Economia

“Não descartamos voos domésticos no Brasil”, diz presidente da JetSmart

JetSmart: fundada em 2017, empresa opera no Chile, na Argentina e no Peru (JetSmart/Divulgação)

Estuardo Ortiz, presidente da JetSmart: taxa de embarque nos aeroportos é uma das principais barreiras em voos na América do Sul (JetSmart/Divulgação)

As companhias aéreas de baixo custo chegaram de vez ao Brasil. A última a receber autorização para operar por aqui, a chilena JetSmart, começou nesta terça-feira 24 a vender suas primeiras passagens para voos entre Santiago, capital chilena, e São Paulo (SP), Salvador (BA) e Foz do Iguaçu (PR).

Os preços começam em 269 reais o trecho, em Foz do Iguaçu (com voos a partir de janeiro de 2020), e em 299 reais em São Paulo e Salvador (a partir de março de 2020 e dezembro deste ano, respectivamente).

Em entrevista a EXAME, o presidente da JetSmart, Estuardo Ortiz, falou sobre os planos para o Brasil e os desafios que tende a enfrentar. A empresa espera transportar 100.000 passageiros no país durante seu primeiro ano. “Claramente há muitas outras oportunidades que podemos aproveitar no próximo ano, à medida em que começarmos o trabalho”, disse sobre a expansão para novos destinos brasileiros.

A JetSmart recebeu em setembro autorização da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para operar voos internacionais tanto vindos do Chile quanto de sua subsidiária argentina. Desse modo, novos destinos portenhos também podem ser anunciados em breve.

Fundada em 2017, a empresa é de propriedade do fundo norte-americano Indigo Partners, que também controla outras companhias aéreas de baixo custo (como a europeia Wizz Air, a mexicana Volaris e a americana Frontier Airlines). A JetSmart é a terceira maior do mercado doméstico no Chile, e opera ainda voos na Argentina e no Peru.

A entrada das chamadas low cost no Brasil começou com a também chilena Sky Airline, em 2018. Depois dela, vieram a norueguesa Norwegian Air e a argentina Flybondi, todas para voos internacionais. Mas a grande virada do setor deve vir mesmo quando empresas estrangeiras passarem a operar no mercado doméstico, o que acontecerá após aprovação completa da Medida Provisória 863/18, que permite que empresas com 100% de capital estrangeiro operem voos domésticos (até então, o limite era 20%).

A primeira a chegar nos destinos nacionais será a espanhola Air Europa, e a JetSmart não descarta, no futuro, entrar também no mercado doméstico. O texto que autoriza as estrangeiras foi aprovado em maio deste ano, mas o Senado ainda precisa analisar, nesta quarta-feira 25, se mantém o veto do presidente Jair Bolsonaro a pontos como a obrigatoriedade da franquia de bagagem, outra questão de grande interesse da JetSmart e de outras aéreas low cost, cujos voos não incluem o serviço.

Os vetos presidenciais começaram a ser discutidos no plenário do Senado nesta terça-feira 24, mas o debate não foi concluído e a pauta deve voltar a ser discutida pela tarde. O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, disse ser contra a obrigatoriedade da bagagem, mas, no fim, votou a favor da franquia, como mostrou o jornal O Estado de S.Paulo. O deputado Rodrigo Maia, presidente da Câmara, disse ao portal UOL que a franquia obrigatória só interessa a GOL e Latam, as duas empresas que dominam hoje mais de 60% do mercado doméstico.

As aéreas não são obrigadas a despachar bagagens gratuitamente em voos domésticos desde 2016, por decisão da Anac.

“A regulação precisa permitir que as companhias aéreas construam seus preços e produtos da forma como queiram e deixar os consumidores decidirem. Mas de fato acreditamos que o mercado tem muito potencial. Vamos olhar para isso mais tarde”, diz Ortiz sobre a franquia de bagagem e os planos da JetSmart no mercado doméstico. Leia abaixo os principais trechos da entrevista concedida a EXAME.

EXAME: Por que a JetSmart decidiu vir agora para o Brasil? Qual foi a janela de oportunidade que vocês encontraram?

Estuardo Ortiz: Temos um grande plano de crescimento, como parte do grupo Indigo Partners, e estamos expandindo muito rapidamente. Olhamos de forma muito próxima para o Brasil, tanto em voos vindos do Chile quanto da Argentina. O que fazemos é uma análise que inclui não somente a demanda do mercado, mas também os custos operacionais e conexões. Decidimos começar a operação com três rotas, mas claramente há muitas outras oportunidades que podemos aproveitar no próximo ano, à medida em que começarmos o trabalho.

Então vocês planejam no futuro expandir os voos para novas rotas?

Sim, com certeza. Por enquanto, gostamos de dar um passo de cada vez, queremos ter certeza que a demanda está lá, coletar dados sobre as operações. No Chile, atingimos a marca de 4 milhões de passageiros, o mercado cresceu em 45%, os preços caíram pela metade. A demanda tem sido muito positiva também na Argentina, mesmo na recessão econômica em que eles estão. O mercado lá está crescendo em mais de 10%. E, no Brasil, até agora temos visto todas as indicações de que conseguiremos muito potencial e demanda dos consumidores nessas novas rotas. Se isso acontecer, com certeza vamos continuar crescendo no país.

O Brasil não tinha companhias aéreas de baixo custo operando até o ano passado, quando a Sky fez seu primeiro voo por aqui, e outras chegaram desde então. A JetSmart começou hoje vendendo suas primeiras passagens a menos de 300 reais. Um modelo de baixo custo como esse vai funcionar no mercado brasileiro?

Parte do motivo pelo qual começamos a fazer rotas internacionais é porque queríamos levar o serviço a preço baixo para outros países, e acreditamos que há um grande espaço para isso na América Latina. No Brasil, só uma pequena parcela das pessoas de fato viaja de avião. São mais de 100 milhões de passageiros, mas, na média de viagens por pessoa, há uma grande quantidade de pessoas que não viaja. E eu também acredito que a geografia do país oferece muita oportunidade para diferentes rotas.

O que os levou a escolher Salvador, Foz do Iguaçu e São Paulo para iniciar as operações?

Gostamos de Salvador porque é um mercado que tem potencial turístico. Foz do Iguaçu porque é uma rota para a qual nunca houve voos e acho que os chilenos não tiveram ainda a oportunidade de ir para este destino maravilhoso. E São Paulo é um grande mercado.

O Congresso está discutindo uma lei que poderia voltar a obrigar as companhias aéreas a despachar bagagens gratuitamente. Isso é um motivo de preocupação para vocês?

O modelo ultra low cost se baseia em eficiência e em passagens mais baratas. E uma forma de atingir esses preços é que a passagem seja só a passagem, que não haja outros produtos inclusos. Se tornar obrigatório incluir bagagem, não vai ser uma “bagagem grátis”. Bagagens são caras de administrar. Tem de fazer check in da bagagem, é pesada e consome mais combustível. Se você inclui bagagem no preço da passagem, todo mundo vai ter que pagar por isso, mesmo que não use o serviço. Nossa visão é que o jeito mais transparente e aberto de fazer negócio em companhias aéreas é dar aos clientes a possibilidade de dedicir se eles querem ou não pagar pela bagagem. Nós começamos vendendo passagens na Argentina por três dólares. Se tivesse de incluir bagagem, isso seria impossível. Não é algo que só nós acreditamos, todo o mercado de aviação no mundo está indo nessa direção. Na Europa, tudo é exatamente como eu falei. E é muito mais transparente com os usuários.

Especialistas em aviação dizem que é difícil operar no mercado aéreo brasileiro devido a altos impostos ou preço elevado do combustível, por exemplo. Cada estado também tem tributação de ICMS própria. Quais são os principais desafios que a JetSmart espera encontrar no Brasil?

Nós escolhemos mercados em que haja um custo razoável para se operar. Se há uma tributação muito grande em um estado, isso faz com que o produto não seja competitivo na comparação com o restante das empresas já estabelecidas. Isso é chave. Mas outro problema são as taxas de embarque que os aeroportos cobram dos passageiros, principalmente em voos internacionais. Na América do Sul como um todo há uma taxa muito alta. No Brasil é de 30 dólares, e na Argentina, por exemplo, é de 70 dólares. Se o passageiro precisa pagar 30 dólares no lado brasileiro e mais 70 dólares no lado argentino, tem que pagar cem dólares só nessa taxa. Mesmo que a companhia aérea ofereça a ele uma passagem ida e volta por 75 dólares, ele provavelmente não vai viajar de qualquer jeito, porque a taxa de embarque é maior que o preço da passagem! Isso é um ponto que precisa ser revisto para permitir que mais pessoas viajem.

A redução da taxa de embarque já aconteceu em algum lugar?

Na Europa, a taxa é muito baixa, e, por isso, as pessoas conseguem viajar muito. Essas taxas tiveram redução no Chile, por exemplo. No Chile, começamos há dois anos e, como eu disse, o mercado cresceu 45%, o país está mais conectado do que nunca. Antes, tudo saía de Santiago; agora, há muitas rotas que conectam as regiões diretamente. E as regiões da América do Sul são historicamente centradas em algumas cidades. Peru em Lima, Argentina em Buenos Aires, Brasil de certa forma depende de São Paulo, Brasília ou Rio. O modelo low cost também oferece algo novo nesse sentido, porque conecta as regiões entre elas. E essa dinâmica é extremamente benéfica.

Dentro desse ponto de conectar as regiões, a JetSmart tem planos de operar também no mercado doméstico no Brasil, ou de fazer parcerias de code sharing com outras companhias aéreas?

Não descartamos fazer nenhuma dessas duas coisas. Agora vamos focar principalmente nas rotas internacionais, mas acreditamos muito que o mercado brasileiro tem um potencial gigante e vamos olhar atentamente os resultados nos próximos meses.

O que seria necessário para uma low cost como a JetSmart operar no mercado doméstico?

Bem, ainda precisamos avaliar as possibilidades de um projeto como esse e não chegamos lá ainda. Há agora a chance de ter 100% de capital estrangeiro em companhias aéreas brasileiras, acredito que isso é um passo na direção certa, é muito positivo para a competição. A regulação precisa permitir que as companhias aéreas construam seus preços e produtos da forma como queiram e deixar os consumidores decidirem. Mas de fato acreditamos que o mercado tem muito potencial. Vamos olhar para isso mais tarde.

Exame

 

Opinião dos leitores

  1. Olá gostaria que o blog do BG nos desse alguma informação a respeito de quando iram convocar mais aprovados no concurso de Santana do Matos? Por favor , nos ajude!!

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Geral

Saiba quem é Araken Britto, médico que morreu em atropelamento

Foto: Reprodução/Redes sociais

Araken Britto, renomado médico oftalmologista de 49 anos, era conhecido não apenas por sua carreira na medicina, mas também por sua paixão pelo ciclismo.

Regularmente, o profissional participava de passeios que reuniam até 20 ciclistas, prática que realizava pelo menos duas vezes por semana, partindo do bairro da Ribeira.

O médico era da equipe de oftalmologia do Hospital Onofre Lopes e da clínica Oftalmos, e era reconhecido como um excelente profissional, humanista e acolhedor dos pacientes.

Em seu perfil no Instagram, Britto compartilhava tanto sua atuação médica quanto momentos de lazer e dedicação ao ciclismo, fortalecendo o vínculo com a comunidade e incentivando um estilo de vida saudável.

Tribuna RN

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Acidente

VÍDEO: Veja o momento do acidente que resultou na morte do médico oftalmologista Dr. Araken Brito

 

 

Imagens de um circuito de segurança mostram o momento em que o médico oftalmologista dr. Araken Britto é atropelado por uma carreta.

Ele estava pedalando uma bicicleta junto a outros ciclistas, por volta das 5h30, no momento do acidente em que foi atingido pelo veículo e morreu no local.

De acordo com a Polícia Civil, o motorista da carreta permaneceu no local e realizou o teste de etilômetro, que apresentou resultado negativo. Segundo relatos, o condutor vinha de Recife para Natal com o objetivo de entregar mercadorias em uma loja próxima.

Blog Gustavo Negreiros 

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Acidente

VÍDEO: ACIDENTE NA LAGOA DO CARCARÁ, HOMEM SOFRE QUEDA EM TIROLESA

 

No último domingo (23), um acidente ocorreu na Lagoa do Carcará. Um homem se acidentou ao brincar em uma tirolesa.

Autoridades locais investigam o incidente para garantir segurança em atividades de lazer.

Via Certa Natal

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Geral

Via onde o oftalmologista pedalava quando foi atropelado e morto era uma ciclovia

Imagens mostram que o ciclista e médico Araken Britto estava dentro da faixa sinalizada e apropriada para a prática da atividade, quando foi atropelado e morto na manhã desta segunda-feira (24)

Embora estivesse na extremidade, ele permanecia dentro do limite estabelecido, ainda que a sinalização esteja desgastada e precise de renovação.

É possível notar, em detalhe, os pneus traseiros da carreta estava dentro da faixa destinada aos ciclistas.

Essa parte da Av. Salgado Filho é desafiadora até para motoristas de carros pequenos. Em determinado trecho, a via se estreita significativamente, tornando ainda mais difícil a passagem de veículos maiores, como caminhões.

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Geral

Policiais Civis decidem paralisar Diárias Operacionais e cobram auxílio-alimentação

Em Assembleia Geral realizada no SINPOL-RN, nesta segunda-feira, 24, os Policiais Civis decidiram deflagrar uma paralisação dos serviços de Diárias Operacionais, inclusive, durante o período do Carnaval. A categoria cobra do Governo do Estado o pagamento do auxílio-alimentação, conforme lei aprovada em dezembro de 2024.

Esse direito já é concedido a outras forças da Segurança Pública, mas os Policiais Civis ainda não recebem. Por esse motivo, a categoria fez uma grande luta no ano passado e conseguiu negociar com o Executivo a implantação desse direito.

A lei foi aprovada na Assembleia Legislativa e agora precisa da regulamentação por decreto do Governo do Estado com a definição do valor. No início do ano, a Secretaria Administração informou que só iria tratar desse assunto em junho, o que gerou grande insatisfação.

Diante do impasse e do não cumprimento da lei, os Policiais Civis se reuniram em Assembleia Geral nesta segunda-feira e deliberaram por paralisar o serviço extraordinário através de Diárias Operacionais a partir de hoje. Com isso, os Agentes e Escrivães não serão voluntários para realizar DOs ao longo desta semana e, inclusive, também não irão se voluntariar para trabalhar no Carnaval.

A categoria espera que o Governo cumpra o que foi acordado e colocado em lei, garantindo a implantação do auxílio-alimentação imediatamente. Já nesta terça-feira, 25, os Policiais Civis vão se reunir em Assembleia Geral em frente à Governadoria, a partir das 8h, para novas deliberações.

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Geral

Motorista de carreta que atropelou médico em Natal presta depoimento e é liberado


Foto: reprodução

O motorista da carreta envolvido no acidente que culminou na morte do médico oftalmologista Araken Britto de Sousa, na manhã desta segunda-feira (24) em Natal, prestou depoimento na delegacia e foi liberado. A informação foi confirmada pela Polícia Civil, que disse ter realizado os procedimentos legais. O caso é investigado pela Delegacia Especializada em Crimes de Trânsito (DECT).

O trágico acidente ocorreu no início da manhã, quando Araken Brito pedalava com um grupo de ciclistas na Avenida Senador Salgado Filho. O médico perdeu o controle da bicicleta após ser tocado pela carreta, caiu e acabou sendo atropelado. Ele morreu na hora.

De acordo com a Polícia Civil, o motorista da carreta permaneceu no local e realizou o teste de etilômetro, que apresentou resultado negativo. Segundo relatos, o condutor vinha de Recife para Natal com o objetivo de entregar mercadorias em uma loja próxima.

Tribuna do Norte

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Geral

Lula fará pronunciamento em rede nacional na noite desta segunda-feira (24)

Foto: reprodução/Canal Gov

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) realizará um pronunciamento oficial em cadeia nacional de televisão nesta segunda-feira (24) e de rádio na terça-feira (25).

Ambos os pronunciamentos se tratam dos programas Pé-de-Meia e Farmácia Popular está prevista para ir ao ar a partir de 20h30 e terá duração de 2 minutos e 18 segundos.

A última vez que Lula fez um pronunciamento oficial foi na véspera de Natal, em 24 de dezembro do ano passado.

Poder 360

Opinião dos leitores

  1. Pode ter certeza que com as palavras desse asno, o Dólar amanhã vai passar dos 6 reais novamente, cada palavra desse ancião só faz o Brasil regredir!

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Geral

Lula adia início da reforma com indefinição na articulação política e deve falar com Nísia na terça

Foto: Wilton Júnior/Estadão

A indefinição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre o novo ministro da Secretaria de Relações Institucionais (SRI) fez com que o chefe do Executivo adiasse o início da reforma ministerial. Segundo fontes ouvidas pelo Estadão/Broadcast, Lula deve conversar com a ministra da Saúde, Nísia Trindade, na terça-feira, 25, para anunciar sua decisão de trocá-la pelo atual ministro da SRI, Alexandre Padilha. Porém, ainda está em aberto quem irá ocupar o atual cargo de Padilha.

A aposta do governo era de que Lula anunciasse a entrada da presidente do PT, Gleisi Hoffmann, no governo no sábado, 22, na comemoração dos 45 anos do partido, realizada no Rio de Janeiro. O presidente, porém, adiou o anúncio.

Segundo fontes, um dos motivos que fez Lula não oficializar o começo da reforma foi a indefinição sobre quem comandará a SRI, já que Padilha irá para o Ministério da Saúde, e o futuro de Gleisi. No governo, auxiliares do chefe do Executivo falam que ele pretende colocar a presidente do PT no Palácio do Planalto, mas ainda não sabe em qual pasta.

Gleisi era considerada favorita para ser a nova ministra da Secretaria-Geral, hoje sob Márcio Macêdo. Mas, nos últimos dias, passou a circular a hipótese de Lula colocá-la na SRI, substituindo Padilha. Integrantes do governo, no entanto, ponderam que pôr Gleisi no comando da pasta responsável pela articulação política com o Congresso pode ter resistências no Parlamento.

A principal dificuldade de Padilha se dava na Câmara, durante a gestão de Arthur Lira (PP-AL). Na opinião de deputados do Centrão, o Ministério de Relações Institucionais deveria ser ocupado por um nome com mais trânsito entre as diferentes forças políticas, o que já não era visto com Padilha, muito menos se daria com Gleisi.

A ida de Gleisi para a SRI é vista com temor inclusive ao redor da presidente do PT. “Isso causaria problemas com os aliados”, afirmou, reservadamente, um petista da cúpula da legenda. Aliados da petista também tratam essa possibilidade como “especulação”.

Mesmo que ela seja cotada para a SRI, auxiliares da gestão federal relatam que Gleisi permanece como favorita para a Secretaria-Geral. Para substituir Padilha, aparece como um dos cotados o líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE).

Fontes afirmam que Lula ainda não convidou oficialmente Padilha para ser o novo ministro da Saúde, mas que o chefe da SRI já sinalizou ao mandatário que aceitaria o convite. O governo aposta que o presidente deve ter uma conversa amanhã com Nísia para anunciar sua decisão.

Lula avalia há meses uma reforma ministerial para reorganizar seu governo para a segunda metade do mandato. Tudo indica que serão trocas a conta-gotas. As primeiras provavelmente incluirão integrantes do PT e do núcleo mais próximo do presidente. Depois, é provável que haja uma nova negociação com partidos aliados para reforçar a capacidade do Executivo de aprovar seus projetos no Legislativo. Lula, porém, ainda não conversou com as legendas aliadas sobre o tema.

Petistas já haviam sugerido ao governo o adiamento da reforma ministerial também para evitar que as eventuais mudanças no Palácio do Planalto e na Esplanada ofuscassem a repercussão da denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o ex-presidente Jair Bolsonaro.

Segundo apurou a reportagem, a questão foi abordada por deputados com Padilha nos últimos dias. Nessa avaliação, a estratégia seria extrair o máximo da fatura política que o governo poderia obter com o noticiário contra Bolsonaro, antes de anunciar mudanças nos ministérios.

Estadão Conteúdo

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Diretora que denunciou ameaças de alunos e pais por colocar em prática lei que proíbe uso de celular em escola do RN pede exoneração

Foto: reprodução/redes sociais

A Diretora da Escola Estadual Professor Francisco Barbosa localizada em São José de Mipibu, a professora Maria Pereira, pediu exoneração do cargo nesta segunda-feira (24), após sofrer ameaças por alunos e pais por colocar em prática a lei que determina a proibição do uso de aparelhos celulares nas salas de aula.

“Eu estou pedindo exoneração do meu cargo por medo mesmo, medo da violência, medo da postura de vocês. Eu estou com muito medo e faço um pedido: procurem mais viver a vida de vocês sem violência, sem ameaças, porque hoje vocês acabaram com o meu trabalho”, falou a diretora em vídeo divulgado nas redes sociais.

Apesar de ter afirmado em outro vídeo que não iria “deixar de realizar o trabalho”, Maria Pereira se despede do cargo de diretora e afirma: “Pela primeira vez na história, o medo venceu a esperança. Eu tinha esperança de terminar o meu mandato, eu tinha esperança de continuar fazendo o meu trabalho que eu faço com muita dignidade e responsabilidade, mas vocês acabaram com ele”.

Tribuna do Norte

Opinião dos leitores

  1. Lamentável isso…
    Cadê as feministas, cadê esse pessoal de esquerda, tão defensores da “democracia”…
    Quando é para defender os MI MI MI da vida, aparecem aos montes, mas para defender uma diretora, mulher, esposa, mãe, não aparece um…
    É por isso que esse discurso de esquerda está perdendo terreno no mundo todo…

  2. Culpa da secretaria de educação, faz tudo a toque de caixa, não planejou a aplicação da lei.

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Geral

Pipa Music Fest 2025: Praia da Pipa se transforma em epicentro musical com Wiu, Delacruz, Kadu Martins e Nuzio Medeiros

A Praia da Pipa, um dos destinos mais paradisíacos do Brasil, será palco de uma experiência musical e cultural única. No dia 18 de abril, sexta-feira do feriado da Semana Santa, o Pipa Music Fest transformará o litoral potiguar em um verdadeiro epicentro de música, arte e conexão com a natureza. Com um line-up poderoso, o festival traz grandes nomes da cena nacional como Wiu, Delacruz, Kadu Martins e Nuzio Medeiros, que prometem apresentações memoráveis ao ar livre, no Pipa Open Air.

Mais do que um evento musical, o Pipa Music Fest abraça a diversidade cultural da região, promovendo artistas independentes e incentivando a cena autoral por meio de editais culturais e iniciativas como o Céu Festival de Videoclipes – 3ª Edição. O Céu Festival de Videoclipes 2025 está com as inscrições abertas e acontecerá entre 24 de fevereiro e 18 de abril de 2025, com o objetivo de dar visibilidade à produção de videoclipes no estado do Rio Grande do Norte, promovendo a cultura audiovisual e musical da região.

As inscrições serão aceitas de 24 de fevereiro a 24 de março de 2025 e poderão ser realizadas por pessoas físicas e jurídicas, realizadores, produtores audiovisuais, videomakers, músicos e bandas. Apenas os videoclipes lançados entre setembro de 2023 e 24 de março de 2025, com duração máxima de 10 minutos, serão elegíveis para concorrer aos prêmios, que totalizam R$ 10.000,00 distribuídos entre os melhores trabalhos, com categorias para 1º, 2º e 3º lugares, Júri Popular e Menção Honrosa.

A seleção dos videoclipes ficará a cargo de uma comissão curadora composta por profissionais renomados das áreas audiovisual e musical, que avaliarão critérios como direção, roteiro, criatividade e originalidade, sendo a divulgação dos selecionados feita nas redes sociais do Pipa Music Fest, culminando com a premiação em um evento especial na Praia da Pipa no mesmo dia do festival. Para mais detalhes, acesse o edital disponível em https://drive.google.com/drive/folders/19kqjrDxLE3xZ9QiwPlxYIvC_CYvq8GoL?usp=drive_link.

Além das atrações musicais, o festival proporcionará experiências diferenciadas para o público, contando com a Pista Vibes, que oferece energia contagiante e acesso ao espetáculo principal; o Vip Exclusive, que garante conforto e visão privilegiada do palco; o Open Bar Premium, com uma seleção de bebidas que inclui whisky, gin, vodka, cerveja, refrigerantes e água; e o Lounge, um espaço reservado para grupos de até 10 pessoas, com vista privilegiada, serviço de garçom e segurança exclusiva.

O Pipa Music Fest é a oportunidade perfeita para viver momentos inesquecíveis ao som de grandes artistas, em um cenário paradisíaco e com toda a vibe única da Praia da Pipa. Os ingressos já estão à venda pela Bilheteria Digital e prometem esgotar rapidamente, garantindo que todos possam fazer parte dessa celebração imperdível.

Serviço:
Pipa Music Fest
Atrações: Wiu, Delacruz, Kadu Martins e Nuzio Medeiros
Data: 18 de abril de 2025 (sexta-feira, feriado da Semana Santa)
Local: Pipa Open Air – Praia da Pipa/RN
Ingressos: Bilheteria Digital

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