Geral

Mulher de 36 anos casa com bisavô dos filhos, de 92, e juiz vê golpe

Foto: Sandy Millar/ unsplash

Um casamento inusitado chamou a atenção da Justiça de Minas Gerais. Uma mulher, de 36 anos, mãe de três, casou com o bisavô dos filhos, de 92. Os 56 anos de diferença entre os dois causaram desconfiança, principalmente porque o idoso era policial militar aposentado, e a esposa teria direito a benefícios previdenciários e assistência à saúde.

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e o Instituto de Previdência dos Servidores Militares do Estado de MG (IPSM) ajuizaram ação para anular o casamento. À época, toda a família morava junto: a mulher, um companheiro, os três filhos do casal e o idoso, avô do companheiro e bisavô dos filhos.

A mulher foi até o cartório de uma cidade vizinha de onde morava e oficializou o casamento com o aposentado, informando, inclusive, que morava naquela região. Mas, na Justiça, tanto o MPMG quanto o instituto dos militares contestaram a união, alegando que ela tinha como único objetivo receber os benefícios da Previdência.

Os órgãos ainda pediram que a mulher pagasse indenização por danos morais. Ela se defendeu, negando qualquer tipo de golpe, e chegou até a apresentar testemunhas. A história convenceu o juiz da Comarca no Vale do Aço.

Mas MP e Instituto recorreram, e o caso seguiu para a 4ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). Lá, o relator, juiz convocado como desembargador Eduardo Gomes dos Reis, entendeu que ficou claro que a mulher tinha um relacionamento com o neto do PM aposentado, tanto que os três filhos nasceram dessa união estável.

O magistrado concluiu que a mulher se casou com o bisavô dos filhos para ter acesso a benefícios previdenciários e à assistência de saúde de forma fraudulenta. Em outras palavras, para dar um golpe. A desembargadora Alice Birchal e o desembargador Roberto Apolinário de Castro votaram de acordo com o relator, e a Justiça anulou o casamento.

O pedido de indenização por danos morais coletivos foi negado, e a mulher perdeu os benefícios a que tinha direito.

Fonte: Metrópoles

Opinião dos leitores

  1. Esses militares não querem perder essa aposentadoria nunca. Querem que seja eterna. Passa p mulher filha e quando não tem mulher casa de novo, uma, duas, três vezes o que importa é a pensão ficar rodando. Até um dia desses havia pensão de militar que lutou na aguerrido Paraguai rodando por aí.

  2. Isso acontece demais, aqui em Natal conheço uma que casou de fachada com o ex sogro, recebe uma bolada por mês. Se fossem passar o pente fino iam achar vários casos.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Eleições na Venezuela: EUA pedem divulgação imediata dos resultados detalhados

Foto: Reprodução/ Instagram

Os Estados Unidos pediram ao governo da Venezuela para que divulgue “imediatamente” dados específicos sobre as eleições presidenciais, citando preocupações sobre a credibilidade da vitória de Nicolás Maduro.

Altos funcionários do governo Biden disseram nesta segunda-feira (29) que as autoridades eleitorais venezuelanas devem divulgar os “resultados detalhados da eleição em nível distrital”.

Um alto funcionário da administração observou que estes dados são exigidos pela lei venezuelana e devem estar disponíveis imediatamente. Outra autoridade do governo americano afirmou que se os resultados eleitorais forem credíveis, “então este deveria ser um ato muito simples e que eles poderiam cumprir com bastante facilidade”.

“Se houver resistência em fornecer essa informação adicional, então penso que se torna muito problemático quando se trata da capacidade dos Estados Unidos ou de outros membros da comunidade internacional para julgar se estas eleições foram de fato inclusivas e credíveis”, disse o segundo funcionário.

“A nossa maior preocupação neste momento é que as análises e os dados que temos sobre estas eleições – que são independentes dos resultados do Conselho Nacional Eleitoral – estejam em desacordo com os resultados anunciados pelas autoridades venezuelanas”, o alto funcionário do governo americano afirmou.

“Portanto, na nossa opinião, essa discrepância precisa de ser investigada e abordada antes de podermos encerrar as contas desta eleição”, acrescentou.

As autoridades recusaram-se a fornecer detalhes sobre que medidas os EUA ou a comunidade internacional estariam dispostas a tomar se as autoridades venezuelanas não divulgassem os dados ou se os resultados fossem considerados fraudulentos, mas não descartaram sanções.

No entanto, “a possibilidade de alterar retroativamente licenças anteriormente concedidas”, como a da Chevron, não está atualmente sendo considerada, disse o segundo funcionário americano.

A primeira autoridade disse que começariam a ter conversas em fóruns como a Organização dos Estados Americanos (OEA) e o G7 sobre o “caminho coletivo a seguir”.

Já o outro funcionário acrescentou: “Continuaremos a avaliar a nossa política de sanções em relação à Venezuela à luz dos interesses gerais da política externa nacional dos EUA, das ações e não ações tomadas por Maduro e seus representantes, e da direção geral da viagem à medida que avançamos o nosso envolvimento bilateral mais amplo dos EUA com a Venezuela”.

As autoridades defenderam o alívio das sanções concedidas pela administração Biden, sugerindo que as eleições de domingo não teriam ocorrido como aconteceu sem esse recurso.

“Apesar de todos os problemas que estamos discutindo agora, o fato da Venezuela ter realizado ontem uma eleição, que permitiu que um candidato da oposição estivesse nas urnas e que o processo de votação ocorresse, só aconteceu como resultado das calibrações que fizemos com a nossa política de sanções no ano passado”, disse a segunda autoridade.

Ele acrescentou: “Agora que enfrentamos um cenário potencialmente novo, vamos levá-lo em consideração ao traçar o caminho a seguir em relação às sanções contra a Venezuela”.

O primeiro funcionário argumentou que as eleições na Venezuela de domingo, nas quais estiveram presentes observadores internacionais, proporcionam uma enorme quantidade de dados sobre a vontade dos eleitores venezuelanos “face à falta de transparência da CNE.”

“Eu diria que estamos em uma posição muito melhor agora do que há três anos”, disse a autoridade americana.

CNE proclama Nicolás Maduro presidente; oposição aponta fraude

O Conselho Nacional Eleitoral (CNE) da Venezuela proclamou Nicolás Maduro como presidente da Venezuela para um novo mandato nesta segunda-feira (29), um dia após as eleições presidenciais no país.

O novo mandato de Maduro no poder será entre 2025 e 2031.

O resultado do CNE indica que Maduro venceu com 51,2% dos votos contra 44,2% de Edmundo González.

Oposição denuncia fraude

O grupo de oposição que se uniu contra a candidatura do presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, disse que houve fraude no pleito em que ele foi reeleito para um terceiro mandato.

Segundo os opositores, Edmundo González venceu com cerca de 70% dos votos.

Fonte: CNN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Nado pode ser excluído do triatlo se qualidade do rio Sena não melhorar

Foto: Reprodução/ TV Globo

Pelo segundo dia consecutivo, o treino de natação do Triatlo foi cancelado devido à qualidade da água do rio Sena após as chuvas que atingiram a região no final de semana. As primeiras disputas da modalidade nas Olimpíadas de Paris estão marcadas para esta terça (30) e quarta (31).

Chefe da delegação brasileira de triatlo, Sérgio Santos confirmou à Globo que, caso o problema persista, as provas do masculino e do feminino serão adiadas para sexta (2).

O Comitê Organizador de Paris 2024 cogita, ainda, retirar a natação da competição, deixando apenas as provas de ciclismo e corrida.

Enquanto isso, os atletas brasileiros Manoel Messias, Miguel Hidalgo, Djenyfer Arnold, Vittoria Lopes estão treinando na piscina da Casa Brasil, onde a delegação brasileira está hospedada.

O processo de limpeza do rio Sena é um legado olímpico prometido pelas obras de infraestrutura dos jogos de Paris, que ultrapassam 7 bilhões de reais.

Fonte: g1

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

URGENTE: Wendel Lagartixa é absolvido de processo na Bahia por porte ilegal de armas

Foto: Reprodução

O policial militar reformado Wendel Lagartixa foi absolvido na ação que o acusava de porte ilegal de arma e fraude processual na Bahia. Wendel estava preso desde o dia 10 de maio, quando foi flagrado com uma arma dentro do carro em que viajava com destino ao Rio Grande do Sul

Apesar da decisão na Bahia, o PM reformado ainda tem contra si uma ordem de prisão pela acusação de triplo-homicídio ocorrido em 2022, na Redinha. Por isso, há expectativa que ele seja transferido para uma prisão no Rio Grande do Norte, enquanto a defesa tenta anular a prisão preventiva.

O caso na Bahia diz respeito a uma arma que foi encontrada no carro em que ele viajava para o RS, na época das enchentes. Naquela oportunidade, o irmão de Wendel chegou a assumir o porte da arma, que estaria em transferência segundo a filha de Wendel, Anne Lagartixa.

O juiz levou em consideração que o réu negou o delito tanto na delegacia como em juízo, além de que os únicos dois policiais rodoviários atuantes na detenção disseram ter dúvida quanto a autoria.

As outras pessoas que estavam no carro, Raysandro dos Santos (sobrinho de Lagartixa) e João Belarmino (amigo do ex-policial), também afirmaram que a arma pertencia a Felipe Feliciano. O dono da arma também prestou testemunho no processo e disse que emprestou a arma de fogo ao irmão de Wendel Lagartixa.

Com informações Portal 96Fm e Tribuna do Norte

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

[VÍDEO] Manifestantes derrubam estátua do expresidente Hugo Chávez na Venezuela

Após as eleições na Venezuela, nesse domingo (28/7), manifestantes no estado de Falcon derrubaram e destruíram uma estátua de Hugo Chávez, ex-presidente do país. Após a ação, eles comemoraram.

Vídeos que circulam nas redes sociais mostram o momento em que o monumento é tombado. Nas eleições deste ano, Nicolás Maduro foi reeleito mandatário do país.

Chávez governou a Venezuela por 14 anos, de 1999 a 2013, ano em que morreu.

Fonte: Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esporte

Gabriel Medina faz nota histórica e conquista vaga nas quartas de final das Olimpíadas

Surfe: Gabriel Medina faz história nas Olimpíadas de Paris (Jerome BROUILLET/AFP)

O surfista brasileiro Gabriel Medina entrou nesta segunda-feira, 29, nas águas de Teahupo’o, na ilha do Taiti, por uma vaga nas quartas de final no surfe das Olimpíadas de Paris de 2024. O craque do Brasil concorreu contra o japonês Kanoa Igarashi, para quem perdeu a medalha na semifinal dos Jogos Olímpicos de Tóquio.

Em clima de “revanche”, Medina chegou a Teahupo’o disposto a conquistar a vaga que perdeu nas últimas Olimpíadas para Igarashi. Em 2020, Gabriel fechou a bateria com a soma de 16.77 pontos (8.33 e 8.44) disputando uma vaga nas semifinais. Nos minutos finais, Igarashi conquistou uma nota história de 9.33 com um aéreo e fechou a disputa com 17.00 pontos. Medina contestou os juízes pela nota elevada do adversário. “Comparando minhas melhores ondas e as duas melhores dele, eu venci a bateria. Mas, é difícil falar”, disse ele em entrevista no Japão.

Além da marca histórica, a foto de Medina no momento da conquista, também encheu os olhos do público e causou comoção.

Medina é uma das principais apostas de ouro para o Brasil. O atleta é tricampeão mundial de surf da ASP World Tour (2014, 2018 e 2021), aparece em primeiro lugar no mundo e se consagrou como o primeiro brasileiro a vencer um mundial do esporte. Ainda que tenha alcançado o feito, Medina nunca venceu uma medalha olímpica. Em Tóquio, o ouro ficou com o brasileiro Ítalo Ferreira, que ficou de fora da competição deste ano, em Paris, por uma lesão.

A segunda-feira foi promissora para a prática do esporte, com ondas de até sete metros. O mar de Teahupo’o tem o apelido de “quebrador de crânios” e é reconhecido como um dos mais perigosos do mundo.

Com inormações Exame

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VLT até Nísia Floresta revolucionou mobilidade urbana na região Metropolitana de Natal

Foto: Reprodução

Uma iniciativa que transformou o cenário de transporte público na região metropolitana de Natal foi a extensão do VLT até a cidade de Nísia Floresta. O projeto, conhecido como a extensão da Linha Branca do Ministério do Desenvolvimento Regional, era originalmente previsto até Cajupiranga, em Parnamirim.

Com intervenção e trabalho do ex-secretário de Nísia Floresta, Gustavo Santos, a expansão beneficiou também São José do Mipibu, que junto à Nísia Floresta, hoje contabilizam os impactos positivos gerados para toda comunidade.

Atualmente, a população de Nísia pode utilizar o transporte até a cidade de Ceará-Mirim, passando também por São José, Natal e Parnamirim, isso tudo ao preço de R$ 2,50. Uma passagem de ônibus para Natal, por exemplo, custa em média R$ 6,00; comprovando que o VLT é um meio mais acessível aos trabalhadores e trabalhadoras locais gerando até novas oportunidades de emprego. A média é que entre 300 e 400 pessoas usem o meio de transporte por dia só na estação Nísia Floresta.

Como modal inclusivo, o VLT pode ser a curto prazo, uma grande ferramenta de indução do desenvolvimento econômico de todo agreste potiguar. Além de fortalecer o turismo com facilidade de acesso ao centro de Nísia Floresta onde visitantes podem se deslocar para as cerca de 26 lagoas da cidade, praias, cachoeiras e trilhas.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

[VÍDEO] Mulher flagra namorado com amante em sessão do filme “Deadpool & Wolverine”

Durante uma sessão de “Deadpool & Wolverine”, uma mulher flagrou seu namorado com a amante no cinema e causou o maior alvoroço. A cena foi registrada por um telespectador, que filmou toda a confusão e narrou os acontecimentos: “Deadpool rolando e a porrada comendo solta”.

No vídeo, é possível ver pessoas gritando e colocando “lenha na fogueira”, enquanto o filme continuava a ser exibido normalmente na tela.

A publicação caiu nas graças dos internautas e viralizou nas redes sociais.

Fonte: Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Itamaraty diz que mais dados são necessários para atestar resultado da eleição na Venezuela

Foto: Reprodução

O governo brasileiro afirmou nesta segunda-feira (29), em nota divulgada pelo Ministério das Relações Exteriores, que “acompanha com atenção o processo de apuração” das eleições presidenciais na Venezuela.

Na nota, o Brasil “saúda o caráter pacífico da jornada eleitoral de ontem na Venezuela”.

Ao mesmo tempo, faz uma ressalva: vai aguardar a publicação dos “dados desagregados” pelo Conselho Nacional Eleitoral da Venezuela – “passo indispensável para a transparência, credibilidade e legitimidade do resultado do pleito”.

A eleição envolve múltiplos candidatos, mas os mais votados foram o atual presidente Nicolás Maduro, que tenta a segunda reeleição, e o líder de oposição Edmundo González.

O resultado total das urnas ainda não tinha sido divulgado até as 11h, e as parciais estão sob contestação.

A nota do Itamaraty também deixa claras as ressalvas do Brasil em outro trecho.

O texto diz que as eleições reafirmam “o princípio fundamental da soberania popular”, mas complementa: “a ser observado por meio da verificação imparcial dos resultados”.

O presidente Lula ainda não tinha se pronunciado pessoalmente sobre o tema até as 11h.

Mais cedo, o assessor internacional do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e ex-chanceler Celso Amorim já havia indicado que o Brasil aguardaria maiores informações antes de se posicionar, incluindo a divulgação das atas eleitorais.

“O governo brasileiro continua acompanhando o desenrolar dos acontecimentos para poder chegar a uma avaliação baseada em fatos. Como em toda eleição, tem que haver transparência, o CNE ficou de fornecer as atas que embasam o resultado anunciado. Também não vou endossar nenhuma narrativa de que houve fraude. É uma situação complexa e nós queremos apoiar a normalização do processo politico venezuelano”, diz Amorim.

Fonte: Portal 98Fm

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Com juros da dívida, rombo bate recorde e atinge R$ 1,1 trilhão sob Lula

Foto: Sergio Lima/ Poder 360

O resultado nominal –que considera o pagamento de juros da dívida– do setor público consolidado foi deficitário em R$ 1,108 trilhão no acumulado de 12 meses até junho. O valor equivale a 9,92% do PIB (Produto Interno Bruto) e é recorde na série histórica, iniciada em 2002.

É maior que o saldo negativo de R$ 1,062 trilhão (9,56% do PIB) registrado nos 12 meses encerrados em maio de 2024.O BC (Banco Central) divulgou o resultado nesta 2ª feira (29.jul.2024).

O setor público consolidado é formado por União, Estados, municípios e estatais.

alt

Na pandemia de covid-19, o deficit nominal também superou R$ 1 trilhão em 4 meses: outubro e dezembro de 2020, além de janeiro e fevereiro de 2021. Naquela época, os entes federados ampliaram gastos para reduzir os impactos negativos da crise sanitária na vida dos brasileiros.

Em junho de 2024, o rombo nominal foi de R$ 135,7 bilhões. Houve uma melhora de R$ 2,5 bilhões ante maio deste ano, quando o deficit foi de R$ 138,3 bilhões.

PAGAMENTO DE JUROS DA DÍVIDA

No acumulado de 12 meses até junho de 2024, o setor público consolidado gastou R$ 835,7 bilhões (7,48% do PIB) com o pagamento dos juros da dívida. O valor supera os R$ 638,1 bilhões (6,06% do PIB) pagos nos 12 meses até junho de 2023.

Os juros da dívida custaram R$ 94,9 bilhões em junho de 2024 ante R$ 40,7 bilhões no mesmo mês em 2023.

alt

Poder 360

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEOS: Milei diz que houve fraude em eleição e chama Maduro de ditador; Panamá suspende relações diplomáticas com a Venezuela


O presidente argentino Javier Milei gravou um vídeo com uma mensagem ao ‘heróico povo venezuelano’, pedindo para que não parem de lutar pelo país. Milei também afirmou que a eleição foi uma fraude de ditador Maduro. O argentino disse ainda que ainda vai por fim ao socialismo, um modelo econômico empobrecedor.

Já o Panamá anunciou que suspendeu as relações diplomáticas com a Venezuela até que Nicolás Maduro forneça todas as atas e prove que realmente venceu as eleições presidenciais. O país retirou todos os diplomatas de Caracas e suspendeu as relações bilaterais com a Venezuela.

— O governo do Panamá anuncia a retirada do corpo diplomático da Venezuela e coloca em suspenso as relações diplomáticas enquanto não for realizada uma revisão completa das atas e do sistema de informática do escrutínio da votação que permitam conhecer a genuína vontade popular — disse o presidente panamenho, José Raúl Mulino, em entrevista coletiva nesta segunda-feira.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *