Diversos

Na Venezuela, sistema educacional entra em falência e alunos desmaiam de fome nas escolas

Foto: ADRIANA LOUREIRO FERNANDEZ / NYT

Centenas de crianças lotaram o pátio de uma escola na Venezuela para rezar, junto com um bispo católico, por sua educação. Quinze minutos depois, quando o religioso terminou sua reza, cinco crianças haviam desmaiado. Duas delas precisaram ser removidas do local em ambulâncias.

Os desmaios na escola primária de Boca de Uchire se transformaram em algo regular, pois muitos alunos vão para as aulas sem ter tomado café da manhã ou jantado na noite anterior. Em outras escolas, os alunos procuram saber se haverá comida antes de decidir se comparecerão ou não às atividades do dia.

— Não é possível educar pessoas esqueléticas e famintas — disse Maira Marín, professora e líder sindical da cidade.

A devastadora crise econômica que toma conta da Venezuela há seis anos está afetando o sistema educacional do país. Outrora, a educação pública era a menina dos olhos dos venezuelanos e fazia com que o país tivesse uma das maiores mobilidades sociais da América Latina. Em um passado não tão longínquo, até mesmo crianças de áreas remotas tinham boas chances de ingressar nas melhores universidades do país.

A fome é apenas um dos vários problemas que as atrapalham neste momento. Milhões de venezuelanos abandonaram o país nos últimos anos, desfalcando o número de professores e estudantes. Muitos dos educadores que continuam na Venezuela se viram forçados a mudar de profissão, pois seus salários tornaram-se praticamente sem valor após anos de hiperinflação. Escolas que antes tinham milhares de alunos hoje têm menos de cem.

O colapso do sistema educacional do país não está apenas condenando uma geração inteira à pobreza, mas arrisca também fazer retroceder em décadas o desenvolvimento e reduzir severamente o potencial de crescimento, afirmam especialistas e professores.

— Uma geração inteira está ficando para trás — disse Luis Bravo, que pesquisa educação na Universidade Central da Venezuela, em Caracas. — O sistema educacional de hoje não permite que as crianças se tornem membros relevantes da sociedade.

O governo de Nicolás Maduro parou de divulgar suas estatísticas educacionais em 2014, mas visitas a mais de dez escolas em cinco estados, além de entrevistas com dezenas de pais e professores, indicam que o comparecimento à escola despencou neste ano. Muitos centros de ensino também estão fechando suas portas.

A situação é uma grande vergonha para o autoproclamado governo socialista, que há muitos anos prega a inclusão social. A situação contrasta com a de outros países nos quais dirigentes venezuelanos sempre disseram se inspirar — Cuba e Rússia. Tanto Moscou quanto Havana foram capazes de proteger seu ensino básico e os alunos durante os piores momentos das crises econômicas que enfrentaram nos anos 1990.

O comparecimento à escola começou a reduzir logo após Maduro chegar ao poder, em 2013. A queda no preço do principal produto de exportação da Venezuela, o petróleo, combinado aos fracassados esforços do governo para controlar o custo de vida fizeram com que a economia local ingressasse em uma recessão da qual ainda não conseguiu sair.

Algumas crianças venezuelanas estão ficando em casa porque muitas escolas pararam de fornecer refeições ou porque seus pais não podem mais arcar com os custos de uniformes, materiais escolares ou até mesmo com a passagem do ônibus. Outras se juntaram a seus pais em uma das maiores crises imigratórias recentes: segundo a ONU, cerca de quatro milhões de pessoas já abandonaram o país desde 2015.

De acordo com o sindicato nacional dos professores, milhares dos 550 mil educadores venezuelanos não compareceram às escolas em setembro, quando o ano letivo atual teve início. Eles abriram mão de seu salário mensal de US$ 8 (cerca de R$ 33,92) para tentar a sorte no exterior ou em minas ilegais de ouro , algo em ascensão no país.

No estado de Zulia, o mais populoso da Venezuela, cerca de 60% dos 65 mil professores abandonaram a profissão nos últimos anos, segundo estimativas do dirigente do sindicato local de professores, Alexander Castro:

— Eles nos dizem que preferem trabalhar pintando unhas por alguns dólares a trabalhar por um salário mínimo — disse Castro.

Para que as escolas continuem funcionando, os professores que permanecem geralmente ensinam todas as matérias ou juntam, em uma mesma sala, alunos de séries diferentes. Quase todas as 12 escolas visitadas reduziram suas jornadas de funcionamento. Algumas delas abrem apenas um ou dois dias na semana.

No vilarejo de Parmana, no centro do país, apenas quatro dos 150 alunos matriculados foram à escola em outubro. De idades variadas, os estudantes se sentavam na mesma sala sem eletricidade, praticando assuntos diversos desde o alfabeto até álgebra, ensinados por um único professor que buscava encorajá-los com um sorriso abatido.

O restante das crianças da região se juntou aos seus pais na agricultura e nos barcos de pesca para ajudar a alimentar suas famílias.

Recentemente, em Maracaibo, segunda maior cidade do país, um letreiro na fachada de uma escola sem eletricidade dizia: “Por favor, venham às aulas, mesmo sem uniformes”. Na entrada, as crianças perguntam aos professores se há comida antes de decidirem se irão ou não assistir às aulas.

Os banheiros da maior escola da cidade nem sequer funcionam mais. Projetada para atender a 3 mil alunos, hoje o centro de ensino tem apenas 100.

Em Santa Bárbara, subúrbio de Caracas, metade dos professores de uma escola não voltou às aulas em setembro. O diretor se viu forçado a convocar pais voluntários para que os alunos pudessem continuar a ter aulas. No outro lado da capital, em Rio Chico, metade das classes estão vazias por falta de estudantes e educadores. Quando os alunos chegam, perguntam primeiro sobre a merendeira, disseram os professores restantes.

As medidas populistas de Chávez, no entanto, focavam mais na quantidade de estudantes que na qualidade de sua educação. Conforme os cofres públicos se esvaziavam, seu programa educacional foi por água abaixo.

Mesmo frente à queda no comparecimento, Maduro continuou a afirma que seu governo estava focado nos gastos com a educação, apesar da “brutal guerra comercial” realizada por seus inimigos.

— Na Venezuela, nem sequer uma escola fechou ou irá fechar. Nenhuma sala de aula — disse o presidente, em um discurso televisionado em abril. — Nós nunca negaremos acesso à educação.

Para aumentar o número de professores, Maduro prometeu, em agosto, enviar milhares de integrantes do partido governista para as salas de aula. Especialistas em educação, no entanto, disseram que poucos desses militantes adicionarão algum valor pedagógico ou serão, de fato, enviados às escolas.

Ao mesmo tempo, o número de professores de verdade está diminuindo. A quantidade de graduados no principal centro de treinamento de professores do país, a Universidade Pedagógica Experimental Libertador, caiu 70% entre 2014 e 2018.

Ao, na prática, dolarizar a economia venezuelana, Maduro permitiu neste ano que muitos funcionários públicos conseguissem uma renda extra ao cobrar em dólares por seus serviços. Isso, no entanto, trouxe poucos benefícios para os professores da rede pública de ensino em lugares mais pobres, onde as famílias de alunos têm pouco acesso a moedas estrangeiras.

Em Boca de Uchire, a família Caruto parou de mandar suas crianças para a escola quando o refeitório não funciona.

— Eu não posso enviá-los para a escola com fome — disse José Luis Caruto, que está desempregado e é pai de duas crianças.

Sua irmã, Yuxi, de 17 anos, foi a última da família a parar de frequentar a escola, já que não conseguia arcar com os custos da passagem de ônibus. Ela tentou retomar seus estudos em um centro comunitário local, mas os professores pararam de aparecer na segunda semana de aula. Agora, ela passa os dias cuidando do filho de 1 ano.

— Eu quero aprender matemática, saber ler e escrever rapidamente. Eu tenho medo de não saber respoder quando o meu filho crescer e começar a fazer perguntas. Agora, no entanto, nós nem temos o que comer — disse Yuxi.

O Globo

Opinião dos leitores

  1. É o começo de um Holocausto oficial autorizado por nossa Esquerda silenciosa. Ou seria um Holodomor bolivariano? Pobres crianças! Pobres pais que não têm de onde tirar alimento, roupas e remédios para os filhos. É uma tragédia humana. É muito triste.

