O pré-candidato do PSDB à Presidência da República, senador Aécio Neves (MG), disse nesta sexta-feira (2) que não enxerga seu rival na disputa pelo Planalto Eduardo Campos (PSB) como um adversário. A fala do tucano é uma tentativa de fortalecer o discurso oposicionista e desgastar ainda mais a já desidratada imagem da presidente Dilma Rousseff (PT).
— Somos companheiros do mesmo sonho, queremos a mesma coisa. Nos imagino como uma mesa de um lado só, com todos olhando na mesma direção.
Aécio participa do Fórum de Comandatuba, evento organizado pelo Grupo Lide que reúne políticos e empresários para debater suas propostas de governo. O fórum, de acordo com seus organizadores, reúne 52% do PIB (Produto Interno Bruto, que é a soma das riquezas de uma nação) privado do País.
Falando para uma plateia 100% favorável ao seu discurso, o tucano afiou o bico e partiu para cima dos adversários — o PT em especial.
— Diferente de alguns, não acho que o Brasil foi descoberto em 2003. Desde o processo de redemocratização, viemos construindo etapa a etapa esse grande edifício que hoje habitamos. Reconhecer a história é um passo importante para construir o futuro desejado.
Na sequência, pegando a todos de surpresa, Aécio disse que iria reconhecer méritos no ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O susto passou no instante seguinte, quando ele elencou as qualidades que vê em Lula.
— [Lula] Adotou integralmente os pilares macroeconômicos do presidente Fernando Henrique Cardoso e adensou os programas de transferência de renda criados pelo PSDB através da sua unificação. Reconheço esse mérito em Lula.
Depois disso, Aécio criticou a “maquiagem dos dados fiscais” feita pelo governo federal, que teria, em sua visão, tirado a credibilidade do País perante investidores.
O tucano prometeu aos empresários reduzir a carga tributária e resolver a questão previdenciária, mas, para isso, colocou como pré-condição a realização de uma reforma política.
— Tenho uma diferença profunda do modo de governar dos meus adversários. O setor público não precisa ser ineficiente por ser público. A máquina pode funcionar de forma mais efetiva. A reforma política nos dará condições reais de discutir a questão tributária e previdenciária. Defenderei o fim da reeleição e mandato de cinco anos para todos os cargos públicos.
Os participantes das mesas de debates e mesmo as conversas ao pé de ouvido durante as refeições no Fórum de Comandatuba repetem sempre a mesma nota: críticas ao governo do PT e à relação da presidente Dilma Rousseff com o empresariado.
Convidada, Dilma não participará do evento na Bahia porque estará na abertura do encontro nacional do PT em São Paulo. Sua ausência foi bastante reclamada por João Dória Júnior, presidente do Lide, que reiteradamente declarou que espera que a presidente seja “democrática” e aceite participar de um próximo evento do grupo.
Como Dória arrecadava doações dos empresários ouvintes para o Instituto Ayrton Senna, e como elas chegavam em grande quantidade e numa velocidade impressionante, o tucano brincou dizendo que não precisa mais procurar alguém para cuidar da parte de arrecadação de sua campanha.
— Encontrei um arrecadador: João Dória, o posto é seu. É uma brincadeira, evidente, mas pense no assunto.
R7
Já notaram que todo decepcionado com a política é anti PT? Será q sentem vergonha de admitir que apoiam os tucanos? O blogueiro mesmo disse: "esquecem o passado". Eu nao esqueço de forma nenhuma como esse país foi governado pelos tucanos! Alguém sabe o que esse partido fez pelo RN? A única coisa que me recordo foi a ampliação do Aeroporto e NADA mais! Comparar a gestão tucana com os tres últimos governos é até covardia, indo desde inúmeras escolas técnicas, passando por BR101 duplicada, saneamento, SAMU…….Com relação ao passado do partido que atualmente governa o país, o blogueiro estaria aqui tb descendo o pau caso esse partido estivesse governando sem o congresso. O Blogueiro deveria estar decepcionado com os políticos (inclusive do ex partido dele) nunca com a política, coisa que estamos fazendo aqui nesse momento. A indignidade seletiva dele é muito evidente.
Se o blogueiro quisesse mesmo contribuir com nossa "evolução" política, estaria aqui apoiando a reforma política desse país. Absurdo e aberrações como Zé Agripino apoiando Henrique Alvez é um belo exemplo da zona que é nosso sistema político.
Mais um mandato do governo do PT e esse país quebra em virtude de tanta corrupção, incompetência e má gestão.
BG
Então deixe de ser menos seletivo, suas fontes são única e exclusivamente blogueiros conhecidos com fortes ligações com o PSDB (Reinaldo Azevedo, Josias de Souza…)
Sua cobertura ao escândalo do trensalão foi ridícula. O mesmo pode se dizer do Mensalão Tucano.
Se você acha os políticos todos iguais passe a trata-los dessa forma, caso contrário seu discurso perde sustentação.
A indignidade seletiva não ajuda em nada, pior cria uma falsa classe de políticos blindados que tudo podem, inclusive manter esquema por 20 anos no metrô de SP.
Acho que o blogueiro BG deveria postar seu próprio comentário, ao invés de todos os dias tá enaltecendo posts de candidatos da oposição e descendo o cacete no governo .
Isenção de imprensa se faz de forma isenta e não unilateral.
Depois do Brasil ser presidido por um cachaceiro só falta ser por um cheirador.
SE O POVO QUER MUDANÇA ESSA MUDANÇA NÃO SIGNIFICA O PSDB.
TSE adverte PSDB é o campeão de políticos ficha-suja:
http://www1.folha.uol.com.br/poder/2012/09/1150363-justica-barra-317-candidatos-a-prefeito-que-tem-ficha-suja.shtml
No ranking de políticos cassados o PMDB lidera seguido de perto pelo DEM e PSDB
Falando em corrupção dá uma olhada nisso indignado seletivo.
Com base em dados divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral, o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) divulgou balanço com os partidos com maior número de parlamentares cassados por corrupção desde 2000.
http://www.prpa.mpf.mp.br/institucional/prpa/campanhas/politicoscassadosdossie.pdf
Reduzir a carga tributária: IPVA em SP, governado pelo PSDB, é 4%. Na prática é bem diferente!
Pronto, o blogueiro assumiu de vez o lado que torce. Parabéns pela atitude.
Luciano,
O BG foi presidente do PSDB jovem no RN.
Ele não precisa assumir lado, ele nunca escondeu que é tucano.
Os indignados seletivos que aqui postam é que são tucanos e se dizem apartidários.
Caro Tiago, fui presidente mesmo do PSDB jovem, e fui filiado ao PSDB durante muitos anos. Triste daqueles que desconhecem o passado. Agora na verdade, Tucano, não sou mais. Sou um decepcionado com a política no Brasil, todos, todos só agem pelo poder, por essa sede incansável do poder, o Brasil se acabando e todos só pensam em eleição, conchavos, arrumados e nada de produtivo. Essa é a grande verdade.