Judiciário

MPF de São Paulo denuncia Temer e filha por lavagem de dinheiro

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O Ministério Público Federal (MPF) em São Paulo ofereceu nesta terça-feira (2) denúncia à Justiça contra o ex-presidente Michel Temer (MDB) e uma filha dele, Maristela Temer, pelo crime de lavagem de dinheiro, agravado por ser praticado por associação criminosa. A ação ficará na 6ª Vara Federal Criminal de São Paulo.

João Batista Lima Filho, o Coronel Lima, e a mulher dele, Maria Rita Fratezi, são acusados pelos mesmos crimes. A força-tarefa da Lava Jato afirma que a reforma da casa da Maristela Temer foi financiada com dinheiro desviado das obras da usina nuclear de Angra 3.

A denúncia é desdobramento do chamado inquérito dos portos, que investigou se o então presidente da República Michel Temer tinha favorecido empresas do setor portuário com a edição de um decreto.

Ela ocorre 12 dias após o ex-presidente ser preso pela Lava Jato do Rio. Ele foi solto no dia 25 de março após decisão do desembargador Antonio Ivan Athié, do Tribunal Regional Federal da 2ª Região.

O caso estava no Supremo Tribunal Federal (STF) e foi remetido para São Paulo em janeiro, quando Temer deixou a Presidência e perdeu o foro privilegiado.

A casa de Maristela Temer tem 350 m² e fica no Alto de Pinheiros, um dos bairros mais valorizados da capital paulista. Em 2014, o imóvel passou por uma grande reforma.

Casa de filha de Michel Temer — Foto: Reprodução/JN

A reportagem procurou o criminalista Eduardo Carnelós, que defende Michel Temer, e aguarda retorno.

Em nota, o advogado Fernando Castelo Branco, que defende Maristela Temer, disse que “ainda não teve acesso ao teor da acusação, mas tem absoluta confiança de que será demonstrada a sua inocência”.

Os advogados Cristiano Benzota e Mauricio Leite, que defendem o coronel Lima e a mulher dele, Maria Rita Fratezi, informaram que ainda não foram notificados da denúncia. Ao G1, Benzota afirmou ver como “precipitada” a ação do MPF paulista, visto que os autos de desdobramento da investigação do inquérito dos Portos ficaram por mais de 40 dias com a Procuradoria-Geral da República em 2018, que os remeteu para que fossem instaurados inquéritos em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília.

“Se a própria PGR assim entendeu, significa que, após extensa avaliação, ainda não havia provas da existência de crimes e se fazia necessária a continuidade da investigação. Estes procedimentos chegaram recentemente à Justiça Federal e sequer houve a referida continuidade das investigações”, disse Benzota.

Reforma

Durante a Operação Patmos, ocorrida em maio de 2017, a Polícia Federal (PF) encontrou planilhas, notas fiscais e documentos que indicam que o coronel Lima e a mulher dele cuidaram pessoalmente da reforma.

Durante meses, o delegado da PF Cleyber Malta Lopes ouviu prestadores de serviço e fornecedores de materiais para a obra. Eles afirmaram que os pagamentos eram feitos por Maria Rita Fratezi em dinheiro vivo, no canteiro de obra ou no caixa da Argeplan, a empresa de engenharia e arquitetura do coronel Lima.

Maristela Temer prestou depoimento para a polícia e negou que o pai tenha financiado a obra. Disse que era a responsável pela reforma e que teve ajuda financeira da mãe e que também fez um empréstimo bancário.

A PF avalia que a reforma custou pouco mais de R$ 1,6 milhão e é apontada como uma das principais provas do crime de lavagem de dinheiro praticado pelo ex-presidente.

Coronel Lima e sua mulher, Maria Rita Fratezi — Foto: TV Globo/Reprodução

G1

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Policial resgata mãe e duas crianças em veículo parcialmente submerso em Macau

Foto: PMRN

Um policial militar salvou uma mulher e duas crianças que estavam em um veículo parcialmente submerso durante a quarta-feira (5) na zona rural do município de Macau, no Rio Grande do Norte. De acordo com a PM, o caso ocorreu às margens da BR-406.

Ainda de acordo com a PM, o policial SD M. Alexandre retornava para casa após cumprir sua jornada de serviço quando ouviu gritos de socorro vindos de uma área alagada. Ao parar sua motocicleta para averiguar a situação, percebeu que um carro estava parcialmente submerso, com os ocupantes presos e clamando por ajuda.

O militar entrou na água e conseguiu retirar a mulher e as duas crianças em segurança.

O soldado pertence a 1ª Companhia Independente de Polícia Militar (1ª CIPM), incorporado à corporação em 2023 e atualmente em serviço na cidade de Pendências, no Vale do Açu, salvou uma mulher e duas crianças em situação de perigo.

Tribuna do Norte

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Argentina proibirá cirurgias de transição de gênero e tratamento hormonal a menores de 18 anos

Foto: Magali Druscovich/NYT

O governo do presidente argentino Javier Milei anunciou na quarta-feira, 5, que vai mudar a Lei de Identidade de Gênero para “proibir os tratamentos de hormonização e as cirurgias de adaptação do corpo em menores de 18 anos”, informou o porta-voz presidencial Manuel Adorni.

“Essas intervenções a que as crianças estão expostas constituem grave risco para sua saúde física e mental, pois implicam uma interrupção no seu processo de amadurecimento”, afirmou o funcionário em um breve comunicado da Casa Rosada, a sede do governo.

A lei, sancionada em 2012, permite que menores de 18 anos tenham acesso a esses tratamentos sempre que contarem com autorização de seus responsáveis legais ou com a conformidade de uma autoridade judicial.

O porta-voz presidencial afirmou que, “em muitos casos, os efeitos desses tratamentos e cirurgias são irreversíveis”, e acrescentou que “países pioneiros [em questão de gênero]” como Reino Unido, Suécia, Finlândia e Estados Unidos “estão voltando atrás, proibindo que os menores possam se submeter a esses procedimentos”.

O anúncio de Adorni não foi o único vinculado a questões de diversidade, pois ele também confirmou que o governo “decidiu proibir as transferências de prisões devido a mudanças de gênero”.

“Isso significa que se uma pessoa condenada estiver em uma prisão masculina, deixará de solicitar a transferência para uma ala feminina só porque se considera como tal”, afirmou o porta-voz. Segundo ele, essa medida “garante a segurança de todas as detentas”.

As palavras de Adorni não demoraram para provocar a reação de grupos argentinos de diversidade sexual, que indicaram que podem “recorrer à Justiça”. “O presidente não pode modificar uma lei por decreto. E se ele tentar isso vamos recorrer à Justiça e à Corte Interamericana, caso seja necessário”, publicou na rede X a Federação Argentina LGBT+.

Os anúncios chegam quatro dias depois de uma marcha multitudinária de protesto em Buenos Aires e outras cidades argentinas, convocada por grupos feministas e LGBTQIA+, em rejeição às declarações do presidente ultraliberal Milei no Fórum de Davos, na Suíça.

Em seu discurso de 23 de janeiro e em linha com sua “batalha cultural”, Milei investiu contra a chamada ideologia “woke”, assegurou que o “feminismo radical” busca “privilégios”, criticou o conceito de “feminicídio” e o que chama de “ideologia de gênero”.

AFP

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Seinfra controla erosão próxima ao Morro do Careca e diz que vai investigar quem abriu valas para água da chuva escoar para o mar

A Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra) acionou máquinas para conter o processo de erosão próximo ao Morro do Careca.

De acordo com a secretaria, valas foram abertas manualmente para que a água da chuva pudesse escoar para o mar e quando isso é feito sem planejamento, a água ganha força e leva todo sedimento.

A pasta também informou que vai investigar quem abriu as valas.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Inmet renova alerta de chuvas intensas para todas as cidades do Rio Grande do Norte

Imagem: reprodução/Inmet

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) renovou o alerta laranja de chuvas intensas para todas as cidades do Rio Grande do Norte. O novo aviso foi divulgado nesta quinta-feira (6) e é válido até às 10h da sexta-feira (7).

No alerta laranja, segundo o Inmet, as chuvas variam entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, além de ventos intensos entre 60 e 100 km/h. Nesse caso, há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

As recomendações são, em caso de rajadas de vento:

  • não se abrigar debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas;
  • não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda;
  • se possível, desligar aparelhos elétricos e quadro geral de energia.

g1-RN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Lula credita inflação dos alimentos a alta do dólar, ‘arapuca’ do Banco Central e aumento de exportações

Imagem: reprodução/TV Globo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) elencou nesta quinta-feira (6) três motivos que, na visão dele, levaram à inflação dos alimentos registrada nos últimos meses: a alta do dólar, a condução da política monetária pelo Banco Central e o aumento da exportação dos produtos.

“Esse é um problema que me persegue desde que eu trabalhava no chão de uma fábrica. Toda vez que a inflação cresce, o alimento cresce, o trabalhador que vive de salário é quem paga o preço alto. Na medida em que a gente aumenta o salário mínimo acima da inflação, aumenta a massa salarial, temos que compensar com uma redução do preço dos alimentos”, afirmou Lula em entrevista a rádios da Bahia.

“Tivemos um aumento do dólar porque tivemos um Banco Central totalmente irresponsável, que deixou uma ‘arapuca’ que a gente não pode desmontar de uma hora para outra”, disse, em referência à gestão de Roberto Campos Neto.

g1

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mundo

Israel segue os EUA e deixa o Conselho de Direitos Humanos da ONU

Foto: REUTERS/Denis Balibouse

Após os Estados Unidos, Israel informou nesta quinta-feira (6) o Conselho de Direitos Humanos (CDH) da ONU que se retirará do órgão. O ministro das Relações Exteriores israelense, Israel Katz, citou “viés institucional” do conselho contra o país.

“A decisão foi tomada à luz do preconceito institucional contínuo e implacável contra Israel no Conselho de Direitos Humanos, que tem sido persistente desde a sua criação em 2006”, pontuou o chanceler em uma carta ao presidente do conselho, Jorg Lauber, que ele postou no X.

Trump assinou um decreto na terça-feira (4) para que a participação dos EUA no órgão fosse interrompida. Ele também manteve a suspensão do financiamento para a agência da ONU de assistência aos palestinos (UNRWA).

Relator especial da ONU critica saída de Israel

O Relator Especial das Nações Unidas para os Territórios Palestinos Ocupados disse que a decisão de Israel de se retirar do Conselho de Direitos Humanos da ONU é “extremamente séria”.

“Isso mostra a arrogância e a falta de percepção do que eles [Israel] fizeram. Eles insistem na autojustiça, que não têm nada pelo que serem responsabilizados, e estão provando isso para toda a comunidade internacional”, afirmou Francesca Albanese à Reuters.

Albanese destacou que teme que o que chamou de “genocídio de Israel contra os palestinos” se expanda e se intensifique na Cisjordânia.

Israel nega acusações de que está cometendo genocídio e diz que está protegendo seus legítimos interesses de segurança tanto na Cisjordânia quanto em Gaza.

“O norte [da Cisjordânia] está sendo atacado principalmente por soldados. O sul foi atacado principalmente por colonos [israelenses], e você pode ver isso como um ataque ao povo palestino como um todo”, ressaltou Albanese.

Comentando sobre a proposta do presidente dos EUA, Donald Trump, Albanese pontuou que o republicano “está destruindo os princípios básicos de respeito aos direitos humanos em um espectro enorme, não apenas na Palestina… Nós nos movemos ainda mais em direção ao abismo”.

“Estou surpresa que os Estados europeus estejam se mantendo em silêncio em vez de se levantarem e dizerem: ‘Isso é um absurdo total, e não toleraremos isso’”, acrescentou.

CNN Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Trânsito

Asfalto cede e abre buracos na marginal da BR-101 em São José de Mipibu

Foto: reprodução

Parte do asfalto cedeu e abriu buracos em um trecho da marginal da BR-101 em São José de Mipibu, na Grande Natal.

O problema foi constatado na manhã desta quinta-feira (6), após fortes chuvas na região, segundo a Polícia Rodoviária Federal.

Uma equipe da corporação esteve no local, sinalizou a área de risco e comunicou o problema ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Trânsito (Dnit).

A PRF informou que, apesar de ser um trecho urbano e de pouco fluxo, orienta os motoristas a não trafegarem na via marginal, no trecho afetado.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

VÍDEO: Lula defende ‘processo educacional’ da população sobre preço dos alimentos

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Metrópoles (@metropoles)

Vídeo: Reprodução

Lula defende ‘processo educacional’ da população sobre preço dos alimentos e sugere compra de “similares”. “Eu não posso comprar aquilo que eu acho que está sendo exagerado o preço. Eu compro amanhã, eu compro outra coisa, eu compro similar”, afirmou o presidente em entrevista à rádios da Bahia.

Metrópoles

Opinião dos leitores

  1. Olhe ai Gustavo Mafra, se for comprar figado de boi, vá de bofe que é mais barato, da mesma forma, nao compre picanha (é um sonho) compre carne de pescoço, se ia comprar língua, compre testículo e deixe a chibata para o nine comprar., janja gosta.

  2. UM IMUNDO SEBOSO DESSE QUE COME A NOSSAS CUSTAS, TER A CARA DE PAU DE VIR FALAR PRO CIDADÃO COMPRAR SIMILAR… ONDE VAMOS PARAR ME DEUS DO CÉU???? SERMOS ENGANADOS E ROUBADOS POR ESSE BANDIDO E SUA CORJA!!!

  3. Tá caro, parem de se alimentar! 🤐🤐🤐🤐🤐🤐🤐🤐🤐🤐🤐🤐🤐🤐🤐🤐🤐🤐🤐🤐🤐🤐🤐🤐🤐

  4. Com preços em alta, Lula pede para população não comprar alimentos caros. FOI PRA ISSO QUE EU FIZ O “LÊ”😭😭😭 NÃO VOU COMPRAR CAFÉ, ARROZ, PICANHA, BANANA, LEITE, FEIJÃO, LARANJA, BOLACHA, ETCCC TUDO TÁ CARO. PARABÉNS, MEU PRESIDA!!!🎃🎃🎃

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polêmica

Flávio Bolsonaro provoca perda da Previ com boné: “Rombo é dos brasileiros”

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), ironizou, nesta quinta-feira (6), nas redes sociais, a perda de R$ 14 bilhões da Previ. O parlamentar utilizou a “Guerra dos Bonés” para mandar o recado.

No X (antigo Twitter), o senador publicou a imagem de um boné azul com os dizeres: “o rombo de 14 bilhões da Previ é dos brasileiros”. No último sábado (1º), ministros e parlamentares da base do governo foram ao Congresso Nacional para a eleição da Câmara e do Senado, com o acessório na cor azul, no qual estava escrito: “o Brasil é dos brasileiros”.
“A tara do PT em roubar o futuro de pensionistas, pensionistos e pensionistes não tem limites! Amigues, deixem os fundos de pensão em paz!”, escreveu Flávio Bolsonaro na legenda.

Nesta quarta-feira (5), o Tribunal de Contas da União (TCU) aprovou a abertura de uma auditoria, em caráter de urgência, sobre a gestão da Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil (Previ).

De acordo com o ministro Walton Alencar Rodrigues, ao fazer o pedido, relatou “gravíssimas preocupações”.

Alencar Rodrigues afirmou ainda que, entre os meses de janeiro e novembro de 2024, o “Plano 1” da Previ “acumulou prejuízo” de aproximadamente R$ 14 bilhões.

A CNN tenta contato com Flávio Bolsonaro para se manifestar sobre o assunto.

CNN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Opinião

Lula pede regulamentação da imprensa digital para evitar “canalhice”

Foto: Reprodução

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse nesta 5ª feira (6.fev.2025) sobre a necessidade de regulamentar a imprensa digital para que não seja utilizada para fazer “canalhice” e “espalhar mentira todo santo dia”.

“Nós precisamos regular essa chamada imprensa digital. Não é possível que em uma imprensa escrita ou em uma televisão ele é punido. Tem lei para isso. E no digital, não tem. Os caras acham que podem o que quiserem. Provocar, xingar, incentivar a morte, a promiscuidade na vida das pessoas e não tem nada para punir”, afirmou em entrevista às rádios Sociedade e Metrópole, da Bahia.

O chefe do Executivo cobrou providências do Congresso Nacional para avançar o projeto que regulamenta as redes sociais. Segundo ele, se “não avançar”, o STF (Supremo Tribunal Federal) terá que intervir.

“O nosso Congresso Nacional tem responsabilidade com isso e vai ter que regular. Se não for o caso, a Suprema Corte vai ter que regular. Porque é preciso moralizar. Todo mundo tem direito a liberdade de expressão, mas ela não é utilizar os meios digitais para fazer canalhice, para fazer mentira todo santo dia”, disse.

PL DAS FAKE NEWS
O PL das fake news está parado na Câmara desde 2024. O ex-presidente da Casa Baixa Arthur Lira (PP-AL) criou um grupo de trabalho para analisar o PL (projeto de lei) 2.630 de 2020, entretanto, não houve avanços no tema. Congressistas de oposição criticam o projeto.

Em entrevista ao Poder360, o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) criticou os presidentes do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP) e da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), por terem apoiado o projeto de lei. Ele classifica como “PL da censura”.

No Supremo, há 3 ações em julgamento para novas regras das redes sociais, como a responsabilização por conteúdos publicados nas plataformas. A análise já foi adiada 2 vezes para esperar uma resposta do Congresso, que não foi concretizada.

Lula afirmou que defende a regulação com a participação da sociedade. “Não é possível, porque isso bagunça a economia, bagunça o varejo, bagunça o mercado como um todo. Eu sou daqueles que defende uma regulação com a participação da sociedade. Ninguém quer proibir a liberdade de expressão. Quais mais liberdade, mais responsabilidade”, declarou.

Poder 360

Opinião dos leitores

  1. E QUEM É QUE VAI DEFENDER A GENTE DE VC E DA SUA TURMA? SUGIRA POR FAVOR, NA VELHA IMPRENSA VENDIDA E HIPOCRITA, STF? VC É UM CANALHA SEM TAMANHO, VC MESMO JA ADMITIU QUE INVENTA NUMEROS E CONSTROI NARRATIVAS.

  2. Alguém diga a esse idiota que a Lei já existe, caso se sinta prejudicado, mova uma ação por danos morais, injúria, difamação ou assédio.
    Simples assim!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *