Economia

“Não descartamos voos domésticos no Brasil”, diz presidente da JetSmart

JetSmart: fundada em 2017, empresa opera no Chile, na Argentina e no Peru (JetSmart/Divulgação)

Estuardo Ortiz, presidente da JetSmart: taxa de embarque nos aeroportos é uma das principais barreiras em voos na América do Sul (JetSmart/Divulgação)

As companhias aéreas de baixo custo chegaram de vez ao Brasil. A última a receber autorização para operar por aqui, a chilena JetSmart, começou nesta terça-feira 24 a vender suas primeiras passagens para voos entre Santiago, capital chilena, e São Paulo (SP), Salvador (BA) e Foz do Iguaçu (PR).

Os preços começam em 269 reais o trecho, em Foz do Iguaçu (com voos a partir de janeiro de 2020), e em 299 reais em São Paulo e Salvador (a partir de março de 2020 e dezembro deste ano, respectivamente).

Em entrevista a EXAME, o presidente da JetSmart, Estuardo Ortiz, falou sobre os planos para o Brasil e os desafios que tende a enfrentar. A empresa espera transportar 100.000 passageiros no país durante seu primeiro ano. “Claramente há muitas outras oportunidades que podemos aproveitar no próximo ano, à medida em que começarmos o trabalho”, disse sobre a expansão para novos destinos brasileiros.

A JetSmart recebeu em setembro autorização da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para operar voos internacionais tanto vindos do Chile quanto de sua subsidiária argentina. Desse modo, novos destinos portenhos também podem ser anunciados em breve.

Fundada em 2017, a empresa é de propriedade do fundo norte-americano Indigo Partners, que também controla outras companhias aéreas de baixo custo (como a europeia Wizz Air, a mexicana Volaris e a americana Frontier Airlines). A JetSmart é a terceira maior do mercado doméstico no Chile, e opera ainda voos na Argentina e no Peru.

A entrada das chamadas low cost no Brasil começou com a também chilena Sky Airline, em 2018. Depois dela, vieram a norueguesa Norwegian Air e a argentina Flybondi, todas para voos internacionais. Mas a grande virada do setor deve vir mesmo quando empresas estrangeiras passarem a operar no mercado doméstico, o que acontecerá após aprovação completa da Medida Provisória 863/18, que permite que empresas com 100% de capital estrangeiro operem voos domésticos (até então, o limite era 20%).

A primeira a chegar nos destinos nacionais será a espanhola Air Europa, e a JetSmart não descarta, no futuro, entrar também no mercado doméstico. O texto que autoriza as estrangeiras foi aprovado em maio deste ano, mas o Senado ainda precisa analisar, nesta quarta-feira 25, se mantém o veto do presidente Jair Bolsonaro a pontos como a obrigatoriedade da franquia de bagagem, outra questão de grande interesse da JetSmart e de outras aéreas low cost, cujos voos não incluem o serviço.

Os vetos presidenciais começaram a ser discutidos no plenário do Senado nesta terça-feira 24, mas o debate não foi concluído e a pauta deve voltar a ser discutida pela tarde. O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, disse ser contra a obrigatoriedade da bagagem, mas, no fim, votou a favor da franquia, como mostrou o jornal O Estado de S.Paulo. O deputado Rodrigo Maia, presidente da Câmara, disse ao portal UOL que a franquia obrigatória só interessa a GOL e Latam, as duas empresas que dominam hoje mais de 60% do mercado doméstico.

As aéreas não são obrigadas a despachar bagagens gratuitamente em voos domésticos desde 2016, por decisão da Anac.

“A regulação precisa permitir que as companhias aéreas construam seus preços e produtos da forma como queiram e deixar os consumidores decidirem. Mas de fato acreditamos que o mercado tem muito potencial. Vamos olhar para isso mais tarde”, diz Ortiz sobre a franquia de bagagem e os planos da JetSmart no mercado doméstico. Leia abaixo os principais trechos da entrevista concedida a EXAME.

EXAME: Por que a JetSmart decidiu vir agora para o Brasil? Qual foi a janela de oportunidade que vocês encontraram?

Estuardo Ortiz: Temos um grande plano de crescimento, como parte do grupo Indigo Partners, e estamos expandindo muito rapidamente. Olhamos de forma muito próxima para o Brasil, tanto em voos vindos do Chile quanto da Argentina. O que fazemos é uma análise que inclui não somente a demanda do mercado, mas também os custos operacionais e conexões. Decidimos começar a operação com três rotas, mas claramente há muitas outras oportunidades que podemos aproveitar no próximo ano, à medida em que começarmos o trabalho.

Então vocês planejam no futuro expandir os voos para novas rotas?

Sim, com certeza. Por enquanto, gostamos de dar um passo de cada vez, queremos ter certeza que a demanda está lá, coletar dados sobre as operações. No Chile, atingimos a marca de 4 milhões de passageiros, o mercado cresceu em 45%, os preços caíram pela metade. A demanda tem sido muito positiva também na Argentina, mesmo na recessão econômica em que eles estão. O mercado lá está crescendo em mais de 10%. E, no Brasil, até agora temos visto todas as indicações de que conseguiremos muito potencial e demanda dos consumidores nessas novas rotas. Se isso acontecer, com certeza vamos continuar crescendo no país.

O Brasil não tinha companhias aéreas de baixo custo operando até o ano passado, quando a Sky fez seu primeiro voo por aqui, e outras chegaram desde então. A JetSmart começou hoje vendendo suas primeiras passagens a menos de 300 reais. Um modelo de baixo custo como esse vai funcionar no mercado brasileiro?

Parte do motivo pelo qual começamos a fazer rotas internacionais é porque queríamos levar o serviço a preço baixo para outros países, e acreditamos que há um grande espaço para isso na América Latina. No Brasil, só uma pequena parcela das pessoas de fato viaja de avião. São mais de 100 milhões de passageiros, mas, na média de viagens por pessoa, há uma grande quantidade de pessoas que não viaja. E eu também acredito que a geografia do país oferece muita oportunidade para diferentes rotas.

O que os levou a escolher Salvador, Foz do Iguaçu e São Paulo para iniciar as operações?

Gostamos de Salvador porque é um mercado que tem potencial turístico. Foz do Iguaçu porque é uma rota para a qual nunca houve voos e acho que os chilenos não tiveram ainda a oportunidade de ir para este destino maravilhoso. E São Paulo é um grande mercado.

O Congresso está discutindo uma lei que poderia voltar a obrigar as companhias aéreas a despachar bagagens gratuitamente. Isso é um motivo de preocupação para vocês?

O modelo ultra low cost se baseia em eficiência e em passagens mais baratas. E uma forma de atingir esses preços é que a passagem seja só a passagem, que não haja outros produtos inclusos. Se tornar obrigatório incluir bagagem, não vai ser uma “bagagem grátis”. Bagagens são caras de administrar. Tem de fazer check in da bagagem, é pesada e consome mais combustível. Se você inclui bagagem no preço da passagem, todo mundo vai ter que pagar por isso, mesmo que não use o serviço. Nossa visão é que o jeito mais transparente e aberto de fazer negócio em companhias aéreas é dar aos clientes a possibilidade de dedicir se eles querem ou não pagar pela bagagem. Nós começamos vendendo passagens na Argentina por três dólares. Se tivesse de incluir bagagem, isso seria impossível. Não é algo que só nós acreditamos, todo o mercado de aviação no mundo está indo nessa direção. Na Europa, tudo é exatamente como eu falei. E é muito mais transparente com os usuários.

Especialistas em aviação dizem que é difícil operar no mercado aéreo brasileiro devido a altos impostos ou preço elevado do combustível, por exemplo. Cada estado também tem tributação de ICMS própria. Quais são os principais desafios que a JetSmart espera encontrar no Brasil?

Nós escolhemos mercados em que haja um custo razoável para se operar. Se há uma tributação muito grande em um estado, isso faz com que o produto não seja competitivo na comparação com o restante das empresas já estabelecidas. Isso é chave. Mas outro problema são as taxas de embarque que os aeroportos cobram dos passageiros, principalmente em voos internacionais. Na América do Sul como um todo há uma taxa muito alta. No Brasil é de 30 dólares, e na Argentina, por exemplo, é de 70 dólares. Se o passageiro precisa pagar 30 dólares no lado brasileiro e mais 70 dólares no lado argentino, tem que pagar cem dólares só nessa taxa. Mesmo que a companhia aérea ofereça a ele uma passagem ida e volta por 75 dólares, ele provavelmente não vai viajar de qualquer jeito, porque a taxa de embarque é maior que o preço da passagem! Isso é um ponto que precisa ser revisto para permitir que mais pessoas viajem.

A redução da taxa de embarque já aconteceu em algum lugar?

Na Europa, a taxa é muito baixa, e, por isso, as pessoas conseguem viajar muito. Essas taxas tiveram redução no Chile, por exemplo. No Chile, começamos há dois anos e, como eu disse, o mercado cresceu 45%, o país está mais conectado do que nunca. Antes, tudo saía de Santiago; agora, há muitas rotas que conectam as regiões diretamente. E as regiões da América do Sul são historicamente centradas em algumas cidades. Peru em Lima, Argentina em Buenos Aires, Brasil de certa forma depende de São Paulo, Brasília ou Rio. O modelo low cost também oferece algo novo nesse sentido, porque conecta as regiões entre elas. E essa dinâmica é extremamente benéfica.

Dentro desse ponto de conectar as regiões, a JetSmart tem planos de operar também no mercado doméstico no Brasil, ou de fazer parcerias de code sharing com outras companhias aéreas?

Não descartamos fazer nenhuma dessas duas coisas. Agora vamos focar principalmente nas rotas internacionais, mas acreditamos muito que o mercado brasileiro tem um potencial gigante e vamos olhar atentamente os resultados nos próximos meses.

O que seria necessário para uma low cost como a JetSmart operar no mercado doméstico?

Bem, ainda precisamos avaliar as possibilidades de um projeto como esse e não chegamos lá ainda. Há agora a chance de ter 100% de capital estrangeiro em companhias aéreas brasileiras, acredito que isso é um passo na direção certa, é muito positivo para a competição. A regulação precisa permitir que as companhias aéreas construam seus preços e produtos da forma como queiram e deixar os consumidores decidirem. Mas de fato acreditamos que o mercado tem muito potencial. Vamos olhar para isso mais tarde.

Exame

 

Opinião dos leitores

  1. Olá gostaria que o blog do BG nos desse alguma informação a respeito de quando iram convocar mais aprovados no concurso de Santana do Matos? Por favor , nos ajude!!

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Geral

Surto e agressão a bordo: passageiro força voo para Londres a desviar e pousar em Fortaleza

Foto: Reprodução

Um voo da British Airways com destino a Londres precisou ser desviado para Fortaleza, na noite desta terça-feira (16), após um passageiro entrar em surto e agredir um comissário de bordo. A aeronave havia saído de Guarulhos (SP) com destino ao aeroporto de Heathrow, na Inglaterra.

Segundo informações do portal AeroIn, a confusão ocorreu quando o avião já tinha cruzado todo o território brasileiro e sobrevoava o Oceano Atlântico. Diante da situação, a tripulação decidiu interromper a viagem e pousar na capital cearense por volta das 22h15.

O voo era operado por um Airbus A350, modelo usado em rotas longas internacionais. Após os procedimentos em solo, a aeronave voltou a decolar durante a madrugada desta quarta-feira (17) e chegou a Londres às 8h40, no horário local.

A Fraport, empresa que administra o Aeroporto de Fortaleza, foi procurada para esclarecer os detalhes da ocorrência, mas ainda não havia se manifestado até a divulgação das informações. O caso expõe mais um episódio grave de falta de controle a bordo em voos internacionais.

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Política

VÍDEO: “LIXEIRA DE OURO”: polícia mira licitação de R$ 5,1 milhões e afasta secretários em Monte Alegre

Imagens: Divulgação/PCRN

A Polícia Civil e o Ministério Público do RN deflagraram, nesta quarta-feira (17), a Operação Lixeira de Ouro para investigar suspeita de fraude em uma licitação milionária de limpeza pública em Monte Alegre, no Agreste potiguar. O alvo é o Pregão Eletrônico nº 009/2022, que resultou em contrato estimado em R$ 5,1 milhões com uma cooperativa.

As investigações apontam direcionamento da licitação, falta de concorrência real, documentos falsos, uso de “laranjas” e burla à legislação trabalhista. Segundo os investigadores, a cooperativa teria sido usada como fachada para fornecimento de mão de obra com subordinação direta, prática já rejeitada pelo STJ por violar a lei.

Durante as buscas, autorizadas pela Justiça, foram apreendidos documentos, computadores, celulares, contratos, extratos bancários, além de R$ 370 mil em dinheiro e cinco veículos, incluindo dois de luxo. Também houve bloqueio judicial de cerca de R$ 2,5 milhões e a suspensão do contrato com a Prefeitura.

A Justiça ainda determinou o afastamento de dois secretários municipais e dois servidores, além de proibir o acesso dos investigados à Prefeitura. A operação foi conduzida pelo DECCOR-LD e pelo GAECO/MPRN e reforça o cerco a esquemas que drenam dinheiro público sob aparência de legalidade.

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Economia

Futurista crava: Pix coloca o Brasil 10 anos à frente dos EUA — enquanto governo só assiste

Foto: Divulgação/Caixa

O futurista australiano Brett King afirmou, em Brasília, que o Pix colocou o Brasil cerca de 10 anos à frente dos Estados Unidos em tecnologia de pagamentos. A declaração foi dada em entrevista antes de uma palestra no Encontro Anual de Gestores da Caixa, banco público federal, conforme o Metrópoles. Segundo ele, o sistema brasileiro é hoje referência mundial em pagamentos digitais rápidos e baratos.

Autor do livro Bank 2.0., lançado em 2010, King foi um dos primeiros a prever o fim das filas bancárias, das senhas de papel e a ascensão dos aplicativos e das fintechs. Nos últimos anos, passou a se dedicar ao impacto da inteligência artificial (IA) na economia e na sociedade, tema do livro The Rise of Technosocialism, lançado em 2021.

De acordo com o futurista, empresas globais como Visa e Mastercard já trabalham com a ideia de um “futuro sem plástico”, inspirado em modelos semelhantes ao Pix. Em termos simples, isso significa menos cartões físicos e mais pagamentos digitais instantâneos, direto pelo celular, como já ocorre no Brasil.

King também alertou para a chamada “bolha da IA”, afirmando que os investimentos podem estar inflando artificialmente ações de empresas de tecnologia. Ainda assim, fez um alerta claro: mesmo sendo uma bolha, a inteligência artificial deve ser a tecnologia de maior impacto dos últimos mil anos, com potencial de ampliar desigualdades se não houver preparo — algo que, segundo ele, muitos governos ainda ignoram.

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Judiciário

Corregedoria afasta desembargador preso por vazamento de informações no RJ

Foto: Reprodução

O corregedor nacional de Justiça, ministro Mauro Campbell (STJ), determinou o afastamento do desembargador federal Macário Ramos Júdice Neto, do TRF-2, preso na segunda fase da Operação Unha e Carne. A decisão aponta risco direto à imagem do Judiciário caso o magistrado permanecesse no cargo.

Macário é suspeito de vazar informações sigilosas da Operação Zargun para o deputado estadual Thiego Raimundo dos Santos Silva, o TH Joias. À época, o desembargador era relator do processo contra o parlamentar, o que agrava a suspeita.

Segundo a investigação, o magistrado estava com o presidente da Assembleia Legislativa do Rio, Rodrigo Bacellar, quando o deputado teria ligado para alertar TH Joias sobre a operação.

Na decisão, o corregedor afirma que o afastamento cautelar se justifica não apenas para evitar novos atos, mas também porque as condutas já praticadas têm potencial de “macular a imagem do Poder Judiciário” e abalar a confiança da população. Em termos simples: o dano institucional já estaria feito.

Segundo afastamento

Este é o segundo afastamento de Macário da magistratura. Em 2005, ele foi retirado do cargo por suspeita de envolvimento em um esquema de venda de sentenças ligado à máfia dos caça-níqueis, ficando afastado por 18 anos.

Apesar de absolvido em 2015 na esfera penal, continuou fora do cargo por causa de um processo administrativo disciplinar e só retornou há cerca de dois anos.

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Polícia

Veículo roubado circulava com placa clonada e cai em blitz da PRF na Grande Natal

Foto: DIvulgação/Nucon-RN

A PRF recuperou um VW/Gol branco roubado que circulava com placa falsa na BR-406, em São Gonçalo do Amarante, na Grande Natal. A abordagem aconteceu no km 167 da rodovia, após alerta do sistema da própria PRF indicando veículo com registro de furto ou roubo.

Durante a fiscalização, os policiais constataram que o carro usava placa de outro veículo do mesmo modelo, prática conhecida como clonagem. Em termos simples, é quando criminosos colocam uma placa “fria” para tentar enganar a fiscalização e dificultar a identificação do veículo roubado.

Levado à Delegacia da Polícia Civil, o Gol teve seus sinais identificadores analisados com mais detalhes. A checagem confirmou que o veículo havia sido roubado em 9 de outubro de 2025, em Tangará, e ainda apresentava adulterações. A placa usada pertencia a outro carro semelhante que também tinha registro de roubo, ocorrido em Lagoa de Pedras.

O condutor deve responder por receptação — quando alguém é flagrado com bem roubado — e por adulteração de sinal identificador de veículo, crime usado para tentar esconder a origem ilegal do automóvel.

 

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Geral

Auditoria do TCE escancara caos na Fundase: jovens confinados, sem aulas e com estrutura precária no RN

Foto: Fundase

O Tribunal de Contas do Estado (TCE/RN) apontou falhas graves nas unidades da Fundase, responsáveis pela internação de adolescentes em conflito com a lei no RN. A auditoria avaliou o período de janeiro de 2023 a junho de 2025 e concluiu que a medida socioeducativa perdeu o caráter pedagógico, com jovens passando longos períodos ociosos e sem atividades educativas.

Segundo os auditores, nas quatro unidades inspecionadas os adolescentes ficam a maior parte do tempo confinados nos alojamentos, sem aulas, esportes, cultura ou cursos profissionalizantes. Nos fins de semana e feriados é pior ainda, sem programação pedagógica, em descumprimento do ECA e da lei do Sinase, que rege o sistema socioeducativo.

Há relatos de alimentação inadequada, falta de itens básicos de higiene, colchões em más condições e influência de facções criminosas dentro das unidades. Na Educação, faltam professores, carga horária adequada e integração entre a Fundase e a Secretaria de Educação; já na profissionalização, não há controle de vagas ou cursos, o que impede parcerias e avaliação de resultados.

Outro ponto crítico é o abandono da estrutura física: não houve execução de recursos para reforma e ampliação em 2023, apenas R$ 354 mil foram aplicados em 2024 e nada até junho de 2025. O TCE apontou ainda a exclusão de adolescentes e famílias do Plano Individual de Atendimento, essencial para reintegração social.

Diante do quadro de completo caos, o TCE/RN fez determinações e recomendações à Fundase e às secretarias estaduais envolvidas, reforçando a cobrança por ações concretas e responsabilidade do governo estadual.

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Geral

OPERAÇÃO EM MONTE ALEGRE: Polícia e Ministério Público apuram suspeitas de corrupção

Foto: Reprodução

O Departamento de Combate à Corrupção e Lavagem de Dinheiro do RN (Deccor) deflagrou, nesta quarta-feira (17), uma operação em Monte Alegre, na Grande Natal. Ao todo, estão sendo cumpridos 16 mandados de busca e apreensão no município, em ação integrada da Polícia Civil com o Ministério Público do RN.

Os mandados atingem prédios públicos e residências. A investigação apura fraudes em contratos públicos, além de crimes como peculato (uso indevido de dinheiro público), lavagem de dinheiro, desvio de verbas, enriquecimento ilícito e corrupção, segundo informações do Blog do RR.

Em nota ao Blog do BG, a Polícia Civil se limitou a informar que o caso está sob segredo de Justiça e que não haverá detalhes enquanto o sigilo não for derrubado.

*Matéria em atualização

 

 

Opinião dos leitores

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Geral

VÍDEO: Polícia desarticula esquema de armas e “delivery” de drogas do Comando Vermelho no Rio

Imagens: Reprodução/Metrópoles

A Polícia Civil do Rio de Janeiro aplicou mais um golpe pesado no Comando Vermelho (CV). Na manhã desta quarta-feira (17), a Operação Contenção mirou grupos que distribuíam drogas por delivery na Zona Norte e mantinham núcleos de armas de alto poder na Região dos Lagos.

A ação foi comandada pela Delegacia Especializada em Armas, Munições e Explosivos (Desarme) e contou com reforço da Core e de unidades do Departamento-Geral de Polícia Especializada (DGPE). O alvo: criminosos envolvidos com tráfico de drogas, comércio ilegal de armas e associação criminosa.

As investigações mostraram que o Complexo da Maré funciona como central logística do CV, armazenando munições e abastecendo o tráfico em diversos bairros da Zona Norte. Outras regiões da cidade e a Região dos Lagos também foram alvo de diligências nesta fase da operação.

O esquema desarticulado incluía não só a distribuição de drogas porta a porta, como também a circulação de armamentos pesados. A polícia reforça que ações como essa são essenciais para conter o avanço do crime organizado e o impacto do CV sobre a segurança na cidade.

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Geral

Cantora Daniela Fernandes realiza show de lançamento do audiovisual “Terráquea”, no Teatro Sesc Sandoval Wanderley

Foto: Divulgação

A cantora Daniela Fernandes realiza, nesta sexta-feira (19), às 19h, no Teatro Sesc Sandoval Wanderley, o show de lançamento do audiovisual “Terráquea”. O acesso é gratuito, mediante a doação de 1kg de alimento não perecível, e os ingressos já podem ser retirados pelo site Sympla.

O material apresentado traz, na íntegra, o registro do show realizado em 26 de julho, no Teatro Alberto Maranhão, agora compartilhado com o público em uma noite especial de celebração à música potiguar.

A programação inicia com um bate-papo com convidados que colaboram e dialogam com o projeto: a cantora, compositora e atriz Khrystal, os multiartistas Jailson Fernandes e Ana Claudia Viana e a médica de família e comunidade Rafaela Barrêto. Em seguida, Daniela Fernandes sobe ao palco para um pocket show com canções que integram o audiovisual.

“Terráquea” convida o público a vivenciar a força, a diversidade e a poesia da arte norte-rio-grandense, reafirmando o compromisso da cantora com a valorização da produção cultural local. Uma noite para celebrar conexões, memórias e o território que nos molda.

O show de lançamento do audiovisual  Terráquea tem o patrocínio da Prefeitura do Natal, Programa Djalma Maranhão, Unimed Natal, Casa de Saúde São Lucas, Praiamar Natal, DNA Center e Plastic; com apoio cultural do Sistema Fecomercio, por meio do Sesc-RN, e SETURN.

SERVIÇO

Daniela Fernandes – show de lançamento do audiovisual “Terráquea”
Dia 19 de dezembro, às 19h, no Sesc Sandoval Wanderley
Ingressos gratuitos: https://www.sympla.com.br/evento/sesc-apresenta-lacamento-do-audiovisual-terrAquea-com-daniela-fernandes-e-banda/3247904 
*O acesso é gratuito, mediante a doação de 1kg de alimento não perecível
Siga: @danielafernandes.cantora

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Geral

OPORTUNIDADE ATRÁS DAS GRADES: Mais de 2 mil presos do RN encaram ENEM dentro das celas

Foto: Divulgação/SEAP-RN

Mais de 2 mil internos do Sistema Prisional do RN, incluindo a Penitenciária Federal de Mossoró, estão realizando o ENEM/PPL nesta terça (16) e quarta-feira (17). A prova é voltada para pessoas privadas de liberdade e jovens em medidas socioeducativas, e acontece dentro das unidades prisionais. A iniciativa é voluntária e gratuita, mas exige disciplina e planejamento dentro de um ambiente cercado por regras e limitações.

O exame é o mesmo do ENEM regular: quatro provas objetivas com 45 questões cada e uma redação em português. O objetivo é avaliar a educação básica dos participantes, oferecendo certificado de conclusão do ensino médio e até declaração parcial de proficiência. Quem quiser usar a nota para entrar na faculdade ou disputar vagas de emprego pode fazê-lo, mas isso não é obrigatório.

No RN, as provas acontecem em todas as unidades prisionais com internos, além dos Escritórios Sociais de Mossoró e Caicó e do Escritório Social da SEAP.

Para viabilizar o ENEM/PPL, a Secretaria de Administração Penitenciária (SEAP) montou uma operação logística completa, com segurança reforçada e apoio operacional para garantir que tudo ocorra sem incidentes.

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