  2. Acho que é essa o modelo de escola que Fátima quer trazer pra cá, já que refutou a instalação de qualquer escola militar no estado do RN.

  3. Onde estão os socialistas de araque, safados comunistas, petistas analfabetos e por aí vai? Sei que o cabeça (nove dedos) está na rua, com o tesão a mil, as contas nos paraísos fiscais repleta do que ele gosta (dinda) e tem um bando de bestas querendo defender o marginal.

  4. Essa é a realidade do socialismo, TODOS IGUAIS NA MAIS ABSOLUTA MISÉRIA!
    NUNCA foi diferente em lugar nenhum do mundo onde o socialismo virou forma de governo.
    Pobre povo venezuelano que se deixou ENCANTAR PELA MENTIRAS REPETIDAS de seu soberano e ditador que PROMETEU O CÉU e está entregando a MISÉRIA em todos os sentidos.

    1. Todos iguais, nada, meu fi. Sempe tem os "mais iguais que os outros". A alta nomenklatura e seus associados vivem como nababos. Lá são os boliburgueses e enchufados.

  5. Esse deve ser a copia do programa assistencialista fome zero petista implantado na Venezuela. Muitas cotas, bolsa ração, educacao de primeira segundo a propaganda. Afinal, povo zumbi e morto nao tem fome. Nao demoraria tanto para acontecer aqui no país, pra os nossos doutrinadores educadores entenderem o resultado da desgraca da propaganda que eles tanto pregam como sendo boa. Aqui no RN, estes mesmos doutrinadores pedagogos nao quebram mais a porta da governadoria, sinal que estao felizes e nao podem reclamar da qualidade da educacao do RN e dos salarios. Enquanto isso Paloci delata mais alguns petista…

  6. Era o exemplo que o FDP do ladrao condenado Lula Queria trazer para o nosso país , cadê que esses vermes PTralhas passeam ou querem turistar na VENEZUELA???

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Embaixada dos EUA diz que só reconhece ‘dois sexos imutáveis’ ao responder sobre visto de Erika Hilton

Deputada Erika Hilton (PSOL) — Foto: Mário Agra/Câmara dos Deputados

A Embaixada dos Estados Unidos afirmou nesta quarta (16) que o país só reconhece “dois sexos, masculino e feminino, considerados imutáveis desde o nascimento”.

O órgão respondeu a um questionamento feito pela coluna sobre o fato de ter concedido visto para a deputada Erika Hilton (PSOL-SP), que é trans, identificando-a com o gênero masculino.

Os documentos apresentados pela parlamentar ao fazer a solicitação a definem como do gênero feminino. Um visto anterior emitido pela mesma embaixada também a identificava da forma correta.

Na nota, a assessoria da representação diplomática faz referência à norma 14168, baixada no governo de Donald Trump, que reconhece apenas os gêneros feminino e masculino. O texto estabelece que formulários governamentais que solicitam informações sobre sexo devem oferecer somente as duas opções.

“Os registros de visto são confidenciais conforme a lei americana e, por política, não comentamos casos individuais. Ressaltamos também que, de acordo com a Ordem Executiva 14168, é política dos EUA reconhecer dois sexos, masculino e feminino, considerados imutáveis desde o nascimento”, diz a embaixada.

A parlamentar afirma que em nenhum momento preencheu qualquer formulário dando margem para a mudança.

Como revelou a coluna, Erika cancelou uma viagem que faria aos EUA neste mês e diz que acionará o presidente norte-americano, Donald Trump, na ONU (Organização das Nações Unidas) por considerar o caso transfobia e um desrespeito a seus registros civis brasileiros.

Folhapress

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Feriados de Páscoa e Tiradentes: Veja o que abre e fecha no comércio de Natal

Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil

O comércio de Natal terá mudanças durante o próximo fim de semana, com a ocorrência de um feriadão de quatro dias. O período de folga terá a soma do feriado de Páscoa, na sexta-feira (18), além do fim de semana e do feriado de Tiradentes na segunda-feira (21).

Parte do comércio vai fechar nos dois dias de feriado, enquanto outros estabelecimentos vão abrir em horários diferentes do normal.

As mudanças foram anunciadas pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Natal para ajudar os consumidores a planejarem suas atividades e compras.

Em um shopping de Natal, duas lojas que vendem chocolates anunciaram horários estendidos de atendimento no domingo (20).

Já os serviços públicos deverão ter atividades consideradas não essenciais paralisadas já na quinta-feira (17), por causa do decreto de ponto-facultativo feito pelo governo do estado e pela Prefeitura de Natal.

Funcionamento na Sexta-feira Santa (18) e no feriado de Tiradentes (21)

Comércios de rua

  • Lojas do Alecrim: Fechadas
  • Lojas do Centro da Cidade: Fechadas
  • Lojas da Zona Norte: Abertura facultativa das 8h às 13h.

Shoppings

  • Natal Shopping
    Alimentação e lazer : 11h às 21h
    Lojas e Quiosques: 12h às 21h
    Academia Bodytech: 9h às 15h
    Alpendre: 11h às 21h
    Cinema: conforme programação
  • Midway Mall
    Abertas a praça de alimentação e lazer das 11h às 22h;
    Lojas e quiosques abertos
    Cinemark aberto conforme programação;
    Supermercado Pão de Açúcar das 11h às 22h;
  • Praia Shopping
    Praça de Alimentação: 11h às 21h
    Lojas e Quiosques: 14h às 20h
    Cinema: conforme programação no site do Moviecom
  • Shopping Cidade Jardim
    Alimentação: a partir das 12h
    Lojas e quiosques: das 14h às 20h
    Americanas e Cacau Show
    20/04 – 10h às 20h
  • Shopping Cidade Verde
    Lojas: 15h às 20h
    Praça de Alimentação: 12h às 20h
  • Partage Norte Shopping
    Praça de Alimentação/Lazer: 11h às 22h
    Lojas/Quiosques: 15h às 21h
    Âncoras e Megalojas: 13h às 21
    Supermercado: 7h às 22h
    Academia funcionará das 8h às 22h
    Cinema, conforme a programação em cartaz.
  • Shopping 10 – Fechado
  • Supermercados – Abertos das 7h às 22h
  • Bancos – Fechados

g1-RN

Opinião dos leitores

  1. A classe empresarial tem que manter as portas abertas para bancar a máquina pública. Hoje dia 16/04 a todos os órgãos da Justiça Estadual e Federal não funciona e amanhã é a vez das repartições publicas estaduais. Aguentar tudo isso é difícil.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Investigação da PF mapeou frota de R$ 2,8 milhões de Bruno Henrique e média salarial de R$ 731 mil; veja detalhes

Foto: Gilvan de Souza/Flamengo

A investigação da Polícia Federal que atinge o jogador do Flamengo Bruno Henrique Pinto detalhou a existência de veículos que somam R$ 2,8 milhões no nome do jogador e de uma empresa na qual ele é sócio majoritário. A apuração traz ainda a média salarial do jogador de R$ 731 mil, calculada a partir de vencimentos entre janeiro de 2019 e dezembro de 2023.

Bruno foi indiciado pela PF por fraude e estelionato em esquema que investigação identificou dez pessoas envolvidas, sendo três com relações familiares com Bruno: o irmão Wander, a cunhada Ludymilla Araújo Lima e a prima Poliana Ester Nunes Cardoso.

O mote da investigação é o recebimento do cartão amarelo na partida contra o Santos, pela 31ª rodada do Brasileirão de 2023, que levantou suspeitas e motivou investigação em agosto do ano passado. A investigação da PF aponta que eles fizeram apostas de valor semelhante, em diferentes casas de apostas e em horários próximos.

Segundo a PF, consta no nome de Bruno apenas um veículo, um carro compacto Toyota Yaris. Há ainda, no entanto, o registro de dez veículos em uma empresa na qual ele é sócio majoritário (80%), dentre eles duas motocicletas e alguns carros de luxo, como três Range Rover e uma BMW. Os veículos são avaliados em R$ 2,8 milhões, de acordo com a tabela Fipe.

Provas

A polícia encontrou, no celular do irmão do jogador, Wander Nunes Pinto Júnior, conversas em que Bruno Henrique aparece avisando a data em que receberia o cartão amarelo. É justamente na partida contra o Santos. Numa das trocas de mensagens, Bruno garante que não receberia o cartão antes: “Não vou reclamar”, “só se eu entrar duro em alguém”, escreve o jogador. Na partida, o atacante recebeu o amarelo e reclamou com o árbitro, levando ao cartão vermelho direto.

Em nota publicada na noite desta terça-feira, o Flamengo se manifestou sobre o indiciamento do atacante Bruno Henrique pela Polícia Federal, por fraude em cartões amarelos recebidos em 2023. O clube afirmou que não foi comunicado oficialmente pelas autoridades e defendeu o “devido processo legal”. Veja a nota completa:

“O Flamengo não foi comunicado oficialmente por qualquer autoridade pública acerca dos fatos que vêm sendo noticiados pela imprensa sobre o atleta Bruno Henrique.

O Clube tem compromisso com o cumprimento das regras de fair play desportivo, mas defende, por igual, a aplicação do princípio constitucional da presunção de inocência e o devido processo legal, com ênfase no contraditório e na ampla defesa, valores que sustentam o estado democrático de direito.”

O Globo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Motorista é preso após tentar subornar policiais com R$ 300 em Natal

Foto: Divulgação/PMRN

Um homem de 57 anos foi preso na noite dessa terça-feira (15), em Natal, pelo crime de corrupção ativa. A prisão foi efetuada pelo Comando de Policiamento Rodoviário Estadual (CPRE), da Polícia Militar, durante uma ação de fiscalização do Tático Operacional Rodoviário/BPRV no bairro de Cidade Alta, na zona leste da cidade. Ele tentou subornar os policiais com R$ 300.

Na ocasião, de acordo com a polícia, o motorista, sem possuir Carteira Nacional de Habilitação ofereceu o dinheiro a bordo do automóvel para que os procedimentos legais não fossem adotados.

Ele recebeu voz de prisão e foi encaminhado à Central de Flagrantes, ocasião em que se encontra a disposição da Justiça.

Tribuna do Norte

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Após se refugiar na Embaixada do Brasil em Lima, ex-primeira-dama do Peru condenada a 15 anos de prisão chega a Brasília em avião da FAB

A ex-primeira-dama do Peru, Nadine Heredia e o ex-presidente do Peru Ollanta Humala,  — Foto: Reuters/Mariana Bazo

A ex-primeira-dama do Peru Nadine Heredia chegou a Brasília nesta quarta-feira (16) em avião da Força Aérea Brasileira (FAB).

A previsão inicial de chegada era 12h30, mas o voo chegou mais cedo, por volta de 12h, na Base Aérea de Brasília.

O Itamaraty confirmou a chegada ao Brasil com pouso na capital, mas não informou o horário.

A presidente do Peru, Dina Boluarte, concedeu salvo-conduto para permitir que Nadine deixasse a embaixada brasileira em Lima e viajasse para o Brasil.

A informação foi confirmada pela defesa do ex-presidente Ollanta Humala, marido de Nadine. Em seguida, o Ministério das Relações Exteriores do Peru divulgou nota sobre o assunto.

“A Embaixada da República Federativa do Brasil no Peru comunicou que, em aplicação da Convenção sobre Asilo Diplomático de 1954, da qual ambos os Estados são parte, decidiu conceder asilo diplomático à senhora Nadine Heredia Alarcón e a seu filho menor, Samin Mallko Ollanta Humala Heredia”, diz um trecho do comunicado.

“Nesse sentido […] o Governo peruano forneceu tais garantias para o traslado de ambas as pessoas e concedeu os correspondentes salvo-condutos”, menciona outro trecho.

Ainda segundo a defesa de Humula, Nadine deve fazer procedimentos diplomáticos em Brasília, mas família deseja que ela fique em São Paulo.

Nesta terça (15), o Ministério das Relações Exteriores do Peru afirmou que o Brasil concedeu asilo diplomático a Nadine.

g1

Opinião dos leitores

  1. Esperando os comentários dos esquerdopatas que criticaram o Bolsonaro por ter pernoitada em uma embaixada

  2. O Brasil está na lata do lixo na diplomacia internacional. Já não chega os bandidos, traficantes e corruptos que “produzimos”, ainda se abre as portas para os de fora. Mas uma coisa temos que reconhecer que é a coerência desse nosso governo, afinal de contas corrupto sempre está dá acolhida ao seu semelhante. Viva o Brasil e faz o L bando fascistas.

  3. Faltou dizer porque foi condenada. Foi condenda nos esquemas de corrupção da Odebrecht. A Justiça peruana é séria. Fugiu pro lugar certo.

    1. Bandidos Mentirosos e Ladrões dando cobertura aos colegas!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Bolsonaro tem boa evolução clínica e segue sem dor, diz boletim médico

Foto: reprodução

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) segue tendo boa recuperação depois de passar por cirurgia para desobstruir o intestino e reconstruir a parede abdominal no domingo (13). Boletim divulgado pela equipe médica nesta quarta-feira (16) disse que o ex-chefe do Executivo está sem dor, sangramentos ou outras intercorrências.

Os médicos disseram que Bolsonaro deve continuar fazendo pequenas caminhadas e exercícios respiratórios. Recomendaram que as visitas permaneçam restritas à família e informaram que ele permanecerá internado na UTI (Unidade de Terapia Intensiva), sem previsão de alta. Trata-se da 7ª cirurgia do ex-chefe do Executivo no trato digestivo desde a facada sofrida em 2018.

Na terça-feira (15), o ex-presidente foi visitado pela mulher, a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, e pelo filho mais velho, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ). O deputado Zucco (PL-RS) também chegou a ir ao hospital, mas não subiu ao quarto de Bolsonaro e ficou só na recepção.

Opinião dos leitores

  1. Nobres ANALFABETOS FUNCIONAIS, interessante, os enfermeiros e algumas pessoas, FAZENDO USO DE MÁSCARA? mais o chefe da SEITA BOLSONARISTA, não falava na pandemia, MÁSCARA não protege de NADA? é agora em?

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Nossa Churrascada anuncia atrações musicais, cortes especiais e reforça estrutura no Aeroclube

A contagem regressiva já começou para um dos eventos gastronômicos mais aguardados do ano. No dia 10 de maio, a Nossa Churrascada desembarca no Aeroclube do Rio Grande do Norte, em Natal, como parte do projeto Tempero Potiguá, que celebra a cultura, os sabores e os talentos do Rio Grande do Norte.

Com uma proposta que une música, gastronomia e confraternização ao ar livre, o evento promete uma experiência completa: atrações musicais já confirmadas, cortes especiais preparados ao vivo por chefs renomados e uma estrutura de alto padrão, pensada para receber o público com conforto e sabor.

Entre os nomes que vão embalar o dia estão Giullian Monte, Bruno Giovanni, Samba Preto no Branco, Pedro Luccas e Uskaravelho. O clima animado e descontraído reforça o conceito do evento, que é proporcionar um verdadeiro festival de encontros e sabores.

Nesta edição especial, a experiência será dividida em três territórios temáticos de sabor: Meu Litoral, com delícias do mar; Sertão Seridó, com carnes tradicionais como carne de sol e carneiro raiz; e Cidade do Sol, com receitas criativas e tempero potiguar. Entre os cortes confirmados, destaque para Costela de Fogo de Chão, American BBQ, Picanha e Porco no Rolete — todos preparados ao vivo, em estações especialmente montadas para o festival.

O espaço, no Aeroclube, contará com ambientação ampla e confortável, ativações de marcas, áreas instagramáveis, curadoria especial de bebidas e uma programação pensada para surpreender em cada detalhe.

A Nossa Churrascada também abre espaço para quem deseja viver a experiência nos bastidores. O programa de voluntariado está com inscrições abertas e é voltado especialmente a novos cozinheiros, estudantes de gastronomia e apaixonados pela arte do fogo. É uma chance de aprender com chefs renomados, se conectar com profissionais do setor e fazer parte do time que faz o evento acontecer. As inscrições podem ser feitas através do link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdYKvCuH35UMd6fLjLcQqKc2WbI_8fIhtaFzDQww6GMC6ClhQ/viewform.

Os ingressos para a Nossa Churrascada 2025 estão à venda em pontos físicos — Frigoiás (Ponta Negra, Jaguarari e Petrópolis), com pagamento via crédito e débito — e também na Bilheteria Digital. Compras via Pix, sem taxa, podem ser feitas pelo número (84) 99601-9329.

Realizado dentro do projeto Tempero Potiguá, a Nossa Churrascada reforça seu papel como um verdadeiro festival de sabores, encontros e valorização da cultura gastronômica do RN. A iniciativa conta com o patrocínio da Prefeitura Municipal de Natal via Lei Djalma Maranhão e da Unimed Natal. O evento também é patrocinado pelo Governo do Estado do Rio Grande do Norte, por meio da Lei Câmara Cascudo, SECUltrn e Cultura RNFJA, além do incentivo da Frigoiás.

Para mais informações e novidades, siga as redes sociais oficiais: @nossa.churrascada e @vivapromocoes.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

[VÍDEO] Tomógrafo: Vereadores desmentem Samanda após vereadora acusar hospital Varela Santiago de mentir

A vereadora Samanda Alves (PT) afirmou nesta quarta-feira (16) que Hospital Varela Santiago mentiu sobre a subutilização do tomógrafo conveniado com o Governo do RN. Segundo ela, o assunto foi tratado e negado em reunião com o secretário de saúde do Estado, Alexandre Motta. A declaração deu origem a uma discussão ríspida e, logo em seguida, um desmentido das declarações da vereadora petista.

A discussão foi com o vereador Leo Souza (REPUBLICANOS), que trouxe a denúncia do Varela Santiago para o plenário. “É um absurdo que uma instituição centenária, de credibilidade, seja acusada de mentirosa. No lugar de tentar resolver o problema, vai para o ataque a instituição”, respondeu o parlamentar, que é embaixador do Hospital que fez história ao tratar crianças.

Em seguida, outros vereadores presentes na reunião da Comissão de Saúde da Câmara citada por Samanda, como Pedro o Henrique (PH) e Camila Araújo, negaram que o tema “tomografo” do Varela tenha sido se quer discutido na reunião com Alexandre Motta. “O assunto foi financeiro, a dívida do Estado com o município”, disse Camisa Araújo, que é presidente da Comissão de Saúde da Câmara.

Camila Araújo sugeriu que o grupo visitasse o Varela Santiago para analisar a situação do tomógrafo, que tem capacidade para realizar até 10 exames por hora, mas o Governo do RN permite a realização de apenas três por dia.

Opinião dos leitores

  1. Esses vereadores NOVATOS SO SABEM FAZER CHAFURDO .
    ACAO BOA NAO CHEGA UMA.
    E CADA INUTIL NA CAMARA DF NATAL QUE DA DO DE NATAL.
    HONREM COM O SALARIO DE QUASE 40
    MIL QUE GANHAM, BANDO DE INÚTEIS.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Erika Hilton diz que acionará Trump na ONU por transfobia após receber visto dos EUA com gênero masculino

Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

A deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP) recebeu um visto dos Estados Unidos em que é identificada com o gênero masculino. A deputada afirma que acionará o país na ONU (Organização das Nações Unidas) por considerar o caso transfobia e um desrespeito a seus registros civis brasileiros.

Um visto anterior expedido pelo mesmo país em 2023 informava que ela era do gênero feminino, em acordo com a identidade da parlamentar trans.

Ela afirma que apresentou a sua certidão de nascimento e o passaporte diplomático, ambos em que está identificada como mulher, durante o processo para obtenção do novo documento.

“Não se trata apenas de um caso de transfobia. Se trata de um documento sendo rasgado sem o menor tipo de pudor e compromisso. Irei acionar o presidente [dos EUA] Donald Trump judicialmente na ONU e na Comissão Interamericana de Direitos Humanos. Queremos que o Itamaraty chame o embaixador para dar explicações”, diz.

“Me senti violada, desrespeitada e senti as competências do meu país sendo invadidas por uma pessoa completamente alucinada, um homem doente que ocupou a presidência da República dos EUA e se sente dono da verdade. Meus documentos civis brasileiros foram desrespeitados”, prossegue.

A Embaixada dos Estados Unidos no Brasil ainda não se posicionou sobre o caso.

Erika iria aos Estados Unidos participar no sábado (12) de um painel na Brazil Conference. O evento é organizado pela comunidade brasileira de Harvard e do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts).

Ela desistiu de viajar por conta da situação.

“Fiquei preocupada com a tratamento que receberia no aeroporto, das autoridades americanas, tendo em vista que o nome é feminino e o gênero descrito era masculino. Senti medo, para ser sincera. E não aceitei me submeter a esse tipo de coisa”, conta.

“Achei que não merecia, mesmo perdendo uma atividade importante a qual eu gostaria muito de participar, não deveria me submeter a tamanha violência e desrespeito como esse”, diz.

O presidente Donald Trump assinou uma ordem executiva em seu primeiro dia de governo, em janeiro, reconhecendo apenas os gêneros feminino e masculino.

A ordem estabelece que formulários governamentais que solicitam informações sobre sexo devem oferecer apenas as opções “masculino” ou “feminino”, e não devem pedir informações sobre identidade de gênero.

A parlamentar conta que em nenhum momento preencheu qualquer formulário dando margem para a mudança.

Os Estados Unidos também suspenderam a emissão de passaportes com a marcação de gênero “X” para pessoas que se identificam como não binárias, revertendo medida que havia sido aprovada pelo governo Joe Biden em 2022.

Folhapress

Opinião dos leitores

  1. Problema de fácil solução, se ela tiver útero, é uma mulher e, se por acaso tiver próstata, é um homem, simples assim.

  2. Fácil resolver isso: Só buscar a ciência, que vocês tanto enalteceram na pandemia, para verificar se é XY (masculino) ou XX (feminino). Pelo que eu saiba na biologia e ciência só existem 02 sexo. Agora a opção sexual é livre e deve ser respeitada.

  3. Trump não irá nem dormir essa noite…
    Nos States agora é, como diria Falcão, assim: porque homem é homem, menino é menino…

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

MPF quer fim de tráfego de veículos nas praias de Baía Formosa

Medida tem como objetivo garantir a segurança de banhistas e das tartarugas-de-pente, espécie que se encontra em plena temporada de desova –  Foto: Canindé Soares

O Ministério Público Federal (MPF) enviou nesta quarta-feira (16) um ofício ao município de Baía Formosa determinando que a prefeitura local adote, em um prazo máximo de 48 horas, medidas para impedir o tráfego de veículos na beira-mar, fechando todos os acessos às praias localizadas em seu território. O documento requer, ainda, que seja implementada uma fiscalização móvel capaz de abordar e autuar quem vier a desrespeitar os bloqueios.

A urgência na adoção das medidas se dá pelos riscos à segurança tanto dos banhistas, quanto de espécies animais como a tartagura-de-pente, e a pressa é necessária pela proximidade do feriado prolongado de Semana Santa e Tiradentes, que deve intensificar a presença de pessoas e de veículos na região.

Denúncias de que um tráfego intenso vem ocorrendo na beira-mar da cidade chegaram ao MPF e, segundo as informações, não tem havido qualquer fiscalização por parte do poder público municipal.

Perigos – Um dos principais riscos é o esmagamento dos ninhos das tartarugas-de-pente, já que seus ovos são enterrados na praia, sob uma fina camada de areia. A espécie se encontra atualmente em plena temporada de reprodução e desova (que prossegue até junho).

“É de conhecimento incontroverso que o tráfego de veículos nas praias impacta em demasia o processo reprodutivo dessas espécies da fauna que, frise-se, são extremamente raras e estão ameaçadas de extinção”, aponta o ofício.

O MPF lembra que o ir e vir de carros, quadriciclos, motos e outros tipos de veículos também coloca em risco a segurança de banhistas, principalmente crianças e idosos, mas de modo geral todos os usuários das praias, incluindo as pessoas que permanecem no local a trabalho durante todo o dia.

Precedente – Transitar com veículos automotores na orla de Baía Formosa contraria o Código de Trânsito Brasileiro e até mesmo uma Portaria Conjunta do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/RN) e do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema/RN) de 4 de janeiro de 2022.

Com base nessas proibições, o MPF obteve recentemente na justiça a imposição de obrigações semelhantes ao município de São Miguel do Gostoso, para que impeça o tráfego de veículos nas praias daquela cidade. Se, no caso de Baía Formosa, não houver concordância da prefeitura em adotar as medidas necessárias, o Ministério Público poderá buscar judicialmente a solução do problema.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *