 cofres foram arrombados e 10 milhões de euros foram levados.

Segundo a investigação, os assaltantes entraram pela garagem, romperam uma sala de arquivos e perfuraram a parede que dava acesso ao cofre principal. Câmeras de vigilância mostraram homens carregando sacolas grandes do estacionamento vizinho entre sábado (27) e domingo (28). Um Audi RS 6 deixou o local na manhã de segunda-feira (29). Até agora, os criminosos continuam foragidos.

Na terça-feira (30), cerca de 200 clientes se aglomeraram em frente à agência em busca de informações. Alguns tentaram forçar a entrada, e a polícia precisou fechar o local para proteger os funcionários. O banco informou que a agência permanecerá fechada por tempo indeterminado.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Lula acelera caixa do Congresso e despeja R$ 2,4 bilhões em emendas na reta final de 2025

Foto: Reprodução

Nas últimas semanas de 2025, o governo Lula (PT) liberou R$ 2,37 bilhões em emendas parlamentares, com R$ 1,5 bilhão só na semana do Natal. A pressa coincidiu com votações importantes no Congresso, como a aprovação do Orçamento de 2026, mostrando que o caixa do Legislativo segue prioridade para o Planalto.

No ano, o Executivo pagou R$ 31 bilhões dos R$ 50,4 bilhões reservados para emendas – pouco mais da metade – e ainda deixou R$ 14,3 bilhões como “restos a pagar”. No fim das contas, congressistas vão controlar diretamente R$ 45,3 bilhões. Nada mal para quem está de olho em obras e projetos com dinheiro público.

As emendas têm três tipos: individuais, obrigatórias desde 2015; de bancada, impositivas desde 2019; e de comissão, decididas por grupos temáticos e sem pagamento obrigatório. A lei permite que todo o dinheiro de 2025 seja pago até 31 de dezembro, e Lula fez questão de concentrar os pagamentos exatamente no fim do ano.

A pressão do Centrão ficou clara ao longo do ano. O ritmo de liberação aumentou em dezembro: R$ 2 bilhões entre 1º e 3, R$ 26,4 bilhões em 6 e R$ 27,4 bilhões em 11 de dezembro, um dia depois do plenário arquivar a cassação do deputado Glauber Braga.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Rio entra para o Guinness com o maior réveillon da história

Foto: Gabriel Monteiro/Secom

O Rio de Janeiro foi oficialmente reconhecido pelo Guinness World Records como o “maior réveillon do mundo”. A marca foi conquistada com 2,5 milhões de pessoas na Praia de Copacabana na virada de 2024 para 2025. O título foi entregue ao prefeito Eduardo Paes nesta terça-feira (30) por Camila Borenstein, jurada do Guinness, no palco principal da festa.

Paes comemorou a conquista: “Nenhuma cidade do mundo faz eventos para tantas pessoas e com tanta constância como o Rio de Janeiro”. O reconhecimento considerou número de participantes, magnitude artística, extensão territorial e relevância cultural do evento.

A festa do Réveillon 2026 terá novidades visuais e tecnológicas. Serão 19 balsas distribuídas ao longo da orla para a queima de fogos, quase o dobro de 2024, em um espetáculo de 12 minutos, o maior já realizado na cidade.

Além disso, 1,2 mil drones farão show sincronizado com os fogos e trilha sonora de Alok.

Três palcos principais animarão Copacabana: no Palco Rio, se apresentarão Gilberto Gil, Ney Matogrosso, Belo, Alcione, João Gomes com Iza e Alok; no Palco Samba, Roberta Sá, Mart’nália, Diogo Nogueira e Feijão com o Bloco da Preta; no Palco Leme, voltado ao gospel, estarão DJ Marcelo Araújo, Midian Lima, Samuel Messias, Thalles Roberto e Grupo Marcados. Mais 13 palcos em outras regiões terão 70 atrações.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Judiciário

Contradições explodem no caso Banco Master e PF avalia acareação entre Vorcaro e ex-presidente do BRB

Foto: Reprodução

Os depoimentos de Daniel Vorcaro, dono do Banco Master, e de Paulo Henrique Costa, ex-presidente do Banco de Brasília, à Polícia Federal, nesta terça-feira (30), mostraram versões divergentes. As contradições reforçam a possibilidade de uma acareação — confronto direto entre os envolvidos — já autorizada pelo ministro Dias Toffoli, do STF.

A decisão final sobre o confronto fica a cargo da delegada da PF responsável pelas oitivas, que são feitas separadamente, na sala de audiências do Supremo, acompanhadas por representante da PGR e por um juiz auxiliar do gabinete de Toffoli. Também deve depor Ailton de Aquino, diretor do Banco Central.

O caso envolve suspeitas de fraudes financeiras de grande porte no processo de liquidação do Banco Master. As investigações começaram em 2024, após pedido do MPF, que investiga suposta fabricação de carteiras de crédito “insubsistentes” vendidas a outra instituição e, depois, substituídas por ativos sem avaliação técnica do Banco Central.

Em 18 de novembro, o BC decretou a liquidação extrajudicial do Master e de sua corretora de câmbio, bloqueando a venda da instituição anunciada um dia antes.

O banco já era visto pelo mercado como arriscado, baseado na emissão de papéis garantidos pelo Fundo Garantidor de Créditos com taxas acima da média. O sigilo da investigação mantém depoimentos e eventuais acareações a portas fechadas.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Camarões fecha filial em SP e reforça força em Natal

Foto: Reprodução/Instagram

A rede de restaurantes Camarões, de Natal, anunciou o encerramento das atividades de sua filial em São Paulo nesta terça-feira (30). No Instagram da unidade, a empresa confirmou: “Encerramos hoje as atividades da nossa unidade em São Paulo”.

Desde maio de 2021, a filial levou a culinária potiguar e a hospitalidade típica do Camarões a um novo público. A rede destacou que, ao longo desses anos, construiu vínculos, criou conexões e proporcionou experiências à mesa, reconhecendo os erros e acertos do percurso.

O restaurante reforçou a gratidão à equipe e aos clientes que participaram do projeto e concluiu que a experiência em São Paulo faz parte da história da marca. No comunicado, convidou o público a reencontrá-los em Natal, mantendo a “genuína experiência potiguar”.

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

Quarta intervenção desde o Natal: Bolsonaro segue sob cuidados intensivos

Foto: Reprodução

O ex-presidente Jair Bolsonaro será submetido a uma endoscopia digestiva alta nesta quarta-feira (31) para avaliar refluxo gastroesofágico. A informação foi divulgada pela equipe médica que o acompanha, após ele ter passado por uma nova cirurgia na tarde desta terça-feira (30), que durou cerca de três horas.

Bolsonaro está internado desde a véspera de Natal para correção de hérnia inguinal bilateral. Desde então, precisou de mais três procedimentos devido a soluços persistentes, todos envolvendo o nervo frênico, que controla a contração involuntária do diafragma.

Segundo os médicos, ele seguirá em fisioterapia respiratória, usando CPAP à noite e medidas preventivas para trombose, e só terá alta após a virada do ano.

O histórico dos procedimentos é o seguinte: no dia 25, cirurgia de hérnia inguinal bilateral; 27, bloqueio do nervo frênico direito; 29/12, novo bloqueio do mesmo nervo; e 30/12, reforço do bloqueio.

Confira a íntegra do boletim médico:

O ex-presidente Jair Messias Bolsonaro permanece internado no Hospital DF Star, em cuidados pós-operatórios de herniorrafia inguinal bilateral, por via convencional. Apresentou novos episódios de soluços, sendo submetido a uma complementação do bloqueio anestésico dos nervos frênicos bilaterais. Deverá ser submetido a endoscopia digestiva alta, amanhã (31), para avaliação do refluxo gastroesofágico. Segue em fisioterapia respiratória, terapia de CPAP noturno e medidas preventivas para trombose.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Câmara abre concurso milionário com 140 vagas e salários de até R$ 30 mil; veja quais cargos

Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

A Câmara dos Deputados publicou nesta terça-feira (30) o primeiro edital do novo concurso, com salários de até R$ 30,8 mil. São 140 vagas para analista e técnico legislativo, sendo metade imediata e metade em cadastro reserva.

O edital contempla analista legislativo (Processo Legislativo e Gestão) e técnico legislativo (assistente legislativo e administrativo), todos exigindo nível superior. Cada cargo terá 35 vagas imediatas e 35 para cadastro reserva.

As inscrições começam em 5 de janeiro e vão até 26 de janeiro, e a organização ficará a cargo do Cebraspe. A previsão é que as provas sejam aplicadas em 8 de março de 2026.

Ainda está em elaboração o edital para o cargo de Técnico Legislativo, especialidade Policial Legislativo Federal (PLF), também de nível superior. Para os demais cargos autorizados, a Câmara aguarda a conclusão das reorganizações internas antes de definir novas vagas.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *