Política

MST prevê ter até 700 representantes nas eleições e fará encontro para organizar candidaturas

Foto: Debora Lerrer/Coletivo de Acervo e Memória MS

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) vai realizar na próxima semana um encontro de pré-candidatos nas eleições municipais que fazem parte do movimento ou são apoiados por ele. A ideia é organizar assentados, acampados e aliados com pretensões eleitorais de 24 estados e do Distrito Federal e alinhá-los às bandeiras dos sem-terra.

O encontro acontecerá entre 9 e 11 de julho na Escola Nacional Florestan Fernandes, em Guararema (SP), e contará com a participação de Gleisi Hoffmann, presidente do PT, Paula Coradi, presidente do PSOL, e Walter Sorrentino, vice-presidente do PCdoB.

Também participarão o ex-ministro José Dirceu (PT), o deputado Orlando Silva (PCdoB) e os marqueteiros Sidônio Palmeira e Otávio Antunes, além de lideranças do MST como João Pedro Stedile e João Paulo Rodrigues.

Segundo ele, trata-se da primeira vez que o MST faz um encontro para organização e alinhamento de suas candidaturas nesses moldes e com essa dimensão.

Painel – Folha de S. Paulo

Opinião dos leitores

  1. Não trabalhar e roubar, taí uma coisa que essas pragas sabem, também com um professor como LULADRAO, qualquer um virá “dotor” em corrupção, roubo de dinheiro público e privado, trambicagem, mentiras, vagabundagem etc. Agora nós vira uma nação de vergonha, quero dizer, sem-vergonhas. Viva LULADRAO e seus comparsas.

  2. Agora vão começar a incrementar as plantações de melancias! E a Venezuela e Cuba vão ser fichinha em relação ao Brasil ( minúsculos).

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mundo

Esquerda vence eleição legislativa na França, mas sem formar maioria

Foto: Reprodução

Em uma reviravolta entre o primeiro e o segundo turno, a coalizão de esquerda Nova Frente Popular (NFP) obteve o maior número de cadeiras na Assembleia Nacional da França, nas eleições legislativas deste domingo (7/7), mas não conseguiu formar maioria e terá de negociar com o centro para governar.

Ao todo, a NFP conquistou 182 assentos — bem abaixo das 289 cadeiras necessárias para formar maioria. A coalizão de centro-direita, apoiada pelo presidente francês Emmanuel Macron, ficou em 2º lugar, com 168 assentos. Já a extrema direita, representada por Marine Le Pen, que saiu vitoriosa do 1º turno na semana passada, ficou em 3º neste domingo, com 143 votos. Demais partidos tiveram menos de 100 representantes.

Os números são do jornal francês Le Monde. Segundo o Ministério do Interior da França, quase 60% dos franceses comparecem às urnas neste domingo, maior participação para eleições legislativas desde 1981.

Após a divulgação das projeções que apontavam a vitória do grupo de esquerda, o primeiro-ministro da França, Gabriel Attal, anunciou que colocará o cargo a disposição nesta segunda-feira (8/7).

Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Milei diz que Jair Bolsonaro sofre ‘perseguição judicial’ e que Brasil tem ‘aberrações’ sobre liberdade de expressão

Em sua primeira viagem ao Brasil desde que foi eleito, o presidente da Argentina, Javier Milei, criticou o que chamou de governos socialistas dos últimos 20 anos na América Latina, sem citar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Milei ainda afirmou que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) é vítima de uma perseguição judicial no País e que a liberdade de expressão está questionada em grandes potencias mundiais.

“Aberrações são cometidas em matéria de liberdade de expressão e censura. São coisas que parecem distantes, mas todo mundo olha para o que infelizmente está começando a acontecer hoje aqui no Brasil e pensa duas vezes”, afirmou o presidente argentino durante o CPAC Brasil.

Para Milei, a “liberdade de expressão, valor fundamental da democracia, se encontra questionado nas principais potencias do mundo sob a desculpa de não ferir a sensibilidade de ninguém, ou respeitar supostos direitos de algumas minorias ruidosas”. Ele afirma que é cada vez mais frequente ouvir que países em que se acreditava que “respeitavam os princípios básicos da democracia, se cometem aberrações em matéria de liberdade de expressão e censura”.

Milei encerrou o discurso com três gritos de “Viva la libertad, carajo” e abraçou e deu as mãos a Bolsonaro antes de deixar o palco e seguir para o aeroporto. O presidente argentino deixa o País ainda hoje.

Com informações de Metrópoles e Terra

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Morre o empresário Sêmio Timeni

Morreu neste domingo (7), o empresário Sêmio Pessoa Timeni, aos 87 anos. Sêmio foi vítima de uma parada cardíaca.

Sêmio Timeni marcou época em Natal como empresário e proprietário da Granorte veículos.

Ele deixa a esposa Hilma e os filhos Sêmio Segundo, Samir e Samar.

O velório começa às 7h desta segunda-feira (8), no Vila Memorial São José, na Rua São José, com missa às 9h.

Nossos sentimentos aos familiares e amigos.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Prefeitura de Natal manifesta indignação pela demora do Idema na liberação para início da obra da engorda de Ponta Negra

A Prefeitura de Natal publicou nota neste domingo (7) manifestando indignação diante do protelamento do Idema em conceder a licença para o início da engorda da praia de Ponta Negra. Confira a íntegra da nota abaixo:

A Prefeitura do Natal vem manifestar sua mais completa indignação diante do protelamento do Idema em conceder a Licença de Instalação e Operação para o início da obra da engorda da praia de Ponta Negra. A demora na liberação dessa licença significou a desmobilização da draga que já estava em Natal para iniciar os serviços e implica na inviabilidade prática de que Natal, seus moradores, turistas, e centenas de famílias que vivem da praia, possam já na próxima alta estação ter uma Ponta Negra mais organizada, com uma faixa de areia de 1OO metros na maré baixa, e, o pior, mantendo uma situação que vem degradando o Morro do Careca, principal cartão postal da cidade, o qual gradativamente vem se transformando em um falésia pelo avanço do mar.

É fundamental destacar que este tipo de trabalho de alargamento da faixa de areia foi executado em várias cidades. Foi isso o que fez Fortaleza, Santa Catarina, com Balneário Camboriú, Florianópolis (com três praias passando por esse processo: Canasvieiras, Jurerê e Praia dos Ingleses). Sem falar no que foi feito em Copacabana (RJ) ainda na década de 60.

Não podemos aceitar que obstáculos com nítida coloração política atrapalhem o desenvolvimento de Natal.

Por outro lado, o município contratou a FUNPEC para que renomados professores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte analisassem e realizassem estudos. Tudo foi feito e respondido. Nada resta a acrescentar para iniciar a obra da engorda!

A DTA Engenharia, vencedora da licitação, é uma empresa com experiência comprovada nesse tipo obra, já tendo realizado seis serviços semelhantes, inclusive o que de Balneário Camboriú, reconhecido nacionalmente pelos excelentes resultados obtidos.

A Prefeitura reitera que o envio das respostas às condicionantes foi feita totalmente e de maneira transparente, com a intenção de colaborar com o Idema para a rápida resolução do processo.

Por fim, a Prefeitura de Natal reforça seu compromisso com a preservação ambiental e com o cumprimento de todas as exigências legais atendidas. Para finalizar, reitera que não pode concordar com a forma como o IDEMA tem se comportado, evitando a colaboração e, sob um manto obscuro, prejudicando a cidade e seu desenvolvimento de forma proposital, num prejuízo para a cidade de Natal, para o comércio, formal e informal, para o turismo e para os moradores da nossa cidade.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

“Mais uma vez Natal está sendo penalizada, vou procurar o Ministério do Turismo”, afirma Paulinho Freire sobre obra do enrocamento de Ponta Negra

O pré-candidato a prefeito de Natal, o deputado federal Paulinho Freire (União Brasil), usou das redes sociais para expressar insatisfação sobre a volta da draga que iria realizar a obra da engorda da praia de Ponta Negra.

“É inaceitável que a draga, que estava prestes a iniciar a obra de engorda da praia de Ponta Negra, tenha deixado o local neste domingo”, disse Paulinho.

No vídeo, o deputado afirma que irá contatar o Ministro do Turismo, Celso Sabino, que também é do União Brasil. “Tenho certeza que iremos viabilizar uma solução”, declarou o pré-candidato a prefeito de Natal.

Paulinho destacou que as indefinições sobre a obra prejudicam o setor mais importante para geração de emprego no RN. “Um prejuízo imenso para a cidade, que condena nossa principal indústria: o turismo”, afirmou.

Opinião dos leitores

  1. Faz o L. Sabe que PT é atraso e atrasa a vida dos outros. E ai Natal . Mudei pra JP AQUI NÃO TEM MAIS NADA.

  2. Qual o sentido de trazer uma Draga se o Rio Grande do Norte já tem uma governadora que DRAGA a econômia do Estado?

  3. Num vai adiantar de nada, pois esse Ministério faz parte do governo das Trevas, então será só pró forme. Mas o povo tem os governantes que merecem! Votem novamente dessa desgraça chamada Fátima e toda sua turminha do atraso. Votem na patricinha Bolivariana de Iphone, pois daí a desgraça será completa!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Secretário Thiago Mesquita diz que Governo do RN busca narrativa e cobra Idema por engorda

O secretário de Meio Ambiente e Urbanismo de Natal, Thiago Mesquita, disse ter sido surpreendido por nota do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema) que aponta 19 itens que estão “incompletos” e que precisam ser esclarecidos pela Prefeitura para a Licença de Instalação e Operação (LIO). Neste domingo (7), o titular da pasta cobrou mais um vez o instituto e afirmou que Governo do RN busca narrativa para justificar atraso da engorda de Ponta Negra.

A cobrança de Thiago Mesquita surge no cenário da demora do Idema em emitir a LIO para a engorda da praia de Ponta Negra, em Natal. Sem o licenciamento, o navio draga responsável pelo serviço deixou a cidade nesta manhã de domingo (7). Durante a semana, a Semurb cobrou diversas vezes que o instituto esclarecesse um prazo para a licença.

“O município de Natal seriamente tem procurado diálogo com o IDEMA, tecnicamente tem procurado diálogo com o IDEMA. Tem levado inclusive a FUNPEC, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte, a nossa contratada, os professores da universidade, para esclarecer ponto a ponto os técnicos do IDEMA, para apresentar em forma de seminário técnico aquilo que está protocolado há mais de um mês no órgão ambiental. Temos levado a empresa DTA Engenharia, uma empresa que já realizou seis outras engordas no território nacional, todas muito bem-sucedidas. É uma empresa que tem expertise, tem experiência nessa área.”, afirmou o titular da pasta.

Neste domingo, o Idema publicou uma nota em que afirma que concluiu a análise do documento em 25 dias e que ainda faltam 19 pontos a serem esclarecidos. O instituto ainda ressalta que a Prefeitura levou 11 meses para apresentar o estudo. A declaração do órgão ambiental surpreendeu Thiago Mesquita que esclareceu que a Semurb ainda não havia sido comunicada oficialmente sobre o resultado da análise do documento.

Tribuna do Norte

Opinião dos leitores

  1. Pura perseguição política dessa desgovernadora que está destruindo o Rio Grande do Norte, está na hora do povo do Natal da uma resposta a esse desgoverno irresponsável que usa de argumentos desprezível para prejudicar o município do Natal seus habitantes o comércio e o turismo, está passando da hora do povo do Rio Grande do Norte começar a desmontar esse partido de satanás aqui no nosso estado.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

SOS PONTA NEGRA: Manifestantes marcam protesto para cobrar do Idema liberação para obra da engorda de Ponta Negra


Imagem: reprodução

A segunda-feira (8) vai começar com manifestação em frente ao Idema.

Vários grupos da sociedade civil organizada, além de grupos de empresários do setor do Turismo vão para a frente do órgão ambiental protestar.

Eles vão cobrar do Idema a liberação para a execução da obra da engorda de Ponta Negra.

A concentração será em frente ao Bosque dos Namorados, às 8h, seguindo em direção à sede do Idema.

Opinião dos leitores

  1. Esse Secretário a mando do Prefake cria narrativa equivocada. Se a Prefeitura tem tanta certeza que fez o certo, porque não judicializa? Acontece que ela, a Prefeitura através da SEMURB não cumpre o que se pede. Isso é fato! Agora quer levar para o campo político a sua falta de gestão e competência…

  2. Essa forasteira fantoche do consorcio nordeste vinda de Nova Palmeira-Pb, junto com os seus pelogos secretarios estão destruindo o RN. Até quando?. A assembleia legislativa é responsável por isto.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Atraso no início da engorda de Ponta Negra vira notícia nacional no UOL após draga que faria obra deixar Natal

Foto: Joana Lima / Secom Natal

O atraso no início da obra da engorda de Ponta Negra virou notícia nacional no portal UOL neste domingo (7), após a draga que seria utilizada para iniciar os trabalhos deixar Natal por não ter a licença do Idema (Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente) para começar a obra.

A execução poderia ter começado há duas semanas, mas não saiu do papel por falta de uma licença que só o estado do Rio Grande do Norte pode conceder.

A reportagem do UOL também mostra uma fala do secretário municipal de Meio Ambiente e Urbanismo, Thiago Mesquita, lembrando que a empresa vencedora da licitação é a mesma que fez o alargamento da praia em Balneário do Camboriú (SC) e em outras seis pelo país. “Ela tem toda expertise”, ressaltou Thiago.

A matéria do portal UOL destacou ainda que o entrave para o início das obras de alargamento da praia de Ponta Negra ocorre entre os grupos políticos rivais que comandam os governos municipal e estadual às vésperas da eleição, destacando uma afirmação do secretário Thiago Mesquita feita ao longo da última semana ao comentar a demora da emissão da licença por parte do Idema: “Não vou dizer que há interesse eleitoral, mas, sim, uma conveniência política”.

Leia a reportagem na íntegra, clicando aqui.

Com informações de UOL

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

“Governo safado que se vale da ‘burrocracia’ para atrapalhar o desenvolvimento do RN”, diz senador Styvenson após draga que faria engorda de Ponta Negra deixar Natal

O senador Styvenson Valentim se manifestou nas redes sociais após a draga que faria a engorda de Ponta Negra deixar Natal na manhã deste domingo (7) por não ter licença para iniciar a obra.

“Governo safado que se vale da ‘burrocracia’ para atrapalhar o desenvolvimento do RN”, afirmou o senador.

Sem citar nominalmente a governadora Fátima Bezerra, Styvenson também afirmou ao compartilhar no Instagram uma imagem da draga deixando o porto da capital potiguar: “Essa peste atrapalhou a obra de Tourinhos em são Miguel do Gostoso. Não poderia existir praga pior para o RN que essa que tá aí no governo”.

Opinião dos leitores

  1. Vergoonha é termos um senador (minúsculo mesmo) que sequer tem modos. Somado, claro a sua conhecida incompetência…

  2. Tenho a sensação que a barragem de oiticica não ficou pronta ainda por má vontade política também. Mas é só uma sensação!

  3. Capitão Stiverson deu uma berrubada grande, botou furando por dentro feito pavio de lamparina e talo de macacheira.
    Vige maria!
    Gostei!!
    Cê ta doido?!!!
    Chama!!!!!!!!

  4. Serão 8 anos de tragédia para o Rio Grande do Norte, restam pouco mais de 2 anos para suportar tamanha irresponsabilidade e descaso , vergonha ver esse partido destruindo o Rio Grande do Norte e o Brasil.

  5. Que o povo do Natal e do Rio Grande do Norte der o troco nas urnas a essa irresponsável que destrói o desenvolvimento de Natal e do Rio Grande do Norte, o PT realmente é o partido do satanás.

  6. A extrema esquerda pode tudo, até atrasar o desenvolvimento de um estado e também danificar a natureza, que nada acontece.
    Parabéns aos que fizeram o L e F.
    Essa culpa não carrego.

    1. Daqui a 2 anos todos votando em fatäo pro senado acho e pouco

  7. Parabéns para o Senador, Fátima está destruindo o RN, ela planta o caos para colher tragédia, que a sociedade civil organizada se volte contra esse estrume que nos desgoverna.

  8. Os Deputados estaduais que temos infelizmente estão de joelhos com raríssimas exceções,por isso o Estado está dessa jeito. Suas EXCELÊNCIAS só pensam no seu umbigo então o resultado é esse.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Projeções indicam vitória da esquerda no segundo turno das eleições legislativas na França

Foto: Reuters

Em uma reviravolta no segundo turno das eleições legislativas na França, as projeções indicaram neste domingo (7) a vitória da aliança de esquerda Nova Frente Popular (NFP), com a extrema direita liderada por Marine Le Pen sendo apenas a terceira força.

O Reagrupamento Nacional (RN), que também possui Jordan Bardella como um de seus principais nomes, ficou atrás até mesmo da coalizão do atual presidente do país, Emmanuel Macron.

De acordo com as estimativas divulgadas pelo Ipsos, a NFP garantirá de 172 a 192 cadeiras no Parlamento, enquanto o bloco do mandatário ficará com 150 a 170. Por fim, a extrema direita deverá lucrar de 131 a 152 assentos.

As pesquisas da Opinionway e da Ifop, por sua vez, indicaram que a NFP poderá conquistar nas eleições de 180 até 210 ou 215, respectivamente. Os números oficiais ainda não foram comunicados.

Já o chefe de Estado celebrou que o “bloco centrista está vivo” e pediu “cautela”, pois os resultados não respondem à questão de “quem deve governar”.

Raphael Glucksmann, que comanda a esquerda moderada do país, alertou que, diante de uma “Assembleia Nacional dividida”, todos precisarão “se comportar como adultos”.

Bardella, que era cotado para ser premiê caso o RN obtivesse maioria, analisou que a legenda “alcançou o resultado mais importante de toda a sua história”, mas lamentou que “perigosos acordos eleitorais” tenham privado a população de uma “política de recuperação”.

O histórico pleito em território francês registrou a taxa de participação mais alta em 40 anos, com uma estimativa de 67% de eleitores que compareceram às urnas.

Com essa quantidade, apesar do quase certo triunfo, a esquerda não conseguirá formar maioria para indicar um primeiro-ministro, já que precisaria de pelo menos 289 cadeiras.

A partir de agora, Macron e a NFP deverão iniciar intensas negociações.

Após a divulgação das primeiras projeções, Jean-Luc Mélenchon, líder da esquerda, proclamou que a Nova Frente Popular “deve governar” e que os franceses “rejeitaram a pior solução”.

“A extrema direita está longe da maioria. O resultado eleitoral é o resultado de um magnífico esforço de mobilização.

Macron deve se curvar e admitir que foi derrotado, o primeiro-ministro deve ir embora”, acrescentou.

UOL com informações de ANSA

Opinião dos leitores

  1. A vacaria fica loooooooooooouca..
    🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣
    Acostuma-se gadaiada burra 🤣🤣🤣🤣🤣

  2. Mas a gadaiada entendida não tinha dito que o mundo todo só queria a direita agora? ! O que houve mesmo na França e na Inglaterra? Já viraram comunistas? Kkkkkk

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *